Remédio Caseiro para matar pulgas: Conheça os melhores

O bicarbonato é um ótimo remédio caseiro para matar pulgas. Pegue um recipiente e coloque 1 copo de requeijão de vinagre de maçã, meia colher de chá de sal marinho, meia colher de chá de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sopa de água morna.

0 2.214

As pulgas são um problema e tanto! Normalmente quando esses bichinhos aparecem, dificilmente eles vão embora. E não é sempre que podemos gastar com dedetizações ou mesmo utilizar remédios, que normalmente são bem caros para solucionar esse problema tão indesejável. É nesse momento que uma das melhores soluções é buscar algum remédio caseiro para pulgas, que além de baratos é um método natural.

Normalmente quem mais sofre com as pulgas são os donos de animais domésticos, como gatos e cachorros, mas não é só com os animais que essas “benditas” se proliferam não.

Existem muitos casos de pulgas em carpetes, estofados e tapetes, mesmo que não haja animais de estimação no local.

Pensando em você que não aguenta mais gastar dinheiro com remédios tão caros para tentar eliminar as pulgas e tampouco aguenta mais gastar com caras dedetizações, iremos ensinar receitas de remédio caseiro para pulgas e assim se livrar elas uma vez por todas.

Acompanhe conosco nesse artigo, os melhores remédios caseiros para matar pulgas, confira!

Pulgas: o que são e como se proliferam?

Pulgas são pequenos insetos, de cor preta ou castanho-escuro, que sugam sangue para se alimentar. Possuem três pares de patas, sendo que os últimos deles, utilizados para o salto, são os mais desenvolvidos.

Os machos e as fêmeas, se alimentam única e exclusivamente do sangue sugam, através da pele de animais e de humanos também.

Existem cerca de 2 mil espécies de pulgas existentes, e a mais comum delas, é a Ctenocephalides felis felis, que cerca de 90% de cães e gatos possuem.

E mesmo sendo essa criatura minúscula, ela consegue pôr cerca de 2 mil ovos em toda sua vida, ou seja, se proliferam extremamente rápido. E esses ovos passam por inúmeras transformações, que são conhecidos como os ciclos das pulgas.

É muito importante saber bem a respeito deles, e entender como ocorre sua re-infestação em sua casa e em seus animais.

O ciclo está dividido em 4 fases, são elas:

  • Ovo

Mesmo que os ovos sejam depositados sob a pele do hospedeiro (animais ou humanos), os ovos não chegam a aderir, nem aos pelos dos animais, como também na pele humana.

Os ovos são bem escorregadios, e caem rapidamente no chão, se mantendo normalmente nas frestas de pisos, carpetes e cerdas de tapetes.

Ou seja, eles podem ser encontrados nos mais diferentes locais onde o animal infestado passar. E os ovos das pulgas, ao chegar na fase adulta, se transforma então, em larvas.

  • Larvas

As larvas não gostam de contato com a luz, ou seja, sempre se movimentam por baixo de onde estão localizadas. Se escondem principalmente em níveis mais profundos de tapetes, camas dos cachorros, frestas, da mesma maneira que o ovo, porém mais escondidas possíveis.

E assim chegando no nível adulto, as larvas se transformam em pupas.

  • Pupas

Pouco se fala desta forma da pulga, porém, ela é tão importante quanto qualquer outra fase do ciclo da pulga.

A pupa tem o formato de um casulo, podendo sobreviver em diferentes ambientes por até 6 meses. Como ele é viscoso, o casulo fica coberto de resíduos muito rapidamente, ajudando a se camuflar.

A pupa também foge da luz, e em muitos casos, fica tão bem escondida que por mais que você limpe toda sua casa, dificilmente irá encontra-las.

  • Pulga Adulta

Essa já é a fase como vemos as pulgas normalmente, podendo estar não somente em seu animal, como na cama, casinhas de cachorros e etc.

A pulga põe os ovos e se alimenta de sangue, como já foi citado acima, e elas preferem os cachorros, por possuírem o sangue mais quente do que de nós humanos.

E ao contrário das larvas e da pupa, as pulgas preferem a luz, elas ficam então na parte superior dos tapetes, pelos e também na cama onde os animais dormem, sempre aguardando um novo hospedeiro, no caso, de preferência os cachorros.

Onde as pulgas sobem?

As pulgas também sobem em pernas de cadeiras, sofás, cortinas e diferentes móveis.

E já reparou que vemos mais as pulgas, normalmente, em uma determinada época do ano?

Isso ocorre, porque as pupas para se transformarem em pulgas, necessitam de uma condição ideal de umidade e temperatura. E isso normalmente ocorre em estações mais quentes e mais úmidas, ou seja, no verão.

