Remédio para Hemorroida e Pomadas: Conheça os Melhores Tratamentos

0 724

Hemorroidas são um problema que costuma causar grande desconforto devido aos locais extremamente sensíveis em que se encontram. Normalmente, as hemorroidas se caracterizam pela inflamação e dilatação das veias localizadas no ânus e no reto que causam dores, coceiras e sangramento anal. Apesar disso, existe remédio para hemorroida, e o seu tratamento irá depender de diversos fatores diferentes, podendo ser apenas conservador através de pomadas, medicamentos, dieta e banhos de assento ou também cirúrgico.

Neste artigo, vamos explicar o que são hemorroidas, suas causas e sintomas, assim como os tratamentos disponíveis através de remédio para hemorroidas divididos entre pomadas, cremes, comprimidos, soluções naturais e cirurgia em casos mais graves.

Remédio para Hemorroida: O que é Hemorroida?

remédio para hemorroida: esquema que mostra hemorroidas
Remédio para hemorroida: hemorroidas são inflamações de veias no ânus ou no reto.

Hemorroidas são veias localizadas ao redor do ânus ou do reto que se dilatam e retraem-se durante o movimento intestinal, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (constipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar uma inflamação nas veias facilitando a formação das hemorroidas.

As hemorroidas podem ser externas ou internas (não visíveis). Quando externas, assemelham-se às varizes ou a pelotas de sangue visíveis na borda do ânus. Quando internas, localizam-se acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos, como dores, ardor e sangramento.

Remédio para Hemorroida: Principais Causas

remédio para hemorroida: homem com dores de hemorroidas
Remédio para hemorroida: as causas da hemorroida podem ser vários, mas a prisão de ventre está relacionada constantemente.

Hemorroidas podem ser causadas por inúmeros fatores. Há casos em que hemorroidas aparecem sem apresentar algum sintoma ou sinal, mas normalmente estão relacionadas ao funcionamento do organismo, sendo facilmente atribuídas a uma vida sedentária, estresse e má alimentação.

Há casos também em que hemorroidas estão relacionadas à estagnação das veias do abdômen. Neste caso, um indicativo de problemas cardíacos, circulatórios, pulmão, bexiga e útero.

Apesar de estarem ligadas a problemas intestinais simples, como intestino preso, hemorroidas podem também indicar doenças mais graves. Portanto, aos primeiros sinais de hemorroidas, é sempre bom consultar um médico. Em resumo, entre as principais causas das hemorroidas, estão:

  • Obstipação ou prisão de ventre crônica;
  • Gravidez, devido ao aumento de peso da gestante, a pressão que o feto exerce sobre região pélvica e as veias da parte inferior do abdômen, assim como ao aumento da circulação de sangue no corpo;
  • Obesidade, que também aumenta a pressão nas veias abdominais;
  • Vida sedentária, diminui o estímulo para a digestão dos alimentos e a irrigação sanguínea do ânus;
  • Genética facilita a predisposição para desenvolver a doença. No entanto, é possível o desenvolvimento de hemorroidas sem que haja precedentes familiares;
  • Má alimentação e dieta pobre em fibras e pequena ingestão de líquidos;
  • Sexo anal pode produzir fissuras numa região muito vascularizada.

Remédio para Hemorroida: Sintomas

remédio para hemorroida: homem com dificuldade para sentar
Remédio para hemorroidas: os sintomas de hemorróidas são vários, mas a dor e dificuldade durante evacuação é constante

Hemorroidas podem apresentar alguns sintomas como dor e sangramento ao evacuar, por exemplo. No entanto, existem outros sintomas que geralmente podem ser incluídos, como por exemplo:

  • Sangramento resultante do rompimento das veias anais (sinais de sangue vivo ao redor das fezes ou manchas de sangue perceptíveis na roupa íntima ou no papel higiênico);
  • Coceira no ânus provocada por inchaço das veias o que aumenta a tensão sobre as terminações nervosas;
  • Dificuldade para defecar;
  • Saída de um líquido esbranquiçado pelo ânus, principalmente no caso de hemorroidas internas;
  • Dor anal ou ardor que pode surgir ao evacuar, andar e/ou sentar, especialmente no caso de hemorroidas externas;
  • Saliência no ânus ou fissura anal quando se trata de hemorroida externa. Saiba como tratar as fissuras anais clicando aqui.

Remédio para Hemorroida: Diagnóstico

Normalmente, na suspeitas de hemorroidas, a pessoa deve procurar um clínico geral que pode prescrever o melhor remédio para hemorroida ou os melhores tratamentos. No entanto, a melhor opção é marcar uma consulta diretamente com um proctologista, especialista no diagnóstico e tratamento das afecções que acometem o trato intestinal, ou seja, o cólon, reto e ânus.

       

Remédio para Hemorroida: Tratamento

médico prescreve remédio para hemorroidas
Remédio para hemorroidas: existem vários tratamentos para hemorroidas

A hemorroida tem cura e normalmente, pode ser tratada apenas com alguns cuidados como beber água, fazer uma alimentação rica em fibras ou evitar fazer esforços, como levantar pesos ou fazer esforços ou musculação, por exemplo. Todas essas medidas costumam fazer com que a hemorroida geralmente volte ao estado normal em poucos dias.

