Como prevenir demência através do estilo de vida

exercitar-se, alimentar-se e socializar-se!

0

Quando os esquecimentos começam a comprometer nossas atividades do dia a dia, devemos nos atentar. Ter dificuldade para fazer contas, esquecer panelas no fogo com frequência, esquecer o nome de pessoas conhecidas podem estar entre os primeiros sinais de uma possível demência.

A demência é uma síndrome, que envolve o prejuízo da memória, das atividades sociais e de trabalho. O tipo de demência mais comum é a Doença de Alzheimer.

Contudo é possível nos prevenirmos desta síndrome por meio do estilo de vida!

A prevenção da demência é alvo de muitos estudos, com resultados que possibilitam nossa adequação e melhora do estilo de vida.

Alimentação

A dieta equilibrada é essencial para o bom funcionamento do cérebro. Evitar o excesso de bebidas alcoólicas e o consumo de medicamentos químicos quanticamente desequilibrados é fundamental.

Estudos apontam uma relação entre os níveis de vitamina D e ômega-3 e a função cognitiva. A vitamina D auxilia o funcionamento das células nervosas, promovendo o crescimento dos neurônios e suas ramificações.

O ômega-3, encontrado em nozes e azeite, também está vinculado à menor incidência da doença de Alzheimer.

Alimentos como arroz, centeio, gérmen de trigo, feijão, soja, cenoura, batata, morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã, espinafre e cebola são alguns exemplos que possuem nutrientes importantes para o funcionamento do nosso cérebro. Nutrientes que auxiliarão na redução do estresse, na construção de novas células cerebrais e na reparação daquelas que foram lesionadas, que estimularão novas conexões neuronais e muito mais fortes.

Leia Também:

       

Atividade Física

De modo geral sabe-se que a atividade física ajuda a diminuir a viscosidade do sangue, o que contribui para aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, melhorando as capacidades cognitivas, como a memória.

Além disso, o cérebro fica mais oxigenado e protegido de doenças neurodegenerativas, como as demências e os acidentes vasculares encefálicos.

Isto acontece porque várias proteínas são produzidas e adicionalmente a pressão arterial do cérebro, fica controlada.

Sabe-se também que pessoas que realizam atividades físicas são mais atentas, possuindo uma atenção sustentada por mais tempo.

Pesquisas atuais indicam que as atividades aeróbicas como a caminhada, natação e dança são mais favoráveis à prevenção de demências pelo fato de utilizarem o oxigênio na sua execução.

Uma boa recomendação é procurar realizar alguma atividade física que seja prazerosa para você, seja ela caminhada, dança sênior, dança circular, hidroginástica ou qualquer outra.

Interação social e Lazer: As relações sociais também promovem o bem-estar mental na velhice. A ausência de convívio social pode causar severos efeitos negativos na capacidade cognitiva geral, além de depressão. As pessoas que estão em contato com as outras podem ser mais inclinadas a ter hábitos saudáveis, a ajuda dada ou recebida contribui para o aumento de um sentido de controle pessoal, tendo uma influência positiva no bem-estar psicológico de cada um. É importante participar de atividades em grupo e em família, e procurar fortalecer os laços de amizade.

Para os momentos de lazer existe um leque de opções de atividades para se prevenir das demências, como praticar exercícios mentais moderados (leituras, estudos, práticas de exercícios que requerem raciocínio), aprender novos idiomas e praticar instrumentos musicais são exemplos práticos que podem fazer a diferença a longo prazo.

A prevenção contra as demências acontece no dia a dia, devemos encaixar as mudanças em nossa rotina. Nunca é tarde para começar. Que tal começar a caminhar? Fazer uso com mais frequência dos alimentos saudáveis? E ler um livro novo? Com pequenas ações hoje, conseguiremos um ótimo resultado no futuro!

Texto por: Mariana Almeida, gerontóloga pela UFSCar e vice-diretora financeira da Associação Brasileira de Gerontologia .

 

COMENTE COM OS AMIGOS DO SITE: Use a caixa de comentários abaixo para trocar idéias com os leitores do site. Muitas pessoas podem interagir com você

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.