Xarope Caseiro para Tosse: Como Preparar e Quais os Melhores Ingredientes

Um ótimo xarope caseiro para tosse que é um forte aliado na expectoração é o xarope com mel e pimenta caiena. Veja como fazer: Coloque em uma panela o vinagre e misture com o suco de limão, o mel e o gengibre. Deixe esquentar em fogo baixo e adicione a pimenta caiena.

0 15.533

Hoje em dia, as pessoas têm uma maior preocupação com sua saúde e estão em busca de medicamentos os mais naturais possíveis. Em razão disso, quando apresentam algum tipo de tosse, independente de sua causa, estão recorrendo a xarope caseiro para tosse.

Na realidade, é composto de ingredientes naturais e só se houver algum tipo de alergia pessoal ou alguma doença que haja alguma intolerância quanto à sua composição, todos podem tomar sem causar nenhum efeito adverso.

O que é tosse?

Devemos pensar que a tosse em si não se trata de uma doença, mas sim de um sintoma de uma doença ou infecção.

Acontece que quando as vias respiratórias aéreas são bloqueadas, estímulos são enviados ao cérebro, no caso pelas traqueias e brônquios e ocorre uma contração muscular, especialmente do diafragma e fechamento da glote. Na verdade, há a necessidade de eliminar as substâncias indesejadas para promover a passagem de ar e assim melhorar a respiração e daí vem a tosse.

A tosse pode vir com secreção ou não, ou seja, tosse seca. Pode vir acompanhada de muco amarelo-esverdeado e isso acontece quando há uma infecção nas vias respiratórias. Vale lembrar que alguns medicamentos podem ter como efeito colateral a tosse, principalmente os inibidores de enzimas.

De fato, enquanto todos os corpos estranhos não forem eliminados, a tosse ainda continuará a incomodar, principalmente à noite. E os xaropes caseiros ajudam o organismo a expectorar o muco e podem ajudar nos casos menos graves.

Vale ressaltar que a tosse pode ser sinal de doença, logo, caso persista por mais de 5 dias, procure um médico. Ele fará uma avaliação do quadro e indicará o melhor tratamento.

O que pode causar a tosse?

A tosse é apenas um sintoma e pode estar relacionada a algumas doenças. Veja algumas mais comuns:

  • Alergias

A alergia pode ser à poeira, pelos de animais domésticos, pólen das flores, ar seco e rinite alérgica. Geralmente, a tosse é seca podendo vir acompanhada de coriza, espirros e lacrimejamento dos olhos.

  • Asma

É uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e a tosse pode vir com ou sem catarro.

  • Pneumonia

Geralmente a tosse é seca e trata-se de uma doença causada pela infecção do tecido pulmonar e dos alvéolos.

  • Resfriados e gripes

O resfriado é uma doença benigna das vias aéreas superiores e por causar irritação na garganta, dá origem à tosse. Já as gripes, são doenças comuns, mas é importante trata-la corretamente para não agravar o quadro e normalmente a tosse apresentada é seca.

  • Sinusite

É uma inflamação dos seios da face e pode produzir tosse com catarro.

Qual xarope caseiro é bom para tosse?

Na verdade, seria interessante saber primeiramente o que está causando a tosse para avaliar qual o ingrediente que deve ter na sua composição.

Um bom xarope caseiro para tosse pode conter cenoura e orégano pois os dois possuem propriedades que aliviam a tosse.

Como fazer xarope caseiro para tosse com limão e mel

O xarope caseiro para tosse à base de limão e mel já vem sendo usado há muitos e muitos anos para aliviar os acessos de tosse principalmente à noite. Veja o que você vai precisar:

Ingredientes:

  • 1 copo de mel
  • 3 colheres de sopa de suco de limão
  • ¼ de xícara de água quente

Como fazer:

Coloque o mel em um recipiente de vidro e adicione o suco de limão. Mexa lentamente e vá acrescentando a água quente até obter uma mistura homogênea. Tome de 1 a 2 colheres antes de dormir.

