O uso da tecnologia pela terceira idade

pesquisa 2018/2019

1

Não dá mais para resistir ou negar! É notável o domínio dos recursos tecnológicos no mundo contemporâneo. Se toda a sociedade está dependente desta tecnologia, como anda a transição entre gerações que dela também participam?

Quero dizer sobre as pessoas que nasceram no mundo analógico e sobrevivem ao mundo tecnológico: a tão cada vez mais falada “geração 60+”.

Computador, notebook, telefone celular, smartphone, tablet, internet e entre outros recursos fazem parte de nosso cotidiano como algo quase que proveniente da natureza.

A METAMORFOSE DAS RELAÇÕES

Há cerca de 20 anos o Google nasceu e hoje domina o mundo. Há 20 anos atrás precisávamos ainda muito pouco da tecnologia em nosso dia a dia.

Com o nascimento do Orkut (Jan 2004) e do Facebook (Fev 2004) desbanca-se o ICQ (1996) que revolucionou a forma de comunicação pela internet em meados da década de 90.

Assim… surge o que chamo aqui de “a metamorfose das relações humanas”.

Jamais conseguiremos nos relacionar como antes, jamais a comunicação será a mesma e jamais conseguiremos ficar escondidos uns os outros.

Mas a transição entre uma sociedade e outra traz sérias questões como por exemplo: a barreira de comunicação e relações sociais causadas pelo advento da tecnologia.

digita

O QUE NOS DIZEM OS DADOS

A população idosa brasileira está cada vez mais em constante crescimento. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Censo Demográfico de 2010 houve um crescimento populacional da faixa etária a partir dos 65 anos de idade ou mais. Em 1991 essa população era de 4,8%, já em 2000 ocupou o patamar de 5,9% .

Em 2018 já ultrapassa 13%: cerca de 27 milhões de pessoas acima dos 60 anos! É muita coisa para taxas de natalidade que reduzem a cada ano e número de jovens que morrem mais, a cada ano.

Isso significa que em breve teremos muito mais pessoas acima dos 60, 70 anos do que crianças ou jovens na sociedade. Tal conclusão nos aponta necessidade urgente de readaptações sociais, principalmente aumentando a capacidade para uso da tecnologia pelas pessoas seniores. É importante preservarmos as relações sociais mais inclusivas e abertas o máximo possível, para uma sociedade mais saudável e harmônica.

O USO DA TECNOLOGIA PELA TERCEIRA IDADE

Para compreendermos um pouco mais sobre os desafios das pessoas acima dos 60 quanto ao uso da tecnologia, preparamos um questionário.

Assim, poderemos delimitar ações que estarão reduzindo a barreira tecnológica que limita muitas pessoas inclusive favorecendo doenças na terceira idade como por exemplo a depressão.

Se você tem 55 anos para cima, receba nosso convite e responda o questionário em 5 minutos.

Agradecemos! Clique na imagem abaixo:

pesquisa terceira idade

 

 

tech

Equipe A Terceira Idade.Net

1 comentário
  1. Junior Alves Diz

    Muito boa a matéria, sou de Belo Horizonte – MG, tenho uma loja de informatica, na área central, dentre os serviços prestados temos o de locação de computadores para acesso. Tenho clientes da terceira idade, que vêm até nós para utilizar de nossos serviços ou ate mesmo tira duvidas. O ponto que é sempre destacado, é que nem sempre as pessoas próximas não tem “tempo” para dar um auxilio ou ensinar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.