Como fazer o cabelo crescer: Confira 7 dicas imperdíveis!

0 298

Muitas pessoas, principalmente as mulheres, sonham com um cabelo longo e saudável. Porém, para conquistar o cabelo dos sonhos é preciso saber como fazer o cabelo crescer de forma definitiva.

Neste artigo, vamos dar dicas imperdíveis para fazer o cabelo crescer. Várias dicas levam produtos facilmente encontrados, além de cuidados básicos que você deve ter com a saúde dos cabelos.

Que tal acelerar o crescimento dos cabelos, de forma eficaz e segura? Siga nossas dicas e conquiste fios longos o mais rápido possível!

Como fazer o cabelo crescer rapidamente?

De acordo com especialistas, o cabelo tem uma média de crescimento de 1 cm por mês. Porém, fatores genéticos também podem influenciar o crescimento, além dos cuidados que a pessoa toma e a alimentação.

A forma dos fios também influencia na velocidade do crescimento. Por exemplo: Cabelos cacheados são mais grossos do que os lisos, e por isso, são mais resistentes e crescem de forma mais rápida.

Além de cuidar do cabelo com frequência, a pessoa que deseja acelerar o crescimento capilar, deve também estar atenta a alimentação e os produtos utilizados no cabelo.

Dicas para fazer o cabelo crescer forte e saudável

A principal dica é: manter o cabelo hidratado. Mas não é preciso comprar mascaras de hidratação absurdamente caras para fazer isto. Basta seguir nossas dicas abaixo e aprender como fazer o cabelo crescer.

  1. Invista em alimentos ricos em biotina (vitamina B7)

A primeira dica de como fazer o cabelo crescer é investir em alimentos ricos em vitamina B7, também conhecido como vitamina H. A vitamina B7 age diretamente na formação da pele, unhas e cabelo.

Ele também auxilia no metabolismo das gorduras, carboidratos e aminoácidos que são os blocos de construção das proteínas.

Então, explicando de forma simples, precisamos comer uma dieta rica em proteínas. Mas para o crescimento do cabelo ser mais rápido, você precisasse certificar de que está comendo alimentos ricos em biotina, também para facilitar a construção dos blocos de proteína.

Os alimentos ricos em biotina são: Amêndoas, amendoim, nozes, castanhas, ovos, leite, queijo, carne de porco, fígado, salmão, sardinha, abacate e couve-flor.

A biotina também está disponível em capsulas, ajudando principalmente quem não pode consumir alimentos ricos em B7 diariamente. Mas é recomendado ingestão de fontes naturais de B7, principalmente por esses alimentos trazerem outros benefícios.

  1. Invista em óleo de coco

Composto principalmente por ácidos graxos de cadeia média menores, o óleo de coco também é capaz de penetrar mais profundamente e mais rápido do que a maioria dos outros óleos, e por ser 100% natural, você pode usá-lo tanto quanto quiser sem nenhum dano.

Existem inúmeros benefícios do uso de óleo de coco no seu cabelo, que incluem:

  • Estimula o crescimento do cabelo, penetrando profundamente nos folículos;
  • Fornece incrível hidratação para cabelos secos;
  • Adiciona brilho ao cabelo;
  • Reduz a perda de proteína em seu cabelo – o único óleo a fazer isso;
  • Contém propriedades antibacterianas para acalmar um couro cabeludo.

O óleo é muito utilizado em uma técnica chamada umectação, onde você passa o óleo de coco de mecha em mecha, deixando por pelo menos 2 duas horas e no máximo 12 horas.

Além de estimular o crescimento capilar, o óleo irá ajudar a manter o couro cabeludo longe das caspas, o que ajuda e muito fazer o cabelo crescer.

  1. Coma mais espinafre e brócolis

Espinafre é um vegetal importante para o crescimento do cabelo, pois é rico em proteínas e vitaminas A e C, o que é exatamente o que seu corpo precisa para produzir sebo naturalmente e hidratar seu couro cabeludo.

