6 respostas sobre medicamento para o coração

Estatinas!

2

As estatinas são medicamentos muito utilizados na prática clínica para controle do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares.

Abaixo, o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti  responde as 6 perguntas mais frequentes sobre esse remédio.

  1. As estatinas vão prejudicar a minha capacidade de fazer atividade física?

Estatinas e atividade física representam uma excelente combinação para prevenção de doenças cardiovasculares. A maioria das pessoas não tem efeito colateral com esta medicação, no entanto, cerca de 10% sentem fraqueza e dor muscular. Nestes casos, os pacientes devem avisar o médico, pois, em muitos casos, trocando o remédio há melhoras desses sintomas.

  1. As estatinas podem causar problemas nos meus músculos, inclusive no coração?

As estatinas são muito utilizadas na prática clínica e não temos relato de problemas no coração devido a essa medicação. No entanto, algumas pessoas podem apresentar dor muscular e o médico precisa ser avisado sobre esse sintoma.

  1. Quem tem diabetes não deve tomar estatinas?

Os pacientes diabéticos se beneficiam muito com as estatinas, pois elas previnem infarto e derrame. Estudos recentes relatam que essa medicação pode aumentar um pouco os níveis de açúcar no sangue. Porém, com acompanhamento médico, dieta adequada e prática de atividade física, os riscos são muito menores que os benefícios.

  1. Estatinas causam demência?

Não! Pelo contrário. Estudos recentes revelam que elas protegem a saúde vascular, prevenindo a demência.

       
  1. Suplementos naturais são mais seguros e eficientes que as estatinas?

Não existe nenhum nível de evidência dizendo que os suplementos realmente abaixam os níveis de colesterol. É preciso tomar cuidado, pois muitas vezes as pessoas confundem natural com seguro e isso nem sempre é verdade. Independente do tratamento, atividade física e dieta balanceada são extremamente importantes.

  1. Todos devem tomar estatinas?

Você só deve tomar esse medicamento se realmente precisar. Além disso, as pessoas com colesterol elevado e com doenças cardiovasculares se beneficiam do uso dessa medicação em longo prazo.

 

Daniel Benitti

 

 

 

 

Dr Daniel Benitti 

cirurgião vascular, SP

site: www.ocirugiaovascular.com.br

Leia também:

Como proteger o coração do envelhecimento precoce

       
2 Comentários
  1. Jose Carlos de Moura Diz

    oI amigos Tenho 68 anos sou aposentado ( professor ) separado a 6 anos. Deste a separação morei em diversas cidades . Atualmente estou em Aracaju Sergipe mas estou achando muito dificil fazer amizades. Por isso se alguem souber de alguma comunidade de aposentados, por favor entre em contado comigo. Tel. 012- 996256762. Deste já agradeço.

    1. Gal Rosa Diz

      Olá José Carlos!
      agradecemos a confiança em nos enviar seu pedido. Há um grupo o qual confio muito, relacionado ao que faço pela internet. Enviei pra eles. Vamos ver o que me respondem. Mas caso queira enviar uma msg para meu zap e assim eu poder te conectar com outras pessoas acho bom: 31 98516 8710 – Gal Rosa
      abçs

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.