Santos cria programa de monitoramento à distância para idosos

0

A prefeitura de Santos, no litoral paulista, criou um programa de monitoramento à distância para os idosos em situação de risco da cidade, chamado Televida – Serviço de Teleassistência ao Idoso. A iniciativa é uma parceria com a Telehelp, pioneira no serviço no Brasil.

De acordo com dados do IBGE, um em cada cinco moradores de Santos tem mais de 60 anos, totalizando uma população de cerca de 80 mil idosos. Conforme levantamento da prefeitura, um terço dos acidentes atendidos nos pronto-socorros e hospitais municipais tem como vítimas pacientes nesta faixa etária, sendo que 85% das ocorrências acontecem na própria residência.

“A expectativa de vida do cidadão no Brasil aumentou para 73 anos. Já que todo mundo está vivendo mais, temos que viver cada vez melhor. Esse programa pretende cuidar melhor da população idosa, para atender principalmente as pessoas que vivem sozinhas e precisam de assistência”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Na fase inicial do Televida, que começou no final de outubro e durará os próximos 90 dias, 50 idosos cadastrados no serviço de atendimento domiciliar da Secretaria Municipal de Saúde receberão uma pulseira ou um colar de plástico antialérgico com o Botão de Emergência, que podem ser usados, inclusive, no banho. O Botão de Emergência é conectado a uma Central de Atendimento 24 horas.

Como funciona o Televida, em parceria com a Telehelp:

       

1. Quando o idoso estiver em uma situação de risco ou em perigo, ele aciona o botão.
2. O relógio manda um sinal de aviso para um equipamento que pode ser colocado em qualquer parte da casa.
3. Pela linha telefônica, o aparelho envia um sinal de alerta para a central.
4. A primeira atitude da atendente é tentar contato com o idoso pelo aparelho viva voz.
5. Se o idoso não conseguir responder a chamada, a atendente avisa um grupo de até cinco pessoas cadastradas.
6. Se for preciso, a ambulância será acionada imediatamente. A atendente só desiste de tentar um contato após a pessoa ser resgatada.

Vídeo produzido pela Prefeitura de Santos sobre o projeto:

 

banner_telehelp_2

 

 

COMENTE COM OS AMIGOS DO SITE:
Use a caixa de comentários abaixo para trocar idéias com os leitores do site. Muitas pessoas podem interagir com você.

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.