Uma deficiência dessas vitaminas pode resultar em cabelos quebradiços ou até mesmo em perda de cabelo. Então certifique-se de que está ingerindo uma boa quantidade de espinafres em sua dieta.

O brócolis é um dos vegetais verde-escuro mais importantes que você pode comer e também é um superalimento fantástico, essencial para a saúde e o crescimento do cabelo.

Além da vitamina A e C, ela também contém vitaminas B essenciais que são necessárias para o cabelo forte. Os antioxidantes presentes no brócolis, em particular a vitamina C, também evitam a perda de cabelo, eliminando os radicais livres, contribuindo para cabelos mais saudáveis ​​e mais espessos.

  1. Lave os cabelos com água fria

A água quente tira dos cabelos a umidade natural e enfraquece os fios de cabelo, tornando-o mais perceptível à quebra. Certifique-se de lavar o cabelo com água morna para fria e esqueça de lavar os fios com água quente ou escaldante.

A água fria irá abrir os poros, ajudando os produtos a penetrarem melhor. Também selará as cutículas, ajudando na redução de perda de cabelo e frizz. Por isso, ao final da lavagem, dê um último enxague com água fria.

Os poros fechados são muito menos vulneráveis ​​do que os poros abertos, então, lavando o cabelo com água fria, você ajudará a proteger seu couro cabeludo da sujeira, graxa e óleo.

Se os poros são selados, o seu cabelo é mais provável que seja mais forte e quebre menos. Esse passo pode fazer uma grande diferença sobre como fazer o cabelo crescer.

  1. Massageie o couro cabelo

Massagem é uma das dicas de cuidados de como fazer o cabelo crescer mais simples e calmantes. Ele melhora a circulação sanguínea e estimula o fluxo sanguíneo para todo o corpo.

Você pode usar óleo de coco ou óleo de amêndoas para massagear seu couro cabeludo. A aplicação de óleo de lavanda também promove o crescimento do cabelo.

Nunca podemos negar a importância de uma boa massagem para a cabeça, utilizando um bom óleo em temperatura ambiente, que é um dos remédios caseiros mais conhecidos para conquistar cabelos longos.

  1. Use o condicionador sempre que usar o shampoo

O condicionamento é um fator chave na manutenção de um bom cabelo. Ele bloqueia a umidade ao redor do cabelo, evita o ressecamento e protege contra sujeira e poluição e, até certo ponto, do sol também.

Também ajuda a substituir os lipídios e proteínas dentro do eixo do cabelo e selar as cutículas para evitar maiores danos.

Nós sabemos que encontrar o shampoo e o condicionador certo é uma tarefa importante. As marcas também são enganosas às vezes. Muitas vezes, esses shampoos e condicionadores fazem mais mal do que bem.

  1. Seque o cabelo com cuidado e não o penteie molhado

Secar o cabelo grosseiramente usando uma toalha aumenta as chances de quebra. Escolha uma toalha suave ou uma camiseta antiga, e com movimentos suaves, retirar o excesso de água no cabelo.

O cabelo molhado tende a esticar-se mais e a quebrar facilmente em comparação com os cabelos secos. Então evite escovar enquanto seu cabelo ainda está muito molhado.  Passe um secador antes de pentear ou então espere um pouco para o cabelo ficar apenas úmido.

Óleo de rícino: Realmente funciona?

Embora o óleo de rícino ou Ricinus communis seja bem conhecido por seus benefícios surpreendentes para a saúde e tenha sido usado durante séculos em várias indústrias, seus benefícios para o cabelo geralmente passam despercebidos.

A maior parte do seu conteúdo nutricional é constituído por ácido ricinoleico, ácidos graxos ômega-6 e 9, vitamina E, e minerais.

O óleo é extraído de sementes de mamona através do processo de pressão. O óleo de rícino é principalmente incolor ou amarelo pálido, com um odor muito suave.

