Remédio e Chá para Ansiedade: Acabe com a Ansiedade e Durma Melhor

0 12.272

Antes de mais nada, é preciso entender o que é realmente a ansiedade. Afinal, sempre em algum momento sentimos ansiosos por algo, mas é preciso saber quando se torna realmente um problema. Você sabia que existe chá para ansiedade?

A ansiedade é definida como uma sensação de medo iminente sem um motivo real imediato, durante mais de 6 meses e interferindo na vida cotidiana do indivíduo. Pode apresentar sintomas emocionais, somáticos, cognitivos e comportamentais.

Talvez você se pergunte por que algumas pessoas são ansiosas e outras não. Mas é interessante saber que todas as pessoas têm em si o potencial para desenvolver a ansiedade. Entretanto, nem todos sofrem porque fatores diferentes são necessários para desenvolver a ansiedade.

A ansiedade pode ser provocada pelo estresse e algumas pessoas são mais suscetíveis do que outras para desenvolvê-la e os fatores do ambiente representam também um papel importante. Alguns ambientes (familiares, sociais, profissionais) são mais propensos a provocar a ansiedade do que outros.

Diz-se de uma ansiedade a nível médico quando este sentimento de medo, torna-se frequente e intenso. A ansiedade torna-se patológica, a partir do momento que seu grau é desmedido em relação à situação, às circunstâncias exteriores e onde a pessoa não controla mais sua angústia.

Vale ressaltar que a ansiedade pode começar na infância ou adolescência, e continuar durante a vida adulta e pode aparecer somente na idade adulta.

Os melhores chás para combater a ansiedade são:

  • Chá de camomila
  • Chá de Hortelã
  • Chá de Melissa
  • Chá de tília
  • Chá de Lúcia-lima
  • Chá de Alecrim
  • Chá de valeriana

Vamos ver um pouco sobre estes chás logo abaixo.

Possíveis acontecimentos que podem desencadear a ansiedade

  • Sobrecarga de trabalho;
  • Divórcio;
  • Morte de um ente querido;
  • Assalto;
  • Agressão;
  • Perda de emprego.

Algumas pessoas conseguem lidar melhor com a ansiedade do que outras. Caso você apresente alguma dificuldade, não hesite em procurar ajuda. Isso previne consequências mais sérias.

Sintomas da ansiedade

Os sintomas apresentados são reais. Náuseas, o cansaço, a taquicardia, dores abdominais ou perda de peso são alguns dos sintomas.

Podem apresentar também:

  • Pessimismo contínuo;
  • Tensão e medo exagerados;
  • Vícios, como por exemplo, roer unhas;
  • Tonturas;
  • Suor frio;
  • Pavor de humilhações públicas.

A ansiedade pode provocar problemas do sono ou de concentração e, em casos mais sérios, pode levar a pensamentos paranoicos.

Uma das queixas mais comuns é em relação à dificuldade para dormir pois não conseguem relaxar, não conseguem se livrar dos pensamentos negativos e a impressão é que eles se intensificam neste período.

Sem conseguir ter uma noite tranquila, essas pessoas acordam geralmente muito cansadas e bem mais propensas a apresentar sintomas relacionados à ansiedade. Por isso, é importante recorrer a chá para ansiedade, para curá-la e dormir melhor.

O que fazer para acabar com a ansiedade e dormir melhor

Os tratamentos mais procurados são a psicoterapia associada ao uso de medicamentos, mas atualmente é provado que o consumo de um chá para ansiedade traz efeitos bastante satisfatórios para quem procura reduzir o nível de ansiedade bem como uma melhor qualidade de sono.

Um dos grandes benefícios desses chás é que são totalmente naturais e praticamente não apresentam nenhum efeito colateral.

Chá para ansiedade: Veja como combater a ansiedade de forma natural

A ansiedade pode ser amenizada e até mesmo curada através de vários tratamentos e dependendo da gravidade, é recomendado consultar um médico para tomar as medidas necessárias. Mas em outros casos, as pessoas têm recorrido a tratamentos mais naturais e que não agridem muito a saúde.

A vantagens desses tratamentos naturais e aqui falamos dos chás para ansiedade é que eles não agem somente na ansiedade em si, mas em muitas outras disfunções do organismo.

E para ficar calmo e reencontrar a serenidade, algumas plantas são muito eficazes. A natureza coloca à nossa disposição numerosas ervas e plantas medicinais com propriedades calmantes, relaxantes e sedativas, ideais para aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade.

