Remédio Caseiro para Diarreia: Saiba agora como acabar com a diarreia

0 14.225

Se há um desconforto pelo qual ninguém gosta de passar é sofrer com desarranjo, piriri, desinteria ou a famosa dor de barriga. A sensação antes de ir ao banheiro é uma das piores e só quem já passou por isso sabe bem como é. Muitas pessoas sofrem com esse mal de maneira aguda ou crônica e hoje falaremos sobre remédio caseiro para diarreia.

Dicas rápidas de como acabar com a diarreia

  • Soro caseiro
  • Chá de camomila
  • Beba água de coco
  • Coloque bolsa de água quente
  • Arroz
  • Banana
  • Pão
  • Geleia de Maça

 

A diarreia

A diarreia tem como característica ser sempre em forma líquida (ou bem menos pastosa do que as fezes normalmente são), que vem em grande quantidade e que normalmente é acompanhada por uma dor contínua na região do intestino.

O diagnóstico da diarreia já foi mencionado acima. Se uma diarreia durar entre 2 a 3 dias, ela é considerada aguda (temporária). Se durar mais de 7 dias já pode ser considerada crônica e deve ser tratada de maneira diferente.

As causas de uma diarreia normalmente estão associadas a bactérias, vírus ou qualquer outro parasita que entre no organismo,mas também podem ser fruto de abuso de laxantes, alguma reação alérgica, alto nível de ansiedade, doença de Crohn (inflamação crônica intestinal), cólera (principalmente em regiões sem saneamento básico), distúrbio hormonais, alguns tipos específicos de antibióticos, estresse, intoxicação alimentar e muitos outros.

Cada causa vai exigir um tratamento específico para o mal sucedido, aqui iremos indicar algumas receitas caseiras e naturais para amenizar o problema.

Remédio caseiro para diarreia com Maizena

Todo mundo conhece Maizena. A farinha é constantemente utilizada na culinária para fazer deliciosas receitas que vão desde um simples bolo até em molhos especiais. O que talvez você não havia imaginado é que a Maizena é excelente para cólicas intestinais.

Isso acontece pois quando há uma cólica intestinal significa que o pH local está mais ácido que alcalino, o que acaba favorecendo a proliferação de bactérias que irão causar a diarreia e a cólica. O resultado disso é que as bactérias acabam por absorver as partículas que estabilizam o pH do intestino, causando ainda mais dor e mais diarreia.

A Maizena age de maneira muito simples: para sua digestão é necessário que o suco pancreático seja liberado (já que a sua composição é amido de milho) no duodeno (porção inicial dos intestinos) e este é alcalino, o pH dos intestinos sofrerá uma alteração de pH ácido para alcalino. Isso restabelecerá o padrão original.

Veja uma receita bem simples e fácil para fazer nesses casos:

– Encha meio copo de água
– Coloque uma colher de chá de Maizena
– Mexa bem e beba ele todo de uma vez, não em goles
– Fique deitado de barriga para baixo por 10 minutos e já sentirá as dores da cólica passar

É importante ficar atento a todos os sintomas, a Maizena não irá curar a causa da sua diarreia, porém ela irá operar de maneira que os sintomas mais graves sejam eliminados. Caso a diarreia continue, procure um médico.

Veja também: As melhores plantas que curam diabetes

Remédio caseiro para diarreia com vinagre

O vinagre é um tempero muito conhecido na culinária mundial. A princípio ele é considerado uma contaminação indesejável no processo de fermentação do vinho, mas após anos sendo descartado, descobriu-se que sua forma azeda deixava os alimentos muito saborosos, principalmente saladas.

Desde de Hipócrates, o vinagre tem sido considerado para uso medicinal. Refrescar o hálito, combater o refluxo estomacal, indigestão, diminui níveis de glicose e colesterol, entre muitas outras propriedades. Principalmente quando o vinagre em questão é o de maçã.

Acredita-se que o vinagre de maçã possui propriedades antimicrobianas, o que ajudaria no combate das bactérias que estão causando a diarreia.

Para que haja o efeito esperado, o ideal é ingerir o vinagre de maçã diversas vezes ao dia. Veja a receita abaixo para combater a diarreia:

– 2 colheres de chá de vinagre
– 1 xícara de chá de água morna

Misture a solução e beba de três até cinco vezes ao dia. Você sentirá a melhora somente após ingerir algumas vezes.

Remédio caseiro para diarreia infantil

Se a diarreia já é complicada de combater na fase adulta, quando se é criança os problemas são ainda mais graves. Isso ocorre devido a falta de defesa que o corpo infantil tem em relação ao corpo adulto.