Tem um aspecto pegajoso e grosso, e muitos preferem misturá-lo com um óleo mais leve, como de coco, antes do uso.

Consiste em um total de 18 ácidos graxos. O óleo de rícino também é um umectante, o que significa que atrai e retém a umidade no cabelo e na pele.

O óleo de rícino está se tornando um remédio popular para a perda de cabelo e um ingrediente útil para o crescimento do cabelo. Em média, seu cabelo cresce em cerca de meio centímetro por mês.

Com o uso regular de óleo de rícino, o crescimento do cabelo pode ser impulsionado por três a cinco vezes a mais. Não só estimula o crescimento do cabelo, mas o cabelo também se torna visivelmente mais espesso e bonito dentro de alguns meses de uso.

Porque o óleo de rícino é tão eficaz?

As propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas do óleo de rícino tornam-no um tratamento eficaz para infecções do couro cabeludo. Seu alto teor de proteína torna muito valioso para manter a saúde do cabelo.

Também ajuda a combater infecções como foliculite, uma condição que causa inflamação dos folículos pilosos. O conteúdo alto de ácido ricinoleico no óleo de rícino melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, garantindo uma melhor nutrição para os folículos pilosos. Este ácido também ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo.

O óleo de rícino é rico em antioxidantes que ajudam a queratina no cabelo, tornando-o mais suave, mais forte e menos crespo.

O óleo de rícino é uma solução ideal para o crescimento do cabelo porque ele atende às várias necessidades dos cabelos para que ele cresça grosso e saudável.

Outros benefícios do óleo de rícino

Além disso, o óleo de rícino também possui como benefícios:

  1. Controle da queda de cabelo

O ácido ricinoleico presente no óleo de mamona melhora a circulação sanguínea para o couro cabeludo.

       

Isso, por sua vez, melhora a saúde do folículo e do couro cabeludo e reduz a queda do cabelo. Ele fortalece as raízes do seu cabelo alimentando seu couro cabeludo e proporcionando proteção contra micróbios.

  1. Promove o crescimento do cabelo

90% do teor nutricional do óleo de rícino é composto de ácido ricinoleico. Isso, combinado com os ácidos graxos ômega-6 e 9, penetra nos eixos e raízes do cabelo e alimenta-o, restaurando sua saúde ideal e estimulando o crescimento do cabelo.

  1. Protege o cabelo de danos

Os ácidos graxos presentes no óleo de rícino formam uma camada protetora em seu cabelo e protege contra danos causados ​​pelo sol, poluição e químicas.

Ele reabastece os óleos naturais e protege seu couro cabeludo dos danos causados ​​por produtos químicos agressivos presentes em corantes e produtos capilares.

Cafeína: Também é eficaz?

Um dos segredos sobre como fazer o cabelo crescer mais rápido é o uso da cafeína. Várias pessoas já mostraram como o uso da cafeína em um shampoo transparente faz o cabelo crescer.

Mas a cafeína é realmente eficaz para tal? A cafeína, quando aplicada diretamente, penetra nas raízes do cabelo e estimula-as. Além de evitar a calvície masculina e a perda de cabelo, estimula as raízes do cabelo no couro cabeludo das mulheres e desencadeia um crescimento mais forte do cabelo.

Para que a cafeína seja eficaz, permita que o shampoo com cafeína permaneça em seu couro cabeludo durante dois minutos para que possa penetrar nas raízes dos cabelos.

A cafeína pode fornece vários benefícios para sua pele, cabelo e saúde. No entanto, isso só é possível com a dose certa de cafeína.

A ingestão excessiva de cafeína foi relatada como causador de adversos na sua saúde. Além disso, alguns indivíduos são sensíveis à cafeína e são obrigados a restringir seu consumo ou a evitá-lo completamente.

Por isso, use o shampoo com cafeína de 3 em 3 meses, alternando com outro shampoo de uso normal.

