Você consegue correr atrás dos seus planos e metas?

0 828

Como estão indo aqueles sonhos acalentados há anos? Foram arquivados?
As coisas que você prometeu que iria cumprir, você conseguiu?
Está faltando tempo para você realizar tudo o que deseja?

Parece que andamos de um lado para o outro, gastando tempo e energia sem conseguir encontrar e harmonizar nossas realizações profissional e pessoal. Não dá para abrir mão de nenhuma, pois ambas são importantes para a nossa vida.
Por que postergamos decisões urgentes? Por que deixamos para amanhã o que podemos fazer hoje? As palavras “algum dia” não deveriam existir no nosso calendário.

Na verdade, são vários motivos que nos levam a adiar tantas coisas importantes, que nos paralisam e cujas causas costumam ser primitivas, dos nossos primeiros anos de vida:
– nossas limitações (quantas ainda conservo na minha vida das quais não tenho nem consciência?);
– desânimo, falta de energia;
– descrença em nós (pensamentos como: não sou bom o bastante, não sou capaz, que certamente ocorrem pela falta de amor próprio e baixa autoestima);
– nossos medos;
– postura de passividade (ela nos afoga, e ficamos esperando que surja alguém para fornecer o gás que precisamos);
– não aceitação dos erros (se não podemos errar, não podemos arriscar) ou perfeccionismo…

Leia também:

Sentir medo faz parte da essência do ser humano. Sempre vamos sentir medo em momentos de decisão. Precisamos evitar que o medo nos impeça de agir, ele não pode nos dominar. Respeitar o medo, mas não deixar que ele seja uma barreira para os seus sonhos. Errar faz parte da vida, tudo o que é importante na vida não fazemos certo da primeira vez. Caímos e levantamos algumas vezes. Quanto melhor aceitarmos nossas falhas, mais vamos aprender com elas para fazer certo da próxima vez. Fracassar não é perder uma batalha, mas desistir de lutar porque é impossível ganhar sempre.
Aprender a lidar com as nossas limitações, com o desânimo, com a nossa descrença, com a nossa passividade, perfeccionismo… é o caminho.

Poderemos e conseguiremos empregar o nosso tempo de forma a gerar um impacto positivo nas nossas vidas, quando estivermos livres desses pensamentos e sentimentos tão inibidores e limitadores. Assim, fazer um mergulho no nosso interior, tentando realmente conhecer e entender as nossas questões emocionais, e as nossas dificuldades, é o que nos dará a possibilidade de descobrirmos o que é relevante para nós, quais são os nossos maiores propósitos e valores. Se estamos verdadeiramente dispostos a mudar e com boa motivação, vamos encontrar os caminhos.

       

Um sonho com data é uma meta, então, vamos elaborar por escrito nossos sonhos e planos buscando uma ordem de prioridades, examinando com atenção, seriedade, tenacidade e disciplina. É necessário e muito valioso que o nosso planejamento seja factível. Não adianta acumular um monte de metas, pois além de ficar difícil dar conta de tudo, essa situação vai trazer ansiedade. Quando ela fica grande demais, afeta a mente e o corpo, causando dores de cabeça, musculares, aumento da pressão arterial, alterações no sono, gastrite…

Comecemos aos poucos, o importante é começar e não desistir de lutar.
É muito importante aprender a administrar o nosso tempo. Uma rotina equilibrada cria a oportunidade que faltava para retomar velhos desejos. Vale a pena.
Fiquemos receptivos às novas soluções, e mudanças, pois a rigidez impede a criatividade.

Sorte é quando preparação encontra oportunidade.
Os estudiosos dizem que o sucesso é = 1% Inspiração + 1% Sorte + 98% de Transpiração.

GOETHE dizia: “Se você pensa que pode ou sonha que pode, comece”.
Ousadia tem genialidade, poder e mágica.
Empenho, persistência e sabedoria são essenciais.

No momento em que mudamos nossas crenças e valores, parece que o mundo nos acompanha. Os problemas continuam existindo, mas passamos a encará-los de uma maneira positiva, como um aprendizado.

É enxergar possibilidades onde outros só enxergam obstáculos e ter coragem de caminhar em direção às realizações.

Texto de Solange Quintaniha
Psicóloga Médico-Hospitalar, Psicanalista e Psicóloga Motivacional. Especialista na Terceira Idade e em Tabagismo. Palestrante de Temas Existenciais e Autoajuda.
Contatos: (21) 8179-99-99
E-mail:solangepsi8@gmail.com

 

COMENTE COM OS AMIGOS DO SITE:
Use a caixa de comentários abaixo para trocar idéias com os leitores do site. Muitas pessoas podem interagir com você.

 

 

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.