Como tirar oleosidade do rosto?

Confira 7 dicas!

0 13.288

 

Sabe quando parece que toda a sua face está brilhando, como se tivesse passado algum tipo de produto que acabou não dando muito certo, apenas encharcando mais nariz, testa, olhos…

Daí tudo fica pegajoso demais ou… “escorreguento”?

Bom, é basicamente isso e, como já poderíamos imaginar, o calor é uma das causas desse desconforto, assim como situações de estresse, que podem te levar a suar de forma um pouco desregrada (não confundir com as típicas bochechas vermelhas).

Não podemos apenas atuar contra a tal da oleosidade sem ao menos explicar sua função fisiológica. Seu corpo começa a liberar o “óleo” como forma de proteção, para garantir que a sua pele não ficará ressecada, seja por conta do calor excessivo, como já alertamos, ou também do frio, que pode trazer alguns malefícios ao seu tecido adiposo.

O que causa oleosidade no rosto?

Vamos entrando, aos poucos, no mundo da oleosidade no rosto, por mais estranho que isso possa soar. O óleo que protege a sua pele, como não poderia deixar de ser, tem um nome específico, científico, melhor dizendo. Saber o que causa essa oleosidade é essencial para saber como tirar oleosidade do rosto.

As excreções sebáceas, como são chamadas, nascem diretamente das glândulas sebáceas, assolando boa parte dos brasileiros, o que não quer dizer que não cuidamos de nossa pele como deveríamos.

Como já alertamos, o clima tropical do País é um dos grandes culpados pelos rostos escorregadios que circulam pelas avenidas e transportes públicos, no horário de pico, em todo o território nacional.

O que acontece é que nós vamos eliminando, aos poucos, a gordura que fica localizada através da criação da película, exatamente a camada de suor que tanto incomoda, mas que, como podemos perceber, tem lá a sua função. Agora, nada de exageros, não é? É possível sim diminuir a quantidade de oleosidade no rosto.

Até porque o excesso de oleosidade no rosto pode estar associada ao aparecimento de alguns outros distúrbios, como as acnes inconvenientes, a dermatite e a hiperplasia.

Se você sofre com essa oleosidade já há algum tempo, não se sinta assim tão desconfortável. Aqui vai uma informação que certamente irá te reanimar: de acordo com estudos, cerca de 90% das mulheres, quando ainda jovens, sofrem com esse tipo de distúrbio.

Problemas hormonais também causam esse problema e é essencial saber se tem algum problema para saber como tirar oleosidade do rosto.

Mas como tudo tem seu lado bom, vamos dizer assim que para a pele madura, liberar um pouco de óleo é até uma forma de hidratação natural, não é?

 

Fatores que interferem na produção de oleosidade

Agora, existem alguns atenuantes e agravantes na produção das glândulas sebáceas de cada um. Faça bom uso dos cremes para o rosto, principalmente os mais leves, mas não deixe de ficar atento aos tipos que são utilizados durante a sua rotina, para conseguir identificar se algum deles não cai muito bem para a sua pele.

Tomar banho frequentemente é uma prática que não precisa de muita explicação, não é verdade? Passar a se alimentar um pouco melhor é uma das que nós podemos explicar um pouco.

Comidas gordurosas em excesso podem fazer com que o seu organismo reaja de forma negativa, você já sabe como, por isso, procure adaptar sua alimentação, deixá-la mais leve.

Lugares quentes e abafados também estão associados aos rostos oleosos, principalmente quando passamos muito tempo neles, como no ambiente de trabalho.

Aos poucos, vamos entendendo que, apesar da genética ser o grande desencadeador do excesso de oleosidade no rosto, aos poucos, conseguimos contornar a situação, seja através de uma menor exposição ao sol, da reeducação alimentar e de uma revisão nos seus cuidados com a higiene.

Um último fator também tem lá a sua dose de parcela para um rosto oleoso no final da tarde. Uma rotina estressante, sem muito controle, pode fazer com que você crie mais proteção do que o necessário, sem dúvida alguma, isso porque os hormônios que estão relacionados ao destemperamento, também conhecidos como neuropeptídios ficam mais ativos, enérgicos.

Por isso, para controlar a produção de glândulas, é necessário dar uma “relaxada”, por mais que não seja tão simples assim. Esses fatores são essenciais para saber como tirar oleosidade do rosto.

As melhores dicas de como tirar a oleosidade do rosto:

Agora que já sabemos o que podem causar essa oleosidade, saiba as melhores dicas sobre como tirar oleosidade do rosto:

  1. Hidratação desde o primeiro momento

Quando acordar, antes mesmo de ir tomar um café ou colocar comida para o cachorro, dê uma boa lavada no rosto, não apenas para acordar de uma vez, mas para manter-se com a pele hidratada.

Mas preste bem atenção, já que não é uma boa tática fazer isso muitas vezes durante o seu dia, já que você está passando o sinal de que está desprotegido, e as glândulas sebáceas entendem bem o recado.

Sendo assim, procure fazer isso por duas vezes em seu dia, o primeiro e o último antes de ir dormir.