Outro problema que acontece é o fato da criança ficar desidratada com uma maior facilidade, o que em casos extremos pode levar até mesmo ao coma. Por isso a atenção dos pais deve ser redobrada quando esse caso clínico vir a acontecer com seu filho.

Aqui vamos dar três receitas que ajudarão seu filho nessa hora e que também seja de fácil ingestão para a criança. Lembrando sempre que os pais não devem “empurrar” a comida, mas sim deixar a criança comer em seu ritmo natural.

– Arroz integral

Um alimento que talvez seja mais simples e conhecido da criança é o arroz. Na sua forma integral, o arroz é rico em fibras, o que ajuda no processo de evacuação e por consequência pode levar consigo as bactérias que estejam causando o mal.

– Alimentos com farinha

Esses alimentos irão ajudar a firmar as fezes e dessa maneira evitar o problema da diarreia. Deve-se evitar alimentos gorduroso ou com açúcar e também deve ser consumido sem exagero, no máximo duas vezes ao dia.

– Maçã

Outro alimento que a criança pode estar acostumada e que ajuda no combate à diarreia é a maçã. Ela contém muitas fibras, além de ser uma ótima alternativa de hidratação.

Chás também podem ajudar, principalmente o de camomila. Mas lembre-se de não adoçar com açúcar ou mesmo o mel.

Remédio caseiro para diarreia e dor de barriga

O que acaba complicando muito o quadro de diarreia, é que além da evacuação frequente, da desidratação e da fraqueza muscular, as dores no abdômen são muito intensas. Por isso vamos receitar algumas soluções que ajudam na diarreia e também nas cólicas intestinais.

– Soro caseiro

Para reequilibrar seu pH e também hidratar seu corpo, o soro caseiro é uma ótima opção. Para fazer é bem simples: 1 copo de água, 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de sal. Beba com frequência durante o dia.

– Chá de camomila

       

Além de ajudar a restabelecer a flora intestinal, o chá de camomila pode ajudar também no alívio das cólicas intestinais. Beba de 2 a 3 vezes no dia.

– Beba água de coco

Outro produto que ajuda e muito na hidratação do corpo, recompondo os sais minerais perdidos na diarreia e no suor em excesso causado por esse sintoma.

– Bolsa de água quente

Para aliviar as cólicas causadas pela diarreia, a bolsa de água quente é uma excelente alternativa. Esquente cerca de meio litro, até um pouco antes de começar a borbulhar, coloque em uma bolsa e deixa-a em cima da barriga ou das costas. Repita o processo sempre que tiver um pico de dor.

– Arroz, banana, pão e geleia de maçã

Uma refeição dessa deve ajudar o seu intestino a funcionar melhor e combater a diarreia. São alimentos ricos em fibras, potássio e ajudam a firmar as fezes.

– Produtos com lactobacilos vivos

Importantíssimos para manter a flora intestinal em dia, os lactobacilos vivos vão ajudar a recompor a região e expulsar as bactérias que estão causando a diarreia.

Remédio caseiro para diarreia e vômito

Além das cólicas intestinais que costumam surgir com a diarreia, outro grande problema que normalmente vem acompanhado (principalmente em casos de virose) é o vômito. A situação além de desagradável acaba por agravar o debilitado quadro de quem está passando por essa situação. Veja algumas receitas que você pode fazer para tratar vômito e diarreia com produtos que tem em casa.

– Chá de boldo

Um dos mais conhecidos remédios naturais para mal estar estomacal é o boldo. O chá dele tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o que acaba acelerando o processo de alívio dos sintomas. Faça uma xícara de água morna para uma colher de sopa da erva. Beba ao menos três vezes ao dia.

– Chá de cravo-da-índia e gengibre

Essa mistura é muito eficaz para inflamações, dores no corpo e também para aliviar vômito e o mal estar estomacal. Para o preparo você irá precisar de 1g de cravo-da-índia e 1g de gengibre descascado e ralado para cada xícara de água quente. Beba ao menos uma vez ao dia, até o fim dos sintomas.

– Água de arroz

Outro excelente remédio para casos de virose é aquela água que junta no arroz quando ele está cozinhando. Basta cozinhar ser arroz normalmente e quando a água já estiver bem branquinha, separe um copo dela. Misture com um pouco de sal e beba. O resultado é bem rápido.