Existem também algumas medidas caseiras que também ajudam a tratar as hemorroidas, como banhos de assento com água morna, receitas caseiras e alguns cuidados, como não fazer muita força para evacuar, evitar usar papel higiênico para não ferir a região anal e usar lenços umedecidos, por exemplo.

Porém, quando estas medidas não são suficientes, a hemorroida não desaparece ou volta a aparecer, pode ser necessário outro tipo de tratamento para hemorroida, orientado pelo proctologista. Por exemplo, o uso de remédio para hemorroida como analgésicos e anti-inflamatórios, como o Paracetamol ou Ibuprofeno para aliviar a dor e o desconforto.

A pomada ou creme para hemorroida também podem ajudar a combater a inflamação e o inchaço local ou, nos casos mais graves, cirurgia. Assim, o tratamento para as hemorróidas pode ser:

  • Tópico ou local, com pomadas e supositórios, como Proctyl ou Ultraproct;
  • Cirúrgico (hemorroidectomia), nos casos mais graves, em que a hemorroida fica “presa” no ânus, por exemplo. Isto é, retirada das veias doentes. Por vezes, apenas a punção do coágulo que entope o vaso hemorroidário pode resolver o problema sem cirurgia;
  • Ligadura elástica: técnica que consiste no estrangulamento da veia afetada.

Remédio para hemorroida: Medicamentos

Basicamente as pomadas e cremes possuem as mesmas funções, ambos são remédios para hemorroida que atuam nos vasos sanguíneos. Apesar do uso ser temporário, é o tipo de remédio para hemorroida que pode servir como lubrificante para a passagem das fezes.

Algumas pomadas e cremes também podem conter propriedades antibióticas, anti-inflamatórias, hidratantes e cicatrizantes. Mesmo assim, proporcionam apenas o alívio dos sintomas. Infelizmente, somente um tratamento mais rigoroso trará bons resultados para esse problema.

As pomadas para hemorroidas, como por exemplo, a Hemovirtus, a Proctyl, a Ultraproct ou a Erva de bicho são muito utilizadas no tratamento das hemorroidas devido suas propriedades vasoconstrictoras, analgésicas e anti-inflamatórias.

No entanto, as pomadas devem ser indicadas apenas por um médico e aplicadas diretamente sobre a hemorroida, com uma suave massagem, de 2 a 3 vezes por dia, enquanto durar o tratamento.

Em alguns casos, o médico também pode recomendar comprimidos para aliviar a dor, como analgésicos e anti-inflamatórios, por exemplo. O remédio para hemorroida em forma de comprimidos, Daflon, é o que mais promove efeitos melhorando os sintomas das hemorroidas.

Outro exemplo de pomada natural para hemorroidas pode ser feita em casa utilizando parafina líquida, glicerina e hamamélis, embora seja melhor produzida em uma farmácia de manipulação.

Opções de pomadas como remédio para hemorroida

Entre as diversas opções de pomadas e cremes, pode-se destacar os seguintes remédios para hemorroida:

  • Bepantol Derma: a pomada é cicatrizante e hidratante e indicada para o tratamento das hemorroidas externas. Contém a vitamina B5, importante para a nutrição e fortalecimento da pele, formação e regeneração natural;
  • Hemovirtus: a pomada é anestésica e adstringente e indicada para o tratamento das hemorroidas internas ou externas. Trata a dor e a inflamação, comprime os vasos sanguíneos para que se evite a perda de sangue ou de líquidos.
  • Nebacetin: a pomada é antibiótico e indicada para o tratamento de hemorroidas externas. Consegue prevenir infecções, auxilia na cicatrização da pele e trata feridas das mucosas e da pele.
  • Proctosan: a pomada é analgésica e anti-inflamatória e indicada tanto para o tratamento como para a prevenção de hemorroidas externas. Irá aliviar os sintomas de dor, inflamação, ardência e inchaço.
  • Proctyl: a pomada é analgésica e adstringente, indicada para o tratamento das hemorroidas internas ou externas. Tem como função tratar a dor e a inflamação, assim como contrair os vasos sanguíneos.
  • Ultraproct: a pomada é analgésica e anti-inflamatória, composta por corticoides, indicada para o tratamento das hemorroidas internas ou externas. Alivia a dor, ardência, coceira e o inchaço.

    Remédios naturais para hemorroida

    As hemorroidas podem trazer tanto um simples desconfortos quanto uma dores intensas, que até podem impedir a pessoa de andar normalmente ou ficar sentada por longos períodos. Felizmente, em caso de pequenos desconfortos, existem algumas opções de remédio natural, que podem ser bastante eficazes no alívio das dores.

    1. Banhos de assento

    Banhos de assento são uma opção de tratamento natural que serve como remédio para hemorroida como para muitas outras doenças, como a prisão de ventre. Para tanto, basta encher uma bacia ou o bidê com água morna e sentar-se sobre a água por por cerca de 20 minutos ou até a água esfriar, de 3 a 4 vezes por dia.