  1. Loção de limpeza é muito bem-vindo

Logo depois de lavar o rosto pela manhã, ainda com a pele molhada, passe uma loção de limpeza (ou gel), de preferência algum dos específicos para o excesso de oleosidade, bem fáceis de achar por aí.

(Até o famoso leite de rosas serve!)

  1. Esfoliação pós-limpeza

(Este deve ser utilizado com critério e com orientação de um dermatologista para peles maduras. A esfoliação deve ser leve e apenas de vez em quando.)

 

  1. Não usar maquiagens em textura de creme

Dica específica para a mulherada que têm esse costume. Maquiagens exageradas no creme fazem com que, invariavelmente, sua pele fique mais oleosa, ou seja, nem pensar em usá-las em dias abafados.

  1. Faça bom uso dos hidratantes

Um dos conselhos básicos que podemos dar em nossa lista de como tirar oleosidade do rosto. Hidratantes “matificantes” ajudam a fechar os poros de sua pele, evitando que as excreções sebáceas se tornem exageradas. Uma boa ideia é usar o hidratante pouco antes de fazer a maquiagem antes de sair de casa, se for o caso.

(Agora existem lenços umidecidos e águas termais em farmácias que também podem ser utilizados para tal. Isso vai do bolso de cada um).

 

 

Como tirar a  oleosidade do rosto com amido de milho

Algumas soluções caseiras também podem contribuir bastante para a remoção da oleosidade na pele de qualquer um. Entre elas, uma das mais efetivas como tratamento é a utilização do amido de milho, idealmente uma vez por semana.

Saiba então como tirar oleosidade do rosto com amido de milho:

Coloque entre duas e três colheres de sopa do amido em água quente, misturando-as até que forme uma boa pasta. Depois disso, basta aplicar a massa no rosto e esperar que ela seque completamente. Finalize passando água morna no rosto, fazendo a limpeza geral.

Outras combinações também podem fazer muito bem contra a excreção desmedida durante o seu dia, tão simples quanto a do amido de milho.

Uma mistura de suco de limão com água, em quantidades idênticas, também é uma boa aplicação, assim como a mistura de meia xícara de maçã amassada, meia de aveia cozida, uma colher de suco de limão e uma clara de ovo, que deve ficar por cerca de 15 minutos em seu rosto antes da limpeza com água fria.

Na verdade, apenas a casca do limão já pode fazer um efeito muito positivo em sua pele, principalmente se for utilizada depois da limpeza matinal que já apresentamos. É uma opção bem prática e viável, por isso, se estiver sem tempo para preparar as “fórmulas secretas”, passe o limão inteiro direto no rosto umas quatro vezes por semana, já estamos muito bem.

Como acabar com a oleosidade em  1 DIA!!!

       

Existe uma combinação de ações que pode fazer com que você acabe com a oleosidade em um dia, ou ao menos diminua consideravelmente o impacto do sebo em seu rosto.

Praticamente todas elas bem simples e rápidas, que se aliadas aos processos diários que já passamos por aqui, entregam um resultado incrível.

Temperatura do banho:

Um banho quentinho, principalmente durante o inverno, sempre vai muito bem, não há dúvidas com relação a isso, mas o fato é que o calor faz com que seu corpo produza mais excreção, o que dificulta o trabalho de limpeza no resto do dia.

Procure tomar banhos mornos sempre que possível, nem tão quente, nem tão frio. Além disso, é essencial não sair comprando qualquer sabonete, sem ao menos dar uma boa checada nas especificações do produto.

Existem sabonetes para todos os tipos de pele e com inúmeras atribuições, o que significa que podemos procurar pelos que não agridem o seu rosto, pelo contrário, ajudam a purificá-lo. E nem tão caros assim.

Evite ambientes poluídos:

A segunda recomendação pode ser um pouco difícil de seguir, dependendo do estilo de vida que levamos. A poluição típica dos grandes centros é péssima para a pele, contribuindo negativamente com a inflamação da pele. Veja como fugir disso sempre!

Se proteger do sol também é uma ótima forma de evitar a oleosidade, como já descobrimos. Mesmo que os que não têm tanta propensão em ficar com a pele molhada acabam desenvolvendo as excreções sebáceas, ou seja, ande sempre com um bom protetor solar em sua bolsa, com FPS elevado.

Evite franjas

em seu rosto, que abafam e elevam a temperatura de seu rosto, principalmente de sua testa.

Evite alimentos gordurosos

por mais que seja difícil ficar longe deles. O chocolate, por exemplo, pode ser um desses causadores de oleosidade excessiva, dependendo de como o metabolismo da pessoa funciona.

Evite ar-condicionado

Para quem tem tendência a produzir muito óleo, princialmente.

Infelizmente, o aparelho acaba desidratando a nossa pele, fazendo com que as glândulas, sempre atentas, como já percebemos, façam o trabalho de reposição.

Mantenha suas roupas de cama e toalhas higienizadas

principalmente as fronhas de seu travesseiro, favorecendo a limpeza da pele de seu rosto.

Como tratar a oleosidade

O tratamento para acabar com a oleosidade no rosto deve ser constante e habitual.

