Ideias para costurar e vender

0 1.911

Há muitas pessoas que adoram criar e produzir novidades com artesanatos, e que procuram maneiras de ganhar dinheiro a partir daquilo que mais gostam de fazer. As ideias para costurar e vender são inúmeras e se encaixam nesse cenário.

Quem deseja iniciar um empreendimento com costuras, mas não sabe por onde começar exatamente, pode acompanhar a leitura deste texto e seguir as dicas para ganhar dinheiro, de forma fácil e consistente.

A única coisa que você precisa fazer é estar disposto a buscar bons resultados. Só o fato de estar aqui, procurando informações sobre o tema, já demonstra que há disposição em você. Por isso, acompanhe as ideias a seguir que podem alavancar o seu negócio de forma natural e próspera.

As ideias relacionadas às atividades de costuras e vendas, são, de fato, inspiradoras. Você também encontrará dicas de como realizar os cortes e costuras, a partir de artesanatos e afins que são tendências no mercado.

Se você pretende mudar o rumo da sua vida e trabalhar em casa, continue a leitura e encontre informações objetivas e muito coerentes com o que você quer. Atente-se aos detalhes, faça anotações e persista!

Dicas iniciais de ideias para costurar e vender

Em diversos lugares, é possível encontrarmos pessoas que queiram soluções para conquistar autonomia financeira e trabalhar com aquilo que goste. São diversos fatores que levam as pessoas a arriscar novas estratégias para se sustentar e viver bem.

A crise econômica do país, perdas de empregos, conflitos financeiros, tudo isso faz com que as pessoas procurem novas formas de encararem a vida. As alternativas são diversas, mas trabalhar em casa é uma procura incessante que pode dar muito certo, caso você se dedique a isso.

Há muita gente que é infeliz onde trabalho, com salários injustos e desgastes imensos. Às vezes, o simples fato de não se dar muito bem com os colegas de trabalho, acaba desencadeando um estresse e falta de vontade de ir ao trabalho. Outros aspectos dessa situação, é que em determinados casos, as pessoas se dedicam a atividades que não darão frutos, de modo que não crescerão na empresa onde estão trabalhando, por exemplo.

Mas essa é uma questão que somente aqueles com coragem e atitude podem mudar. Se este é o seu caso, parabéns! As ideias para costurar e vender farão a diferença na sua vida, basta você se dedicar.

Quer mudar de vida? Comece agora mesmo. Acompanhe a leitura e não desanime em momento algum.

O que você sabe sobre costuras?

Esse é um questionamento relevante, principalmente para aqueles que estão iniciando o processo de elaboração da prática. Se a intenção é fazer dinheiro costurando, é necessário saber como costurar. Caso ainda não saiba fazer a atividade direito, não tem problema. O que, de fato, é preciso, é ter vontade de alcançar o aprendizado.

Quem quer aprender a costurar precisa ter em mente que é preciso muita atenção em todos os detalhes. Além disso, cuidar novidades e tendências de costuras são ótimas maneiras de manter um diferencial em sua prática. Isso é requisito para qualquer área profissional.

O intuito, no momento, é pesquisar conteúdos que lhe ensinem fielmente como costurar. É importante começar pelo básico. Busque itens iniciais para que você consiga sempre partir da base de qualquer peça e artigo pretendido. Uma dica muito relevante é pesquisar vídeos que apresentem passo a passo da atividade.

O ideal, de fato, é pesquisar um ótimo curso de costura que empregue bons resultados para as suas possíveis práticas.

Máquinas necessárias para costurar e vender artigos

Não adianta conhecer diversas ideias para costurar e vender e não ter as ferramentas principais para a atividade.

Portanto, pensando nessa situação, cito algumas máquinas que podem ser adquiridas por você, para a produção de seus próximos trabalhos. Cada máquina tem um design e função específica para as costuras. Por isso, o interessante é ir atrás de ambientes especializados para que você possa comprar aquilo que realmente vai usar, sem prejuízos.

