Vitamina para queda de cabelo: Saiba quais as melhores!

0 239

A queda de cabelo é um problema bastante comum entre homens e mulheres. Normalmente, o processo da queda de cabelo é causado ou acelerado por muitos fatores diferentes. No entanto, na maioria das vezes, a falta de vitaminas e sais minerais essenciais para a sustentação dos fios e saúde do couro cabeludo tem um papel determinante neste processo. Portanto, a vitamina para queda de cabelo é fundamental para evitar o problema.

Entre as vitaminas essenciais para prevenir a queda de cabelo está a Vitamina C, E, B e D. Além de uma alimentação rica em proteínas, potássio, ferro, zinco e cromo para ajudar a manter a saúde do corpo e dos cabelos.

Neste artigo vamos aprender um pouco sobre o papel de cada um desses elementos no nosso organismo e saber como suplementar a nossa dieta com a vitamina para queda de cabelo mais adequada.

Causas da queda de cabelo

vitamina para queda de cabelo: mulher com falhas no couro cabeludo.
Vitamina para queda de cabelo: As quedas de cabelo podem ter diversas causas, mas a falta de nutrientes é uma delas.

Geralmente, a queda de cabelo está associada a diversas causas diferentes além da hereditariedade (calvície). Como por exemplo, problemas de desequilíbrio hormonal ou emocional, efeitos de medicamentos ou excesso de produtos químicos como alisamentos e tinturas nos fios. Assim, os primeiros sintomas de que algo não está bem surge através da queda acentuada dos fios de cabelo.

O primeiro passo é determinar a sua causa para adequar o melhor tratamento. Neste caso, a avaliação profissional é fundamental. O médico dermatologista pode ajudar no diagnóstico e direcionar o melhor tratamento conforme a causa.

Normalmente, é comum observar uma queda natural dos fios, ao que chamamos de renovação capilar. É quando novos fios de cabelo crescem e tomam o lugar daqueles que caíram. De acordo com especialistas, costumamos perder uma média de 100 fios de cabelos por dia, um processo natural da saúde dos cabelos.

No entanto, quando a perda é excessiva e pode-se notar o cabelo quebradiço e frágil, com uma queda em maior quantidade de fios quando penteia ou lava os cabelos, é importante avaliar a causa.

Seja qual for a causa, hábitos saudáveis e uma alimentação rica em alimentos nutritivos só irão ajudar no tratamento. As vitaminas e sais minerais contribuem muito para a saúde do organismo. Elas são fundamentais tanto para o corpo, quanto para os cabelos para que estejamos saudáveis e fortes, a fim de combater doenças e evitar a queda de cabelo.

Falta de nutrientes como causa de queda de cabelo

vitamina para queda de cabelo: homem com falhas no couro cabeludo
Vitamina para queda de cabelo: A falta de nutrientes enfraquece os fios de cabelo

Apesar das causas possuírem variações, refeições pouco nutritivas podem ter um papel fundamental na aceleração da queda dos fios. Isso acontece porque os cabelos são compostos por componentes orgânicos.

Na prática os fios são compostos por carbono, hidrogênio, nitrogênio e enxofre. A queratina representa 85% da propriedade capilar, complementado por 12% de água e 3% de lipídios. Portanto, uma alimentação saudável rica em vitaminas e sais minerais costuma repor esta composição e manter fios de cabelos saudáveis. Além disso, um organismo bem nutrido fortalece o sistema imunológico e a saúde em geral evitando que o corpo fique fragilizado e mais exposto a doenças e infecções.

Normalmente, quando o organismo é fragilizado por alguma doença ou infecção, a reação natural do corpo é priorizar as funções mais vitais para combater o inimigo. Ou seja, órgãos e sistemas vitais para o funcionamento do organismo. Naturalmente, os cabelos não fazem parte dessa lista de prioridades.

Como a estrutura capilar é praticamente selada para evitar a entrada de corpos indesejados, dificilmente soluções tópicas podem ter o mesmo poder de penetração de nutrientes aos fios comparados à uma boa dieta alimentar. Os cremes, shampoos e outros produtos cosméticos ajudam a manter os fios macios, soltos e brilhantes, mas agem com menor intensidade no bulbo capilar da raiz dos cabelos, onde a queda realmente acontece.

Por esta razão, dermatologistas especialistas em cabelos ressaltam que todo tratamento capilar deve incluir uma reposição de vitaminas e sais minerais, a fim de garantir o crescimento dos fios e evitar a quebra, pontas duplas e a queda dos cabelos.