Um chá para ansiedade muito recomendado é o chá de camomila. Além de seus efeitos ansiolíticos e sedativos, ele age também no sistema digestivo e é um ótimo anti-inflamatório.

O ideal é consumir o chá de camomila um pouco antes de ir par cama e você vai conseguir relaxar e vai ajudar bastante na redução de sua ansiedade.

Entretanto, o chá de camomila não é recomendado para pessoa asmáticas que tenham alergia ao pólen. Por precaução, deve ser evitado em mulheres grávidas.

Outro chá para ansiedade muito usado é o de valeriana. Ele combate os problemas do sono, mas também a ansiedade e a agitação. Muitos estudos comprovam seus reais efeitos benéficos sobre o sono, a irritabilidade e o nervosismo. O ideal é tomar o chá de valeriana meia hora antes de se deitar.

Também é desaconselhado em gestantes e, de preferência, não deve ser consumido com álcool nem com outros medicamentos ansiolíticos pois pode ocasionar sonolência.

Mais variedades de chá para ansiedade

O chá de maracujá é um excelente relaxante e pode ser ingerido diariamente e o melhor é adoçá-lo com mel, basta bater no liquidificador e tentar beber, pelo menos, 6 copos por dia.

O chá de melissa ou também chamado de erva-cidreira é calmante, relaxando o corpo e principalmente a mente antes de dormir. Mas caso se sinta mais ansioso, pode tomar 4 xícaras ao dia.

Outro chá para ansiedade bastante apreciado é o chá de tília porque induz ao sono, mas não deve ser tomado em excesso.

O chá de hortelã, além de ter um sabor muito agradável é bem calmante, possibilitando um sono mais tranquilo.

Muitas pessoas não conhecem bem suas propriedades, mas o chá de alecrim é um poderoso calmante e por ser muito eficaz no combate à ansiedade, torna o sono bem melhor.

Um chá menos conhecido e talvez você nunca tenha ouvido falar é o chá de Lúcia-lima. Ajuda a combater o estresse e a ansiedade, mas também melhora muito os estados de insônia. Se quiser, pode combinar com a valeriana e a camomila.

Todos estes chás ajudam a reduzir a ansiedade e consequentemente agem diretamente no sono, mas mesmo sendo naturais, o mais recomendado é consultar seu médico para verificar se existe alguma contraindicação. Dessa forma, você trará mais segurança para a sua saúde.

A maioria deles é feito à base de infusão pois assim preserva mais suas propriedades e os efeitos são melhores.

Caso você faça uso de alguns desses chás e não perceber nenhuma melhora, o ideal é consultar o médico que lhe indicará o tratamento mais adequado.

O que mais pode ajudar

Além de todos esses chás, é muito importante mudar certos hábitos e adotar um novo estilo de vida assim como uma alimentação correta.

É aconselhado a algumas pessoas que estejam sofrendo de ansiedade, compartilhar seus sentimentos com outras pessoas. É muito importante que os outros lhe compreendam e lhe ajudem a superar esses medos e angústias. E procure ficar sozinho porque quando estamos sozinhos, a tendência é ficar pensando nas preocupações que estão nos deixando ansiosos.

Algumas técnicas de relaxamento como a ioga e a meditação podem ser muito eficazes pois ajudam a liberar todas as tensões e regularizar os níveis de hormônios responsáveis pela ansiedade.

Em regra geral, alimentar-se bem permite fornecer ao cérebro tudo o que ele necessita, principalmente as vitaminas A B e C. Procure evitar alguns alimentos e bebidas que podem levar à insônia ou agitação, tais como o café e o álcool.

       

Remédio natural para ansiedade

Um medicamento natural excelente para a ansiedade é fazer a ingestão de chás de brócolis com alface, em substituição da água, bem como as infusões de erva-são-joão e um smoothie de banana.

A ansiedade provoca sinais como medo, tensão, preocupação em excesso, pensamentos de negatividade, pensamentos descontrolados, sensação de falta de ar, sufocamento, palpitações.

O tratamento da ansiedade pode ser realizado a partir de remédios ansiolíticos, calmantes, antidepressivos, ou ainda as técnicas para respiração, exercícios físicos regulares e consultas ao psicólogo.

Como combater a ansiedade?

Uma forma incrível de combater a ansiedade de forma efetiva é fazendo a ingestão de chás que acalmam durante o dia, a exemplos da erva-dos-gatos, camomila ou, ainda, a valeriana.

