O Cuidador Familiar

0 58

Nos cuidados de longa duração, muitas vezes, o Cuidador Familiar exaspera-se, irrita-se profundamente e até se deprime.

Então, o primeiro pensamento é abandonar tudo e sumir. Em alguns casos até agredir o idoso.

O Cuidador Familiar é um ser humano com seus sentimentos, limitações e necessidades como qualquer pessoa. Os conselhos e orientações são fáceis de dar, porém muitas vezes difíceis de executar.

Todavia o que se deve fazer é contar até 10 ou mais, respirar, reestabelecer o equilíbrio e voltar ao trabalho.

Fazer-se de mártir ou herói não ajuda a ninguém!

Procurar ajuda de outros membros da famíla e até de profissionais não significa incompetência.

Algumas considerações auxiliam o Cuidador na abordagem geral dos problemas a enfrentar.

Não se deve ter receio ou remorso na preservação da ordem e da disciplina. Estabelecer uma rotina diária gera segurança tanto para o Cuidador quanto para quem é cuidado.

Tirar alguns minutos do dia para descansar, sair, conversar com os amigos, fazer uma atividade física, ouvir uma música, ler um livro serão sempre atitudes produtivas.

A inversão dos papéis onde algumas vezes a filha passa a ser a pessoa que determina o que seu familiar idoso deve fazer ou comer. É uma situação que pode parecer antinatural, mas não deve ser vista desta forma.

“O cuidar é uma arte”. Sendo assim é um gesto nobre e sempre deverá estar presente nas considerações e pensamentos do Cuidador Familiar.

Lembre-se Cuidador de que o seu trabalho torna-se mais eficiente quando você está mais informado sobre todos os aspectos acerca do envelhecimento. Isso garante a você a oportunidade maior de estabelecer uma relação mais prazerosa, acolhedora e gratificante.

 

Andréa Maria de Carvalho

(Bacharel em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1989, pós Graduada em Geriatria e Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas de MG em 2001, mestrado em Gerontologia Social pela Universidade de Madri em 2005)

email: projeto@cuidadorfamiliar.com.br