    Há quem faça também com água fria ou compressas de gelo para aliviar os sintomas e a eliminar o inchaço. Além disso, os banhos de assento podem ser mais eficazes se forem adicionadas substâncias anti-inflamatórias e vasopressoras à água, como a hamamélis, o cipreste ou a cebola, por exemplo.

    2. Calêndula

    A calêndula é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de ferimentos e queimaduras devido suas propriedades calmantes, antissépticas, antibacterianas, desinfetantes, cicatrizantes e anti-inflamatórias.

    A calêndula também pode ser utilizada em banhos de assento para o tratamento de hemorroidas com infusões frias de calêndula. Basta colocar duas colheres de sopa de flores de calêndula secas em dois copos d’água e ferver durante uns cinco minutos. Esfrie a infusão completamente antes de fazer o banho de assento.

    3. Folhas de amora-silvestre

    Outra sugestão como remédio para hemorroida natural é preparar uma compressa com folhas de amora para ser aplicada sobre a área afetada. Ferva 50 gramas de folhas frescas de amoreira em 50 ml de água por 30 segundos. Coe a mistura e pique as folhas. Faça a compressa com as folhas sobre um pano limpo, aplicando sobre a área dolorosa, por 20 minutos.

    4. Mirtilo (Vaccinium myrtillus)

    Mirtilos são pequenas frutinhas que protegem o coração e a circulação. Caso p problema de hemorroidas for relacionado à circulação do sangue, a dica é aumentar o consumo de mirtilos para ajudar no tratamento tanto de hemorroidas, como de varizes, cólicas e outros problemas circulatórios que costumam se intensificar especialmente no verão.

    5. Erva Cavalinha

    A erva cavalinha também pode ser usada através de infusão como remédio para hemorroidas. Basta usar 5 gramas de cavalinha para cada 100 ml de água, e fazer lavagens para aliviar a inflamação da hemorroida.

    6. Linhaça

    As sementes de linhaça quando ingeridas regularmente podem servir como remédio para hemorroida natural. Além de preventivas, são benéficas para o intestino, em caso de prisão de ventre. Pois, ajudam a manter a matéria fecal mais suave e pode torná-la menos dolorosa durante a evacuação.

    7. Psyllium

    Psyllium é uma fibra proveniente do Mediterrâneo e do Oriente Médio, cujas sementes em contato com a água, produzem uma mucilagem que ajuda a estabilizar o intestino e a deixar a evacuação mais fácil.

    8. Cassis

    Cassis ou Ribes nigrum, também conhecida por groselha-negra, é um remédio para hemorroida natural, que melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos vasos capilares. Assim, extratos ou cápsulas de óleo de groselha-negra ajudam a aliviar problemas circulatórios desde as varizes nas pernas às hemorroidas.

    9. Cipreste

    O cipreste é uma planta mediterrânea rica em polifenóis e flavonoides, que exercem um efeito anti-inflamatório e vasoconstritor em crise de hemorroidas. O cipreste é utilizado para o tratamento tanto de hemorroidas, como veias varicosas e pernas pesadas.

    10. Argila Verde

    A argila verde é aplicada através de compressas, dependendo do distúrbio a ser tratado. Basta preparar uma mistura de argila com água fria para se obter um creme, e aplicar a compressa com uma gaze.

    Remédio para hemorroida: Recomendações

    Além dos remédios para hemorroidas e receitas naturais, algumas recomendações preventivas são sempre bem vindas para evitar o surgimento de hemorroidas. São elas:

    • Tente evitar o papel higiênico que costuma irritar e aumentar a inflamação. Utilize lenços umedecidos e lave a região anal com ducha higiênica, secando com toalha de algodão;
    • Procure adotar uma dieta saudável à base de alimentos ricos em fibras como arroz integral, pão com cereais, linhaça e gérmen de trigo e frutas frescas. Isso faz com que as fezes fiquem mais moles e não causem dor durante a evacuação;
    • Beba muito líquido, cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia, e evite as bebidas alcoólicas;
    • Respeite a necessidade de evacuar indo ao banheiro assim que sentir vontade e evite fazer muita força para evacuar;
    • Permaneça sentado no vaso sanitário somente o tempo necessário para evacuar. Se não conseguir naquele momento, tente mais tarde, e procure relaxar. Muito esforço afetará as veias que podem já estar enfraquecidas;
    • Evite permanecer muito tempo na mesma posição. Caminhe sempre que possível, inclusive no local de trabalho;
    • Pratique exercícios físicos regularmente, como caminhadas ou natação, que aumentam a mobilidade do intestino e torna as fezes mais moldadas;
    • Utilize uma almofada em forma de círculo, aberta no centro caso precise ficar sentada no trabalho por várias horas.

    Remédio para hemorroida: Cuidados extra

    Hemorroidas não são um problema sério de saúde. Entretanto, é necessário procurar imediatamente um médico especialista caso observe os seguintes sinais:

    • Sangramento anal intenso acompanhado ou não de fezes;
    • Sangramento que persiste por uma semana ou mais;
    • Endurecimento da saliência externa que se formou no ânus.

    Recomendados Para Você:

           

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.