  • Máquina galoneira;
  • Overloque;
  • Máquina reta;
  • Máquina de botões;
  • Máquina de Patchwork;

Para obter ideias para costurar e vender, há a necessidade de fazer análises sobre o púbico ao seu redor. Esse é o jeito mais adequado de pesquisar aquilo que as pessoas gostam e procuram, diariamente. Ter em mente esse tipo de conhecimento é essencial para que o negócio dê, realmente, certo.

Há diversas maneiras de saber esse tipo de coisa. Você pode pesquisar na internet, por exemplo. Mas observe as pessoas nas ruas, o que eles vestem, as preocupações, o que querem. Converse, tire dúvidas com amigos e conhecidos, faça enquetes online. Tudo isso ajuda – e muito – a saber exatamente o que as pessoas comprariam ou não, envolvendo o artesanato com costuras.

Uma dica legal é dar uma volta por aí, pela sua cidade e observar o fluxo das pessoas, e o que eles observam nas lojas e afins. Vestuários que estão aderindo são ótimas formas de analisar o que o público busca em comum.

Esse é o melhor jeito de encontrar ideias para costurar e vender.

Ideias interessantes para costurar e vender

Não há, apenas, roupas para costuras e vender. Há uma série de vestuários e objetos que podem ser costurados e vendidos de forma assídua. Por isso, aqui vão algumas dicas assertivas para aqueles que desejam iniciar os projetos de costuras, e fazer uma renda excelente com o novo trabalho. Acessórios, por exemplo, são peças que podem ser elaboradas de forma muito impecável e bonita.

Você pode encontrar ideias, de fato, em sua própria cidade. Acompanhe aquilo que as pessoas comentam e buscam diariamente em sites da cidade, e afins. Todas as regiões possuem características específicas que fazem parte da cultura do local. Isso pode ser analisado como um ponto a favor do seu serviço.

Roupas e vestuários em geral

Mesmo que muito comum, as roupas sempre serão ótimas escolhas para a elaboração do trabalho com costuras. É uma necessidade diária das pessoas, e também se destaca por ser uma peça que faz moda, vira moda e é procurada. A roupa e qualquer acessório de vestuário deixam as pessoas mais bonitas, mexem com a autoestima e são diferenciais para diversos ambientes.

Em lugares do Brasil em que o clima é muito frio, é interessante que o foco seja em roupas que aqueçam, por exemplo. Esse é o pensamento que você deve ter relacionado aos seus planos de costura. Se o local onde mora é um lugar quente, pesquisa camisetas e shorts que são tendências do momento.

Possíveis peças que podem virar ideias para costurar e vender:

Camisas

Camisetas

Fardas

Uniformes

Vestidos

Saias

Moletons

Roupas com bordados

Jeans

Acessórios em geral

Além das peças de vestuário, há muitas opções de acessórios que podem ser costurados e vendidos de forma a gerar um bom retorno para o seu empreendimento. Artesanatos com costuras são fortíssimos e se destacam potencialmente nessa área. Tudo aquilo que é feito com carinho, à mão, ganha a admiração das pessoas.

Possíveis peças que podem virar ideias para costurar e vender:

Bolsas

Cintos

Chaveiros

Capa para eletrodomésticos

Toucas/gorros

Turbantes

Capa para celulares

Pulseiras

Há uma diversidade de escolhas para costurar e vender. Essas várias opções podem gerar lucros incríveis, apenas com um pouco de dedicação e paciência.

Modelos para artesanato em Costuras

Algumas dicas interessantes que, realmente, dão certo são as customizações. Ecobags, por exemplo, são artigos muito úteis e que vendem bem, em qualquer lugar. Todo mundo precisa de mochilas, bolsas e afins. O modelo, em questão, pode ser feito com:

  • máquina de costura
  • 1 ecobag
  • 1 régua
  • 1 tesoura
  • pistola de cola quente
  • tecidos em retalhos de sua preferência e colorações com estampas preferidas
  • fio para costura, conforme a cor pretendida, que combine com os elementos selecionados
  • alfinetes
  • agulha de mão
  • ferro de roupas
  • giz ou lápis específicos

Inicie fazendo a separação de todos os elementos que serão utilizados em sua arte. É possível fazer a customização de uma ecobag em hexágonos, ou ainda com formas desejadas, que podem ser ilustrações de corações, estrelas, letrados ou nomenclaturas.

