Idosos usam mais computador domiciliar do que os jovens

0 2.230

Não existe uma restrição de idade máxima para o uso da tecnologia. Prova disso é o número de idosos que a cada dia cresce pelo fato de serem adeptos dos diferentes meios de comunicação e informação digital. Entre as ferramentas mais queridinhas da terceira idade estão o computador e o notebook por causa do acesso à internet.

Segundo o último levantamento feito em outubro de 2013, pela pesquisa NetView, da Nielsen IBOPE, são os idosos quem mais utilizam a internet domiciliar. Pessoas da faixa de 55 a 64 anos de idade registraram média individual de tempo de 53 horas e 12 minutos do uso de internet em casa. O número é maior do que o de jovens, pois a média de uso do computador domiciliar por um jovem, na faixa etária de 12 a 17 anos, foi de 30 horas e 30 minutos.

Além disso, o número de páginas vistas e o número de sessões por mês também é maior entre os internautas de mais idade. Obviamente, uma das razões para a elevação desse número é em razão dos idosos passarem mais tempo em casa. Contudo, esse não é o único motivo, à facilidade de acesso aos itens de informática é uma das justificativas.

       

Internet: mais do que uma rede de contatos para o idoso

Embora muita gente acredite que o único benefício do uso de internet por pessoas mais velhas está na possibilidade de se integrar ao modo de vida da sociedade atual e, claro, estabelecer novas amizades ou vínculos, usar o computador aumenta à saúde mental dos idosos.

Um estudo realizado em 2012 e publicado no periódico PLoS One, apontou que que homens mais velhos que têm o hábito de usar o computador são menos suscetíveis ao desenvolvimento de demência como o Mal de Alzheimer. Isso porque, a ferramenta aciona o circuito cerebral de quem está na terceira idade, preservando ou aumentando a capacidade de raciocínio e a aprendizado e também auxilia no resgate de habilidades adormecidas.

E você, quantas vezes mexe na internet semanalmente?

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.