7 dicas para conseguir trabalho após a aposentadoria

0 1.636

Para algumas pessoas, a aposentadoria marca o término de longos anos de prestação de serviços no mercado de trabalho e, consequentemente, sinaliza a oportunidade de empregar o tempo livre em viagens, passeios em família e para descansar. Entretanto, para outras, quando o momento chega, seja por amor a profissão ou em decorrência da vontade de se manter mais ativo, optam em prosseguir trabalhando.

Mas, essa continuidade no mercado de trabalho nem sempre é na mesma área que o profissional trabalhou durante longos anos.

Muitos aposentados investem o tempo livre em cursos de especialização em áreas diferentes das quais atuaram, a fim de buscar um novo ar ou uma oportunidade distinta na carreira e, claro, em um segmento que com um ritmo mais tranquilo.

Esse também é o seu caso? Então, se você também está em busca de uma continuidade na carreira profissional, o ideal é escolher uma atividade que viabilize um maior controle do tempo e que possa ter a agenda nas mãos da própria pessoa, ou seja, uma atividade que não seja de período integral. Confira 7 dicas para conseguir trabalho após a aposentadoria:

  • Atualize o seu currículo: aproveite o período da aposentadoria para realizar cursos de atualização profissional para dar uma turbinada no seu currículo. Além disso, é provável que o seu currículo não esteja na formação atual. Neste caso, consulte um expert para fazer as alterações necessárias.

 

       
  • Registre-se nas empresas certas: se você quer continuar no mercado de trabalho, mas não quer perder o seu tempo livre para fazer as tarefas diárias, como ir ao médico ou buscar os netos na escola, o ideal é optar por empresas com horários mais flexíveis com a carga horária reduzida.

 

  • Esteja aberto para oportunidades temporárias: as empresas que abrem vagas temporárias, normalmente, não fazem restrição quanto à faixa etária do candidato. Por este motivo, é mais fácil conseguir oportunidades para realizar atividades temporárias. Lembrando que, além de ser uma oportunidade  para aumentar a experiência, muitas empresas acabam efetivando o profissional após o período.

 

  • Amplie sua rede de contatos: as redes sociais, atualmente, são uma ferramenta muito utilizada por profissionais que buscam uma oportunidade no mercado, pois muitas empresas divulgam suas vagas nesses locais. Por isso, abuse das ferramentas virtuais como Facebook, Linkedin, Twitter, entre outros. Tente participar de fóruns, siga páginas de empresas que busca vagas e acompanhe comunidades porque podem te ajudar a encontrar a oportunidade certa.

 

  • Faça algo de que realmente goste: uma das maiores dificuldades dos profissionais aposentados que tentam se manter no mercado é por causa da desmotivação no trabalho. Portanto, antes de investir na vaga encontrada, veja se é isso mesmo que você tem vontade de fazer, se a área te motiva e  quais são suas expectativas.

 

  • Informe sua disponibilidade: deixe claro para a empresa qual é a sua disponibilidade para realizar aquele trabalho. Informe ao contratante a respeito do seu interesse em trabalhar com aquele projeto, por qual período e demonstre que está atualizado com as novas ferramentas disponíveis no mercado. Isso facilita a contratação para a vaga.

 

  • Use a idade a seu favor: utilize as vantagens provenientes da idade como experiência profissional, maturidade, perspectiva mais realista, comprometimento, equilíbrio de emoções, pois isso representa uma vantagem sobre trabalhadores mais jovens. Mostre o que sabe você e o que já realizou, pois aumenta as chances de conquistar a oportunidade.

 

 

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.