Goji Berry Emagrece? Quantos Quilos? Quanto Tempo?

Como o goji berry emagrece, seus frutos secos são facilmente encontrados na maioria das lojas voltadas à alimentação saudável.

0 4.666

O goji berry vem sendo utilizado na medicina tradicional chinesa há séculos. Como o goji berry emagrece, seus frutos secos são facilmente encontrados na maioria das lojas voltadas à alimentação saudável e, até mesmo, em algumas grandes redes de supermercados.

Todavia, o goji berry emagrece, também, quando consumido de outras formas (in natura, em chás, em pó, como suplemento alimentar etc.). Dessa forma, tornou-se comum encontrarmos anúncios publicitários que proclamam, além do seu potencial para a perda de peso, seus benefícios antioxidantes e para a redução do risco de algumas doenças.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais informações acerca dessa maravilhosa fruta para sanar, de uma vez por todas, as dúvidas de todos os que querem saber se o goji berry emagrece mesmo. Boa leitura!

O que é o goji berry?

Goji berry é uma fruta encontrada, predominantemente, nas regiões do Himalaia, abrangendo os territórios do Tibete, do Nepal e do Norte e Sul da China. Também chamado de Lycium barbarum (nome científico) ou wolfberry, o goji berry é vermelho e se parece com uvas passas quando deixadas para secar.

O sabor é levemente agridoce, motivo pelo qual muitos dizem que parece ser um cruzamento entre uva-passa e cereja.

Desde tempos imemoriais, o goji berry é utilizado como alimento e remédio natural para sanar uma enorme variedade de problemas de saúde – tanto que a longevidade oriental tem sido associada à ingestão regular dessa fruta.

Infelizmente, além de comprovar que o goji berry emagrece, apenas recentemente os seus benefícios terapêuticos e nutricionais foram plenamente compreendidos, aceitos e incorporados no mundo ocidental.

O goji berry apresenta 18 aminoácidos, altos níveis de polissacarídeos, 21 minerais (incluindo ferro, cálcio, fósforo, selênio, zinco, cobre etc.) e quantidades abundantes de betacaroteno, proteínas e vitaminas (C, B1, BB6 e B2).

Goji berry emagrece quantos quilos por semana?

Embora não exista nada de milagroso a respeito do fato de que o goji berry emagrece (à medida que seus efeitos sobre o organismo são cientificamente conhecidos), é possível perder cerca de 2 kg por semana se você o associar a uma dieta rica em fibras.

Cada fruto seco fornece 2 gramas de fibras. Se você, por exemplo, fizer um lanche rápido com goji berry e nozes, terá uma refeição completa, com proteínas, vitaminas, minerais, gorduras saudáveis ao coração e, é claro, muitas fibras.

Com efeito, um estudo realizado em 2016 concluiu que adotar uma dieta de baixa caloria, priorizando a ingestão de frutas e de fibras alimentares permite, a um só tempo, emagrecer 2 kg por semana e diminuir o estresse oxidativo durante esse processo.

Entender por que o goji berry emagrece é fundamental para conseguir que o seu organismo reduza o acúmulo de gordura. Esse acúmulo é nocivo, pois aumenta as chances de contrair doenças cardiovasculares e outras enfermidades.

Portanto, adotar uma dieta rica em alimentos antioxidantes é crucial para potencializar a perda de peso semanal. Os pesquisadores também descobriram que a ingestão regular do goji berry pode contribuir para dirimir os fatores de risco para a saúde do coração relacionados à obesidade.

Os testes realizados sugerem que benefícios adicionais que explicam como o goji berry emagrece e aprimora o desempenho físico, até mesmo, de atletas que realizam diariamente exercícios de alta intensidade.

Diferentemente de outros remédios naturais, o goji berry pode ser utilizado a qualquer momento, esteja você em meio a uma dieta restritiva para perder peso ou não. Em todas as situações, o goji berry emagrece enquanto acelera o metabolismo, auxiliando o corpo a queimar gordura.

Goji Berry Emagrece

Goji berry emagrece em quanto tempo?

