Curso SUPERA: Método Eficiente de Aprendizagem

1 369

O SUPERA é um dos programas mais eficientes do mercado, que oferece um curso diferenciado, com uma inovação alheia a tudo aquilo que você conhece. O Curso SUPERA oferece uma aula por semana, composta por 2h de atividades, em que você conquistará uma mente mais saudável.

Além disso, o aluno encontrará concentração, melhor memória, raciocínio, autoestima e se tornará uma pessoa muito mais criativa. Estas são habilidades aprimoradas pelo curso Supera.

O intuito do curso é aumentar o desempenho escolar, alavancar a carreira e garantir melhor qualidade de vida. Encarar os desafios da vida e experimentar as novas portas que se abrem é uma maneira incrível de se viver. Os métodos do curso Supera não limitam a faixa etária: todos são bem vindos a conhecer essa emoção e vivenciá-la.

Como funciona o Curso Supera?

O SUPERA disponibiliza oportunidades para crianças, para jovens e adultos e para idosos. Teve sua criação inicial para crianças e jovens, a fim de colaborar com o desenvolvimento de habilidades da cognição que são essenciais para que os indivíduos consigam aprender.

As aulas do SUPERA têm uma divisão entre atividades com exercícios no ábaco japonês e a outra parte de atividades fazem o estímulo cerebral por meio de jogos de tabuleiro, dinâmicas de grupo, apostilas com desafios de lógica e, ainda, vídeos que motivam. O site do SUPERA oferece uma aula grátis, para um melhor encontro com o que está sendo explicado aqui.

O programa mais simples do SUPERA dura um ano e meio, porém, cada estudante apresenta avanços na medida em que se dedica e do seu desempenho. É possível que finalize antes ou depois da duração prevista.

O fator de desenvolvimento é totalmente individual. Em geral, são 10 apostilas com graus desafiantes em ordem crescente.

Ao fim do curso SUPERA, o estudante tem um raciocínio muito ágil, com uma visão maior para a resolução de problemas, tornando-se criativo, conseguindo uma maior concentração em atividades relevantes de sua rotina, e ainda, superando seus limites e tendo uma fácil convivência para aprimorar suas relações.

Essas habilidades são os pontos diferenciais na vida quaisquer pessoas, sejam alunos, profissionais ou donas de casa. Em relação ao pessoal da terceira idade, é um aprimoramento da qualidade de vida.

Além das atividades que são realizadas em sala de aula, o estudante também pode fazer treinos cerebrais em sua própria residência, com exercícios de apostilas denominadas “Abrindo Horizontes”.

O material é de exclusividade do curso SUPERA e revela exercícios prazerosos para o desenvolvimento do foco, da memória e do raciocínio lógico. Posteriormente ao aprendizado e uso do ábaco com os profissionais habilitados da rede, o estudante também pode fazer a prática em sua casa.

A ginástica do cérebro é um exercício para a vida inteira. No curso SUPERA, é possível encontrar estudantes, concurseiros, vestibulandos, profissionais de diversas áreas como jornalistas, administradores, advogados, analistas e afins, atletas e os aposentados.

O curso SUPERA tende a demonstrar dinamicidade, atividade e inteligência para uma vida com melhor qualidade.

Modalidades do Curso Supera

O SUPERA é exclusivo para Instituições de Ensino. É um curso avançado, a partir de ferramenta pedagógica que estimula a parte cognitiva do cérebro e, por isso, destaca a representação de um diferencial único para qualquer instituição de ensino.

Além de ser um recurso de marketing incrível, a metodologia aprimora o desempenho dos estudantes e faz com que os índices relacionados à aprovações das escolas melhorem.

Objetivos do Curso

O SUPERA utiliza diversas ferramentas para o fortalecimento de conexões dos neurônios. Uma vez que haja o fortalecimento, essas conexões beneficiam os estudantes em seus exercícios diários domésticos, profissionais e escolares, em termos de qualidade de vida e aprimora de forma efetiva o desempenho.

Essas ligações se relacionam a diversas capacidades como concentração e atenção, o raciocínio lógico-matemático, a habilidade visão espacial e memória, além de fazer o estímulo da relação inter e intrapessoal, que são muito valorizadas atualmente, pelo mercado de trabalho.

As ferramentas do Curso SUPERA trazem a permissão do trabalho cerebral de modo equilibrado e harmonioso. De mesmo modo que, numa academia, trabalha-se o organismo em sua forma total, a ginástica do cérebro também objetiva o trabalho cerebral em sua formal total.

Sempre o nosso cérebro sai da sua zona confortável, de forma principal para atender aos requisitos de variedade, novidade e nível de dificuldade crescente – estimula-se o desenvolvimento de novos parâmetros neurais e, ainda a produção de neurotrofinas que são os elementos da adrenalina, dopamina, endorfina, noradrenalina, e afins, que promovem o aumento do quantitativo e qualidade de sinapses – que são as conexões com os neurônios – tornando mais ampla a capacidade de processamento e da reserva cerebral cognitiva.

