Idosos que trabalham sentem satisfação e orgulho por continuarem ativos

0

Será que de fato é necessário parar de trabalhar, tendo saúde física e mental acima dos 65 anos?

Imagino que não. Porém a forma como aprendemos sobre o que é trabalho mais se assemelha ao tripalio (um instrumento de tortura em forma de tridente). Que só de falar, dá uma canseeeeeira danada!

Mas na verdade fomos mal educados e informados sobre como escolher, como decidir sobre com o que trabalhar nesta vida. E então tem gente que sofre pra xuxu, quando tem que se submeter a algo que não gosta só pra ter que sobreviver. É triste, mas existe. Bem como existem aqueles que cumprem o ditado: “faça apenas o que gosta e jamais terá que trabalhar um só dia em sua vida”. 

E vou contar uma coisa pra vocês: esse ditado é verdade mesmo! Funciona! Olha eu aqui? Escrever pra vocês é um grande prazer.

E isso parece também funcionar acima dos 65 anos. É o que nos diz a reportagem seguinte:

“O fato de ainda trabalharem mesmo sendo aposentados gera sentimentos positivos em 70,7% dos idosos como satisfação pessoal (38,8%) e orgulho (19,7%). Para os que avaliam o trabalho nessa idade como algo negativo (28,3%), os sentimentos mais compartilhados são o de indignação (9,3%) e cansaço (8,1%).

A ampla maioria dos idosos (76,1%) até consegue se satisfazer financeiramente com a renda que possui, mas em 42,0% dos casos trata-se da “conta certa”. Ou seja, o dinheiro serve apenas para cobrir os gastos mais importantes. Em sentido contrário, quase um quarto (23,4%) dos idosos entrevistados admitem que com a renda atual não conseguem atender todas as suas necessidades.

       

Ainda assim, nove em cada dez (95,7%) idosos contribuem ativamente para o sustento financeiro da casa, sendo que em mais da metade dos casos (59,7%) eles são os principais responsáveis. De modo geral, a aposentadoria e o recebimento de pensão (74,6%) são a principal fonte de renda dos idosos brasileiros, neste caso incluindo aqueles que estão aposentados ou não.”

 

vignoli

José Penteado Vignoli

Educador Financeiro VigPlan

Porta Voz do SPC Brasil

www.meubolsofeliz.com.br

email: vigplan@uol.com.br

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.