É possível sentir os efeitos emagrecedores do goji berry já no primeiro mês a partir do início de sua utilização.

Se você é como milhões de outras pessoas que têm dificuldade em perder peso, então, é muito provável que também se engaje em dois comportamentos típicos: não consegue controlar facilmente o seu apetite (sobretudo, por alimentos doces) e/ou não tem energia suficiente para se exercitar diariamente.

Caso você se encaixe nesse perfil, não se preocupe: o goji berry emagrece, justamente, por ser rico em nutrientes e combater diretamente esses dois obstáculos para a perda de peso.

O ciclo vicioso dos desejos por alimentos doces

Alimentos ricos em calorias e amido tendem a possuir pouco valor nutricional. Em vez disso, eles desencadeiam uma reação hormonal que leva a desejos incontroláveis. O processo funciona assim:

  1. Você ingere um alimento açucarado e/ou rico em amido;
  2. Seu corpo rapidamente o converte em açúcar no sangue;
  3. Seus níveis de açúcar no sangue se elevam;
  4. Em resposta, seu pâncreas produz um alto nível de insulina;
  5. Os níveis de açúcar no sangue aumentam, desencadeando a hipertensão;
  6. O efeito de “montanha-russa” causa desejos por alimentos mais açucarados e ricos em amido;
  7. O ciclo se repete indefinidamente.

A velocidade com que um alimento se converte em açúcar no sangue (glicose) é medida em uma escala numérica conhecida como índice glicêmico (IG).

Quanto mais baixo o IG de um alimento, mais lentamente ele se converte em glicose e, consequentemente, menor é a possibilidade de estimular desejos incontroláveis de ingerir calorias vazias.

O baixo índice glicêmico do goji berry

No índice glicêmico, um valor de 100 é atribuído à glicose pura. Alimentos com 70 ou mais são considerados de alto IG, ao passo que alimentos classificados abaixo de 55 são considerados de baixo IG e são mais propensos a satisfazer, em vez de incrementar, o apetite.

Veja como o índice glicêmico do goji berry se compara com algumas outras frutas:

  • Goji berry: 29;
  • Maçã: 38;
  • Laranja: 42
  • Banana: 25;
  • Melão: 65;
  • Uva-passa: 64;
  • Melancia: 72.
Goji Berry Emagrece

Outras formas de controlar o apetite e emagrecer mais rápido

O goji berry emagrece e tem características adicionais que auxiliam a controlar o açúcar no sangue e a sensação de fome, pois contêm 21% de fibra por peso. A fruta também representa uma excelente fonte de cromo, um mineral que ajuda a evitar a hiperglicemia.

O cromo pode ajudar a preservar massa muscular magra durante a perda de peso, propiciando que os músculos queimem mais calorias e aumentando a eficiência do metabolismo – elemento essencial para evitar o acúmulo de gorduras corporais.

Goji berry como fonte de energia

Por serem ricas em vários nutrientes, o goji berry emagrece e auxilia o organismo a converter os alimentos em energia, em vez de armazená-los em forma de gordura:

  • Vitamina B1 (tiamina): crucial para converter carboidratos em energia e assegurar o funcionamento adequado da tireoide. Lembre-se de que a lentidão da tireoide é um dos principais fatores para o aumento de peso;
  • Cálcio: além de garantir a saúde dos ossos, a disponibilidade de um suprimento adequado de cálcio está relacionada a níveis mais baixos de gordura corporal;
  • Outros minerais: uma combinação equilibrada de minerais essenciais é indispensável para a eficácia da metabolização de proteínas. Em adição ao cálcio e ao cromo, o goji berry emagrece mediante a ação de elementos como o cobre, o ferro, o magnésio, o manganês, o fósforo, o potássio, o selênio, o sódio e o zinco.

Desenvolvendo músculos magros

Um corpo magro queima as calorias, utilizando-as como combustível, em vez de armazená-las na forma de gordura. Quando jovens, os altos níveis de somatotofrina (hormônio do crescimento) presentes no organismo ajudam a manter o nosso corpo magro.

