As estatinas são medicamentos muito utilizados na prática clínica para controle do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares.
Abaixo, o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti responde as 6 perguntas mais frequentes sobre esse remédio.
- As estatinas vão prejudicar a minha capacidade de fazer atividade física?
Estatinas e atividade física representam uma excelente combinação para prevenção de doenças cardiovasculares. A maioria das pessoas não tem efeito colateral com esta medicação, no entanto, cerca de 10% sentem fraqueza e dor muscular. Nestes casos, os pacientes devem avisar o médico, pois, em muitos casos, trocando o remédio há melhoras desses sintomas.
- As estatinas podem causar problemas nos meus músculos, inclusive no coração?
As estatinas são muito utilizadas na prática clínica e não temos relato de problemas no coração devido a essa medicação. No entanto, algumas pessoas podem apresentar dor muscular e o médico precisa ser avisado sobre esse sintoma.
- Quem tem diabetes não deve tomar estatinas?
Os pacientes diabéticos se beneficiam muito com as estatinas, pois elas previnem infarto e derrame. Estudos recentes relatam que essa medicação pode aumentar um pouco os níveis de açúcar no sangue. Porém, com acompanhamento médico, dieta adequada e prática de atividade física, os riscos são muito menores que os benefícios.
- Estatinas causam demência?
Não! Pelo contrário. Estudos recentes revelam que elas protegem a saúde vascular, prevenindo a demência.
- Suplementos naturais são mais seguros e eficientes que as estatinas?
Não existe nenhum nível de evidência dizendo que os suplementos realmente abaixam os níveis de colesterol. É preciso tomar cuidado, pois muitas vezes as pessoas confundem natural com seguro e isso nem sempre é verdade. Independente do tratamento, atividade física e dieta balanceada são extremamente importantes.
- Todos devem tomar estatinas?
Você só deve tomar esse medicamento se realmente precisar. Além disso, as pessoas com colesterol elevado e com doenças cardiovasculares se beneficiam do uso dessa medicação em longo prazo.
Dr Daniel Benitti
cirurgião vascular, SP
site: www.ocirugiaovascular.com.br
Leia também:
Como proteger o coração do envelhecimento precoce
oI amigos Tenho 68 anos sou aposentado ( professor ) separado a 6 anos. Deste a separação morei em diversas cidades . Atualmente estou em Aracaju Sergipe mas estou achando muito dificil fazer amizades. Por isso se alguem souber de alguma comunidade de aposentados, por favor entre em contado comigo. Tel. 012- 996256762. Deste já agradeço.
Olá José Carlos!
agradecemos a confiança em nos enviar seu pedido. Há um grupo o qual confio muito, relacionado ao que faço pela internet. Enviei pra eles. Vamos ver o que me respondem. Mas caso queira enviar uma msg para meu zap e assim eu poder te conectar com outras pessoas acho bom: 31 98516 8710 – Gal Rosa
abçs