A Terceira Idade e o mercado de trabalho

com mapa de comportamento para conseguir aquela vaga!

0 1.307

Antigamente, nossos avós se aposentavam com pouco mais de 50 anos e se dedicavam à  família e a algum hobby.  Mas hoje  que muitos idosos querem ou precisam de trabalho.

A boa notícia é  que muitas empresas já  perceberam o benefício da diversidade de gerações entre seus funcionários.  Funcionários mais velhos têm experiência que a inovação da teoria dos mais jovens precisa.

No filme Um Senhor Estagiário, o personagem vivido por Robert De Niro está  entediado com a vida de aposentado e resolve se inscrever em um programa para candidatos sênior de uma moderníssima empresa de e-commerce de moda.

A trama divertida mostra a dificuldade de um senhor de 70 anos em se adaptar ao mercado de trabalho na era da tecnologia. Mas também exalta a lealdade e a confiabilidade de um profissional mais velho.

Então… se você tem experiência e se recusa “pendurar as chuteiras”, há  um mapa a seguir para conseguir se manter ou voltar à  ativa:

Tenha Humildade

Não é  porque você  tem mais de 30 anos de experiência que é  melhor que os outros.  Tenha consciência que o modo de operação em um escritório ou qualquer ambiente profissional mudou e acelerou, portanto, tenha a mentalidade e curiosidade de um iniciante para aprender coisas novas. Esteja preparado para acatar ordens de um chefe mais novo que você  e mostre o valor da experiência com modéstia.

Mantenha-se atualizado

Não adianta resistir às novas tecnologias e a novos procedimentos.  Mantenha um perfil nas principais redes sociais, especialmente no LinkedIn, e explore a nova forma de interação pessoal.

Verifique se seu currículo está nos padrões e formato atuais.

Renove o visual

       

Se quer ser visto como um profissional que tem vigor e disposição, sua aparência conta muito.  Nada de usar ternos e vestidos datados, mas também não precisa forçar ou fingir juventude.

Um bom corte de cabelo e roupas formais atuais te darão confiança e jovialidade. Cuide de sua saúde e faça exercícios físicos adequados.

Seja flexível e otimista

Nem sempre você  vai conseguir o cargo e salário que tinha antes.  Esteja aberto às novas propostas e não desanime: mais importante é estar ativo do que relutar em manter o status do passado.

Poder exercer sua capacidade e experiência, ser útil e produtivo, além de se manter financeiramente independente só  melhora seu bem-estar!

Blog www.adzuna.com.br

por Olivia Pompeu

 

OBS: Adzuna é uma ferramenta de pesquisa que mostra todas as vagas de emprego do Brasil!

 

Leia também:

Ficar velho antes de ficar rico, eis o problema!

Benefício LOAS: O que é? Quem pode receber?

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.