À medida que envelhecemos, o declínio no fornecimento desse hormônio é um fator-chave para a redução da massa muscular e para um maior armazenamento de gordura.

O potássio e os aminoácidos presentes nessa fruta ajudam a explicar como o goji berry emagrece:

  • L-arginina: estudos científicos comprovaram que este aminoácido estimula o desenvolvimento de níveis significativamente mais altos de somatotofrina no organismo humano;
  • L-glutamina: além de estimular a produção do hormônio do crescimento, o aminoácido potencializa o desenvolvimento de tecidos musculares;
  • Potássio: este mineral é essencial para o funcionamento normal da glândula pituitária que produz hormônio do crescimento.
Goji Berry Emagrece

Reagindo ao acúmulo excessivo de gordura corporal

O estresse desempenha um papel fundamental para o acúmulo de gordura. Como o goji berry ajuda a aliviar o estresse, ele pode evitar uma série de efeitos que culminam no ganho de peso.

Quando estamos sob estresse, nossas glândulas suprarrenais produzem muito cortisol, hormônio que leva ao aumento de peso, da seguinte forma:

  • Informando ao corpo que é necessário manter os “depósitos” de gordura;
  • Intensificando o desejo por alimentos açucarados e ricos em gordura;
  • Direcionando calorias para serem armazenadas como gordura, em vez de queimá-las para gerar energia;
  • Parando a secreção da somatotrofina;
  • Exaurindo as glândulas suprarrenais, causando fadiga e dificultando a reposição energética.

Como adaptógeno, o goji berry emagrece e pode reduzir o impacto de circunstâncias estressantes em nossas vidas diárias, reduzindo os níveis de cortisol e estimulando a queima de gordura corporal.

Suporte à prática regular de exercícios físicos

O êxito e a permanência da perda de peso requerem a prática regular de atividades físicas.

Há alguns anos, um estudo realizado com 4 mil pessoas que conseguiram perder, em média, 30 kg e manter essa redução por mais de 5 anos, descobriu que 90% desses indivíduos dedicaram, diariamente, de 60 a 90 minutos para a realização de exercícios físicos moderados ou intensos.

Aprimoramento da performance física

Como adaptógeno, o goji berry emagrece e aumenta, de várias formas, a capacidade de realizar exercícios físicos:

       
  • Melhorando o aproveitamento de oxigênio;
  • Retardando o início da fadiga durante o exercício;
  • Aumentando a resistência ao cansaço;
  • Fortalecendo o coração;
  • Reduzindo a exaustão proveniente do esforço físico;
  • Melhorando a circulação.

Regeneração muscular

O goji berry emagrece e reforça o funcionamento das glândulas – suprarrenal, timo, tireoide e pituitária – responsáveis pela geração de energia e pelo crescimento e regeneração dos músculos.

Os polissacarídeos, por sua vez, auxiliam a reduzir a sensação de dor muscular, atuando na remoção do ácido lático que se acumula nos músculos durante a realização de movimentos repetitivos.

Por ajudar a eliminar toxinas produzidas durante os exercícios, o goji berry emagrece agindo sobre o fígado e protegendo-o de possíveis danos resultantes dos exercícios de alta intensidade.

O goji berry pode ser usado como suplemento alimentar?

A partir da comprovação de que o goji berry emagrece, ele se tornou extremamente popular e alguns suplementos alimentares destinados ao emagrecimento passaram a incorporá-lo em suas fórmulas.

Todavia, é altamente recomendável usar o seu melhor discernimento ao buscar um suplemento desse tipo: eles não são firmemente regulados pela Anvisa e, assim, não é possível afirmar com certeza a quantidade de goji berry presente em cada um desses produtos.

Goji berry emagrece mesmo?

Sim, o goji berry emagrece mesmo! Entretanto, convém ficar atento às mensagens publicitárias. Algumas marcas que comercializam o goji berry tendem a apresentá-lo aos consumidores como uma espécie de “superalimento”.

O problema desse tipo de mensagem consiste na possibilidade de levar as pessoas a acreditarem que as pequeninas frutas do extremo oriente possuem algum tipo de propriedade “mágica” e que basta consumi-las para conseguir perder peso e assegurar a boa forma.

