Vinagre de Maçã Emagrece? Conheça os Benefícios

Vinagre de maçã emagrece de verdade. Isso é um fato. Mas não existe a pedra filosofal do emagrecimento.

0 96

Sim, podemos dizer sem medo de errar que vinagre de maçã emagrece e esta é a melhor época do ano para usar o vinagre de maçã para ajudar a queimar calorias, tratar o diabetes e cuidar bem da sua saúde. Saiba tudo sobre vinagre de maçã e suas propriedades.

Vinagre de maçã emagrece: mito ou verdade?

Vinagre de maçã emagrece de verdade. Isso é um fato. Mas não existe a pedra filosofal do emagrecimento.

Todo trabalho para perder peso, diminuir medidas, quebrar cadeias de gorduras e fazer o corpo eliminar calorias demanda reeducação alimentar, cortar comidas saborosas, mas gordurosas, eliminar os doces industrializados e o açúcar da sua alimentação, fugir de salgados feitos industrialmente e diminuir os níveis de sódio em seus alimentos.

Junto disso, mudar atitudes de gostosa preguiça, como dormir depois do almoço, ficar até mais tarde na cama ou fazer aquela boquinha entre as refeições, são hábitos que devem ser substituídos por outros.

Acordar cedo, tomar um pouco de vinagre de maçã antes do desjejum, exercitar-se pela manhã, andar um pouco, correr, se sua saúde permitir, mudar carnes e comidas gordurosas por mais saladas e frutas, e usar o vinagre de maçã para quebrar as moléculas de gordura que o corpo insiste em manter por mais tempo do que a gente gostaria.

Mas como funciona o vinagre de maçã?

Assim como para fazer vinho, o vinagre de maçã emagrece porque é se trata de um sofisticado processo de fermentação, que transforma o açúcar natural da maçã e de outros componentes da mistura em álcool.

Se você tem qualquer restrição contra o álcool, não se preocupe. O tipo de álcool presente no vinagre é apenas responsável pelo gosto ácido, não vicia, não causa nenhuma espécie de dependência, não embriaga e não vai causar alcoolismo. A composição química do álcool usado para fazer vinagre é bem diferente da composição do álcool que faz o vinho.

Este álcool do vinagre de maçã emagrece porque tem propriedades adstringentes. Ao ser consumido, vai agir no organismo quebrando as cadeias de calorias que estão no corpo, ajudando o organismo a expelir essa gordura de forma natural.

Se a pessoa que estiver utilizando o vinagre de maçã fizer exercícios regulares e ficar atenta à alimentação, terá resultados ainda melhores.

O vinagre de maçã emagrece porque age no organismo como um daqueles detergentes que a gente escuta na propaganda: Remove até as gorduras mais difíceis.

Isso quer dizer que o vinagre de maçã é um aliado para ajudar a gente a emagrecer, mas não é nenhum elixir mágico para mudar o corpo da noite para o dia. O jeito natural e saudável de perder peso e se livrar das gordurinhas extras é fazer um trabalho diário, de longo prazo, visando emagrecer com saúde e se alimentando corretamente. E não esqueça dos exercícios!

Vinagre de maçã emagrece de verdade

Isso acontece porque o vinagre de maçã quebra as cadeias de glicose, que são absorvidas pelo organismo, diminuindo a absorção de açúcar.

É a acidez natural do vinagre de maçã a responsável quebrar as cadeias mais resistentes de gorduras e açúcares presentes no sangue. O processo de emagrecimento é favorecido e potencializado pelo consumo adequado, em quantidades e horas certas, do vinagre de maçã.

E aqui já fica o aviso:

Ninguém vai emagrecer bebendo um copo de vinagre de maçã ou consumindo em colheradas.

O uso moderado do vinagre de maçã emagrece naturalmente e de forma saudável.

Vinagre de maçã emagrece quantos quilos?

Toda vez que ouço essa pergunta, penso em dizer à pessoa que beba 2 litros de vinagre de maçã todos os dias, e esperar para ver ela definhar, perder peso como se fosse um feitiço vodu, ver a pessoa estrebuchar no chão cheia de dores, com falta de nutrientes, sentindo a queimação do estômago causada pela acidez extrema da gastrite e pelas úlceras.

