Circuito Maior Idade – Uma maneira diferente de cuidar da saúde do idoso

1

O Circuito Maior Idade é um belíssimo projeto com programas de promoção de cultura e saúde para o público idoso. Com o propósito de atuar na saúde integral do idoso, em atividades que permitem o contato com artes cênicas, artes plásticas, dança e cinema, além de trabalhos cognitivos e físicos, para atuar na funcionalidade do dia a dia do idoso.

Muitos idosos deixam de se exercitar por falta de motivação ou por medo de que o corpo não “responda” da maneira como era antes, mas não pode deixar que o corpo perda sua funcionalidade e movimentos básicos do dia a dia. Para isso, são realizadas as Oficinas Físicas orientadas por profissional especializado.

Mas o trabalho tão importante quanto o físico é o de manter a cabeça ativa e o cérebro afiado. Com este objetivo são realizadas as Oficinas Cognitivas. Diversos exercícios para memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial.

Além destes dois excelentes trabalhos, destaca-se também as Oficinas Culturais, com programação especialmente planejada para trazer alegria e interação com a arte e cultura popular. São trabalhadas ações de teatro, dança, cinema, dentre outros.

Quer conhecer melhor? Pois vamos ver fotos do que já aconteceu em diversas oficinas. Clique no nome da oficina para visualizar as fotos no Facebook:
Oficinas Cognitivas – Coordenada por gerontólogos da Associação Brasileira de Gerontologia;
Oficinas Culturais – Os participantes são contemplados com sessões de cinema, com filmes brasileiros! Além de outras atividades culturais;
Oficinas Físicas – Os participantes realizam atividade física em todos os encontros.

PROGRAMAÇÃO CIRCUITO MAIOR IDADE
A programação do Circuito Maior Idade acontece desde 2006 na Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino, em São Paulo. Conta com a experiente coordenação da Via Gutenberg e parceiros estratégicos. São programações gratuitas, sempre às quartas e sextas-feiras, no período da manhã.

Quer saber da programação atualizada? Clique aqui para acessar o Facebook deles.

CINE MAIOR IDADE – Uma oportunidade de experiência e confraternização
O Cine Maior Idade busca contribuir para a promoção do bem-estar do cidadão idoso utilizando, como instrumento, a linguagem cinematográfica. O programa tem como foco a inserção sociocultural do cidadão idoso, por meio de atividades que complementem a programação de entidades que já atuam junto a este público. Mais que uma sessão de cinema, o Cine Maior Idade visa proporcionar aos participantes uma experiência relevante, atendendo às capacidades, necessidades e preferências dos indivíduos idosos.

       

“Um projeto pioneiro, onde oferece aos idosos a oportunidade de ir ao cinema e, através da linguagem do cinema, poder pensar sobre as suas próprias vidas, seu cotidiano e poder reviver suas emoções através dos temas que são discutidos no filme” – Drª Regina Arantes, Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento.

Conheça aqui o projeto Cine Maior Idade:

 

COMPARTILHANDO MOMENTOS E EXPERIÊNCIAS DE VIDA
Veja abaixo os depoimentos de alguns participantes de edições do Cine Maior Idade. A oportunidade de encontrar colegas, novos amores e troca de experiências com outros que possuem uma Terceira Idade bastante ativa:

Relato de amor
O mineiro Seu Abílio (82 anos) encontrou um grande amor quando foi pela primeira vez ao Cine Maior Idade. Ao lado de sua companheira, eles comentam sobre a fórmula para dar tão certo esse relacionamento. Veja no vídeo:

 

Vovós do coração
Durante um dos eventos Cine Maior Idade, a Maria Guimarães dos Santos, frequentadora e secretária no Fórum Permanente da Casa do Idoso em São José dos Campos, comenta sobre o projeto Vovós do Coração, onde capacita idosas que visitam creches e realizam diversas atividades culturais com as crianças. De maneira bem espontânea e entusiasmada, ela também comenta o que achou do Cine Maior Idade. Veja no vídeo:

circuito-maior-idade

 

GOSTOU DESSE PROJETO?
Comente com nossos amigos sobre o que achou dessa idéia. Compartilhe suas experiências. Caso queira informações sobre locais de atuação do projeto, por favor, acesse o Facebook deles clicando aqui.

       
1 comentário
  1. […] atividades para idosos em São Paulo que compõem o programa Circuito Maior Idade já estão acontecendo e você ainda pode participar delas. Já divulgamos aqui no começo do ano, […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.