Quanto custa uma limpeza de pele? Masculina e Feminina

0 180

Como todo tipo de pele, a pele oleosa tem lá suas desvantagens. Uma delas é estar mais suscetível à acne e ao aparecimento dos temidos cravos e espinhas. Assim, quem costuma ter esse problema sabe bem quanto custa uma limpeza de pele para manter a saúde e os poros desobstruídos do rosto.

Não tem jeito, a solução para as constantes inflamações na pele sempre será uma boa limpeza de pele. Seja através de receitas de esfoliantes caseiros ou tratamentos estéticos profissionais com ácidos, a limpeza de pele é fundamental para retirar o excesso de oleosidade da pele e impurezas que a impedem de respirar normalmente.

Mesmo quem não tem a pele oleosa pode se beneficiar do tratamento, pois os agentes poluentes e a ingestão de alimentos gordurosos contribuem para o aparecimento de cravos, espinhas e outras impurezas que afetam a saúde dos poros e das células do rosto.

Assim, a limpeza de pele não é apenas indicada como tratamento da acne e remoção de cravos e espinhas, mas para remover células mortas e promover uma limpeza profunda para que a pele consiga absorver melhor os seus nutrientes.

Segundo dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma das maiores vantagens da limpeza de pele é a evolução da técnica, que passou a ser menos dolorosa graças aos novos recursos. No entanto, o mais importante no tratamento é a qualidade dos produtos utilizados e a dedicação do profissional ao realizar as técnicas com eficiência.

Para saber quanto custa uma limpeza de pele, primeiro deve-se passar por uma avaliação da sua pele para depois determinar o valor correto. Entenda todo o procedimento e quais as técnicas disponíveis utilizadas e custos abaixo.

O que é e para que serve a limpeza de pele?

limpeza

O procedimento da limpeza de pele consiste em uma limpeza mais profunda, que pode ser realizada em consultórios de dermatologia, clínicas de estética ou em casa. O objetivo é remover todas as impurezas da camada superficial da pele, desobstruindo os poros e removendo células mortas e o excesso de oleosidade.

Durante a limpeza de pele também se removem os comedões ou cravos abertos (pontinhos pretos) acima da pele e os fechados (pontinhos brancos) abaixo da pele, assim como os miliuns, pequenos cistos salientes formados pelo acúmulo de queratina, sebo e pele morta nos poros.

Essa limpeza, além de limpar e promover a regeneração celular da pele, ela também previne o aparecimento de espinhas, resultantes da inflamação crônica de cravos. Por isso, a limpeza de pele é bem vinda por todos os tipos de pele.

Isso porque ajuda a equilibrar o ressecamento e a oleosidade da pele seca, normal, oleosa e mista. Além disso, o procedimento pode ser realizado tanto no rosto, como no colo e nas costas, onde o acúmulo de oleosidade é também grande.

Principais benefícios da limpeza de pele

Como o principal objetivo da limpeza de pele é remover as impurezas, quando feita regularmente, o procedimento pode trazer muitos benefícios, como diminuir o excesso de oleosidade, promover a regeneração da pele, prevenir contra o envelhecimento precoce, manchas e acabar com as espinhas.

No entanto, a pele acnéica com muitas espinhas não deve fazer esse tratamento para removê-las, com o risco de irritar ainda mais a pele, agravar a inflamação, manchar e deixar marcas profundas.

Principais indicações e contraindicações

pescoço

Em geral, pessoas de pele oleosa costumam recorrer ao tratamento com mais frequência. Porém, devido aos seus enormes benefícios, todos os tipos de pele podem se submeter ao tratamento sem problemas, salvo algumas exceções.

Isso porque a nossa pele está sempre exposta a agentes poluidores como poluição do ar, sujeira, detritos, bactérias, resíduos de produtos, que vão se acumulando nos poros e impedindo que a pele respire adequadamente.

Além disso, o estresse excessivo, doenças de pele, problemas hormonais e suas variações durante a idade, assim como a má alimentação, também possuem influência direta na saúde da pele.

Assim, tudo isso junto ou mesmo separado pode contribuir para a obstrução dos poros ou aparecimento dos cravos e agravamento para espinhas.

Embora a limpeza de pele seja indicada a todos os tipos de pele, há algumas contraindicações. Como por exemplo, peles muito sensíveis, que costumam ficar facilmente avermelhadas, irritadas e desenvolver alergias, devem evitar o tratamento.

Dito isso, a limpeza de pele deve ser evitada também durante a gravidez, sob o risco da pele estar mais sensível e mais propensa às manchas e melasmas. Assim, as grávidas podem optar por produtos mais leves e uma limpeza mais superficial.

