Como cuidar da pele no inverno

0

Cuidar da pele é fundamental todos os dias. Contudo, cada estação do ano traz situações particulares que merecem atenção. Especificamente no inverno é comum que a pele apresente um maior ressecamento e aspereza, podendo provocar irritações e uma fina descamação da mesma, além de doenças na pele, como dermatite atópica e dermatite seborreica.

Isso ocorre porque, com as baixas temperaturas e o ar mais seco, a pele perde água e fica desidratada. Esse estado piora ainda mais com banhos quentes longos, alimentação mais gordurosa e a maior permanência em ambientes fechados aquecidos pelo aquecedor.

O que fazer para manter a pele mais hidratada?

Normalmente, as peles normais e secas, que possuem os poros fechados, sem cravos e nem espinhas, tendem a apresentar maior ressecamento durante o inverno. Para elas a recomendação é investir em sabonetes e cremes de limpeza suaves, sendo eles hidratantes durante o dia e nutritivos no período da noite.

Já as peles oleosas, com poros dilatados e com disposição ao aparecimento de cravos e espinhas, devem ser realizada uma limpeza diária com sabonetes e loções adstringentes. Esse tipo de sabonete pode causar a sensação de que a pele está sendo repuxada. Por isso, é importante investir no uso de hidratante suave e cremes noturnos que contenham vitamina C e ácidos suaves na sua formulação.

É importante ressaltar que os cremes hidratantes para serem utilizados durante o dia devem conter filtro protetor solar, pois mesmos nos dias frios e nublados, os raios ultravioletas podem passar por entre as nuvens e atingir a camada da pele, provocando o seu desgaste e envelhecimento precoce.

Outras dicas:

       

– Evite tomar banho com a água em temperatura muito quente, pois ela retira a camada de proteção natural da pele;

– Dê preferência aos sabonetes à base de glicerina e óleos lubrificantes;

– Ao término do banho, com a pele ainda úmida, utilize um hidratante em todo o corpo para evitar o ressecamento da pele. Para quem possui a pele muito seca, a dica é investir em hidratantes com componentes antioxidantes, como as vitaminas E, A e C. No caso de pessoas que têm a pele oleosa, o ideal é optar por produtos em forma de gel (oil-free), pois protegem dos efeitos do frio e evitam o aparecimento de cravos e espinha;

– Beba, no mínimo, dois litros de água por dia, pois ela ajuda a manter a pele hidratada de dentro para fora;

– Evite se ensaboar demais e não use bucha para banho;

– Para quem possui pele oleosa, é importante não se descuidar da esfoliação, pois ela ajuda a remover células mortas e ajuda a hidratar a pele;

– Utilize protetores labiais várias vezes durante o dia, pois evita que os lábios fiquem rachados.

Anotou as dicas? Então, não descuide da sua pele!

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.