A ginástica cerebral consegue proporcionar vantagens em prazo curto, que têm relação aos ganhos do desempenho e sobre as dificuldades superadas como TDAH, vantagens a longo prazo, sequelas de AVC, fatores saudáveis e qualidade da vida, de modo a prevenir a redução mental e o surgimento de patologias degenerativas cerebrais.

O pior “veneno” cerebral é a própria rotina, os mesmos hábitos. Dessa forma, quando se tem uma vida cheia de desafios e estimulante, é importante pensar em uma ótima alimentação, atividades físicas, qualidade de um sono bom e uma ansiedade e estresse controlados.

O SUPERA tem contato com grandes descobertas e conceituações científicas como a capacidade cerebral de modificação ao receber estímulos e a neuroplasticidade do cérebro.

Por muitos anos, acreditou-se que, de acordo com o envelhecimento, as ligações entre as funções neurais tornavam-se fixas, sem mutações. Entretanto, estudos revelaram que, os estímulos ao cérebro, conseguem transformar as capacidades cerebrais, aprendendo e melhorando cada uma das habilidades.

Outra conceituação que embasa o curso SUPERA é o conceito de metacognição, que trata-se da tomada de consciência frente a estratégias que cada um utiliza para o comprometimento do aprendizado. A aprendizagem eficaz necessita que sejam construídas estratégias cognitivas e metacognitivas para a possibilidade do planejamento e monitoramento do desempenho do indivíduo.

A metacognição é capaz do exercício influente sobre os seus motivadores, porque, em virtude dos estudantes terem o controle e gestão de seus próprios elementos cognitivos, obtém-se a noção de responsabilidade por este desempenho na escola e age efetivamente na geração da confiança em suas próprias habilidades.

Para quem o curso é indicado?

O curso teve sua criação no ano de 2006. O curso SUPERA é, atualmente, a maior rede de ensino de ginástica cerebral brasileiro.

Operando em seu primeiro ano, o SUPERA entrou para o sistema franquiado e, agora, disponibiliza mais de 300 unidades no Brasil. O curso, que tem como base o método exclusivo e inovador, está aliado à educação e a neurociência.

Adultos

O curso age efetivamente na visão estratégica, no foco, na redução do estresse, no crescimento profissional e em aprovações em concursos e processos seletivos.

Importância da visão estratégica
A visão estratégica é muito relevante para qualquer ser humano. É um dos conceitos principais do mundo atual, sendo essencial para qualquer tipo de prosperidade. É o critério que move o ser humano em suas ações bem pensadas.

É importante dizer que a visão estratégica, nada mais é, que possuir conhecimento em relação ao rumo a seguir, ao seu destino, caso esteja em algum tipo de caminho.

Posto de outra forma, a visão estratégica consegue lidar com planejamentos, em busca de definições de objetivos e determinação do que deve ser realizado para atingi-los.

Ao conseguir a definição da missão, a visão e quais os valores a pessoa preza, consegue-se encontrar o rumo mais adequado ao ser humano. Com isso, ele consegue enxergar aquilo que necessita e o que é vantajoso para si e sua vida. Pensar fora da caixa e fazer análises de como por em prática os seus pensamentos, são conceitos de visão estratégica.

O curso Supera pretende tornar o adulto um ser estrategista, que é uma qualidade rara, muito valorizada em diversos ambientes. Um estrategista sabe como lidar com problemas, conflitos, e gerencia as crises, garantindo que os transtornos sejam erradicados.

É também, muito importante dizer que a visão estratégica tem atuação efetiva no processo de tomar decisões, sendo que o ser humano é capaz de fazer isso de forma eficaz, a partir de seus objetivos e planos.

Crianças

Raciocínio, concentração, capacidade maior de aprendizado e autoestima.

Importância da concentração infantil
O local onde uma criança reside, por exemplo, é composto por muitos informativos, estímulos e novidades. Talvez, em virtude disso, seja dificultoso para ela prestar atenção em determinadas situações ou se concentrar em estudos ou tarefas de maneira particular.

Atentar-se de modo geral, requer aspectos novos em sua vida, e em determinadas situações, ocorrem dificuldades em aprender algo novo.

Por meio dessa atenção, a mente tende a encontrar concentração em estímulos determinados a nossa volta, para que se ignore todos os outros. Ao se concentrar, uma das capacidades essenciais no procedimento de conhecimento, as pessoas conseguem manter a atenção como um fosse pontual de interesse, ao longo de tempo que houver necessidade.

Se não há a concentração, é quase impossível aprender qualquer coisa. Por isso, concentrar-se é importantíssimo para qualquer aprendizado.

