O QUE É A OSTEOPOROSE?

0

A osteoporose é uma doença osteometabólica que interfere diretamente na qualidade de vida dos pacientes podendo causar fraturas e alterações na caixa torácica, causando dificuldade de respiração, dor intensa, perda de altura e até mesmo a morte. A doença é um grande desafio para a saúde pública, atingindo todas as classes sociais.

Sua maior incidência recai sobre as mulheres. Após a menopausa, as células que reabsorvem o osso, chamadas osteoclastos, são mais estimuladas devido à redução dos níveis de estrógeno no organismo. No entanto, temos observado o crescimento de casos entre também entre os homens.

É fundamental prevenir a primeira fratura, porque cerca de 20% dos pacientes apresentam uma segunda ocorrência no ano seguinte à primeira queda.

Nos próximos 50 anos, deve dobrar o número de fraturas de quadril em homens e mulheres devido à osteoporose. Esta provavelmente será a doença do século por estarmos vivendo mais ainda sem a qualidade de vida almejada.

       

PREVENIR É A MELHOR OPÇÃO

Hoje, a melhor ferramenta de diagnóstico para a osteoporose é o exame de densitometria óssea, que avalia o conteúdo mineral do osso. Fazem parte do grupo de risco da doença pessoas com predisposição genética, mulheres na pós-menopausa e pacientes que tenham sofrido fraturas, tenham idade avançada ou façam uso de corticoesteróides, anticonvulsionantes, anticoagulantes, além dos portadores de doenças inflamatórias crônicas.

Para prevenir e tratar a osteoporose, além do uso de medicamentos, é possível investir numa dieta rica em cálcio, fazer exercícios físicos para fortalecer a musculatura e prevenir quedas, além de expor-se ao sol – o que promove a síntese da vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio e para a mineralização do osso.

Autor: Thiago Oliveira

Personal Trainer para a terceira idade

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.