Daí eu respiro fundo e este sonho de rainha má desaparece e eu passo a aconselhar a pessoa com carinho.

Gente, se alguma coisa que você come te fizer emagrecer, pare de comer porque é veneno!

Quando a gente diz que vinagre de maçã emagrece, a gente quer dizer que se você tiver uma dieta alimentar correta, parando de comer doces e comidas gordurosas, evitar carne e fugir dos doces, e especialmente do açúcar, você vai emagrecer.

E o vinagre de maçã vai ajudar a quebrar as cadeias de gordura mais teimosas, eliminar toxinas, destruir com requintes de crueldade os depósitos de glicose no sangue e você vai ter mais sucesso em perder peso e conquistar o corpinho de verão que tanto deseja.

Sejamos realistas: vinagre de maçã emagrece quando associado a outras medidas saudáveis.

  • Exercícios serão essenciais. Diariamente.
  • Alimentação correta, com mais frutas, verduras e fibras.
  • Sem açúcar, sem doces e especialmente, sem refrigerantes.
  • Diminua a comida industrializada. É rica em sódio, que eleva a pressão arterial e retém líquidos.
  • Evite frituras e comidas gordurosas.

O mais difícil é dizer ao certo quantos quilos cada pessoa vai emagrecer.

Homens costumam emagrecer mais rápido. Mulheres demoram mais para ver os resultados.

Isso porque homens e mulheres, na fase adulta, têm corpo diferente, metabolismo diferente, outros hormônios e a musculatura do homem ajuda a queimar depósitos de gordura, enquanto a biologia da mulher é orientada a reter gordura como fonte de calorias em épocas difíceis, como a gestação.

A velocidade da perda de peso muda conforme a idade. Quando somos jovens, perdemos peso mais rapidamente que após os 40 anos. O melhor é estabelecer metas possíveis de alcançar, como se programar para eliminar 4 quilos por mês se você for mulher, e até 5 quilos se for homem.

Nessa hora, o uso correto do vinagre de maçã ajudará a conquistar estes resultados se o uso deste alimento estiver associado a exercícios e mudança de dieta.

Veja que não é fazer uma dieta qualquer, mas mudar a alimentação para obter resultados saudáveis.

Como tomar vinagre de maçã para emagrecer?

Há duas maneiras bem simples e mais garantidas de usar o vinagre de maçã para emagrecer.

A primeira delas é o método da substituição. O outro método é o de acordar o corpo. Vamos ver os dois jeitos:

Vinagre de maçã emagrece com o método da substituição

Assim como você vai substituir a comida gordurosa e os doces por comida mais saudável, como vegetais cozidos no vapor ou crus sempre que possível, e vai substituir a preguiça por caminhada e com o tempo, exercícios regulares, você vai substituir os temperos da salada, os molhos e a maionese por vinagre de maçã e limão. Nada mais de produtos industrializados ou vinagres comuns com azeite.

O azeite brasileiro já é suspeito de ser apenas óleo há muito tempo. E o vinagre comum, apesar de gostoso, não tem vitamina nenhuma e só aumenta a acidez no seu estômago.

Substitua os temperos normais como vinagre comum e sal, ou maionese e molhos de salada por vinagre de maçã, limão e mais nada. Evite ao máximo colocar sal na salada.

       

Vinagre de maçã também tem perigos

Não beba vinagre de maçã sem diluir em água. A acidez do vinagre prejudica o esmalte dos dentes. E usar demais vai causar dores de estômago e até úlceras. Lembre-se de que todo veneno é apenas a dose errada do remédio.

Vinagre de maçã emagrece com o método de acordar o corpo

Antes de tomar seu desjejum, ou seja, antes do café da manhã dos campeões, com as comidinhas gostosas que você gosta de comer no café da manhã, faça o uso do vinagre de maçã para acordar o organismo e vá fazer um passeio.