Porém, essa é a infestação de maneira visível, da pulga adulta, em outras estações também ocorre sua proliferação, mas de outras formas, ovo, larvas e a pupa.

E por que as pulgas sobem em pessoas?

Normalmente as pulgas vão atrás de um humano, quando não encontram o animal por um determinado tempo, então elas precisam se alimentar, como não encontra a presença do animal, elas sobem em pessoas.

Doenças que as pulgas podem transmitir

Encontrar um remédio caseiro para pulgas é essencial para a vida saudável de seu bichinho. A doença mais comum que as pulgas transmitem, através de suas mordidas, é o tifo endêmico ou conhecido também como murinho. Causando verminoses – Dipylidium caninum, dermatites alérgicas, estresse, viroses e anemia.

A transmissão dessas doenças acontece, quando alguma pulga está infectada por algum destes micro-organismos, já que a mesma é um parasita, ao picar seu hospedeiro em busca de sangue para se alimentar, acaba transmitindo esses problemas para animais e em alguns casos até para nós humanos.

Agora que você já sabe como são os ciclos das pulgas e como as mesmas se proliferam, vamos começar a indicar diferentes remédios caseiros para pulgas, desde os ovos até sua fase adulta. Acompanhe.

Produtos químicos ou naturais?

A grande diferença que existe entre os remédios caseiros e os remédios químicos, é que os caseiros são sempre mais suaves. Quando você faz os remédios para pulgas na sua própria casa, você não estará prejudicando a saúde de seu animalzinho e também de todos que vivem em sua casa, principalmente problemas alérgicos e respiratórios.

Não conhece nenhum tipo de remédio caseiro para pulgas? Hoje preparamos uma lista especial sobre diversas opções de remédios caseiros para matar pulgas, onde você vai poder fazer diretamente de sua casa, e dar fim de uma vez por todas nesses bichinhos tão indesejáveis.

Remédios caseiros para matar pulga

Se você tem um animal de estimação em casa, certamente, as pulgas já foram um grande problema para você ou ainda serão. E como esse problema deve ser monitorado regularmente, se mantendo sempre atento se o seu animal sai bastante para a rua e principalmente, se ele manter contato com outros animais.

As pulgas se alimentam de sangue dos animais, e como em alguns casos, também podem afetar a nós humanos, provocando diferentes doenças a todos os moradores do local, principalmente crianças e idosos.

É extremamente importante não deixar que as pulgas se desenvolvam e muito menos se proliferem em sua casa, então com esses remédios caseiro para matar pulgas, certamente você terá excelentes resultados e se verá livre delas. Confira:

  • Bicarbonato

O bicarbonato é um ótimo remédio caseiro para pulgas. Pegue um recipiente e coloque 1 copo de requeijão de vinagre de maçã, meia colher de chá de sal marinho, meia colher de chá de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sopa de água morna.

Pegue a mistura e coloque em um borrifador e ele já estará pronto para ser utilizado como um excelente remédio caseiro contra pulgas.

Pegue a solução e passe por todo o corpo do seu bichinho, principalmente nas regiões mais afetadas. Você verá como em pouco tempo as pulgas serão repelidas de maneira natural.

Mesmo que o remédio tenha bastante eficácia, é recomendável depois de algumas horas que da aplicação, você pegar o seu animalzinho e verificar se ainda restaram algumas pulgas. Escove os pelos dos seus animais com frequência, isso ajuda bastante na prevenção contra pulgas.

  • Ácido bórico

Outro ótimo remédio caseiro para pulgas é o ácido bórico. O ácido bórico possui quase que a mesma função que o sal tem na eliminação de pulgas. Ele atua como um “secante”, fazendo com que havendo a desidratação ocorra e faça com que as pulgas também fiquem desidratadas, e as levando a morte.

Como já falamos acima, pulgas precisam de locais úmidos e mornos para se manterem vivas. Pegue um borrifador, coloque 2/3 de ácido bórico dentro do mesmo para conseguir manuseá-lo sem riscos.

Passe em estofados, tapetes, almofadas, sofás, onde quer que você polvilhe o ácido bórico, lembrando de tirar sempre todos os outros itens que estejam próximos a região que será utilizado, como brinquedos, bolsas, sapatos e qualquer outro objeto que você tiver contato com as mãos.

Passe o ácido bórico com camadas finas, jogando aos poucos e utilizando uma escova de cerdas macias para ajudar a espalhar sobre a superfície.

Para sofás você pode utilizar uma escova de mão, trabalhando toda a área debaixo das fendas dos estofados. Porém, o ácido bórico pode descolorir alguns tecidos, a dica é fazer um teste antes de aplicar por toda a área.

Deixe agir de 24 a 48 horas e depois utilize um aspirador para remover o ácido bórico.