Abacate para fazer o cabelo crescer

Sabia que o abacate também é um grande aliado para fazer o cabelo crescer? Eles também podem ser usados ​​para melhorar a condição do seu cabelo, agindo como um hidratante para cabelos secos ou danificados. Os abacates foram usados ​​pela primeira vez para este propósito pelos primeiros egípcios.

A deficiência de vitamina pode causar perda de cabelo ou fazer o cabelo crescer lentamente. Os abacates são ricos em vitaminas B e E, que trabalham no nível celular para proteger e fortalecer o cabelo.

A vitamina B é essencial para o crescimento do cabelo. A vitamina E ajuda a reparar danos no couro cabeludo, o que pode retardar ou atrapalhar o crescimento do cabelo.

Usando abacate em um condicionador ou como máscara de cabelo são as melhores maneiras de promover o crescimento normal do cabelo.

Gengibre para crescer o cabelo: Funciona?

Dado os benefícios que o gengibre tem para oferecer quando se trata de curar doenças e problemas de saúde, não é nenhuma surpresa que tenha sido utilizado há muito tempo.

O gengibre é bom para o crescimento do cabelo? É um dos melhores ingredientes que você pode usar para promover o crescimento do cabelo.

Quer seja para alcançar cabelos de comprimento de sereia ou simplesmente controlar uma perda desagradável de cabelo, este ingrediente natural pode ser extremamente vantajoso.

Uma raiz de gengibre fresca contém magnésio, potássio, fósforo e vitaminas que fornecem seus folículos pilosos com nutrição, tornando-os fortes e evitando a perda de cabelo.

O gengibre também contém cadeias de ácidos gordurosos como o ácido linoleico que nutrem seus cabelos, mantendo-o saudável e forte.

Para aproveitar os benefícios do gengibre e fazer o cabelo crescer, misture algumas rodelas de gengibre em um óleo vegetal puro, como de coco. Deixei descansando de um dia para o outro e faça a umectação normalmente.

Cenoura para fazer o cabelo crescer

Outro ingrediente bastante eficiente para fazer o cabelo crescer é a cenoura. As cenouras são conhecidas por deixar o cabelo mais forte e fazer crescer mais rápido. Você pode comer uma cenoura por dia, ou beber suco de cenoura para ver resultados instantâneos no crescimento e textura do cabelo.

As cenouras são ricas em nutrientes e vitaminas, como a vitamina A, K, C, B6, B1, B3, B2, fibra, potássio, fósforo etc, que são bons para a saúde, pele e cabelos. As cenouras também melhoram a visão e retardam o processo de envelhecimento.

Outros benefícios da cenoura incluem:

  • Cenoura estimula o crescimento do cabelo;
  • As cenouras tornam o cabelo lustroso e dão-lhes textura suave e sedosa;
  • As cenouras melhoram a circulação sanguínea;
  • Eles fortalecem o cabelo;
  • Eles também impedem a quebra de cabelo e queda de cabelo;
  • As cenouras protegem o cabelo de danos externos como poluição, clima etc.

A melhor forma de aproveitar os benefícios da cenoura e saber como fazer o cabelo crescer é fazendo também um óleo essencial dele.

Para fazer o óleo de cenoura em casa, pegue algumas cenouras e rale com a ajuda de ralador. Agora mantenha as cenouras raladas em um frasco de vidro limpo e adicione óleo (você pode usar o azeite, óleo de coco ou óleo de rícino) nele.

Mantenha esta mistura em um ambiente escuro por cerca de 1 semana. Uma vez que o óleo se torna cor de laranja, você pode armazená-lo em um recipiente limpo e retirar as cenouras.

Use este óleo todas as semanas antes do shampoo e mantenha-o por meia hora. Este óleo de cenoura fará seu cabelo forte e fortalecerá suas raízes de cabelo. Também reduzirá a quebra do cabelo e estimulará o crescimento do cabelo.