Faça recortes do tecido com as formas, a partir das sobras. É possível fazer a costura ou, até mesmo, a colagem dos tecidos diretamente na ecobag.

Uma ecobag com decoração bem elaborada é recorde de vendas, muito mais que as ecobags simples. Caso queira, é possível costurar a ecobag em casa, para o faturamento ainda maior.

Se você morar em uma casa com jardim ou quintal, prefira elaborar sua atividade nestes ambientes do lado de fora, pois encontrará melhores disposições para a confecção dos artigos.

Ideias para as atividades de Costura

Você pode elaborar as costuras para vendas de diversas maneiras. Dentre elas, acompanhe as dicas:

Costure para reformas de vestuários e afins

Este é um mercado que nunca sai de moda. Se você abrir seu guarda roupa agora, perceberá que existe alguma peça que você precisa ajustar. E é assim com todo mundo que você conhece e não conhece. Todos precisamos de algum ajuste em roupas específicas. É difícil que os modelos das lojas acertem sempre no tamanho da roupa desejada.

Há casos em que a gente até compra a roupa bonita que viu na vitrine, porque gostou mesmo dela, mas não significa que ela tenha ficado super ajustada à nossa silhueta.

A troca de colarinhos, aumentos, reduções de saias, blusas, uniformes, as pregas de botões e afins, todas essas atividades são muito procuradas, sempre. Fazer pequenas reformas nos vestuários pode gerar uma renda incrível no fim do mês. De pequenos em pequenos reparos, é possível ganhar muito dinheiro, sem perceber.

Uma boa dica é avisar seus vizinhos e amigos que você está disponibilizando esse tipo de serviço. Você perceberá que assim que divulgar a atividade, logo muita gente baterá em seu estabelecimento ou residência.

Acessórios e roupas para animais domésticos

O zelo com os animais domésticos é algo fora do comum, atualmente. Muita gente tem um “pet” em casa, e a tendência é vesti-los e cuidar deles de forma carinhosa. Tanto as camas, quanto roupas, brinquedos e afins, são muito buscados pelo público.

Caso você abra um CNPJ por meio do MEI (Micro Empreendedor Individual), há a possibilidade de promover o fornecimento para petshops, disponibilizando notas fiscais, diferenciais que poucos profissionais da costura têm.

Vestuário infantil para bebês

As roupas de cama de berços, fraldas em geral, toalhinhas, peças diversas para bebês são sempre ótimas ideias para costurar e vender. Este é, com certeza, um dos ramos que mais dá dinheiro.

Utilizar retalhos de texturas em geral, para produzir e fazer a personalização de nomes nas roupas é perfeito e muito lindo.

A demanda desse trabalho jamais será escassa, até porque crianças nascem todos os dias.

Acessórios com utilidade geral

Lixos para automóveis, porta controles, fronhas, capas de almofadas, pufes, são acessórios que utilizamos e nem percebemos. Além disso, são peças fáceis e simples de serem produzidas. Combinar texturas e tecidos para disponibilizar diversas opções de estampados para os possíveis clientes, é uma ótima forma de torna-los assíduos em seus serviços.

       

Artigos de decoração

Toalhas, tapetes, panos para mesas, mantas para sofás, são opções que decoram e embelezam qualquer ambiente. O céu é o limite para quem quer elaborar artigos diferenciais para casas ou estabelecimentos em geral.

O ideal é sempre tentar inovar e pensar diferente dos demais. Enquanto há muita gente pensando em artigos para a casa, você pode pensar em estabelecimentos que também precisam de decoração: restaurantes, cozinhas, lojas, clínicas, etc. O importante é arriscar e divulgar o seu serviço de modo a diversificar as opções que os clientes podem ter.

Aqueles que trabalham com tecidos, como, de fato, as costureiras e profissionais de artesanatos, é muito comum que se deparem com um quantitativo enorme de sobras dos tecidos, que ficam inúteis, amontados pelos cantos.

Retalhos são ótimas peças para a montagem de diversos acessórios. É só utilizar a criatividade e montar peças com acabamentos magníficos, apenas com essas sobras.