  • Álcool e óleo

Em um pequeno recipiente, adicione uma parte de óleo e duas partes de álcool, pode ser qualquer um que você tenha em sua casa.

Umedeça uma gaze ou um pano e passe por todo o corpo do seu animal, diversas vezes.

O álcool irá funcionar como um antisséptico, e as pulgas irão ficar literalmente tontas, e o óleo fará com que as mesmas escorreguem para o chão.

  • Camomila

Uma planta muito utilizada para infusões pode ser utilizada também para eliminar as pulgas do seu cachorro.

Faça um chá com as flores da camomila com uma xícara de água, depois coe, pode utilizar o chá de saquinho também sem problemas.

       

Pegue um algodão e molhe generosamente no chá, passe por toda a pele do seu cachorro, principalmente nas áreas mais críticas, onde tenha mais incidência de pulgas, como nuca, orelha e ao redor do ânus.

Depois passe um pano com o chá em toda a casa também. Esse é um eficaz remédio caseiro para pulgas.

  • Limão

Todas as frutas cítricas são excelentes remédios caseiros para pulgas, e você pode substituir o limão, por qualquer fruta cítrica que você tenha em sua casa, como tangerina ou laranja, por exemplo.

Pegue uma panela, adicione 500ml de água e coloque o limão cortado ao meio, depois de ferver, ferva por 2 minutos e depois abaixe o fogo e deixe cozinhando por meia hora.

Pegue um pulverizador, coloque o líquido e aplique em todo o corpo do animal, tome cuidado somente para não cair nos olhos. Com o que sobrar, desinfete toda a casa, principalmente camas e todo o piso.

  • Vinagre de maçã

O vinagre é um excelente antibactericida, e atua também como um verdadeiro exterminador de carrapatos e claro, pulgas, incluindo até piolhos! Em um pequeno recipiente, coloque uma parte de água e outra parte de vinagre.

Pegue um pano limpo, mergulhe ele todo no líquido, torça e passe por todo o corpo do seu bichinho. Ou se preferir, depois do banho do animal, utilize essa mistura como último enxague

  • Vodca, vinagre e ervas naturais

Mesmo que pareça um tanto quanto estranha, essa combinação é uma excelente ajuda como remédio caseiro para acabar com as pulgas do seu cachorro.

Coloque em um recipiente, uma colher de vodca e uma colher de vinagre de maçã, e coloque 3 gotas de óleo de eucalipto, uma de alecrim ou cedro e duas gotas de lavanda.

Adicione duas gotas de sumo de limão e algumas folhinhas de hortelã, misture todos os ingredientes com 3 xícaras de água fervente. Deixe esfriar, coe e coloque em um borrifador.

Passe por todo o corpo do seu cachorro, roupas, camas e nos pisos.

  • Levedura de cerveja

A levedura de cerveja é uma excelente fonte de vitamina B1, o que faz com que o odor do sangue de seu animal modifique, deixando assim, um odor desagradável para as pulgas.

Compre a levedura de cerveja em pó, espalhando uma colher de sopa por todo o corpo do cachorro, esfregue adicionando um pouco de água e depois enxague completamente.

Isso certamente irá fazer com que as pulgas sumam, e ainda irão curar as feridas já existentes por suas picadas.

Remédios caseiros para pulgas em gatos

Não é somente os cachorros que sofrem com as pulgas, os gatos principalmente sofrem por terem maior costume de dar passeios na rua, ficando mais em contato com animais que possam estar infectados pelos parasitas.

E os gatos, são animais um pouco mais sensíveis, e caso não seja logo tratado, os problemas com as pulgas, podem se tornar em casos de anemia e em raros casos, até em morte.

Veja alguns remédios caseiros para pulgas específicos para gatos:

  • Vaselina

Um produto que traz com ele inúmeros benefícios. Ele é muito eficaz em eliminar pulgas, principalmente em gatos filhotes.

Pegue seu gato, e enquanto estiver escovando sua pelagem, pegue um pente e passe nele um pouco de vaselina, sempre que ver uma pulga, passe uma boa quantidade de vaselina no pente.

A vaselina imobiliza as pulgas e será muito mais fácil de conseguir eliminá-la de seu gatinho.

  • Água morna e sal

As pulgas odeiam água salgada, e por isso que a água com sal é um ótimo repelente para os gatos.

A solução deve ser utilizada para a limpeza de sua casa, jamais passe na pelagem do seu gato, utilize como se fosse um produto de limpeza mesmo.

Limpe toda a casa, pisos, superfícies e todos os locais que seu gato permaneça em sua casa. Utilize também o sal puro em determinados tapetes, móveis e tecidos, isso fará com que esses ambientes fiquem secos e isso fará com que as pulgas vão embora.