Xarope caseiro de guaco

Esse xarope é excelente e simples de preparar. Veja abaixo o que precisa:

Ingredientes:

  • 1 xícara de açúcar
  • 1l de água fervendo
  • 9 folhas de guaco lavadas e higienizadas
  • 1 xícara de mel

Como fazer:

Em uma panela coloque o açúcar para caramelizar. Em seguida, acrescente a água fervendo, as folhas de guaco e misture até desmanchar bem o açúcar.

Tampe a panela e deixe ferver por 20 minutos até que as folhas de guaco estejam moles. Em seguida coe e depois de frio, adicione o mel e misture. Tome 2 colheres de sopa à noite.

Xarope de gengibre para o alívio da tosse

O gengibre é conhecido por suas propriedades benéficas para o organismo, possui muitos nutrientes, vitaminas e ajuda no sistema imunológico. Além disso, possui uma substância chamada gingerol que tem uma ação anti-inflamatória, antifúngica e antibactericida.

Alguns nutricionistas indicam o xarope de gengibre para problemas respiratórios, especialmente se vierem acompanhados de tosse, gripes e bronquite.

Ingredientes:

  • 1 rama de canela em pau
  • 1 limão com a casca separada da parte interna
  • 1 dente de alho
  • 1 xícara de gengibre em lascas
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • Folhas de guaco e alfavaca secas ou frescas

Como fazer:

Faça uma calda com o açúcar, adicione o gengibre, as folhas de guaco e alfavaca e leve ao fogo por 20 minutos. Em seguida, acrescente a parte interna do limão.

Assim que levantar fervura, adicione a canela, a casca de limão e o alho. Caso a calda fique muito grossa, adicione meio copo de água. Desligue o fogo e deixe em infusão por 30 minutos. Tome meia xícara de café ao dia.

Xarope caseiro para tosse alérgica

A alergia é uma condição que pode ser causada por diversos fatores, como por exemplo, mudança de temperatura, poeira, ácaro, mofo, etc.

E, muitas vezes vem acompanhada de acessos de tosse. Por isso, existem alguns xaropes que vão melhorar muito esses sintomas.  Um deles é o xarope de calêndula e camomila.

Ingredientes:

  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • Suco de ½ limão
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1/2l de água
  • 1 colher de sopa de pétalas de flor de calêndula
  • 1 colher de sopa de flor de camomila

Como fazer:

Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo até caramelizar. Em seguida, adicione o suco do limão e o mel. Em outro recipiente, ferva a água e adicione as flores de calêndula e camomila.

Desligue o fogo e deixe essa mistura tampada por cerca de 10 minutos, coe e adicione o xarope de açúcar, limão e mel. Misture bem e deixe em um recipiente de vidro, de preferência de cor escura. Tome 1 colher de sobremesa 3 vezes ao dia.

Como fazer xarope caseiro de beterraba

A beterraba possui propriedades anti-inflamatórias e alivia bastante a tosse. Somente os diabéticos não podem fazer uso devido ao açúcar, podendo elevar as taxas de glicemia no sangue.

Lembrando também que mesmo a beterraba crua ou cozida também é uma forte aliada no combate à tosse. Veja seu preparo:

Ingredientes:

  • 1 beterraba
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Modo de fazer:

Corte a beterraba em fatias e misture com o açúcar. Coloque em um recipiente de vidro tampado e deixe descansar por 24 horas.

Tome 2 colheres de sopa do xarope de beterraba 3 vezes ao dia. Em caso de crianças, a dosagem deve ser a metade, ou seja, 1 colher de sopa 3 vezes ao dia.

Como fazer xarope caseiro de hortelã

Um ótimo xarope caseiro para tosse é quando combinamos hortelã e cravo da índia. O cravo da índia possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, agindo como expectorante e ajudando a soltar o muco presente na garganta e no esôfago.

Por outro lado, a hortelã possui propriedades antibacterianas e expectorantes. E é muito indicada para gripes, bronquite, inflamação de garganta e tosse.