Vitamina para queda de cabelo

vitaminas para queda de cabelo
Vitamina para cabelo: As vitaminas e sais minerais contribuem para o fortalecimento dos fios de cabelos.

Felizmente, quem sofre com queda de cabelo pode encontrar muita vitamina para queda de cabelo em alimentos comuns. Entre elas, vitaminas A, B, C, D e E, além do Ferro, Zinco Potássio e a Biotina que ajudam no crescimento e evitam a queda dos fios.

Portanto, hábitos saudáveis e uma boa alimentação resultam em cabelos fortes que evitam a queda. Por isso, é tão importante a ingestão desses micronutrientes, fundamentais para os homens e principalmente para as mulheres, durante e após o parto.

Assim, o primeiro passo para dar um fim definitivo à queda de cabelos é adotar uma alimentação saudável. Ou seja, a inclusão de alguns alimentos na sua rotina diária pode ser o suficiente para obter bons resultados na aparência da pele, cabelos e unhas já no primeiro mês do tratamento.

Para melhores resultados, o ideal é que o tratamento seja também preventivo, isto é, uma prevenção contínua à queda de cabelo. Para que assim, o seu corpo não volte a ficar vulnerável novamente.

Principais vitaminas contra a queda de cabelo:

  • Ferro;
  • Zinco;
  • Vitamina A;
  • Vitamina D;
  • Vitamina B (B3,B6, B5, B12);
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Betacaroteno;
  • Cromo;
  • Biotina;
  • Ácido Fólico;
  • Inositol.

VITAMINA A

A vitamina A é uma substância poderosa que auxilia no crescimento dos fios de cabelo, portanto uma vitamina para queda de cabelo fundamental. A vitamina A é antioxidante e garante a oleosidade do couro cabeludo e combate o envelhecimento dos fios.

Ela é encontrada em alimentos como cenoura, espinafre, bife de fígado, ovo de galinha, leite de vaca e batata doce. A vitamina A deve ser consumida no dia-a-dia através de um cardápio variado. No entanto, deve-se tomar cuidado com os excessos, a fim de evitar um efeito contrário, acelerando a queda dos fios.

Muita gente costuma usar ampolas de vitamina A nos shampoos e condicionadores. Contudo, não existem provas contundentes de que adicionar ampolas de Arovit ou de Retinar ao shampoo acelera o crescimento dos fios. O ideal é garantir a absorção da vitamina A por meio da dieta alimentar.

VITAMINAS DO COMPLEXO B

As vitaminas do complexo B possuem uma série de funções no corpo, como por exemplo fortalecer o sistema imunológico. Dessa forma, quando o organismo fica fragilizado por conta de alguma deficiência desses nutrientes, a queda de cabelo e outros sinais podem aparecer para avisar que há problemas no funcionamento do organismo.

No entanto, algumas delas não são são produzidas sozinhas pelo organismo (B6) ou bem armazenadas pelo corpo (B12), por isso devem ser associadas a outras vitaminas como a Vitamina C ou ingeridas através da alimentação. Cada uma das substâncias que compõe o complexo possuem um papel fundamental como vitamina para queda de cabelo. São elas:

  • Vitamina B3 (Niacina) – melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo;
  • Vitamina B5 (ácido Pantotênico) – ajuda a manter a cor natural dos fios e hidrata de forma espontânea;
  • Vitamina B6 (piridoxina) – fortalece os fios deixando-os soltos e fecha as cutículas abertas evitando deixar os cabelos quebradiços;
  • Vitamina B12 (cobalamina) – essencial para manutenção da saúde do sangue, deixando-o menos espesso e garantindo a distribuição de nutrientes para todas as células do corpo. Também influencia nas funções cognitivas e ajuda na formação das hemácias (células que transportam oxigênio).

Normalmente, podem ser encontradas nos seguintes alimentos:

  • Banana;
  • Ovos;
  • Leite e derivados;
  • Germen de trigo;
  • Cereais integrais;
  • Fígado e rim;
  • Soja;
  • Verduras e vegetais de cor verde escura;
  • Carnes brancas (frango ou peixe);
  • Fermento biológico.

BIOTINA

Conhecida como Vitamina B7 ou H, a Biotina é uma vitamina para queda de cabelo e para saúde dos fios muito importante. Apesar de ainda não comprovados, existem estudos que associam a biotina a produção de queratina. Como os fios de cabelos são compostos 85% dessa substância, uma suplementação adequada acaba fortalecendo os fios e evitando que eles caiam.

No entanto, a técnica só funciona quando a queda dos fios está relacionada ao enfraquecimento dos mesmos e não a condições genéticas ou problemas de pele, por exemplo.