Uma delas também é bem simples e rápida de fazer, de preferência após o processo de limpeza matinal. Passe um pouquinho de pasta de dente com flúor em seu rosto, aproveitando os atributos reparadores da fórmula, mas não deixe de perceber os efeitos em sua pele a longo e curto prazo, já que algumas podem acabar ficando sensíveis com o contato.

Passar um pouco de chá de hortelã também é um bom artifício, equilibrando o pH da pele, auxiliando na manutenção de uma pele mais seca.

Ferva por cerca de dez minutos algumas folhas de hortelã em uma xícara, depois, basta passar um algodão no líquido e no rosto.

Homens: Como acabar com a oleosidade

Antes de mais nada, devemos levar em conta que a produção das glândulas sebáceas no homem é dobrada, o que quer dizer que, obviamente, a produção de sebo é intensificada. Então, homens, saiba como tirar oleosidade do rosto.

O primeiro cuidado básico que os homens devem tomar foge um pouco do estilo com o qual a maioria leva a vida, que é prestar atenção nos produtos de higiene adquiridos.

Procure por sabonetes faciais, caso o problema já esteja incomodando mais do que deveria. Não importa se será em gel, espumo ou barras, mas devem conter algumas especificidades que mantêm sua pele em ótima condição.

Esfoliar o rosto também é uma necessidade primordial, mas não todos os dias, pois como já dissemos, se feito constantemente, pode acabar maltratando a sua pele.

Aliás, o procedimento é bem parecido com o que já informamos aqui, com o uso também do hidratante facial.

O que podemos acrescentar é o bom e velho pós-barba durante a nossa rotina. A pele sempre fica irritada depois que a barba é feita, os componentes hidratantes do pós-barba ajudam a não deixar que os folículos acabem inflamando.

O cuidado com higiene da pele deve ser levada a sério também pelo homem, que como sabemos, costuma ter menos cuidado com esse tipo de assunto. A mudança de tolhas e de fronhas é essencial, não se esqueça.

Cuidados com a pele oleosa

Dito tudo isso, faremos um belo resumo de como tirar a oleosidade de seu rosto de uma vez por todas. O segredo está na atenção que você dá à essa condição. Se acabar negligenciando as etapas de tratamento e higienização, certamente continuará com a complicação.

Antes de mais nada, independentemente de ser homem ou mulher, pesquise na internet ou vá à farmácia (ou melhor, faça os dois) e faça as compras necessárias. Com o avanço na qualidade dos produtos farmacêuticos, é possível encontrar sabonetes, hidrantes e esfoliantes para todos os tipos de peles.

A partir do momento que você os têm em mãos, fica muito mais fácil seguir uma rotina de higienização básica. Esse é o começo para ver sua pele melhorando aos poucos. Além disso, procure colocar em prática todas aquelas dicas diárias que podem fazer com que a situação melhore mais rápido do que você imagina.

Caso ainda encontre alguma dificuldade em cumprir a missão de acabar com a oleosidade no rosto, não tenha medo de testar os “macetes”, que já são bem divulgados e explorados, sem segredo algum.

As táticas com alimentos podem sim ser a solução final que você esperava, já que os atributos naturais sempre foram ótimas alternativas medicinais. Limão, amido de milho, hortelã, todos eles podem auxiliar e muito em seu tratamento.

No mais, a adoção de um estilo de vida mais natural e saudável é a saída perfeita não apenas para essa condição específica, mas para o resto de seus dias.

Cuide do seu corpo e da pele!

Beber cerca de dois litros por água, passar a tomar alguns banhos mais frescos, se alimentar bem, cuidar da higiene de suas toalhas e roupas de cama, tudo isso fará com que você se sinta melhor, indubitavelmente.

Busque também pelos elementos mais específicos, como o óleo de malaleuca, que é bom para quase tudo em seu corpo, do cabelo às infecções. Se você não encontrar por esse nome, certamente encontrará por Tea Tree Water em inúmeras farmácias.

Mais uma coisa: Assim como em praticamente todos os outros aspectos de sua saúde, procure por uma profissional na área para saber exatamente do que se trata, recebendo recomendações de acordo com as suas próprias especificidades.

Também, é importante procurar uma esteticista de confiança para ajudar a combater a oleosidade no rosto. Este profissional saberá o que está causando o problema, como poros abertos ou algo a mais.

Caso veja que nada está funcionando, é hora de procurar um médico dermatologista.  Uma consulta com o dermatologista, ainda mais depois de todas essas informações, fará com que você tenha total consciência do que deve ser feito quando pensar em como tirar oleosidade do rosto de forma definitiva.

É importante ressaltar que a oleosidade é causada por vários fatores. Lembre-se de cuidar da sua saúde e beber bastante água, já que desidratação também aumenta o quadro de oleosidade no rosto. Utilize cosméticos recomendados para o seu tipo de pele.

Se você tem o rosto oleoso, evite ao máximo consumir produtos gordurosos, muito óleo e produtos a base de óleo. Com todos esses cuidados, sua pele ficará longe da oleosidade!

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.