Pessoas com a pele bronzeada recentemente também devem evitar o procedimento para não manchar a pele, devido a melanina (substância responsável pelo escurecimento da pele) recém ativada no organismo e em plena atividade.

Deve-se evitar também tratamentos com ácidos na composição para não causar queimaduras e manchas, e a remoção das espinhas para não deixar cicatrizes.

Tipos de limpeza de pele

Apesar do procedimento ter apenas um único nome, existem vários tipos de limpeza de pele que podem ser realizadas com diferentes produtos e técnicas. Veja abaixo:

 

1 – Limpeza de pele tradicional

Como o próprio nome já diz, a limpeza de pele tradicional é a mais simples e mais popular, devido ao seu custo-benefício. A técnica retira todos os resíduos e impurezas na pele, cravos e espinhas utilizando as seguintes etapas: higienização, esfoliação, vaporização, extração e aplicação de máscara calmante. Ideal para todos os tipos de pele e sua manutenção.

2 – Limpeza de pele com peeling químico

Esse é o tipo de limpeza de pele mais agressiva com ácidos, ideal para quem possui oleosidade excessiva, problemas de acne e envelhecimento solar. Durante o procedimento, aplicam-se produtos para a assepsia da pele, seguido de uma limpeza de pele tradicional para retirar as impurezas e a aplicação de um produto químico para remover as células mortas e superficiais.

Ao remover a pele superficial, promove-se o crescimento de uma nova camada de pele regenerada e com mais elasticidade, diminuindo assim as marcas de expressão, manchas e rugas na pele.

3 – Limpeza de pele com peeling de diamante

Esse tipo de limpeza de pele é realizado através de uma esfoliação com microcristais de óxido de alumínio, com o objetivo de remover as células mortas, afinar a pele, suavizar as manchas e retirar impurezas. Assim, a limpeza de pele com peeling de diamante é indicada para quem tem muitas manchas de pele ou uma textura muito grossa.

4 – Limpeza de pele com hidratação

A limpeza de pele com hidratação consiste em remover todas as impurezas da pele, cravos e espinhas, e em seguida fazer uma intensa hidratação com produtos altamente hidratantes e um aparelho de ionização para ajudar a pele a absorver melhor os nutrientes dos produtos.

Sendo assim, ela é principalmente indicada para peles mais secas, sendo ideal para manter a pele em constante renovação e ter uma cicatrização saudável. A hidratação deixa a pele mais viçosa, promove a produção do colágeno e evita a flacidez causada por raios solares e a ação dos radicais livres.

5 – Limpeza de pele com revitalização

Assim como os outros tipos de limpeza de pele, a revitalização também remove as impurezas da pele, porém é a mais completa de todas as limpezas. Pois, o procedimento consiste em uma limpeza de pele tradicional, seguida de uma esfoliação, hidratação, nutrição e revitalização da pele, com a utilização de produtos com nutrientes como vitaminas, sais minerais, proteínas de ação anti-idade, efeito lifting e de revitalização.

Ao final, utiliza-se um aparelho com microcorrentes elétricas, com o objetivo de aumentar a hidratação da pele e ajudar no efeito lifting. O procedimento auxilia na reconstrução da pele e aumento da produção de colágeno deixando a pele saudável, macia, luminosa, menos flácida e com viscosidade. É ideal para peles mais maduras, que possuem sinais de cansaço e envelhecimento precoce.

Como é feita a limpeza de pele?

Quanto custa uma limpeza de pele depende de muitas variantes.
Quanto custa uma limpeza de pele depende de muitas variantes.

Como existem vários tipos de limpeza de pele e a maioria segue etapas bem definidas, vamos explicar abaixo a limpeza de pele tradicional.

Normalmente, o procedimento é realizado em clínicas de dermatologia ou consultórios de estética, podendo também ser feito de forma mais simples em casa. Mas, quando feito por um profissional, a pessoa é deitada em uma maca com uma proteção para os olhos, por pelo menos uma hora de procedimento.

Alguns detalhes podem variar de acordo com o tipo de limpeza de pele realizado, o local e o profissional, mas em geral a técnica possui as seguintes etapas:

  • Higienização ou assepsia da pele com produtos específicos;
  • Esfoliação da pele;
  • Tonificação da pele;
  • Bandagem com emolientes para amolecer os comedões (cravos);
  • Vapor de ozônio ou máscara térmica para dilatar os poros e remover os radicais livres da pele (dependendo dos cosméticos utilizados ignora-se o uso de calor);
  • Extração dos comedões com variações de técnicas: manual, aparelho a vácuo, extrator, peeling ultrassônico e técnica Japonesa, dependendo da pele, comedões profundos, superficiais, acne;
  • Aplicação de aparelho de alta frequência para cauterização dos locais de extração e diminuição dos poros;
  • Aplicação de máscara hidratante e calmante;
  • Finalização com massagem facial e aplicação de bloqueador solar;
  • Retorno em 6 dias para revisão da pele e aplicação de mais um cosmético.