Aqui estão algumas dicas interessantes que o Curso trabalha, de forma diferenciada e efetiva:

Evite distrações
Abrir mão daquilo que distraia a criança é um ponto a ser pensado: problemas familiares, pessoais, falta de metas, barulho, e afins.

Diversifique as atividades
Diversifique os assuntos do estudo, diariamente. As modificações auxiliam o início do processo de atenção, e logo, a criança pode se concentrar por um tempo maior.

       

Criação de hábitos e rotinas de estudo
É importante ter disciplina de horários e dias fixos para estudar e aprimorar o rendimento do cérebro. Quando a pessoa é acostumada a se esforçar para a concentração diariamente em mesmo momento do dia, a mente vai se adaptando a essa atividade de maneira mais fácil.

Organização de atividades
É importante proceder atividades mais árduas ao passo que a criança esteja mais tranquila e descansada.

Trace objetivos
Importantíssimo dizer que a criança deve ter bem claro em sua mente os seus objetivos e metas. Ao passo que queiramos algo fortemente, mobilizamos nossas forças e recursos para obte-lo. Por isso, caso a criança saiba exatamente qual é o seu objetivo ao estudar, mais ela participará desse aprendizado para conseguir aquilo que se tem como meta.

Intercale descansos
O processo que se relaciona à atenção tem prosseguimento a uma curva que pode se desmanchar com o tempo. Portanto, é muito necessário que se intercale alguns descansos para que a concentração seja recuperada.

Sintetize e resuma
Fazer resumos, de maneira mental, sobre aquilo que foi ensinado ou escutado ao longo de uma explicação e fazer reescritas com sentenças curtas ou detalhes que interessam mais é uma ótima técnica para o exercício da atenção.

Terceira idade

Cérebro ativo, raciocínio rápido, memória boa, qualidade de vida e independência.

Importância da qualidade de vida na terceira idade
Para se obter uma qualidade de vida excelente nessa etapa da vida, é imprescindível a consideração de alguns elementos: o bem-estar psicológico e físico, o grau de independência, as relações sociais, o ambiente de lazer e trabalho, religiosidades e afins.

De uma maneira ampla, o envelhecimento com qualidade quer dizer ter satisfação com a vida que se leva e adquirir as expectativas positivas relacionadas ao tempo futuro.

Ao analisar isso, a boa qualidade de vida ocorre de forma efetiva na vida experiente, porém, é importante dizer que aqueles que mantém o padrão de ótima qualidade de vida durante toda a vida, são passíveis de um maior encontro notável com essa qualidade na terceira idade.

Pesquisas levam em consideração o caráter comum em queda de percepções na qualidade de vida posterior ao período de aposentadoria, em virtude de atividades físicas interrompidas juntamente das intelectuais e mentais.

Desse modo, é preciso que haja uma organização para os anos do envelhecimento, ao passo que, ainda, está em atividade plena, com o objetivo de redução do impacto que é produzido pela falta de atividades.

É essencial que se mantenha um equilíbrio entre as limitações e os potenciais, que são resultantes do processo da etapa de envelhecimento. É muito natural que idosos sejam acometidos por patologias crônicas determinadas pela faixa etária, mas a qualidade de vida pode ser percebida com lazer e criatividade, sem que se dispense os cuidados saudáveis.

Adolescentes

Agilidade para cálculos, atenção, aprovação em vestibulares e controle de ansiedade.

Importância do controle da ansiedade para aprovação no vestibular
Para que se garanta uma oportunidade ao mercada de trabalho, é necessário o estudo para vestibulares.

E para aqueles que estudam ao longo de um ano, ao passo que a prova esteja perto, a pressão de familiares e afins acabam gerando estresse, ansiedade, medo. Além disso, os fatores do nervosismo em finalizar um ciclo da vida e começar outro influenciam ainda mais nesse efeito colateral da ansiedade.

De acordo com especialistas, os jovens que cursam o 3º ano do ensino médio vivem em expectativas relacionadas ao vestibular. Por isso, eles podem enfrentar vários problemas emocionais e físicos em relação a essa pressão.

O jovem precisa aprender a evitar o estresse, visto que acabam destruindo células que se responsabilizam pela recuperação e aquisição da memória, que pode ser prejudicada aos estudos.

É preciso da atenção dos familiares ao modo como o jovem se comporta, ainda mais se há queixas de insônia, cansaço, patologias de pele ou gástricas, irritabilidade, perda de memória e diversos outros transtornos.

Para que o estudante não se sinta sobrecarregado, é importante o investimento em outras tarefas para liberar a tensão que vai se acumulando. A metodologia do Curso SUPERA é atenta a todos esses detalhes com a ginástica do cérebro.

É claro que as atividades em questão devem iniciar muito antes das avaliações, para que o aluno esteja acostumado à rotina de estudos, fazendo descansos e atividades que trabalhem a concentração e fixação dos conteúdos.