Para fazer esse xarope, misture 3 folhas de hortelã, 5 cravos da índia e uma colher de sopa de açúcar mascavo com uma xicara de água. Leve tudo ao fogo e assim que ferver, desligue e deixe descansando por 10 minutos. Tome 3 a 5 colheres dessa mistura por dia.

Como fazer xarope caseiro de abacaxi com mel

O abacaxi é uma fruta muito benéfica para a saúde pois ajuda a melhorar a digestão por possuir muitas fibras.  E por ser rico em bromelina, é um excelente expectorante além de possuir alto teor de vitamina C.  Veja como fazer um xarope caseiro para tosse de abacaxi:

Ingredientes:

  • 1 abacaxi médio
  • 1 colher e meia de sopa de gengibre
  • 1 xícara de mel

Como fazer:

Descasque o abacaxi e corte-o em pedaços. Leve a uma panela para dar uma leve fervura. O abacaxi solta muita água, logo, não é necessário adicionar água.

Desligue o fogo e cubra o abacaxi com mel. Quando esfriar, passe na peneira espremendo bem o abacaxi para sair todo o caldo. Adicione o gengibre e leve à geladeira. Tome de 4 a 6 colheres por dia.

Como fazer xarope caseiro de agrião

O agrião possui propriedades que auxiliam bastante no combate à tosse, como vitaminas A e C. Veja como preparar um xarope caseiro para tosse:

Ingredientes:

  • 1 maço de agrião
  • 3 colheres de chá de mel

Como fazer:

Coloque as folhas de agrião no liquidificador de modo que sejam reduzidas a líquido. Se necessário, acrescente de 3 a 4 colheres de chá de água. Coe e adicione o mel.

Leve à geladeira em um recipiente de vidro escuro para que não se perca nenhuma de suas propriedades. Tome 1 colher de sopa três vezes ao dia.

       

Xarope caseiro para gripe

Os xaropes podem ser ótimos aliados para o tratamento de várias doenças, como por exemplo, gripes e resfriados. Percebe-se que a recuperação é bem mais rápida e quando essas condições vêm acompanhadas de tosse, é indicado o uso de xarope caseiro para tosse.

Então, o xarope de cenoura é muito bom inclusive indicado para crianças. Veja seu preparo:

Ingredientes:

  • 5 folhas de guaco
  • 1 cenoura
  • 2 ramos de hortelã

Como fazer:

Passar todos os ingredientes numa centrífuga e misturar. Coe a mistura e adoce com 1 colher de chá de mel. Tome 20ml do xarope várias vezes ao dia.

Como fazer xarope caseiro de laranja e gengibre

Já sabemos dos benefícios da laranja e do gengibre para nossa saúde e no momento de combinarmos esses dois ingredientes para o preparo de um excelente xarope caseiro para tosse, os sintomas aliviam bastante, no caso, a tosse.

Ingredientes:

  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • Casca de uma laranja pequena (sem a parte branca)
  • 5 ou 6 rodelas de gengibre
  • 6 a 8 cravos da índia
  • 1 e ½ litros de água quente

Como fazer:

Leve o açúcar ao fogo até caramelizar, adicione o gengibre, a casca da laranja e os cravos. Acrescente a água quente, tampe e deixe ferver até que derreta totalmente o açúcar. Desligar e deixe esfriar. Esse xarope deve ser tomado morno e rende aproximadamente 1 e ½ litro.

Xarope de cebola e mel para a tosse

Esse xarope caseiro para tosse é muito eficiente pois alivia a tosse e acalma os pulmões. Como já foi dito, a tosse quando se torna muito persistente, é bastante incômoda. Isso acontece porque é o mecanismo de defesa do organismo para expulsar corpos indesejáveis.

Então, a cebola é um poderoso expectorante natural e tem como função limpar e ajudar a eliminar o catarro das vias respiratórias. Ao mesmo tempo, através de sua ação antioxidante, irá ajudar a eliminar as toxinas e assim haverá uma melhora no sistema imunológico.

E o mel, reconhecido por ser um potente expectorante e melhora a irritação das vias respiratórias. E o xarope de cebola e mel promoverá um alívio na tosse e consequentemente a irritação das vias respiratórias.

