Remédio para Dor de Ouvido: Caseiro, Gotas, Nomes

A administração de um remédio para dor de ouvido pode ser necessária devido a diversas circunstâncias.

0 780

A administração de um remédio para dor de ouvido pode ser necessária devido a diversas circunstâncias, uma vez que a otite pode ocorrer em pessoas de todas as idades. Nas crianças ela é causada, na maioria das vezes, por algum tipo de infecção e, nos adultos, como resultado de problemas articulares.

A dor de ouvido tende a se manifestar com alguns sintomas clássicos, como pressão e febre (em casos de infecção), afetando a audição e sendo percebida como uma espécie de rolha ou tampão que reduz a intensidade dos sons recebidos.

Essa interferência na capacidade auditiva é chamada de “hipoacusia” e, geralmente, desaparece espontaneamente quando o problema que a origina é tratado.

O tratamento indicado pelos médicos costuma incluir antibióticos em gotas para combater a infecção, embora, em casos mais graves, seja necessário extrair pus para permitir que o medicamento penetre adequadamente.

Quais são as principais causas da dor de ouvido?

A maioria das infecções de ouvido bloqueiam a Trompa de Eustáquio, canal responsável pela drenagem dos fluidos que se acumulam no ouvido médio, de modo que esses líquidos se acumulam causando uma ligeira sensação de pressão.

Dependendo da gravidade, a infecção pode ser mais ou menos aguda e, em alguns casos, requerer cuidados especializados a fim de evitar a sua propagação para outras áreas ou danos severos ao canal auditivo (capazes de interferir permanentemente na audição).

Normalmente, essas infecções são pontuais e não geram maiores complicações; em outros casos, podem se tornar crônicas em consequência de um mal funcionamento do ouvido ou algum outro problema de saúde, tais como:

  • Infecções sinusais que podem se espalhar para os ouvidos se não forem adequadamente controladas;
  • Infecções dentárias, como gengivite, periodontite e cáries também podem causar infecções de ouvido quando não recebem atenção;
  • Mudanças de pressão, como aquelas que ocorrem durante o mergulho, podem gerar dores intensas de ouvido quando o processo correto de descompressão não é executado;
  • Perfuração do tímpano, produzida como resultado de sucessivas infecções ou lesão;
  • Artrite da articulação temporomandibular (ATM), tipo específico de artrite que afeta a mandíbula;
  • Ouvido de nadador (otite externa), que pode ocorrer acidentalmente em banheiras, piscinas e chuveiros a partir da introdução de água no ouvido;
  • Por fim, o acúmulo excessivo de cera também pode ser fonte de dor em alguns casos.

Remédio caseiro para dor de ouvido

Quais remédios caseiros são realmente bons? Essa informação, certamente, é muito útil, uma vez que a dor de ouvido é uma condição que provavelmente teremos de enfrentar algumas vezes ao longo da vida. Confira, a seguir, algumas das soluções caseiras mais conhecidas e amplamente utilizadas como remédio para dor de ouvido:

Compressas de água quente

Aplicar calor diretamente na região afetada pode ajudar a aliviar a dor. Se você tiver algum resquício de líquido no ouvido, uma compressa quente ajuda a secá-lo.

Se você não tiver uma compressa em casa, coloque uma toalha umedecida em água quente sobre o ouvido durante cinco minutos. Outra opção consiste em usar o ar quente de um secador de cabelos por, no máximo, 3 minutos, para evitar queimaduras.

Alho

O alho possui propriedades antibacterianas que ajudam a eliminar possíveis infecções no ouvido. Descasque um dente de alho e amasse-o até extrair seu suco. Aplique esse líquido na entrada da orelha, cuidando para não o deixar penetrar dentro do ouvido.

Uma boa ideia é adicionar algumas gotas de azeite que, por sua vez, podem agir como lubrificante e, assim, combater possíveis sintomas como coceira ou ressecamento.

Goma de mascar

Mascar chicletes pode auxiliar a gerar maior ventilação junto à tuba auditiva e, assim, permitir sua drenagem e o alívio da pressão causada pela dor de ouvido.

Cebola

A cebola vem sendo usada como remédio para dor de ouvido há muito tempo. Ela tem propriedades antibacterianas e antissépticas muito úteis para reduzir os níveis de dor.

Corte uma cebola fresca e a envolva em um pano limpo. Em seguida, coloque o pano sobre o ouvido e deixe agir por 5 minutos. Repita o processo várias vezes ao dia.

