Projeto em São Caetano garante segurança dos idosos no transporte coletivo

0

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul firmou parceria com a Viação Padre Eustáquio para desenvolver na cidade o projeto denominado Envelhecimento VIP, que garante aos idosos do município respeito e segurança no uso do transporte coletivo, com motoristas e cobradores conscientes e capacitados sobre suas responsabilidades no atendimento à pessoa idosa. Como parte desse programa, os gerontólogos Felipe Borges e Tiago Nascimento Ordonez, da equipe de Gerontologia da Terceira Idade sansulcaetanense, estão à frente da iniciativa e ministram palestras sobre o tema.

O Projeto Envelhecimento VIP está divido em três etapas. Na primeira delas, realizaram-se pesquisas com idosos frequentadores dos Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISEs) e com integrantes do Conselho Municipal do Idoso de São Caetano do Sul, a fim de colher opiniões e informações a respeito do transporte coletivo municipal. Já na segunda, realiza-se a sensibilização dos colaboradores envolvidos na dinâmica do transporte urbano da cidade – por meio de vestimentas, cedidas pela empresa Bigfral, que simulam a velhice avançada. Além disso, como parte da atividade, os funcionários da empresa carregam mochilas com pesos e usam óculos que simulam glaucoma, presbiopia e catarata para entrarem no cotidiano de idosos frágeis.

Na última ocorre a campanha visual (por meio de busdoor e cartazes nos ônibus municipais) de conscientização para promoção do respeito à pessoa idosa. Tal ação tem o apoio das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Segurança (Guarda Civil Municipal) e Educação (EME Alcina Dantas Feijão) de São Caetano do Sul, assim como a colaboração da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) e Bigfral.

“É um projeto espetacular, que fará os funcionários sentirem na pele as dificuldades encontradas pelos idosos nos transporte público”, avalia Carlos Henrique Silveira, diretor da VIPE.

       

Texto por: Felipe Borges, Tiago Ordonez, Izabel Cristina, Matheus Bessa e Claudia Minguini (equipe da Terceira Idade de São Caetano do Sul).

Muito bacana essa ação da prefeitura de São Caetano do Sul. O que você achou?

COMENTE COM OS AMIGOS DO SITE:
Use a caixa de comentários abaixo para trocar idéias com os leitores do site. Muitas pessoas podem interagir com você.


       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.