Ande, corra, pedale, movimente-se. Faça exercícios. Ao voltar para o café da manhã, alimente-se bem e vá cuidar de suas tarefas.

O uso correto do vinagre de maçã emagrece e ainda faz maravilhas à pele e aos cabelos. Veja alguns dos benefícios:

  • Vinagre de maçã emagrece e diminui diabetes e colesterol.
  • Funciona como anti-idade por ser um eficiente antioxidante.
  • Ajuda a prevenir vários tipos de câncer pelo mesmo motivo.
  • Aliado da boa digestão.
  • Reduz manchas na pele, diminui a coceira e a vermelhidão de picadas de insetos, alivia coceiras.
  • Também é bom para os cabelos porque combate a caspa e tem propriedades que combatem fungos capilares.
  • Combate a paroníquia, uma infeção comum na borda das unhas. Esta inflamação acontece em salões de manicure, por causa de má esterilização de instrumentos que infectam feridas na pele causadas por pequenos cortes.

Vinagre de maçã emagrece também quando você ingere uma colher de sopa antes das refeições, como o almoço e o jantar. Essa medida ajuda a inibir a ação natural das enzimas que ajudam o corpo a absorver carboidratos, presentes em pães, massas, doces e leite.

E ao usar o vinagre de maçã antes de começar a comer, os alimentos que estiverem sendo mastigados vão eliminar os resíduos de vinagre que maçã nos dentes e o esmalte natural deles não será afetado.

Mas vamos combinar? Não vai adiantar nada ingerir vinagre de maçã antes das refeições e continuar com uma alimentação rica em gorduras e açúcar.

O vinagre de maçã emagrece, mas não faz milagres.

Tomar vinagre de maçã em jejum emagrece?

Ao falar em ingerir qualquer coisa quando acordamos, ou seja, quando estamos em jejum, temos a certeza de que, por causa da ausência prolongada de alimentos, o corpo estará muito mais disponível para novos nutrientes, absorvendo mais rapidamente e em maior quantidade tudo o que receber.

O que não quer dizer que o corpo humano será capaz de absorver 100% de tudo que receber em alimentos no café da manhã.

O corpo humano é uma máquina maravilhosa, mas não é uma boa máquina processadora de alimentos, por isso, precisamos ter muito cuidado com o que comemos.

Um dos motivos de porque o vinagre de maçã emagrece quem sabe usar é que este bom vinagre faz uma espécie de limpeza de toxinas e radicais livres no corpo.

Essa limpeza ajuda o intestino a funcionar melhor, e a absorver as fibras. O que ajuda na digestão e absorção de nutrientes.

Por ser muito forte, o vinagre de maçã emagrece também de modo ruim. Sua ingestão sem cuidados pode provocar diarreias, perda de nutrientes, dores estomacais e até provocar acidez elevada no estômago, azia, provocar gastrite e tornar o ambiente estomacal propício para uma úlcera.

O ideal é não exagerar e usar o vinagre de maçã como tempero, ajuda e com a orientação de quem já conhece bem os efeitos positivos e negativos.

O ideal ao consumir o vinagre de maçã em jejum é utilizar este tipo de vinagre diluído em duas colheres de sopa de água.

Veja alguns dos efeitos benéficos do vinagre de maçã quando ingerido em jejum:

  • Ajuda a desintoxicar o cólon.
  • Facilita a digestão – por isso se diz que vinagre de maçã emagrece. Mas não exagere.
  • Equilibra o sistema linfático.
  • Reduz a pressão arterial – mas com pouco sódio!
  • Diminui triglicérides.
  • Reduz os níveis de colesterol.
  • É bom para equilibrar os níveis de alcalinidade do organismo.
  • Vinagre de maçã emagrece porque diminui o inchaço da retenção de líquidos.
  • Elimina toxinas.
  • Dissolve gorduras do organismo.

Claro que tudo isso tem que ser usado de forma comedida, com o mínimo possível de combinações com sódio e em medidas razoáveis. Nada de exagerar achando que o vinagre de maçã emagrece sozinho. Precisa de ajuda de exercícios físicos, e se for usar como tempero, evite usar sal.

