Longevidade: festival reuniu inovações

um movimento que quebra paradigmas quanto ao que é envelhecer

0 71
Um evento que revoluciona  a longevidade ocorreu gratuitamente em parceira com o SESC Itaquera SP e trouxe uma programação diversa além de jogar uma nova luz sobre potencialidades advindas do envelhecimento da população!
A expectativa de vida do brasileiro alcançou a maior média da história. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a longevidade chegou a 76 anos.
 
A única camada da população que cresce é a de seniores. Porém insiste-se em mantê-la na invisibilidade, à sombra de sua potência.

show

Foi pensando neste cenário, que o movimento LAB60+ vem propondo ressignificar a forma como a sociedade encara o envelhecimento, reunindo +90 iniciativas e inovações de todo país em um evento que ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de outubro no SESC Itaquera.
 
Nem a chuva fina espantou o ânimo de quase 600 participantes por dia de evento, que se distribuíam em oficinas diversas.
Caravanas de norte a sul tomaram conta do espaço durante 3 dias de conexões e novidades, que tangenciam o envelhecimento bem sucedido.
 festival
“Com o objetivo de ampliar a discussão na sociedade sobre os desafios do envelhecimento populacional e dar mais visibilidade ao tema, celebramos a nova longevidade, em uma programação diversa que mistura mesas sobre empreendedorismo sênior, novas formas de moradia, desafios do cuidado por toda vida, finitude e trabalho intergeracional com oficinas de bem-estar, cultura, esporte e tecnologia, além de apresentações artísticas.” afirma Sérgio Serapião, fundador da iniciativa LAB60+.

 

conexões

O festival apresentou um formato leve para ampliar as oportunidades de participação e protagonismo de todos, diminuindo a distância entre palestrantes, facilitadores, artistas e plateia.
“Todos um papel e somos corresponsáveis por criarmos uma realidade que integre pessoas de todas as idades”. completa Serapião.
O evento apresentou iniciativas que se desenvolveram e ampliaram sua potência ao se conectar com o movimento LAB60+, espalhado por 8 cidades do país e que reúne +800 organizações grandes e pequenas, de todos setores, assim como + 10 mil pessoas que colaboram, a partir da diversidade, na criação de iniciativas para os desafios da longevidade.

trabalho senior

“Nesta quinta edição do Festival, lançamos a Plataforma Digital LAB60+, a primeira rede social virtual de conexão e colaboração entre as iniciativas de longevidade.” afirma Serapião.
Discutiu-se a relação do longevidade com diversas áreas, dentre elas a tecnologia, moradia, mercado de trabalho e saúde.
Em 2019 espera-se o dobro de pessoas e conexões. É uma onda que só cresce!

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.