Remédio para diarreia de farmácia

Em alguns casos a situação exige algo a mais para conter todos os sintomas que vêm junto com a diarreia. Nestes casos, existem alguns remédio facilmente encontrados na farmácia que podem auxiliar no alívio da diarreia.

Esses remédios vão ajudar na diminuição dos movimentos intestinais, o que faz com que o intestino tenha mais tempo para absorver a água das fezes. Dessa maneira suas fezes ficaram menos aguadas, o que diminuirá a incidência de diarreia.

– Loperamida

Esse remédio serve para ajustar a flora intestinal e serve tanto para diarreia aguda quanto a crônica. Deve ser ingerido um comprimido a cada vez que for ao banheiro com diarreia. O remédio deve ser tomado até que o quadro de diarreia tenha sido revertido.

– Racecadotrila

A ação deste medicamento é eficaz e segura, já que o seu ativo não prejudica a motilidade (capacidade de movimento) do intestino. Isso é importante para que o mesmo volte a suas atividades normais. O uso do medicamento deve ser de 8 em 8 horas até o quadro diarreico for estabilizado. O remédio age diretamente contra a evasão de líquidos pelo intestino, fazendo assim com que as fezes fiquem mais firmes e que não se perca tanto eletrólise. Os primeiros resultados podem ser sentidos após 30 minutos da ingestão do medicamento.

– Biovicerin

A ação do biovicerin é um pouco diferente do que a dos primeiros dois remédios. Aqui ele combate as bactérias que estão atuando no intestino. Por consequência a diarreia que era um dos sintomas da bactéria irá parar de acontecer. O indicado é tomar um flaconete a cada 4 horas.

Sempre leia a bula antes de tomar o medicamento a fim de verificar possíveis contra-indicações.

Chá de boldo como remédio caseiro para diarreia

O boldo é uma das plantas medicinais mais conhecidas e entre muitas das suas propriedades está a antiespasmódica, anti-séptica, antibacteriana, anti-inflamatória, sedativa, antioxidante e anestésica. Devido a essas propriedades, o boldo se tornou remédio alternativo número para problemas digestivos, pois age na dor e na causa da dor.

Apesar de muitas farmácias de manipulação usarem o boldo em diversos compostos, a forma mais utilizada da planta continua sendo o chá. Apesar de ser natural e muito eficaz, o boldo não é indicado para mulheres no período de gravidez, pois ele pode ser abortivo. Além disso também não é indicado para pessoas com hepatite aguda, pancreatite ou doenças biliares.

No caso da diarreia o boldo age de duas formas: a primeira aliviando as cólicas intestinais causadas pela disfunção do intestino e a segunda maneira é com sua ação antibacteriana, que combate as bactérias que podem estar causando a diarreia.

Para o chá de boldo, a proporção 20g da planta para 1 litro de água é a mais recomendável. Beber o chá morno, ao invés de quente também e o mais correto.

Remédio caseiro para diarreia crônica

Há diversos motivos para um diarreia se tornar crônica. Pode ser devido a deficiência da imunidade, um câncer no intestino, doenças inflamatórias intestinais ou outras causas. Cada caso tem seu tratamento específico, o que vamos falar aqui é de receitas que podem amenizar e ajudar no dia a dia.

Primeiramente saiba de alguns hábitos que podem complicar ou contornar o quadro de diarreia, como por exemplo:

– Consumir cafeína, laticínios ou alimentos com muito açúcar. Eles ajudam a piorar a diarreia.
– Beber bastante líquido sempre mais que 2 litros por dia. Outra excelente opção para hidratação é a água de coco.
– Optar por uma dieta rica frutas e verduras, evitando alimentos excessivamente gordurosos.
– Em picos de diarreia, procure sempre descansar bem, visando recuperar o corpo.

Um excelente remédio caseiro para controlar a diarreia é a canja de galinha. Arroz, frango, cenoura e sal. Essa é a combinação ideal para ajudar o intestino a funcionar, firmar as fezes, recuperar os sais e reter os líquidos. Coma ao menos uma vez por dia e se sentirá muito melhor. Veja a receita completa:

– 1 peito de frango sem osso e sem pele
– 1 xícara de arroz
– 2 cenouras descascadas e cortadas em cubos
– Sal a gosto


Corte o frango em pedaços e deixe-o cozinhar. Feito isso, adicione na mesma panela a cenoura e logo após o arroz e o sal. Assim que a cenoura estiver no ponto é a hora de colocar na mesa.

Se desconhece o sintoma de sua diarreia crônica, procure um médico imediatamente para iniciar o tratamento mais adequado.

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.