Outro fator relacionado com o público que procura uma tarefa agradável e criativa para ganhar dinheiro, que almejam apostas em áreas que produzam artigos artesanais, é utilizar esses restos de tecidos para uma gama de opções de artesanatos.

Caso você faça parte desse cenário, tenha certeza que está no caminho certo quando pensa em utilizar as sobras dos tecidos para elaboração de artigos. Sem contar que, o lucro em cima desses retalhos é 100%.

O que posso fazer com retalhos para costurar e vender?

Aqui vão algumas dicas e situações que podem ser pensadas para os seus próximos objetos, artigos ou peças em geral, a partir das sobras e retalhos de tecidos. São várias opções que podem auxiliar você a iniciar o processo de ganhar dinheiro em casa, trabalhando com costuras e vendas.

O que é imprescindível para o empreendimento é a criatividade. Os ambientes a serem decorados com os artigos em retalhos são inúmeros: cozinhas, enfeites, festividades, acessórios modernos, tudo pode ganhar outra cara quando a arte entra em cena.

Potes

A partir das sobras de tecido em xadrez, por exemplo, é possível fazer a decoração de potes, inclusive os de conserva, transformando-os em porta talheres lindíssimos. Com tiras mais estreitas, é possível amarrar a tampa como se fosse fita, dando um ar mais charmoso à decoração de sua cozinha.

Se reutilizar potes de vidro é uma ideia, busque o conhecimento sobre o artesanato que pode ser utilizado em vidros.

Bandeiras para festividades

Outra dica é fazer o reaproveitamento de tecidos estampados para elaborar bandeiras divertidas para festividades em geral. Elas, de fato, não são caracterizadas pela necessidade das costuras. Podem decorar quartos, festas, e inclusive as festividades juninas. Além disso, é possível confeccionar os adereços para a festa, em questão, com os retalhos que podem ser colados em calças e camisas.

Decoração de cadernos e agendas

Outra forma de ganhar dinheiro com ideias para costurar e vender são as capas de cadernos, agendas, livros, diários, que podem ter um design todo original a partir das tiras e sobras de tecidos.

Uma dica interessante para a produção dessas capaz é mesclar as tiras, garantindo um visual muito legal.

Essa é uma peça muito simples, fácil de fazer e, mais fácil ainda, de vender. Principalmente, nas épocas de começo e meio do ano, quando há a procura de materiais escolares.

Tapetes em geral

Outra opção muito válida é fazer tapetes e jogos de salas, copas, banheiros, com os retalhos também mesclados. A decoração ganha um tom muito charmoso em qualquer ambiente.

Para essa arte, é convencional que se utilize malhas, que tem maior resistência e elasticidade. O tecido não gruda a sujeita como ocorre em algumas texturas em algodão. Há diversas técnicas para a produção de tapetes. Uma dica tendência para os tapetinhos é fazer o modelo “amarradinho”.

Abajur

Outra ideia muito charmosa é usar a base com amarração na cúpula dos abajures, para montar amarrados de sobras de malhas. O efeito final é lindo e torna a peça extremamente delicada, perfeita para decorar nos modelos provençais e românticos.

Flores de Fuxico

Outro jeito certeiro de utilizar sobras de tecidos é confeccionar flores de fuxico. Assim que estejam prontas, é possível promover a finalização de cada flor com mini rosas, por exemplo, e produzir também vasos bem delicados para o enfeite de mesas nas festividades infantis.

Etiquetas

Outro jeito muito bacana de aproveitamento dos tecidos e suas sobras é a produção de etiquetas diversas, que podem ter utilidade em produtos de artesanato, lembrancinhas e uma gama de presentes. Essas “tags” podem ter a costura feita à mão também, mas a máquina é muito mais prática. Por isso, este tipo de artesanato, dotado de criatividade, pode ser feito por qualquer um.

Patchwork

Uma ideia interessante para costurar e vender é elaborar patchwork com os retalhos dos tecidos.

Para elaboração de tecidos semelhantes, é preciso de cola branca diluída em água, pinceis e muitos retalhos. O patchwork consegue garantir uma decoração muito linda e também pode ter aplicação em vários móveis.

