E a vida continua

0 14

Dra Glaucia Tavares, psicóloga, esposa, mãe e avó tem coisas muito especiais para compartilhar com aqueles que sofrem com perdas de pessoas queridas . Coisas que fazem compreender a dimensão do vazio… Coisas que acomodam os sentimentos em um travesseiro fofo… Coisas que transformam tristezas em grandiosas conquistas… Coisas que impulsionam a vida!

Impulsionar a vida é a meta maior de seu último livro “E a vida continua”, escrito uma vez mais em parceria com seu esposo, amigo e companheiro de vida e de luto, Eduardo.

Os próximos parágrafos são dedicações da Gláucia ao nosso site contando um pouco sobre como sua experiência a fez descobrir como ajudar muitos!

E Como continuar a vida?

Dezoito anos se passaram desde a morte de Camile. É o tempo de igualar os anos de convívio físico com aqueles de sua presença marcante apenas em nossa memória. O dia 21 de abril de 1998 é um marco significativo de mudanças em nossas vidas. Data da morte da nossa filha, aos 18 anos de idade, e início de uma longa e interminável caminhada, para nos reinventar como pessoas, como casal e como família.

Ficamos de Luto, fomos à Luta e hoje reconhecemos que a vida continua, desde que não nos aprisionemos na amargura. Próximo a completar 50 anos de amoroso convívio, decidimos por mais uma tarefa: produzir textos em parceria. Com a bagagem de vida pessoal, afetiva, familiar, social, profissional e espiritual de cada um, dispusemo-nos a articular nossas percepções, ampliando o nosso campo de visão. A proposta é nos colocarmos como aprendizes e parceiros diante dos desafios da vida. A nossa base é a fé em que possamos reconstruir, cada dia. Alguns serão mais fáceis, outros com mais dor. A despeito das oscilações, mantemos a convicção que, como parceiros, é possível empreender esta jornada.

Decidimos, também, ampliar essa parceria, convocando colaboradores para nos ajudar e reforçar a nossa rede. Incluir amigos nessa caminhada passou a ser um exercício prazeroso. Desenvolver a produção comum aciona a capacidade de amar, desdobrando-se no encantamento de viver, fortalecendo-nos diante das dores. Articular dor com entrega, reorganizando e conectando vínculos simbólicos.

Este trabalho é fruto da tessitura amorosa de pessoas que se dispuseram a dizer um sim responsável ao convite de prosseguir conosco, aprender, conhecer e refletir. Reparação, mudanças e renascimento são atitudes desafiantes, diante do compromisso de vida, considerando-se a inevitabilidade da morte.

 

PARA ADQUIRIR O LIVRO CLIQUE AQUI:  LIVRO E A VIDA CONTINUA

glaucia

Gláucia Tavares

psicóloga e escritora

Fundadora da Rede API

(Associação para perdas irreparáveis)

site: www.redeapi.org.br

LEIA TAMBÉM:

LUTO NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

LUTO NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO parte II

O CUIDADOR FAMILIAR

CULPA COMO SE LIVRAR DESTE FANTASMA