A ausência da biotina pode causar o enfraquecimento dos fios de cabelos podendo acarretar seborréia. Portanto, a absorção correta da Biotina ela é feita quando consumida através de alimentos ricos em outras vitaminas do complexo B. Sendo assim, as principais fontes de Biotina são:

  • Gema de ovo;
  • Leite;
  • Tomate;
  • Grãos integrais (arroz, nozes, amendoim);
  • Gérmen de Trigo;
  • Carne vermelha;
  • Alface e couve-flor;
  • Frutas vermelhas.
       

VITAMINA C

A vitamina C é uma substância antioxidante, que remove moléculas que prejudicam os fios, protegendo os cabelos das agressões diárias como radiação solar, fumaça de cigarro e poluição. Além disso, a vitamina C diminui o PH do cabelo, evita o desgaste, garante brilho aos fios, evita a descamação e combate a seborreia e a caspa.

Atua como vitamina para queda de cabelo, pois ajuda na absorção do ferro, mineral essencial para o crescimento saudável dos fios, que além de anemia, a ausência causa queda de cabelo, devido a redução de oxigênio necessário para o desenvolvimento dos folículos capilares.

A vitamina C é facilmente encontrada na manga e no kiwi e em frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina e acerola. Também em leguminosas como o pimentão, brócolis e tomate.

VITAMINA E

A vitamina E tem ação antioxidante, por isso é excelente vitamina para queda de cabelo para prevenir o envelhecimento dos seus fios e garantir mais brilho para os cabelos. Ela é muito importante para a circulação sanguínea no couro cabeludo e regeneração capilar, fundamentais para o crescimento dos fios.

A ingestão, consumo ou aplicação direta no couro cabeludo de vitamina E é um grande estímulo para o crescimento dos fios. Os efeitos da sua ação já podem ser observados através do brilho e da textura do cabelo, além da pele.

A vitamina E pode também ser encontrada em cápsulas e misturadas a produtos capilares como condicionador, óleos e leave ins. O uso regular desses produtos garantem mais saúde e força aos fios, evitando a queda. Mas o consumo da vitamina na dieta alimentar é o mais eficaz, sendo que a vitamina E pode ser encontrada nos seguintes alimentos: vegetais de folhas verdes escuras, como acelga, espinafre, couve, brócolis; em sementes como amêndoas e nozes; em frutas como mamão, kiwi, abacate e em óleos vegetais.

VITAMINA D

A vitamina D já é conhecida por fazer bem à pele e aos ossos, mas também é uma vitamina para queda de cabelo que fortalece os fios que ficam e combatem aqueles que estão caindo.

Doses da vitamina D e exposição moderada ao sol, ativam os os folículos pilosos, ou seja, os poros por onde os cabelos crescem. A recomendação médica é uma exposição ao sol de até 15 minutos no mínimo 3 vezes por semana.

Como a vitamina D não é produzida pelo organismo, o ideal é que ela seja consumida através de alimentos como peixes (atum, sardinha, salmão), leite e derivados, cereais, fígado e gema de ovo. Também pode ser ministrada como suplemento alimentar. No entanto, a sua ingestão deve ser feita sob orientação médica. Pois o consumo exagerado de Vitamina D pode causar efeitos colaterais como náuseas, diarréias e cefaleia.

FERRO

O Ferro é um dos minerais mais importantes para a saúde do organismo, especialmente dos cabelos. Na falta de ferro no organismo, os fios de cabelo afinam e começam a cair, por isso as reservas de ferro no organismo devem ser altas.

Mulheres em período menstrual longo ou com fluxo intenso podem comprometer suas reservas de ferro, acarretando anemia e enfraquecimento dos cabelos. Alimentos como feijão, fígado, beterraba, frutas secas são ricos em ferro, portanto importante para o consumo diário. Além disso, o ferro ajuda os cabelos a absorverem outras vitaminas e nutrientes.

POTÁSSIO

Os cabelos fracos e quebradiços acabam por acarretar a queda, especialmente em mulheres com deficiência de potássio no organismo. O potássio é importante, pois tem a função de minimizar o acúmulo de sódio no organismo. O excesso de sal prejudica muito a saúde do corpo e dos cabelos. Alimentos como a banana, carnes magras, legumes, frutas e cereais integrais são fontes ricas em potássio. Portanto, ingerir ou aplicar essa substância vitamínica aos cabelos irá ajudar a fortalecer os fios e evitar a queda.