Ingredientes:

  • 1 cebola
  • 3 colheres de mel de abelhas puro

Como fazer:

Descasque a cebola e corte em rodelas. Em seguida, coloque-a numa vasilha e adicione o mel. Deixe descansar tampado por cerca de 12 horas. Depois, peneire o xarope em uma peneira. Tome cerca de 3 colheres de sopa ao dia.

Xarope caseiro para dor de garganta

A dor de garganta é um dos sintomas que mais incomodam as pessoas. Não conseguem ingerir nem mesmo líquidos. Mas existe um xarope caseiro que vai melhorar bastante esse desconforto. Veja abaixo:

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de flor de laranjeira
  • 3 dentes de alho
  • 1 limão com casca cortado em quatro partes
  • 1 xícara de chá de mel de eucalipto

Como fazer:

Coloque o alho, o limão e as flores de laranjeira em uma vasilha e macere. Adicione o mel, tampe e deixe descansar. Após um período de 12 horas, esprema bem e coe. Tome 2 colheres de sopa ao dia.

Como fazer xarope caseiro expectorante

Antes de mais nada, sabe-se que uma substância tem ação expectorante quando ajuda a eliminar as secreções que ficam acumuladas nas vias aéreas ocasionando a tosse, por exemplo. E, atualmente podemos encontrar vários ingredientes naturais que promovem essa eliminação.

Então, um ótimo xarope caseiro para tosse que é um forte aliado na expectoração é o xarope com mel e pimenta caiena. Veja como fazer:

Ingredientes:

  • ½ xícara de vinagre de maçã
  • Suco de 1 limão
  • 3 colheres de sopa mel
  • 1 colher de chá gengibre em pó
  • ½ colher de chá de pimenta caiena

Como fazer:

Coloque em uma panela o vinagre e misture com o suco de limão, o mel e o gengibre. Deixe esquentar em fogo baixo e adicione a pimenta caiena.

Antes que ferva, retire do fogo. Espere esfriar e coloque em um recipiente de vidro. Tome de uma a duas colheres por dia.

O melhor xarope caseiro para tosse com catarro

Quando se pensa em um xarope caseiro para tosse com catarro, é preciso estar atento pois sua composição tem que possuir propriedades expectorantes que possibilitem a eliminação das secreções das vias aéreas.

Agora, caso a tosse venha acompanhada de febre, mal-estar, cansaço, falta de ar ou catarro verde, é fundamental que se procure um médico pois pode ser sinal de outras doenças, como por exemplo, pneumonia ou bronquite.

Um ótimo xarope expectorante é o xarope de anis. Veja o que é preciso:

Ingredientes:

  • 500ml de água
  • 1 colher de sopa de semente de anis
  • 1 colher de sopa de raiz de alcaçuz seca
  • 1 colher de sopa de tomilho seco
  • 250ml de mel

Como fazer:

Coloque em uma panela a água, o alcaçuz e o anis. Deixe ferver por cerca de 15 minutos. Retire do fogo e acrescente o tomilho e deixe descansando a panela tampada até esfriar. Em seguida, coe e adicione o mel e leve ao fogo brando, mexendo até obter uma mistura homogênea.

Sempre que achar necessário pode tomar o xarope caseiro para tosse, podendo ser conservado na geladeira por até 3 meses.

O melhor xarope para tosse seca

A tosse seca é aquela caracterizada por não produzir secreção e na maioria das vezes, as pessoas apresentam sintomas como vontade contínua de tossir, secura e irritação na garganta. Esse quadro tende a piorar durante o período da noite.

Lembrando que muitos fatores podem levar a esse quadro, como por exemplo, ar muito seco, alergia, ambiente com poeira, coceira na garganta, etc.