Bolsas em geral

A partir das sobras dos tecidos, é possível montar paisagens através do patchwork, com aplicação em confecções de bolsas, e quaisquer objetos do gênero. É um modelo de patchwork mais despojado, sem regras, em que há a possibilidade de compor designs lindos e únicos.

Caso deseje o destaque do mercado do artesanato, a técnica é certeira para quem busca originalidade e sucesso nas vendas.

Bolsas feitas a partir de sobras de tecido podem ser utilizadas em diversos ambientes, inclusive os de trabalho. Confeccionar a peça com retalhos, e utilizar um forro para o uso da peça, é muito simples de fazer e fácil de vender. Uma dica valiosa para aqueles que querem vender rapidinho, é disponibilizar o produto em feiras.

Bolsas com tecidos são muito charmosas. É muita delicadeza e beleza numa só peça, e é muito difícil fazer as duas características permanecerem num mesmo item. Os modelos de bolsas que são produzidos com retalhos têm a capacidade convencional de armazenamento de livros, por exemplo, sem prejuízos do material. O que importa é que os objetos fiquem bem dispostos na bolsa, para um bom uso da peça.

Aqueles que adoram um estilo vintage, pode utilizá-las também como decorações e pendurá-las em paredes de cozinhas, por exemplo.

Tiaras

Um artesanato em costura que dá muito certo com pequenos retalhos de tecidos são as tiaras. Elas se destacam por um sucesso exacerbado. O artigo pode ter elasticidade e conforto, a partir de tecidos de malha ou afins.

As sobras dos tecidos fazem parte do cenário para a decoração e auxiliam nos vestuários dos acessórios. O material permite a produção de flores e tipos diferenciados das tiaras. É um ótimo artefato para vendas e presentes.

Cortinas

Principalmente, para aqueles que disponibilizam de pias abertas nas cozinhas e áreas afins, cortinas com sobras de tecidos são perfeitas para deixar qualquer ambiente mais despojado e, ao mesmo tempo, muito bonito. Utilizar patchworks mais simplificados, consegue gerar um aspecto muito alegre para complemento dos móveis da casa.

Marcadores de páginas

Outra dica interessante de ideias para costurar e vender, é a produção de marcadores de páginas elásticos, que ganham uma beleza única e útil para leituras. Os itens para a base podem ser caixas de leite, produtos recicláveis de fácil acesso, por exemplo. As peças são ideias para costurar e vender que dão muito certo.

Jogos americanos

Jogos americanos podem ser produzidos, também, com o patchwork mais simplificado. É outro fato do artesanato que pode utilizar tecidos em retalhos. Os que tenham interesse em trabalhar com esse modelo de arte, podem encontrar muito sucesso nas vendas, pois a prática é democrática, bem aceita pelo público e simples de fazer. Que tal iniciar a produção dos jogos americanos em patchwork agora mesmo?

Braceletes

Os braceletes que disponibilizam flores em fuxico são ideias fantásticas para quem quer ganhar dinheiro costurando.

As vantagens das peças em fuxico é que há a possibilidade de produção a partir de qualquer tecido, analisando somente o critério específico da peça pretendida.

Outra ideia que se encaixa muito bem nessa mesma prática é criar colares de fuxico.

Cúpulas

Criações personalizadas para a decoração com sobras de tecidos podem formar cúpulas para diversos objetos, inclusive os abajures já citados. Para o acompanhamento do artigo, é interessante fazer um mesmo modelo no patchwork em vidros difusores para os cômodos da casa. O duplo artesanato, de fato, fará muito sucesso em qualquer lugar, possibilitando um ambiente lindo e diferente. É um ótimo artefato para suas vendas!

Forramentos

Forrar botões com os retalhos são ideias magníficas para mostrar originalidade em seus itens artísticos. É uma das ideias para costurar e vender que fazem sucesso pela autenticidade nos detalhes.

É muito importante colocar todas as suas habilidades em prática, relacionadas à costuras, para fazer uma boa renda mensal trabalhando em casa. É possível fazer a venda de vestuários, bolsas e itens que são elaborados à mão em feiras artesanais, internet, redes sociais e afins.