A despeito do fato de que o goji berry emagrece como nenhum outro produto natural, é imprescindível a adoção de uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável que inclua a prática regular de exercícios físicos.

Goji Berry Emagrece

A partir dessas premissas, o goji berry pode representar um divisor de águas para a sua fisiologia: um estudo recente comparou os resultados de participantes que consumiram suco de goji berry por 14 dias com participantes que não o fizeram. Os indivíduos que beberam o suco relataram um aumento em:

  • Energia e disposição;
  • Performance atlética;
  • Qualidade do sono;
  • Concentração e foco;
  • Calma;
  • Bem-estar geral.

O mesmo grupo relatou, também, resultados significativamente melhores para problemas de fadiga, estresse e digestão. Infelizmente, porém, os resultados foram autorreportados e não explicaram outras condições.

Alguns especialistas envolvidos no estudo afirmaram que o goji berry emagrece e:

  • Aumenta a expectativa de vida;
  • Diminui os riscos cardíacos;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Reduz as dores decorrentes da artrite.

Cientistas chineses sustentam que o goji berry emagrece e pode ser usado no tratamento de tumores cancerígenos. A fruta contém um componente chamado beta-sitosterol que pode ajudar a frear o crescimento dessas e causar apoptose (fenômeno popularmente conhecido como “suicídio celular”) nas células tumorais.

Mas, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, esses estudos foram mal planejados ou apresentam resultados inconclusivos.

Embora esteja bem estabelecido que o goji berry emagrece, as autoridades de saúde inglesas afirmam que são necessários estudos mais aprofundados para confirmar os benefícios do goji berry para o tratamento do câncer.

Goji berry emagrece rápido?

De modo geral, o goji berry emagrece rápido, porém, é possível acelerar ainda mais o processo de redução de peso se você o incluir corretamente em sua dieta.

Os maiores benefícios do goji berry são obtidos quando comemos a fruta in natura. No entanto, uma vez que ela é difícil de encontrar na maioria das localidades brasileiras, a próxima alternativa consiste em comer os frutos secos, os sucos e o chá de goji berry.

Enquanto o goji berry seco emagrece e fornece todos os nutrientes que o seu corpo princesa, os sucos e os chás, embora não tenham fibras e proteínas, podem aportar muitas vitaminas, fitoquímicos e minerais.

Alguns suplementos e extratos de goji berry são vendidos a preços elevados e a maioria dos nutricionistas aconselha a ter cuidado com esses produtos, a menos que seja possível determinar com exatidão a sua procedência.

Não é raro descobrir que certos produtos não geram os benefícios afirmados em suas propagandas, logo, utilizar goji berries frescos ou secos (desde que 100% naturais) é a melhor maneira de garantir o acesso aos seus incontáveis benefícios.

Além de utilizado por meio de suco e frutas frescas e secas, o goji berry emagrece também quando é adicionado a cereais, misturados com outros sucos naturais, incorporado a massas saudáveis, sopas e saladas.

A combinação do goji berry com outros alimentos ricos em nutrientes é capaz de maximizar os seus efeitos emagrecedores.

Reforço do sistema imunológico e proteção contra a gripe

A possibilidade de poder contar com um bom sistema imunológico e, consequentemente, maior proteção contra gripes e resfriados, pode ser indiretamente alcançada por pessoas que são atraídas pelo fato de que o goji berry emagrece.

Testes laboratoriais comprovaram que o goji berry contribui para aumentar a eficácia das vacinas contra a gripe – algo muito importante, desde que as vacinas nem sempre fornecem uma proteção completa contra o vírus.

Os testes sugerem que o goji berry emagrece e pode prevenir infecções subsequentes em idosos receberam a vacina contra a gripe. Cumpre ressaltar, no entanto, que a fruta não deve, de modo algum, ser usada como uma substituição à imunização oferecida pela vacina.

Goji Berry Emagrece

Existe algum risco associado à ingestão de goji berry?

