Incontinência urinária na Terceira Idade

2 3.950

Basta um pequeno esforço físico como ao tossir ou espirar para que você tenha uma perda involuntária de urina? Ou, de repente você sente uma vontade súbita de fazer xixi, acompanhada por dores na bexiga e, antes mesmo de chegar ao banheiro, você já começa a perder urina? Se sua resposta for afirmativa para uma das duas perguntas, saiba que esses sintomas são característicos da incontinência urinária.

De acordo com dados revelados pela Organização Mundial de Saúde, mais de dez milhões de brasileiros sofrem de incontinência urinária, sendo que as mulheres são as mais acometidas. Esse problema ocorre porque o músculo que atua no fechamento da uretra, um canal que direciona a urina para fora da bexiga, está enfraquecido.

Ou seja, o sistema nervoso autônomo é incumbido pelo controle da saída da urina. Porém, alguns fatores podem provocar uma fraqueza do esfíncter urinário, um músculo responsável por controlar o fluxo urinário da bexiga. Dentre os principais responsáveis pelo enfraquecimento do mesmo são: procedimentos cirúrgicos, algumas doenças que comprimem a bexiga e até mesmo a obesidade.

E na terceira idade?

Na terceira idade, a incontinência urinária é recorrente porque o envelhecimento traz algumas alterações que interferem na força de contração da musculatura detrusora, a capacidade vesical e a habilidade de adiar a micção que reduz. Além disso, com o avançar da idade, as contrações involuntárias da musculatura vesical e o volume residual pós-miccional também aumentam. Algumas doenças e alterações provenientes da senilidade dos tecidos também provoca alterações no trato urinário inferior.

Tipos de Incontinência Urinária

Existem diferentes tipos de incontinência urinária. Entre eles estão:

Incontinência de esforço que acontece em decorrência de pequenos esforços como tossir, espirrar, rir ou durante a realização de atividades físicas;

       

Incontinência de urgência que ocorre quando a pessoa tem um forte desejo de urinar acompanhado de dores e, antes mesmo de chegar ao banheiro, acontece uma contração instantânea da bexiga e perda involuntária de urina;

Incontinência de sobrefluxo que é quando o indivíduo passa por uma perda pequena de urina, mesmo após esvaziar a bexiga completamente. O que é conhecimento como um gotejamento de xixi;

Incontinência mista que é quando envolve mais de um tipo de incontinência urinária.

Existe ainda a incontinência fecal, mas esta é diferente da urinária, pois ela é caracterizada pela incapacidade de controlar a passagem das fezes.

Quando buscar ajuda do médico?

É importante deixar claro que a incontinência urinária é tratada por ginecologistas e urologistas. Deve-se buscar ajuda de um especialista em casos que você tenha dificuldade para iniciar o fluxo de urina, apresente gotejamento, enurese noturna (hábito de urinar durante o sono), dor ou ardência ao fazer xixi, escurecimento da urina escurecida ou presença de sangue na mesma. E ainda, se você sentir a bexiga cheia mesmo após ter acabado de ir ao banheiro.

Tratamento da incontinência urinária

O tratamento da incontinência urinária é determinado pelo médico após uma análise do histórico de cada paciente e também varia de acordo com a maneira na qual o problema se manifesta. Em alguns casos é recomendado o tratamento por meio da fisioterapia que ajuda a aliviar o desconforto assintomático, já que atua no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, fazendo com que o períneo consiga impedir a perda involuntária da urina.

O tratamento através de medicamentos deve ser controlado segundo a necessidade de cada paciente. Porém, em casos mais delicados, no qual o idoso não obtém bons resultados apenas como os tratamentos não-cirúrgicos, há a possibilidade da correção cirúrgica para fazer o levantamento da bexiga e do fortalecimento do fluxo urinário de saída.

       
2 Comentários
  1. […] Fonte: http://www.aterceiraidade.com/vivendo-com-saude/incontinencia-urinaria-terceira-idade/ […]

  2. Emílio Diz

    Adorei as dicas, parabéns!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.