ZINCO

Outra importantíssima vitamina para queda de cabelo é o zinco. O zinco é importante para manutenção das estruturas das fibras capilares. O zinco também tem papel importante no desenvolvimento do DNA e RNA responsáveis pelo crescimento dos fios. A melhor forma de ingestão do zinco pelo organismo é através da alimentação que deve incluir carne vermelha, ovos, sementes de abóbora e produtos de soja. Utilizar também soluções de cosméticos, condicionador, loções e cremes capilares contendo zinco em sua composição ajuda na reposição do nutriente e evita a queda dos fios.

Suplementos de vitamina para queda de cabelo

Às vezes manter um cardápio variado que inclua todos esses alimentos ricos em vitaminas e sais minerais na nossa rotina é difícil. Por isso, suplementar a dieta para garantir o fortalecimento dos fios é uma opção viável e voc6e pode fazer isso com os seguintes suplementos abaixo:

Os suplementos naturais de vitamina para queda de cabelo que não produzem efeitos colaterais e ainda são capazes de incluir a quantidade certa de cada um desses nutrientes podem ser muito eficazes para acabar com a queda e acelerar o crescimento dos fios. Assim, os suplementos de vitamina para queda de cabelo mais populares do mercado são:

1. LAMPSI HAIR

Vitamina para queda de cabelo: Lampsi Hair
Vitamina para queda de cabelo: Lampsi Hair

O Lampsi Hair é um produto ideal para combater a queda de cabelo porque ele fortalece os fios, acelera o crescimento, aumenta o volume, reduz as pontas duplas e dá mais brilho e maciez. Todos esses benefícios são devido a três proteínas em sua fórmula muito importantes para um fio de cabelo saudável: o colágeno, a queratina e a elastina.

Essas três proteínas não só deixam os cabelos vigorosos, como proporcionam resultados significativos na redução das marcas de expressão e rugas. Principalmente, devido ao colágeno na sua composição. No entanto, o Lampsi Hair possuem muitos outros componentes importantes, como o ácido fólico, zinco, selênio, cromo, cálcio, ácido orto silícico e vitaminas A, do complexo B, C e D3.

Além disso, o Lampsi Hair pode ser usado por mulheres de todas as idades de todos os tipos de cabelo, assim como quem possui fios de diferentes colorações.

2. HL BLOCKER

Vitamina para queda de cabelo: Hair Loss Blocker
Vitamina para queda de cabelo: Hair Loss Blocker

O Hairloss Blocker é outro suplemento de vitamina para queda de cabelo que contém uma série de vitaminas e sais minerais que ajudam a combater a perda dos fios e restaurar as falhas no couro cabeludo.

No entanto, a grande vantagem do suplemento é o seu poder de controle hormonal, um dos principais causadores da queda de cabelo. Além disso, o HL Blocker pode ser usado tanto por homens quanto mulheres, sem produzir qualquer efeito colateral.

3. PANTOGAR

Vitamina para queda de cabelo: Pantogar
Vitamina para queda de cabelo: Pantogar

O Pantogar é um dos suplementos de vitamina para queda de cabelo mais indicados, tanto para quem deseja crescer o cabelo rapidamente como para quem deseja fortalecer as unhas fracas ou rachadas. O composto é feito à base de queratina, cistina entre outras associações, e oferece resultados efetivos após 3 meses de tratamento.

Recomenda-se tomar 3 cápsulas por dia, por um período mínimo de 3 meses, porém, o seu custo é alto. No entanto, é possível comprar sua fórmula manipulada, um pouco mais barata.

4. ​INNÉOV NUTRICARE

Vitamina para queda de cabelo: Innéov Nutricare
Vitamina para queda de cabelo: Innéov Nutricare

O Innéov Nutricare é um suplemento de vitamina para queda de cabelo concentrado à base de ômega 3, óleo de semente de groselha e licopeno, muito eficaz no tratamento da queda de cabelo e cabelos danificados. Ele protege o bulbo capilar e melhora a microcirculação do couro cabeludo. Recomenda-se tomar 2 cápsulas por dia, por no mínimo um período de 3 meses.

5. IMECAP HAIR

Vitamina para queda de cabelo: Imecap Hair
Vitamina para queda de cabelo: Imecap Hair

O Imecap Hair é mais um dos vários suplementos de vitamina para queda de cabelo naturais, que contém vitaminas e minerais que auxiliam diretamente no crescimento dos cabelos. O Imecap Hair pode ser comprado pela internet, em farmácias tradicionais ou de manipulação. Seu preço é bastante acessível e costuma agradar bastante.

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.