1. Higienização ou Assepsia

       

A primeira etapa da limpeza de pele consiste em limpar a pele utilizando loções de limpeza que desengorduram e retiram toda a oleosidade da pele, assim como as impurezas superficiais e resíduos de maquiagem e cosméticos.

2. Esfoliação

A segunda etapa tem como objetivo remover todas as células mortas e afinar a camada mais superficial da pele (córnea), para facilitar a extração dos cravos, através da aplicação de produtos abrasivos específicos para uma microesfoliação da pele do rosto, pescoço e colo em movimentos suaves e circulares.

3. Vaporização de ozônio

Essa etapa visa facilitar o procedimento de extração dos cravos, através da dilatação dos poros com o vapor de ozônio de excelente efeito bactericida e fungicida. Essa dilatação promove uma maior emoliência da pele e desobstrução dos poros. Algumas vezes, utilizam-se gazes para fazer uma espécie de máscara, enquanto o jato de vapor de ozônio fica direcionado na região a ser tratada.

O tempo de exposição ao vapor deve ser de, no máximo, cinco minutos, pois o seu excesso pode ter efeitos tóxicos se inalado por tempo prolongado, principalmente em gestantes. Em seguida, aplica-se apenas o vapor de água, por mais dez minutos, sobre a pele coberta por uma fina camada de algodão embebido em solução emoliente.

4. Extração de cravos

Essa é a etapa mais longa da limpeza de pele, podendo demorar até 30 minutos, dependendo do estado da pele da pessoa. A extração dos cravos e miliuns é feita com técnicas de manipulação de duas maneiras: manualmente ou com o auxílio de um aparelho de alta frequência, ou uma combinação de ambas para um melhor resultado.

Na extração manual, o profissional remove os cravos com uma gaze ou pedaço de algodão, para evitar marcar ou machucar a pele, minimizando a dor. Os miliuns são retirados com a ajuda de uma microagulha esterilizada para romper a barreira protetora de sebo do seu interior.

Em seguida, o aparelho de alta frequência é utilizado para finalizar o processo e cicatrizar os pontos da pele que sofreram as microlesões, higienizando a área e retirando o restante de sebo, a fim de evitar o processo inflamatório e a formação de espinhas.

Todo o processo de extração deve ser feito devagar e de forma delicada, podendo usar anestésico tópico para quem é mais sensível à dor.

5. Massagem

Para finalizar, essa etapa realiza uma massagem terapêutica suave para auxiliar na absorção de substâncias hidratantes e calmantes, a fim de diminuir a vermelhidão muito comum após a limpeza. Aplica-se também compressas com loções calmantes e águas termais.

6. Máscara calmante

A etapa final consiste em aplicar uma máscara calmante à base de azuleno ou mentol, específica para cada tipo de pele, para amenizar a vermelhidão da pele, com duração de 10 minutos a 20 minutos.

7. Aplicação de filtro solar

Por fim, aplica-se um protetor solar FPS30 em forma de gel ou loção para não obstruir os poros e garantir a proteção dos efeitos nocivos dos raios solares. Pois após a limpeza, a pele estará mais sensível.

Atenção: A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) adverte para que todos os produtos utilizados na limpeza de pele sejam de boa procedência, nacionais ou importados, e dentro do prazo de validade a fim de evitar riscos de provocar alergias e irritações. Além disso, produtos manipulados, à base de ácidos ou produtos tópicos com componentes hormonais só podem ser utilizados sob orientação e supervisão médica.

Duração e frequência da limpeza de pele

Cada tipo de pele vai demandar uma frequência diferente, mas em geral a pele leva entre 30 a 40 dias para finalizar o seu ciclo de renovação. Assim, o recomendado é dar no mínimo esse intervalo para que a pele se restabeleça.

No entanto, a pele de pessoas mais jovens costumam renovar suas células mais rapidamente, em intervalos de aproximadamente 28 dias, enquanto peles mais maduras necessitam de pelo menos 40 dias para finalizar o ciclo.

Normalmente, peles normais e secas podem realizar a limpeza a cada dois meses, enquanto a pele mista e oleosa com muitos cravos podem exigir uma maior frequência. Como por exemplo, a cada mês, sempre utilizando produtos específicos para cada tipo de pele.