O que faz o cabelo crescer de verdade?

Além de todas as dicas e ingredientes acima, outros fatores ajudam no crescimento real do cabelo. Há vários fatores que interferem no crescimento capilar.

Má alimentação, químicas excessivas e com pouco tempo entre elas, hábitos ruins como fumo e falta de exercício físico e outros. O cabelo reflete a sua saúde, e se o cabelo está fraco, significa que alto está errado com o seu organismo.

O mesmo vale para unhas e pele. Se suas unhas estão quebradiças, a pele ressecada e o cabelo fraco, são necessários mudar alguns hábitos.

O seu cabelo só irá crescer de verdade quando seu corpo estiver bem. Aliado a isso, cuidados extras, como o uso de óleos capilares e produtos que aceleram o crescimento do cabelo.

Se mesmo assim o seu cabelo não estiver crescendo, é necessário procurar um médico dermatologista. Doenças como dermatite, seborreia e síndrome do ovário policístico afetam negativamente o crescimento do cabelo.

Qual vitamina faz o cabelo crescer mais rápido?

Uma boa dica sobre como fazer o cabelo crescer é consumir regularmente vitaminas que fortalecem e aceleram o crescimento. Como já citado acima, óleos que contem vitaminas especificas são as mais indicas para usar no cabelo.

A vitamina mais eficiente para o cabelo é a vitamina B12, que faz parte do complexo de vitaminas B. Quem possui deficiência de vitamina B12 tem maiores tendências a perda de cabelo e crescimento capilar fraco.

Os alimentos com maior quantidade de vitamina B12 presentes são:

  • Nozes e amêndoas;
  • Ovos;
  • Frango;
  • Salmão e outros peixes;
  • Lentilhas;
  • Grão de bico.

Outra vitamina que também pode ser a chave de como fazer o cabelo crescer é a vitamina E. Você já notou que vários produtos capilares possuem essa vitamina como componente essencial?

A vitamina E é indicada para tratamento de peles e outros problemas de saúde, mas é super eficaz para crescer o cabelo. A vitamina E também pode ser encontrada em nozes e amêndoas, além de alimentos como:

  • Óleo de soja; milho ou girassol;
  • Amendoim;
  • Castanha do Pará;
  • Sementes de girassol;
  • Grãos integrais;
  • Abacate.

Também é possível encontrar essas vitaminas em complementos de vitaminas, como Lavitan e Centrum. Além disso, já existem suplementos próprios para crescimento do cabelo, como Luminus Hair e HairSkin.

Lembrando que antes de tomar vitaminas suplementares, é importante consultar um médico, já que os excessos de vitaminas no organismo podem causar reações contrarias, como queda de cabelo.

Como fazer o cabelo crescer em 1 dia?

Lembrando que não existe fórmula mágica sobre como fazer o cabelo crescer. Para fazê-lo crescer todos os dias, é necessário tomar cuidados diários a longo prazo, para assim ele crescer saudável e forte.

Além disso, já existem vários produtos acessíveis que aceleram o crescimento do cabelo. Com o uso correto desses produtos, o seu cabelo pode sim, crescer em um dia.

O padrão de crescimento é de 1 cm por mês, mas sempre é bom relembrar o uso de produtos que aceleram o crescimento e os cuidados com a saúde irão aumentar significativamente o tamanho do cabelo.

Mas o crescimento capilar é um processo. É necessário ter cuidados com a saúde e com os cabelos, para assim o cabelo crescer todos os dias forte e saudável.

Seja paciente!

Mesmo as melhores soluções de crescimento de cabelo mais rápidas exigem paciência e consistência. Enquanto você fizer as coisas certas e estiver determinado a alcançar cabelos longos, você obterá resultados.

Não se sinta desanimado depois de uma semana e cortar o cabelo por conta de uma frustração. Com as dicas acima, você terá o cabelo dos sonhos!

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.