Dicas para o Natal Intergeracional em família

Uma maneira de unir a família de verdade.

0 1.343

A mistura é boa e sem preconceitos. Idosos, crianças, jovens, adultos… sem fronteiras de idade. E família é isso. Vamos aproveitar esta onda e divertir bastante com as curiosas histórias dos mais velhos e as engraçadas habilidades dos mais novos.

Aqui damos uma força para que este Natal seja proveitoso “por demais”.

Então… deixe o smartphone em modo avião e curta a família, os netos, os parentes pelo menos na note de 24 para 25 de dezembro!

1. Na noite de Natal monte um presépio coletivo onde cada um coloca uma peça e narra a cena como se fosse o personagem. Como sugestão deixe o idoso ser “o menino Jesus”.

Isso poderá motivá-lo muito e resgatar todo sentido do Natal em seu coração além de nutrir mais o respeito da família por ele.

2. No momento da oração todos podem criar uma frase refletindo sobre o sentido do Natal e no fim peça ao idoso que puxe uma canção natalina. Você pode providenciar cópias para todos.

3. No momento do amigo oculto da família as pessoas podem dizer 3 características da aparência da pessoa no momento. Assim, o idoso também poderá arriscar o nome da pessoa que será presenteada.

4. Faça um jogo de perguntas e respostas sobre o significado dos símbolos natalinos. São eles: estrela guia, guirlandas, papai noel, pinheiro, pisca pisca, enfeites, panetone, presentes, rena, trenó, presépio, vela, ceia de natal, etc…

Deixe as pessoas tentarem adivinhar e dê uma prenda pra quem acertar. Você pode fazer uma pesquisa sobre os símbolos e transformar o jogo num momento de conhecimento cultural.

5. Crie uma espécie de show de talentos onde cada um poderá apresentar um número a sua escolha. Vale compartilhar receitas, dar dicas para o dia a dia, contar uma piada, ou ler algum poema.

6. Crie um roteiro para sua noite. Por exemplo: as pessoas chegam, deixam seus presentes na árvore, e se acomodam no ambiente enquanto você serve um suco com petiscos.

Se for possível deixe a bebida alcóolica pra depois, evitando inconveniências. (será?!)

Em 30 minutos convide a todos para uma oração junto ao presépio que pode ser iniciada com a montagem do mesmo. Conduza o momento com leveza e sem pressão.

7. Em seguida vem a troca dos presentes e então a ceia. O momento cultural com show de talentos pode ser a diversão seguinte. Então feche a noite entregando para cada um uma mensagem especial.

8. Se o idoso topar, ele poderá ser o papai noel e verá nele a alegria transbordando por este convite. Se ele for cadeirante faça de sua cadeira de rodas o trono do papai noel. Nossa! Muito legal!

9. Peça a ajuda dos filhos ou netos para criar um playlist com músicas que atendam a todas as gerações. E pode até rolar um karaokê intergeracional, o que será muuuuito divertido!

10. Para que você não tenha tanto trabalho com a ceia peça logo que cada um traga um prato, de preferência que fez, e uma bebida junto.

       

Desta forma podemos evitar que as pessoas comam e bebam com exagero, né?

11. E a última coisa: você também pode criar um momento de rever fotos e histórias de família utilizando o recurso de projeção de fotos na TV.

Wow!!!

Diversão em família garantida! Em família de verdade!

E não… um pra lá e outro pra cá com seus aparelhinhos.

Aliás! Coloque uma regra na entrada: “deixe aqui seu smartphone, entre e fique à vontade” ou… “smartphone no silencioso ou uma prenda”.

Ou: “um brinde surpresa pelo seu smartphone capturado por 4 horas”. Seja criativo!

Tente avisar as pessoas com antecedência sobre o encontro especial que está preparando para este ano e tome a frente alinhando a proposta sem deixar o momento solto demais.

Isto é muito importante se de fato você deseja unir a família nesta data.

 

Um Feliz Natal da Gal

gal

Gal Rosa

Terapeuta Ocupacional Gerontóloga

social media do www.aterceiraidade.net

email: gal@aterceiraidade.com

Youtube: A Terceira Idade com Gal Rosa

 

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.