Além desse método, você pode cortar uma cebola ao meio e extrair sua área central (de modo que fique oca por dentro). A seguir, aqueça-a no forno micro-ondas e aplique diretamente na orelha afetada.

Reiki

O Reiki apresenta uma série de exercícios capazes de aliviar a dor de ouvido. Um dos mais eficientes é colocar o dedo médio na entrada do canal auditivo e, com o dedo indicador, pressionar, repetida e suavemente, a frente do ouvido.

Remédio para dor de ouvido em gotas

Embora, conforme mencionado, alguns tipos de infecção possam acabar desaparecendo sozinhas, em certas ocasiões, como no caso da insistência da dor em crianças pequenas, é necessário recorrer a um bom tratamento para curar a infecção completamente e escolher o melhor remédio para dor de ouvido.

Pensando nisso, apresentamos, a seguir, algumas opções em gotas que podem ser úteis para você e sua família. Confira.

Erva Pharm Mullein Oil

Esse remédio para dor de ouvido é comercializado em forma de um óleo preparado a partir de ervas organicamente certificadas, como extratos de verbasco e alho, calêndula e erva de São João.

Tais ervas são extraídas individualmente, visando aproveitar ao máximo os seus compostos vegetais e terapêuticos. Essa medicação é facilmente absorvida pelo organismo, ativando o seu olfato para ajudar o corpo a reconhecer e usar as ervas. Não deve, contudo, ser utilizado em casos de perfuração do tímpano.

Óleo de árvore do chá

A despeito de ser mais usado para problemas relacionados à pele, o óleo de árvore do chá tem se mostrado um remédio para dor de ouvido bastante eficaz, devido, sobretudo, às suas propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias.

       

Óleo de gengibre

Um forte aliado para combater o desconforto e o incômodo gerados pelas dores de ouvido, o óleo de gengibre pode ser aquecido e colocado ao redor da orelha. Tome cuidado, porém, para não deixar o líquido entrar no ouvido.

Remédio para dor de ouvido em bebê

Segundo recentes pesquisas, 8 em cada 10 crianças desenvolvem algum tipo de infecção no ouvido antes de completar seu terceiro ano de vida. Como não é nada fácil ver nossos pequeninos chorando de dor, é fundamental encontrar soluções que sejam simples e rápidas para aliviar esse desconforto.

Um dos melhores remédios caseiros pode ser feito utilizando apenas sal grosso e uma meia esportiva:

Leve uma xícara de sal no micro-ondas por dois minutos. Depois, envolva o sal dentro de uma meia e a amarre. Teste o calor em seu braço para se certificar de que não esteja quente a ponto de ferir o bebê. Depois, basta encostar a meia no ouvido dolorido.

Não se esqueça de que, ao utilizar esse método, é preciso vigiar o bebê atentamente: sob nenhuma circunstância deixe a meia dentro do berço com a criança sozinha, mesmo se ela estiver dormindo.

Outro bom remédio para dor de ouvido em bebê pode ser feito ao aquecer uma fralda de pano com ferro quente e posicioná-la perto da orelha do bebê.

Quanto aos fármacos, o tratamento pode ser feito com a utilização de analgésicos, antipiréticos, a anti-inflamatórios e antibióticos, mas sempre com a orientação do otorrinolaringologista e do pediatra.

Remédio para dor de ouvido: Otosynalar

A eficácia do combate à dor de ouvido depende de dois fatores essenciais: a luta contra a inflamação e a eliminação de bactérias e germes responsáveis pela infecção.

Uma solução capaz de alcançar esse duplo objetivo pode ser encontrada no princípio ativo do Otosynalar, que integra acetonido de fluocinolona, sulfato de polimixina B, neomicina base e cloridrato de lidocaína.

Assim que o medicamento é administrado, a fluocinolona começa a atuar como um fator anti-inflamatório, modificando o eczema, reduzindo a sensação de pressão no ouvido externo e aliviando a dor.

O sulfato de polimixina B, juntamente à neomicina base, constrói a ação antibiótica desse remédio para dor de ouvido, conseguindo combater os germes e as bactérias que causam otite.

O cloridrato de lidocaína, por sua vez, tem função anestésica, diminuindo significativamente as terríveis dores que incidem sobre toda a região do ouvido. Essa combinação de efeitos faz com que o Otosynalar seja um dos melhores medicamentos para tratar esse tipo de dor.

Como usar o Otosynalar

A dose habitualmente indicada é de 3 a 4 gotas aplicadas diretamente no ouvido infeccionado, entre e 2 a 4 vezes ao dia.