Já as pessoas que possuem problemas de pele ou um grau mais intenso de acne deve procurar a orientação de um dermatologista, que será capaz de fazer uma avaliação mais completa e indicar o intervalo de tempo correto para cada caso.

Cuidados especiais após a limpeza de pele

O procedimento da limpeza de pele é super seguro quando realizado da forma adequada e por um profissional responsável e experiente. Mesmo assim, todas as etapas da limpeza promovem um certo grau de sensibilidade e irritação na pele. Principalmente, durante a extração dos miliuns, que podem formar casquinhas devido aos microcortes da agulha.

Sendo assim, são necessários alguns cuidados para ajudar na recuperação rápida da pele e melhores resultados, pois ela demora cerca de 48 horas para se recuperar após o procedimento.

Proteção Solar

O uso de um protetor solar já deve fazer parte da sua rotina sempre. No entanto ele é indispensável após a limpeza de pele, pois ela estará mais sensível, delicada e mais suscetível às manchas. Por isso, recomenda-se até que o FPS seja superior a 30, para garantir uma maior proteção. Mas, o ideal é evitar a exposição solar por 48 horas.

Cuidados diários

Os cuidados diários de acordo com o seu tipo de pele devem ser mantidos para uma pele sempre saudável e bonita. Se a sua pele for oleosa, mantenha as loções de limpeza, e se for seca, continue aplicando o seu hidratante.

Um kit básico de cuidados com a pele deve contar com um bom gel de limpeza, um tônico e hidratantes diurno e noturno para prevenir o envelhecimento precoce da pele. Pode-se utilizar um esfoliante uma a duas vezes por semana para promover a renovação da pele. No entanto, o seu uso deve ser evitado nos primeiros 7 dias, pois a pele ainda estará muito sensível.

Cosméticos e maquiagem

O uso de ácidos, normalmente usados para clarear a pele, deve ser evitado logo após a limpeza de pele, principlamente se a pessoa tiver a pele muito sensível. O ideal é esperar o ciclo de renovação da pele de 40 dias.

Os cremes muito oleosos também devem ser evitados, poi podem obstruir os poros. Já a maquiagem pode ser utilizada normalmente, sendo ideal esperar por 48 horas após o procedimento.

Recomenda-se usar produtos com propriedades calmantes, como a água termal, e cicatrizantes nos primeiros dois dias após o procedimento.

Quem pode realizar a limpeza de pele?

pele homem

Apesar do procedimento de limpeza de pele poder ser feito em casa, o ideal é que ele seja feito em clínicas especializadas ou consultórios médicos (dermatologistas) por um profissional capacitado e experiente.

Isso porque a técnica requer cuidado e a habilidade. No caso de um esteticista, a parceria com o dermatologista é de extrema importância para o êxito do tratamento.

Segundo dermatologistas, para realizar o procedimento o médico deve conhecer a anatomia e a fisiologia da pele do paciente, fazer uma avaliação detalhada para estabelecer o tipo de pele e sua adequação aos cosméticos e princípios ativos a serem utilizados.

Da mesma forma, é fundamental que o profissional domine a técnica de extração e reconheça o que pode ou não ser manipulado em relação às lesões da pele e como aplicar os cosméticos.

Assim, depois de estabelecidas essas condições, a pele do paciente poderá ser tratada com segurança sem o risco de danificar a pele e provocar cicatrizes.

Quanto custa uma limpeza de pele?

Determinar o preço de procedimentos estéticos é muito difícil, pois a variação de valores nesse ramo é muito grande. Isso porque existem muitas variáveis que influenciam no valor de quanto custa uma limpeza de pele, como as técnicas empregadas, o local e a região do país onde é realizado, os materiais e produtos utilizados, e o grau de experiência do profissional.

Mas em geral, os preços são cobrados por cada sessão ou pacotes e variam em média de:

  • Limpeza de pele com hidratação: R$ 100,00 (cada sessão)
  • Limpeza de pele com revitalização: R$ 120,00 (cada sessão)
  • Limpeza de pele tradicional: R$ 90,00 (cada sessão)
  • Limpeza de pele com peeling químico: R$ 150,00 (cada sessão).

Atenção: Não importa quanto custa uma limpeza de pele, todo tratamento na pele, mesmo que seja apenas uma limpeza, deve ser realizado por profissionais capacitados e de inteira confiança, capazes de garantir a qualidade do serviço. Consulte sempre antes um dermatologista, que irá indicar o melhor tipo de tratamento ou até um profissional experiente. E fique atento, procedimentos estéticos de confiança utilizam materiais e produtos de alto custo. Portanto, desconfie de promoções e preços muito abaixo da média divulgada.

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.