Não há riscos conhecidos para adultos saudáveis. Não obstante, se você estiver tomando algum medicamente, deve consultar o seu médico antes de começar a comer produtos que contenham goji berry.

A fruta pode interferir com alguns medicamentos, incluindo anticoagulantes e remédios para o diabetes e para a pressão arterial. Os antioxidantes presentes na fruta fundamentam sua utilização na medicina tradicional chinesa como tratamento para uma vasta gama de problemas de saúde.

Na prática, os antioxidantes no goji berry podem ser especialmente benéficos para manter a saúde dos olhos, conforme demonstrado por alguns testes realizados tanto em animais quanto em humanos.

Como utilizar o goji berry?

A maioria dos estabelecimentos que comercializam o goji berry, vendem as frutas secas, pré-embaladas e a granel. Contudo, você também pode encontrar a fruta fresca – condição ideal para adicionar em seu cereal matinal, iogurtes, sucos e chás.

O sabor do goji berry pode ser aproveitado, também, na culinária, sendo uma ótima opção para a preparação de molhos que acompanham carne de porco ou peru, trazendo uma doçura característica a esses pratos. Além disso, as vitaminas de sua composição ajudam o corpo a absorver melhor o ferro presente nas carnes.

Em termos gerais, os nutricionistas recomendam fortemente a ingestão de duas ou mais porções de goji berry por dia.

Assegure-se, porém, de comprar suas frutas em uma fonte confiável, ainda que, para isso, seja necessário gastar um pouco mais. As marcas mais baratas são conhecidas por conter sulfitos, que podem causar sérias reações alérgicas.

Algumas pessoas, ao comer goji berry, relataram a aparição de problemas digestivos leves. Isso pode ser um efeito colateral comum: se você tiver alguma complicação digestiva ou gastrointestinal crônica, não deixe de consultar o seu médico antes de utilizar o goji berry como remédio natural.

Se observar esses cuidados básicos, você poderá comer o goji berry tranquilamente e sem maiores preocupações.

Alternativas ao goji berry

Embora não existam alternativas que reduzam tanto peso quanto o goji berry emagrece, se você não se adaptar ao sabor ou considerar muito caro comprar os frutos secos, considere adquirir outros alimentos que oferecem valores nutricionais semelhantes:

  • Morangos;
  • Mirtilos (também chamados de blueberrys);
  • Pimentões;
  • Frutas tropicais;
  • Folhas verde-escuras;
  • Wheatgrass (grama de trigo);
  • Suco de romã;
  • Peixes oleosos;
  • Chá-verde.

Por quê utilizar o goji berry para emagrecer?

Se você está procurando por um novo alimento para integrar à sua dieta, uma vez que o goji berry emagrece e é altamente nutritivo, ele pode ser uma excelente opção. Contendo um alto teor de vitaminas e minerais e um denso valor proteico, ele pode acelerar a perda de peso e incrementar a sensação de saciedade após cada refeição.

Adicionalmente, o goji berry pode proporcionar uma variação bem-vinda para quem já está enjoado de comer sempre as mesmas frutas.

A pesquisa sugere ainda que o goji berry pode ajudar a elevar a sensação de bem-estar com benefícios que parecem particularmente úteis para pessoas acima da faixa dos 60 anos de idade.

Os cientistas ressaltam, porém, que afirmações sobre a sua capacidade de reduzir as dores associadas à artrose e seus efeitos anticancerígenos necessitam de maiores e mais profundas evidências clínicas.

À medida que a notícia de que o goji berry emagrece se difunde por todos os meios de comunicação, é natural que a demanda pela fruta aumente e, consequentemente, o seu preço no mercado se eleve, sobretudo, em determinadas épocas do ano.

Se, quando você procurar adquirir o goji berry, achar preços extremamente altos, considere substituí-lo pelas alternativas que mencionamos acima.

Não se esqueça, também, de que o goji berry emagrece mas diminui o nível de açúcar no sangue, de modo que, caso você tenha hipoglicemia, deve abster-se de consumi-lo ou, então, fazê-lo apenas sob rigorosa orientação médica.

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.