Podemos listar vários tipos, mas o melhor xarope caseiro para tosse é o chá de hortelã com gengibre. Tanto a hortelã quanto o gengibre são muito benéficos para o tratamento da tosse seca. Veja abaixo a receita:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de hortelã
  • 3 colheres de sopa de gengibre ralado
  • 4 copos de água
  • 1 copo de mel

Como fazer:

Coloque a água para ferver e assim que levantar fervura, tire-a do fogo e acrescente a hortelã e o gengibre. Aguarde cerca de um minuto e adicione o mel.

Está pronto para o consumo e pode ser tomado 3 vezes ao dia. Deixe o xarope na geladeira para melhor conservação.

Xarope caseiro para bronquite

Os ingredientes do xarope caseiro para tosse em caso de bronquite atuarão diretamente nas vias aéreas e nos pulmões e assim vai limpar qualquer obstrução que possa estar ocasionando a crise de bronquite.

Ingredientes:

  • 500g de cebolas
  • 500g de açúcar mascavo
  • 1,5l de água
  • Suco de 2 limões
  • 7 colheres de sopa de mel, de preferência orgânico

Como fazer:

Coloque o mel para esquentar a uma temperatura média e vá mexendo até que derreta e fique com uma coloração avermelhada. Em seguida, acrescente as cebolas picadas, acrescente água e deixe cozinhar. Ferva até cerca de 1/3 da água evaporar.

Deixe esfriar e acrescente o suco dos limões e o mel. Coloque num recipiente de vidro e guarde na geladeira. Tome 1 colher de sopa antes das refeições e no caso de crianças, recomenda-se 1 colher de chá antes das refeições. Lembrando que o produto conservado na geladeira dura 3 meses e fora dela por até 1 mês e meio.

Xarope caseiro para bebê

A tosse em bebês é muito comum pois é o principal mecanismo de defesa do organismo para realizar a limpeza das vias aéreas. Geralmente, os bebês possuem uma menor imunidade e devido a isso podem apresentar doenças que ocasionem a tosse.

As principais causas de tosse em bebês são:

  • Refluxo
  • Mudança de tempo
  • Gripes e resfriados
  • Coqueluche

Xarope caseiro para tosse infantil (expectorante)

Esse xarope contém agrião que é rico em vitaminas A e C e o abacaxi que é uma fonte de nutrientes.

Ingredientes:

  • 500g de açúcar mascavo
  • 1 xícara de água
  • 1 abacaxi inteiro em pedaços (com casca)
  • 1 maço de agrião em pedaços e com talo
  • 4 colheres de sopa de mel

Como fazer:

Coloque em uma panela o açúcar e a água e deixe ferver até ter uma consistência de um melaço. Adicione o abacaxi e o agrião e misture muito bem.

Deixe esfriar um pouco antes de acrescentar o mel. Coe e coloque em um recipiente de vidro. As crianças podem tomar 3 colheres de chá a cada 3 horas e os adultos, 1 colher de sopa.

Esse xarope pode ser conservado na geladeira por até 3 meses ou em temperatura ambiente por até 1 mês e meio.

Como conservar xarope caseiro

O mais indicado é que o xarope caseiro para tosse seja armazenado em um recipiente de vidro, de preferência de cor escura.

Depois que estiver pronto, deixe esfriar em temperatura ambiente, tampe e leve à geladeira. Se estiver bem acondicionado, pode durar até 6 meses. E caso não queira guardar o xarope na geladeira, basta guarda-lo em um lugar arejado, mas a durabilidade vai ser menor.

Sabe-se que o xarope caseiro para tosse já é usado há milhares de anos por diversas culturas pelo mundo. A combinação de seus ingredientes naturais ajuda bastante no alívio dos sintomas e são muito eficazes no tratamento da tosse causada por bronquite, gripes, resfriados, alergias e muito mais.

Os remédios caseiros são usados a séculos para cura de doenças, principalmente de tosses. Aposte principalmente em ingredientes ricos em vitamina C, como limão e laranja. Outros alimentos que devem ter prioridade são os anti-inflamatórios, como mel e gengibre.

Além disso, cada xarope possui ingredientes próprios para cura. Caso a tosse insista, é necessário procurar um médico para identificar a origem e causa da tosse, assim como o medicamento necessário para tratá-la.

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.