Dificuldades para Memorizar?

3

Desde que não haja um histórico de doença grave, nada justifica as dificuldades de memorização a não ser uma destas três causas:

1) Estresse – provocado principalmente pelo medo, pela ansiedade ou pelo excesso de cobrança;
2) Desinteresse ou aversão pelo assunto em questão;
3) Auto-estima baixa – que pode ter sido provocada pelo excesso de críticas ao seu desempenho;

O mais comum, entretanto, é encontrarmos estes três fatores associados entre si. A pessoa com a auto-estima em baixa estressa com facilidade e se torna ansioso, medroso ou até mesmo agressivo. Problema de memória, no entanto, ele não tem nenhum. O que ele precisa é tão-somente ter sua auto-estima resgatada para a memória “funcionar melhor”. Autoestima elevada aumenta o poder de concentração, estimula sua capacidade de “sonhar” e a criatividade além de fortalecer a autoconfiança, fazendo com que os problemas de memória percebidos desapareçam naturalmente.

Leia Também:

       

“Aprender” é da natureza humana e memorizar é um ato intelectual tão natural que somos capazes de memorizar mesmo sem querer memorizar. O nosso cérebro foi criado para aprender.E não somos nós que vamos interferir neste destino! Nós somos capazes de aprender tudo o que nos interessa e sem fazer grande esforço para isso. Aliás, fazer esforço para aprender é um contra-senso. Ninguém tem que se esforçar para aprender. Basta ficar na sua (atento, mas relaxado) e deixar o cérebro aprender sozinho. E ele é capaz de fazer isto magistralmente por nós.

Texto por: Gal Rosa Terapeuta ocupacional em geriatria e gerontologia. Especialista em espiritualidade e autoconhecimento. Instrutora de oficinas de memória há 10 anos. Colaboradora do Projeto Terceira Idade. e-mail: aproveitandoamelhoridade@yahoo.com.br

 

COMENTE COM OS AMIGOS DO SITE: Use a caixa de comentários abaixo para trocar idéias com os leitores do site. Muitas pessoas podem interagir com você.

 
convite-gal

       
3 Comentários
  1. […] Dificuldades para Memorizar? […]

  2. […] Dificuldades para Memorizar? […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.