Usar o vinagre de maçã em jejum é uma boa maneira de preparar o corpo para um dia produtivo, mas você terá que escolher bem os outros alimentos que vai consumir durante o dia.

Evite o consumo de açúcar. Se puder, substitua por açúcar mascavo ou mel. Ou apenas retire este elemento de sua cozinha. Afinal, não adianta nada fazer exercícios pela manhã, usar vinagre de maçã e comer uma deliciosa salada de frutas, cheia de chantilly ou creme de leite com muito açúcar, ou usar leite condensado para dar um gostinho nas frutas.

Vinagre de maçã emagrece de verdade se consumido em jejum e você pode comprovar os resultados e ainda ajudar no processo de emagrecimento e cuidados com o seu corpo somando atitudes saudáveis na hora de comer.

Benefícios do vinagre de maçã

A quantidade de minerais, vitaminas e nutrientes contidos no vinagre de maçã é realmente surpreendente.

Além de conter doses generosas de cálcio, ferro, magnésio, vitamina B6 e B12 e também vitamina D, o vinagre de maçã ainda tem uma composição generosa em sabor, mas isenta de calorias.

Veja a quantidade de gorduras, calorias e proteínas contidas a cada 100 gramas de vinagre de maçã:

  • Calorias – 22kcal
  • Cálcio – 6,7mg
  • Gorduras Totais – 0g
  • Gorduras Saturadas – 0g
  • Gorduras poli insaturadas – 0g
  • Gorduras mono insaturadas – 0g
  • Gorduras trans – 0g
  • Colesterol – 0mg
  • Sódio – 5mg
  • Potássio – 73mg
  • Carboidratos – 0,9g
  • Fibra alimentar – 0g
  • Açúcar – 0,4g
  • Proteínas – 0g
  • Fósforo -2mg
  • Zinco – 0,01mg

Quem prestou atenção no último item, “proteínas, viu que um dos motivos de porque o vinagre de maçã emagrece é que o alimento não contém proteínas de espécie alguma. O que é bom para não ganhar mais calorias durante a alimentação.

Claro que mesmo quem quer emagrecer precisa se alimentar de proteínas, mas pode fazer isso controlando bem o que consome e sem ganhar calorias e proteínas além da conta em alimentos e bebidas pensadas para ajudar a perder calorias.

E quem procura emagrecer, já deve ter notado que nos itens que falavam sobre gorduras, de todas as formas e tipos, aparecia sempre o número ZERO. Isso mesmo, nada de gorduras trans, nada de gorduras mono ou poli insaturadas, que também são formas de gorduras trans, nada de colesterol, zero de gorduras totais.

Outro ponto muito bom do vinagre de maçã é o pouco sódio, que a gente já sabe, se consumido em excesso, pode causar pedras nos rins, elevação da pressão, retenção de líquidos, o que só atrapalha na hora de querer perder peso.

Este é mais um dos motivos que dizemos que o vinagre de maçã emagrece. Trata-se de um tempero que tem sabor e que quase não contém sódio.

Sódio, em pequenas quantidades é bom para o corpo, mas se usamos muito, podemos ter diversos problemas, como pressão alta, pedra nos rins e a já falada retenção de líquidos.

O problema com o sódio é tão grande e as pessoas abusam tanto de temperos com excesso de sódio, que até o governo brasileiro já determinou em lei a diminuição do uso de sódio em alimentos industrializados.

E o vinagre de maçã emagrece porque entre outros pontos bons, não contém sódio.

Você pode usar na salada e até em algumas receitas, como tempero, dar um gostinho diferente em vários pratos, sem o medo de encher seu corpo de sódio, o que fará mal aos rins, coração, pressão, e só vai atrasar sua perda de peso, mesmo que com dieta e muito exercício.

Claro que você pode se alimentar melhor usando mais vinagre de maçã em sua mesa e trazendo mais benefícios para sua alimentação. Experimente para ver e depois conte pra gente se o vinagre de maçã emagrece mesmo, e o quanto você diminuiu usado essa receitinha simples e gostosa.

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.