Remédios caseiros para pulgas – ambientes

Como sabemos, a guerra contra as pulgas, não é somente tratada no pelo dos animais, porque as pulgas se proliferam se escondendo em diversos pontos de nossa casa.

Por esse motivo, é muito importante cuidar da prevenção também em todo o ambiente da sua casa, evitando que seu animal, seja novamente afetado.

As pulgas se escondem com facilidade em tapetes, almofadas e camas, e pensando nisso, também vamos falar sobre remédios caseiros para pulgas para todos os ambientes de sua casa, acompanhe.

  • Cânfora

A cânfora é um excelente remédio caseiro para pulgas, porque possui grandes propriedades desinfetantes, repelentes e inseticida que eliminam as pulgas muito rapidamente nos locais que a mesma for borrifada.

Pegue 3 folhas de cânfora, 2 copos de álcool e 1 copo de chá de alecrim, bem forte.

Coloque o álcool e a cânfora em um recipiente e deixe repousando por um dia, depois somente de 24 horas que você irá adicionar o chá de alecrim.

Para fazer o chá de alecrim, coloque duas folhas secas e uma xícara de água.

Coloque a mistura em um borrifador e aplique em todo o ambiente, principalmente em carpetes, almofadas e no piso, que é onde se encontram muitas pulgas em formato ainda de ovo, larvas e pupas.

  • Cravo da índia

Esse remédio caseiro para pulgas, a base de cravo da índia, pode ser utilizado tanto em ambientes como também em animais, pois não possui nenhum efeito colateral nos bichinhos.

Misture 30 gramas de cânfora, 100 gramas de cravo da índia, 1 litro de álcool de cereais e 1 copo de vinagre branco.

Misture bem todos os ingredientes, e deixe descanso por um dia, coloque a mistura em um borrifador e aplique em toda sua casa e também em cachorros ou gatos, mas no momento do banho.

Tome muito cuidado somente para não deixar cair em contato com os olhos e nem a boca do seu animal, deixe agir por cerca de 15 minutos e dê banho normalmente.

  • Absinto

Uma planta medicinal, de origem europeia, é um excelente inseticida natural. Plante em seu jardim e terá um excelente remédio contra as pulgas. Coloque também pequenos sacos, com a planta em todos os cantos da casa, principalmente onde o animal mais costuma ficar.

  • Sal

Pegue toda as almofadas da sua casa e passe sal sobre elas. Isso fará com que as pulgas morram, pois o sal seca o ambiente que elas necessitam para crescer, que sempre precisa ser úmido, como já falamos acima.

Pode deixar o sal agindo por alguns dias e então as aspire com a ajuda de um aspirador. Faça isso por várias semanas seguidas.

  • Lavanda e alecrim

Plante essas ervas em seu jardim e não irá somente afastar só as pulgas, como diferentes tipos de parasitas e insetos.

  • Aparas de cedro

Outro remédio caseiro para pulgas excelente! Pegue a cama do seu cachorro e coloque aparas de cedro dentro delas, nos cantos de sua casa e embaixo dos seus móveis.

Pode coloca-las diretamente ou então dentro de saquinhos. O cheiro do cedro irá fazer com que as pulgas vão embora. Fique atento somente a reação de seu cachorro, pois alguns podem ter alergia a cedro.

Veja agora dicas para auxiliar na extinção das pulgas de sua casa, depois da utilização dos remédios caseiros que indicamos:

– Utilize um aspirador e passe por todo o tapete, carpetes, almofadas e camas para retirar os ovos de pulgas que possam estar neles contidos;

– Lave sempre todos os objetos de seu animal de estimação, como cobertor, travesseiro e a cama que ele dorme;

– Lave a roupa de cama de toda a família;

– Limpe sempre o ambiente onde os animais mais costumam ficar em sua residência.

Como pôde perceber, as pulgas são problemas sérios e que merecem nossa atenção. Podendo causar diversas doenças, e em alguns casos, se ainda filhotes, até a morte de muitos animais.

Utilize nossas dicas de remédios caseiros para pulgas e elimine de uma vez por todos esses parasitas tão indesejados, tanto de seus animais como de todo o ambiente de seu lar!

Também é possível utilizar coleiras especiais para acabar com pulgas e outros parasitas, como carrapatos. Caso os remédios não funcionam, procure algum especialistas que irá auxiliar e erradicar as pulgas.

Para evitar esse problema, dê banhos regulares nos animais de estimação, e higienize o lugar onde eles costumam ficar mais.

Caso o problema não consiga ser resolvido, recomendamos que procure um veterinário e também remédios que atuem diretamente no foco do problema e acabe com as pulgas do seu meio. Boa sorte!

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.