SP certificará hospitais “Amigos do Idoso”

0 945

O governo do Estado de São Paulo lançou o selo de acreditação “Hospital Amigo do Idoso”. O objetivo é identificar as ações que possam incorporar maior qualidade e eficiência no atendimento da população acima dos 60 anos de idade em hospitais públicos ou particulares. Com o envelhecimento gradativo da população, o perfil dos pacientes que hoje precisa de internações hospitalares mudou. As doenças infecciosas, principal causa das hospitalizações no passado, deram lugar às doenças crônicas. Isto faz com que o idoso seja, hoje, o principal candidato ao atendimento em unidade de emergência, à necessidade de internação ou de uma vaga em terapia intensiva.

Poderão aderir ao selo hospitais ligados ao SUS (Sistema Único de Saúde) desde que se comprometam a executar as ações propostas para receber o Selo de Hospital Amigo do Idoso e assinem um termo de compromisso. Neste primeiro momento as unidades recebem um selo de adesão. Após a assinatura do Termo de Adesão, o hospital deverá implantar, no prazo de um ano, as 7 ações consideradas obrigatórias para a obtenção do Selo Inicial. Entre elas, implantar Comitê Gestor Local do Projeto, realizar diagnóstico com os idosos que frequentam o hospital e inserir as ações voltadas ao idoso no planejamento do hospital, entre outras.

Para a obtenção do Selo Intermediário a unidade precisa cumprir ações como criar equipe assistencial de referência intra-hospitalar em saúde do idoso, com geriatra e equipe multidisciplinar e criar condições para o cumprimento legal da presença do acompanhante no hospital, entre outras. Além disso, nessa etapa é preciso realizar ainda ações eletivas, que correspondem a 24 itens, distribuídos em três diferentes eixos: Comunicação e Informação, Ambiente Físico e Gestão do Cuidado. O Hospital deverá escolher uma ação de cada eixo.

       

Já para conquistar o Selo Pleno “Amigo do Idoso”, a unidade deve cumprir a ação obrigatória que é a repetição do diagnóstico com os idosos do Hospital, cujo objetivo é medir se houve melhorias na percepção deles em relação às ações implantadas desde a assinatura do Termo de Adesão. Além dessa ação obrigatória, o hospital deverá escolher três ações eletivas de cada eixo, ainda não implantadas na unidade.
Texto por: Telehelp

banner_telehelp_3 (1)

 

 

COMENTE COM OS AMIGOS DO SITE: Use a caixa de comentários abaixo para trocar idéias com os leitores do site. Muitas pessoas podem interagir com você.

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.