Informações sobre o Curso

Com a manutenção do ábaco, a resolução de desafios lógicos constantes, dinâmicas e jogos, as aulas se dão de maneira muito mais agradável, contagiando o aluno e o desafiando, para que se tornem altamente atrativas.

Ao se mostrar um ensino que centra a capacidade do aluno de forma individual, o curso SUPERA dura um ano e meio, tendo a divisão em 10 níveis. Estudantes que se dedicam de forma normal, conseguem concluir o curso em doze meses.

As aulas ocorrem uma vez por semana, em 2h. As salas de aulas têm divisão por idade, sempre com um quantitativo máximo de 12 estudantes por sala.

É possível encontrar resultados positivos a partir de 180 dias de estudos. Nesse momento, já é provável a detecção de melhoras no desempenho da escola, com aperfeiçoamentos significativos na concentração, capacidade de aprender, rapidez do aprendizado, tudo isso em assuntos que demandam memória e naquelas que solicitam um raciocínio mais lógico.

Ginástica para o cérebro: o curso, a internet e a terceira idade

Ao se difundir os meios de informática, abriu-se um ambiente para novas maneiras comunicativas, de modo especial, aos que fazem uso da internet. Essa ferramenta trata-se de um recurso interativo e dinâmico, que facilitam a comunicação e a disseminação de acesso democrático aos tipos informativos.

Entretanto, aqueles que não possuem esse acesso, acabam fazendo parte de um número que amedronta a sociedade atual, denominada, sendo denominados de “excluídos digitais”.

O Estatuto do Idoso, Lei n°10.741, no Capítulo V, Art. 20, traz a defensoria de que o idoso disponibiliza do direito “a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade”.

O documento traz referência também ao Art. 21, que: ”o poder público criará oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele”.

Algumas pesquisas científicas fazem a conclusão de que os idosos que utilizam tablets-pc disponibilizam de um melhor desempenho de memorização recente do que se processe em informações novas.

Desta maneira, a aprendizagem ao utilizar dispositivos de tecnologia relevante para a vida cotidiana age de forma impactante e positiva em relação a cognição do pessoal da terceira idade.

Este fator de aprendizagem pode, dessa maneira, tornar mais fáceis os exercícios cotidianos, como as atividades bancárias, as compras, e contribuir efetivamente para a sua vida social e o conhecimento ampliado.

Para que se desenvolva em pessoas mais velhas todas essas habilidades de recursos do meio digital, é preciso que se atente a alguns detalhes, porque os idosos necessitam de mais tempo de aprendizagem que os jovens.

O aprendizado que envolve a utilização do computador, navegação na internet, tablet, utilidade de possibilidades disponíveis online, podem ser grandes diferenciais na vida dos idosos.

Encaixar-se aos meios utilizados por netos e filhos, com uma comunicação ampla com outros, explorando programações existentes, pode se tornar uma fonte poderosa de atualizações e informações, sendo ainda uma ótima maneira de aprimorar a qualidade de vida.

Dinâmicas e vídeos motivacionais

Para muitos de estudantes do curso SUPERA, os vídeos e dinâmicas são exercícios mais bem aceitos e divertidos. Não tem como ficar parado. São exercícios muito relevantes para o desenvolvimento da capacidade expressiva de cada um, da autoestima, liderança e, principalmente, do relacionamento interpessoal.

No Curso SUPERA, também são utilizados vídeos e dinâmicas para o exercício de valores como honestidade, ética, solidariedade, responsabilidade social e respeito ao próximo.

Neuróbicas

Neuróbicas são atividades aeróbicas para neurônios, cujo exercício estimula sinapses e constrói novas conectividades.

As neuróbicas fazem a exigência da utilização de diversos sentidos e ainda conseguem tirar o cérebro do costume, de forma a melhorar o desempenho cerebral.

O princípio da neuróbica é o procedimento de uma atividade rotineira de um modo diferenciado, como exemplo de atividades com o ábaco a partir de olhos cobertos com uma venda, e escovas os dentes com a mão que não domina.

Jogos Virtuais

O SUPERA Online é uma página eletrônica de jogos que são desenvolvidos por neurocientistas internacionais franceses. A página pode ter o acesso em salas de aulas, viagens ou até mesmo em casa.

A partir de um programa totalmente personalizado com atividades para o cérebro, o estudante melhora a sua capacidade de cognição como memória, atenção, linguagem e, ainda, o raciocínio lógico.

Ele apresenta o auxílio de um instrutor online que, ao longo da utilização, pode fazer uma análise do progresso do aluno.

Recomendados Para Você:

       
1 comentário
  1. Ketrin Diz

    Moro em Paulinia SP gostaria que meu filho de 6 anos fizesse o curso

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.