Ressalte-se, contudo, que a quantidade de gotas e o tempo de duração do tratamento podem – e devem – ser indicados pela orientação médica.

Contraindicações de Otosynalar

Como todos os medicamentos em uso durante algum tratamento, o Otosynalar possui algumas contraindicações que devem ser seguidas pelos pacientes que pretendem iniciar seu uso, de modo a não colocar em risco sua saúde ou sua vida:

  • Pacientes com hipersensibilidade, alergia ou qualquer outro problema que possa ser causado ou agravado pela ingestão de qualquer componente presente na formulação do medicamento em questão;
  • Indivíduos com infecções causadas por fungos ou vírus;
  • Pacientes que sofrem de herpes ou varicela;
  • Em caso de perfuração no tímpano ou em sua região;
  • Mulheres no primeiro trimestre de gravidez.

Precauções de uso de Otosynalar

Além das contraindicações anteriormente mencionadas, o Otosynalar possui certas precauções que não devem ser negligenciadas:

  • O uso prolongado de corticosteroides, presentes na fórmula desse medicamento, pode causar afinamento da pele e dos tecidos subcutâneos;
  • Seu uso prolongado pode causar, também, uma reação oposta, isto é, acabar contribuindo para o crescimento de bactérias e fungos;
  • Sua administração em crianças deve ser interrompida assim que possível;
  • Pacientes com idade superior aos 60 anos, de acordo com relatos de estudos presentes em sua bula, devem utilizar o Otosynalar com grande cautela e apenas sob expressa recomendação médica;
  • Em caso de reações alérgicas, o futuro uso de Canamicina, paromomicina e estreptomicina, que são antibióticos, será dificultada e, alguns casos, até inteiramente bloqueada pelo próprio organismo do paciente.

Formas de aliviar dor de ouvido

Acompanhe, agora, excelentes dicas que separamos para auxiliar você a tratar a dor de ouvido:

  • Não fume: tanto os fumantes quanto os seus filhos são mais propensos a ter dores de ouvido;
  • Evite a entrada de água ao nadar. Há, no mercado, tampões especiais que impedem a infiltração de água na cavidade auditiva;
  • Em caso de infecção nasal, mantenha os dutos nasais limpos com soro fisiológico para impedir que ela se espalhe e chegue ao ouvido;
  • Compressas frias (de aplicação externa) podem ajudar a aliviar a dor enquanto a infecção diminui;
  • Notifique o médico se houver secreção anormal e febre ou se os sintomas persistirem por mais de 5 dias;
  • Use sprays para remover os resquícios de cera do ouvido, pois os cotonetes tradicionais podem machucar ou apenas empurrar a cera ainda mais para dentro;
  • Não enfie o dedo ou insira outros objetos para coçar. Isso aumenta as chances de a infecção piorar;
  • Evite contrair o vírus da gripe comum – uma das causas mais comuns desse tipo de dor. Para evitar sua propagação, adote medidas preventivas, lavando bem as mãos várias vezes ao dia, praticando exercícios para fortalecer o seu sistema imunológico e adotando uma dieta equilibrada com ingestão adequada de vitaminas e minerais;
  • Faça um teste de detecção de alergias. Diversas reações alérgicas têm a dor de ouvido como um dos seus sintomas. Portanto, se você sofre frequentemente com esse problema, é altamente recomendável realizar o teste para descobrir se há algum tipo de alérgeno que está causando irritação em seus ouvidos.

 Ibuprofeno para dor de ouvido é bom?

O Ibuprofeno é um remédio pertencente ao grupo de anti-inflamatórios não esteroides (ANEs). Ele apresenta, também, função analgésica e antitérmica. Como não é preciso receita médica, você pode adquiri-lo em qualquer farmácia.

Ao utilizar o Ibuprofeno como remédio para dor de ouvido, lembre-se de seguir rigorosamente as informações da bula e tenha em mente que as dosas para crianças são, geralmente, baseadas no peso.

Dipirona para dor de ouvido é bom?

A dipirona é um dos remédios mais populares. Provavelmente, você tem em sua casa. Embora ele seja capaz de aliviar a dor, sua eficácia dependerá do tratamento da causa específica, o que poder variar bastante dependendo da região do ouvido afetada.

Quando, além da existência da dor, houver manifestações de febre e/ou aumento de volume no conduto auditivo externo ou em seu entorno, você deve procurar assistência médica, a fim de obter a indicação necessária para selecionar o remédio para dor de ouvido ideal para você.

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.