Futuro Financeiro: saiba como planejar a aposentadoria

0 1.247

Muitos acham que a aposentadoria é o momento de descansar e colocar em prática todas as viagens e passeios que, ao longo da vida trabalhista, não tiveram tempo de aproveitar. Porém, se esta fase da vida não for bem planejada, dificilmente sobrarão recursos financeiros para realizar turismos , já que não é uma tarefa nada fácil manter o mesmo padrão de vida somente com o dinheiro da aposentadoria.

Para ter uma situação financeira estável na terceira idade é imprescindível planejar o futuro financeiro o quanto antes. Sendo assim, não basta calcular apenas o valor da renda que será recebida pela previdência mensalmente, mas pensar em um plano financeiro. Para isso, deve-se desenvolver uma meta de renda que a pessoa deseja ter a partir de uma determinada idade e, após a definição da meta, estipular o percentual da renda que necessita ser poupada para que tenha uma renda garantida.

Investir na Previdência Privada é solução!
A Previdência Social, conhecida como INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é uma espécie de seguro social controlado e gerido pelo governo, no qual a finalidade é garantir um salário mínimo após o término das obrigações trabalhistas e também em casos de acidentes, gravidez ou doenças. Neste caso, os benefícios concedidos serão de acordo com o pagamento de contribuições feitas pelos trabalhadores e empresas. Ou seja, se a contribuição for acima do valor mínimo, o patamar de renda da aposentadoria será mais favorável.

       

Mas, embora seja a primeira medida a ser tomada para quem pretende garantir uma renda na melhor idade, não deve ser a única opção. Como os valores salariais não são corrigidos pela inflação, com o passar dos anos a tarefa de manter uma vida confortável fica cada vez mais dificultosa apenas com o INSS.

Mediante a estes fatores, o ideal é contribuir com os valores obrigatórios por lei e, em contrapartida, complementar a aposentadoria com a previdência privada.

A Previdência Privada, nada mais é, do que uma aposentadoria privada, sem ligação com o INSS. Também conhecida pelo nome de Previdência Complementar, esse é um sistema opcional ao individuo que tem o intuito de acumular para uma renda mensal futuramente. Mediante a isso, após a conclusão das obrigações com o trabalho, cabe à pessoa escolher entre a decisão de sacar todo o dinheiro para montar um negócio próprio, investir na compra de casas para alugar e assim viver desse dinheiro ou confiar a quantia a seguradora e fazer o resgate quando for necessário.

COMENTE COM OS AMIGOS DO SITE:
Use a caixa de comentários abaixo para trocar idéias com os leitores do site. Muitas pessoas podem interagir com você.

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.