Moda Masculina

0

Apesar da criação do casual wear (numa tradução literal, “roupa casual”), a moda para os homens sempre foi mais discreta, sucinta e sóbria, havendo, no decorrer dos séculos, poucas mudanças bruscas. Em contraponto, a partir dos anos 1960, com o surgimento do ideal de um homem mais vaidoso, mais preocupado com sua aparência, o olhar sobre a moda masculina mudou e essa vaidade foi reforçada com a “descoberta” do metrossexual a partir dos anos 2000.

Atualmente, o preconceito em um homem se preocupar com sua aparência ou uso de diversos cosméticos para se sentir bem é tão atenuado e aceito quanto o uso em mulheres. E, para os homens acima dos 60 anos, esse conceito não foge a regra; a cada dia esses sexagenários estão mais alertas com sua saúde, bem estar e beleza, deixando de lado essa mensagem projetada na memória de muitas pessoas como a “terceira idade”, “velhinhos” e/ou “final da vida”.

Agora, não há velho, há experiência. Charmosos, elegantes e vaidosos são o que caracteriza esses “novos ‘velhos’ homens”.
O conceito de vaidade masculina, ao contrário do que muitos achavam, não tem nenhuma ligação com a sexualidade. Foi-se o tempo em que um homem vestindo uma camiseta rosa era visto com “maus olhos”, hoje em dia é o contrário, um homem vestindo uma peça no tom rosa, além de ficar muito charmoso evidência (e muito) a sua autoconfiança.

Manter a elegância e sentir-se bem é essencial, mas isso não quer dizer que precise o tempo todo usar calças sociais e blazers, ou mesmo gravatas e fraques. O que faz a diferença são os pequenos detalhes tão comumente ignorados e pouco observados, como, por exemplo, o simples uso de cachecol no inverno ou um novo modelo de chapéu. Discretos e não perdem em nada sua funcionalidade.

       

Não tenha medo de usar roupas coloridas e estampadas, seja em calças, camisetas ou shorts, pois além de estar na moda, evidenciam a sua autoconfiança e autoestima, e deixam definitivamente essa história de quem passou dos 60 anos tem que vestir “roupa de velho”.

Texto de Zane Bertolino
Graduanda em Moda pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Amiga do Aproveitando a Terceira Idade

 

DEIXE ABAIXO O SEU COMENTÁRIO PARA OS AMIGOS DO SITE:

Use a caixa de comentários abaixo para trocar idéias com os leitores do site. Muitas pessoas podem interagir com você.

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.