Sensação de Ouvido Entupido e Zumbido: O que pode ser?

0 28.315

A sensação de ouvido entupido e zumbido pode ser caracterizada como se a pessoa estivesse ouvindo um som dentro do ouvido, como por exemplo, um chiado, o som de um mosquito, de uma cigarra, etc.

E é muito importante ficar atento a qualquer tipo de zumbido pois pode ser um sinal de alerta de algum problema mais sério, inclusive podendo levar à perda de audição, sendo necessário procurar a ajuda de um médico, de preferência um otorrinolaringologista.

Então, a qualquer sinal de desconforto e que inclusive esteja interferindo na sua qualidade de vida, por exemplo, o ouvido entupido e o zumbido estão te impedindo de realizar simples tarefas diárias, não hesite em não demorar a procurar auxílio para que não acarrete consequências irreversíveis.

Mas como identificar que realmente tenho a sensação de ouvido entupido e zumbido? Vamos falar um pouco sobre o que é isto.

Como é a sensação de ouvido entupido e zumbido?

Na verdade, as pessoas podem ter somente a sensação de ouvido entupido, a sensação de zumbido e as duas juntas.

Normalmente, a sensação de ouvido entupido está relacionada a um resfriado, uma otite ou a uma sinusite. Mas, podemos observar quando há um acúmulo excessivo de cera, ou quando há uma diferença da pressão do ar, como em uma viagem de avião ou um mergulho no mar.

Vale lembrar também que pessoas que sofrem de bruxismo, ou seja, o ranger de dentes involuntário pode provocar a sensação de ouvido entupido.

E a sensação do zumbido no ouvido é caracterizada pela percepção de um som, mas esse som não está presente no ambiente e na maioria das vezes, causa bastante incômodo. Algumas pessoas tem a sensação de ouvir uma cigarra, uma cachoeira ou um simples chiado.

Por que temos essa sensação?

Alguns especialistas afirmam que essa sensação de ouvido entupido e zumbido pode ser um sinal que algumas células podem estar trabalhando a mais, estão mais sobrecarregadas justamente porque existem células que foram agredidas e precisam haver a compensação dessa deficiência.

No caso da sensação de ouvido entupido é muito frequente de ocorrer quando há uma variação de pressão atmosférica em razão de uma mudança de altitude. Um exemplo bem comum é quando o avião começa a pousar ou quando estamos descendo uma serra. Parece que existe algum líquido dentro do ouvido, podendo inclusive causar dor leve à intensa.

Quando isso acontece, basta engolir a saliva, ingerir algum líquido ou bocejar que o ouvido volta ao normal.

Veja outros casos que podem estar relacionados à sensação de ouvido entupido:

  • Bruxismo
  • Otite
  • Rinite alérgica
  • Bloqueio de algum osso do ouvido
  • Acúmulo de cera

Por outro lado, a sensação de zumbido só pode ser percebida pela própria pessoa e acontece quando as vibrações sonoras continuam recebendo estímulos mesmo quando não haja nenhum som. E esse som é um sinal de alerta de que algo no organismo não está funcionando como deveria.

Leia: Zumbido no Ouvido: O que pode ser? É perigoso? Como Tratar? 

O que fazer no caso?

Caso essa sensação persista por alguns dias, o ideal é procurar por um especialista, no caso, um otorrinolaringologista. Somente ele é capaz de identificar as causas e indicar o melhor tratamento.

É muito importante levar em consideração tais sintomas:

  • Febre
  • Excreção de pus
  • Tonturas
  • Perda de audição

Qual é o tratamento?

Então, quando a causa é definida se é possível prescrever o melhor tratamento, logo, a sensação de ouvido entupido e zumbido pode desaparecer ou seus sintomas serem reduzidos.

E o tratamento vai variar de paciente para paciente. Geralmente, há a recomendação de alguns medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos juntamente com terapias comportamentais.

Quais doenças podem causar essa sensação e o zumbido?

Primeiramente, saiba que a grande responsável pelo zumbido é a poluição sonora, mas algumas doenças podem estar ocasionando a sensação de ouvido entupido e zumbido.

E, na maior parte dos casos o problema do zumbido está numa região chamada de cóclea.

Hoje em dia, o estresse, uma má alimentação, por exemplo, o excesso de cafeína, de doces e de gorduras pode ocasionar essa sensação de zumbido.

E os diabéticos e hipertensos se não fizerem o tratamento adequado são mais propensos a apresentarem zumbido no ouvido.

Lembre-se sempre que essa sensação é um sinal e não uma doença em si. Veja abaixo algumas doenças que podem gerar essa sensação:

  • Depressão
  • Estresse
  • Uso em excesso de cafeína
  • Envelhecimento
  • Doenças cardíacas
  • Uso de alguns medicamentos

Tratamentos naturais para acabar com o zumbido

É bem provável que a maioria das pessoas já tenha experimentado algum tipo de zumbido durante suas vidas e não sabem que existem tratamentos naturais para resolver esse incômodo.

Estudos realizados indicam que a perda de audição é a responsável por quase 90% dos casos de zumbido e essa perda está relacionada principalmente ao envelhecimento ou à exposição excessiva ao barulho, mas vale ressaltar que o zumbido não é uma doença e sim um sintoma. E o tratamento vai variar conforme sua causa.

Veja alguns tratamentos naturais:

  • Ginkgo Biloba

A Ginkgo Biloba é indicada quando a má circulação sanguínea está ocasionando o zumbido.

  • Vegetais, incluindo alga marinha e alho

Essa dieta é indicada quando a inflamação do ouvido médio é a causadora do zumbido.

Tratamentos naturais para acabar com a sensação de ouvido entupido

É muito desagradável estar constantemente com a sensação de ouvido entupido e algumas vezes pode até causar dor. Mas é necessário resolver o problema para que não acabe se tornando em algo mais grave.

Veja alguns tratamentos naturais:

  • Vapor

Coloque água quente em um recipiente ou tigela. Pingue algumas gotas de óleo de árvore de chá. Envolva sua cabeça com um cobertor e inale o vapor.

  • Manobra de Valsalva

Essa técnica consiste em apertar as narinas com força, respirar fundo e forçar a soprar o ar, mas isto com a boca fechada. Assim que você perceber um som de um estalo, seus ouvidos estão desobstruídos.

  • Bocejo

Consiste basicamente em fazer a simulação de estar bocejando, ou seja, abrir o máximo que puder a boca. O ideal é que a cabeça esteja um pouco inclinada para trás.

A sensação de ouvido entupido e zumbido é percebida por várias pessoas, independente da idade. Mas é muito importante estar bem atento, pois caso essa sensação persista por mais de duas semanas, é necessário procurar um médico para avaliar melhor o problema e indicar o melhor tratamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.