No momento em que seus objetos são elaborados à mão, por exemplo, pode-se elaborar elementos diferenciais nos vestuários e objetos que irá vender. Quanto mais originalidade do item, maior será a atenção do público.

Outra dica excelente é para aqueles que adoram dar aulas e conseguem fazer isso de forma tranquila e bem explicada. Ensinar é sempre um bom jeito de ganhar dinheiro, mas é preciso ter paciência e uma boa metodologia para passar o conteúdo.

O que costurar e vender?

Se a ideia é trabalhar com vestuários, faça a produção de artigos que sirvam de boas amostras de seu trabalho. Os clientes irão ter uma base nessas peças amostrar do que podem encomendar a partir do seu serviço com costura.

Costurar bolsas e diversos acessórios também é uma ótima ideia. Bolsas a serem carregadas na mão, como carteiras para mulheres, são muito famosas em feiras artesanais e, ainda, e-commerces. Por isso, pense em diferenciais dos modelos, em questão, para dedicar aos seus clientes peças originais e únicas.

É possível, exemplificando, fazer a colocação de luzes em LED na parte da frente das bolsas. Modelos práticos das bolsas, que possam ser dobradas e guardadas de forma fácil, são ótimas dicas para a elaboração de costuras que vendem mesmo.

Variedade

Variedades de artigos produzidos à mão, por exemplo, são exemplos do que apresentar em feiras artesanais ou em páginas eletrônicas. Saia da mesmice, inove, recrie. As pessoas gostam de novidades e de itens que sejam marcados pela originalidade, sempre.

Outro fator imprescindível é que poucos itens nas exposições de feiras ou sites em que irá divulgar seu trabalho, não farão uma boa propaganda dos produtos que fabrica. Tenha em mente que é preciso oferecer opções. Todo mundo tem suas particularidades e gosto, e, obviamente, não é possível agradar a todos com apenas um item. É importante fazer a produção de, pelo menos, 20 artigos diferenciados para exposição.

Não cometa exageros no momento de investir em materiais. O que pode acontecer é um depósito de texturas e peças sem vender estocadas em sua casa.

Faça registros em feiras artesanais

Faça visitas nas feiras em que gostaria de participar, antes de fazer o registro nela. Observações e comparações devem ser realizadas em relação ao estilo das costuras e artigos que são vendidos por ali. Tenha em mente que o lugar deve ser um ambiente em que você consiga chamar a atenção dos clientes. Analise se isso é possível neste lugar.

Exemplificando: itens mais tradicionais podem ficar deslocados em feiras modernas. Cuide para que o seu material não fuja da característica principal da feira, em questão.

Determinadas feiras buscam vendedores de peças variadas e não aceitam aqueles que destacam a dedicação em itens muito simples. Faça visitas para acompanhar produções de outros artistas e faça contato com eles.

Crie uma loja virtual

Ao passo que criar um perfil em determinada página eletrônica, esta se torna uma opção muito válida para as vendas dos artesanatos sem sair de casa. Manter uma página na internet é o melhor jeito de ganhar dinheiro.

Produza uma lista de artigos no seu site, constituindo preços e características. Tenha em mente que é preciso observar o lucro em cima dessa venda.

Não hesite ao promover a definição dos valores dos seus artigos. O investimento foi feito a partir de muita dedicação e trabalho, por isso, tenha certeza de que está valorizando seu serviço e que terá o retorno adequado.

Lecione

Dar aulas é uma ótima opção de ideias para costurar e vender. Se você já sabe o que fazer, então, seria muito interessante montar vídeo aulas ou até aulas por Skype, com montagem de tutoriais, por exemplo, ou até mesmo em sua própria casa.

A divulgação pode ser feita por cartazes, redes sociais, lojas de artesanatos e afins. Se quiser expandir o negócio, divulgue pela internet.

Sempre que há dedicação, o sucesso vem. O importante é não desistir dos seus planos e manter o foco naquilo que se pretende atingir com os artigos que está costurando. Autenticidade, criatividade e carisma são valores necessários para a prática. Por isso, independentemente da peça que você irá elaborar em seu empreendimento, boa sorte e muito sucesso em todas as ideias que você aderir do nosso conteúdo!

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.