Novo símbolo para representar o idoso lançado no dia do idoso

0

Dia do idoso está sendo comemorado com novo símbolo do idoso. Jogaram a “bengala” fora. Você viu? Até que enfim!

Na Terça-Feira, dia 01 de Outubro de 2013, que comemora-se o Dia Nacional e Internacional do Idoso, foi apresentado no programa Encontro com Fátima Bernardes uma nova proposta de símbolo para representar pessoas acima de 60 anos. São aqueles que estão na Terceira Idade (idosos ou melhor idade, depende de como você prefere).

A idéia foi lançada por uma agência de publicidade, que teve a idéia de buscar uma “nova cara para a terceira idade” ou, melhor dizendo, uma representação visual atualizada, já que temos um enorme número de idosos que não usam bengalas, nem são curvados e, mais ainda, estão com saúde, disposição para viver a vida, viajando, aprendendo novas culturas, desempenhando papéis ativos na sociedade. Muitos até ainda ajudam a família no dia a dia. A imagem vencedora foi criada pelo professor e designer Ciro Roberto de Matos.

Os benefícios por lei todos queremos usufruir. São muitos, mas nem sempre respeitado pela sociedade. E esse respeito é algo que precisa-se muito ainda lutar por ele. É uma questão cultural de nosso país, pois tem locais no mundo em que o idoso é super valorizado, reconhecido como um “mestre”, alguém que já viveu muitas experiências e é a principal referência quando se vai tomar decisões familiares. A chamada “voz da experiência”.

 

A CAMPANHA E SUAS INSPIRAÇÕES
A campanha teve um website onde era possível enviar as propostas. E foram MUITAS. Veja abaixo algumas imagens. [Atualização]:O site que tinham TODAS as propostas foi desabilitado.

       

simbolo-idoso

 

E O SÍMBOLO ANTIGO?
novo-simbolo-terceira-idade2O símbolo antigo, todo mundo lembra, é uma figura de homem curvo e uma bengala na mão. Ele surgiu no Brasil no fim da década de 1990, com o Estatuto do Idoso, e, no início dos anos 2000, após a sanção de leis de atendimento e de assento preferenciais. Esse símbolo, do homem e a bengala, foi popularizado com o Metrô de São Paulo.

Sem uma normatização específica no Brasil, o símbolo do idoso logo foi incorporado pela ABNT, segundo Maria Barbosa, arquiteta e coordenadora da Comissão de Estudos de Acessibilidade na Comunicação do Comitê das Normas de Acessibilidade da ABNT. Segundo ela, em meados do ano 2000, o símbolo foi atualizado pelo Metrô. “O boneco era visto de perfil, o que acentuava a corcunda. Depois, ele foi posto de frente, mantendo-se a bengala.” Hoje, a imagem de perfil é revista pela ABNT.

“Há uma imagem de 1600 a.C em que já aparecia um homem curvado, apoiado por um pedaço de pau”, conta Karla Giacomin, ex-presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. “A velhice mudou muito em 3,6 mil anos, mas nos últimos 50 mais ainda.”

 

 

E AÍ?! O QUE VOCÊ ACHOU DESSA PROPOSTA? COMENTE COM OS AMIGOS.
Use o espaço abaixo para deixar seu comentário ou opinião.

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.