Essas infusões auxiliam a tornar a mente mais calma e fazem com que os nervosos fiquem mais leves antes de conflitos que podem gerar o estresse ou ao surgirem sinais de ansiedade crônica como o suor, a boca seca, as palpitações no peito, inquietações, sensações de possuir os nervos alvoroçados e a dificuldade em fazer a conciliação do sono e dormir bem.

O que é bom para ansiedade?

Alimentos que são ricos em triptofano é uma maneira excelente de complementação do tratamento de insônia e da redução do estresse, visto que o triptofano é um elemento que auxilia na produção da serotonina, um hormônio que se responsabiliza pelo aumento da sensação de bem-estar.

Dessa forma, algumas alimentações que auxiliam na calmaria do organismo, são:

  • as cerejas;
  • o milho;
  • a aveia;
  • o arroz;
  • o queijo;
  • leite em temperatura morna;
  • nozes;
  • morango;
  • batata-doce;
  • banana;
  • castanha-do-pará.

Chá para acalmar

As infusões para acalmar devem ter o consumo por até 3x ao dia e algumas exemplificações são:

Camomila

Age de modo calmante, tendo indicação em situações de ansiedade, dificuldade em dormir e nervosismos. A infusão da camomila deve ser realizada com duas a três colheres de flores secas em xícaras de água em temperatura fervida.

Passiflora

Disponibiliza substâncias relaxantes, indutoras de sono e antidepressivas, com indicação para situações de nervosismo, insônias e afins. A infusão de passiflora deve ser realizada a partir de 15g de folhas ou uma colher e meia de flor de maracujá.

Jujuba

Auxilia a reduzir a ansiedade, em virtude de agir como um calmante. A infusão de jujuba deve ser realizada com uma colher de folhas em um copo com água em temperatura fervida.

Valeriana

Esta age como calmante e sonífero, além de ser recomendada em situação de nervosismo e ansiedade. A infusão de valeriana precisa ser realizada com uma colher da raiz picada em xícara de água em temperatura fervida.

Erva-cidreira

Disponibiliza substâncias calmantes que auxiliam a reduzir a ansiedade, a agitação e o nervosismo, e pode ter utilidade por mulheres grávidas. A infusão de erva-cidreira precisa ser realizada com 3 colheres num copo com água em temperatura fervente.

Lúpulo

Em virtude de agir de forma calmante e como sonífero, pode ter utilidade em situações de agitação, perturbação do sono e ansiedade. A infusão de lúpulo precisa ser realizada com uma colher da erva em um copo de água em temperatura fervida.

Centelha Asiática ou Gotu Kola

Age de forma calmante, tendo utilidade em situações de ansiedade e nervosismo. A infusão de centelha asiática precisa ser realizada com uma colher da erva em xícara de água em temperatura fervida.

Ainda que tenham caráter natural, toda a planta medicinal costuma ter contraindicação que deve ter análise antes de ser utilizada. Em virtude disso, pessoas do sexo feminino em período de gravidez, portadores de condições cardiovasculares e afins precisam ter recomendação médica antes de consumir os chás.

Remédio para stress e ansiedade

Uma maneira excelente de combate a ansiedade e estresse é fazer o aproveitamento das substâncias calmantes que estão presentes em ervas medicinais e em alimentações específicas, em virtude de ingestão regular que auxilia a manter o grau de estresse com controle, promovendo o relaxamento do corpo e evitando condições de insônias e afins.

Os medicamentos ansiolíticos de forma natural mais utilizadas são as infusões, chás, a exemplo dos já mencionados camomila, valeriana e passiflora.

Consumir alimentação rica em triptofano, que disponibilizem de banana ou queijos, e as medicações homeopáticas ou fitoterápicas que podem ter utilidade com recomendação de especialistas ou farmacêuticos.

Como curar a ansiedade naturalmente

A exemplos de medicamentos naturais para curar a ansiedade, temos o chá de alface com brócolis, mencionado anteriormente, que possui substâncias que acalmam e reduzem stress, agindo efetivamente no sistema nervoso central, com eficácia para tratar a condição:

Como preparar o chá natural?

1l de água
folhas de alface
350g de brócolis

Ferva a água e posteriormente adicione os brócolis picados e as folhas de alface. Tape a panela e deixe repousando por uma médica de 20min. Coe e beba o chá como substituição de água por uns cinco dias.

Infusão de erva-de-são-joão

Outra ótima medicação natural para tratar a ansiedade é a infusão de erva-de-são-joão, também famosa como hipericão, por se tratar de uma erva medicinal que disponibiliza substâncias sedativas e calmantes que atuam no grau específico do sistema nervoso central, auxiliando no tratamento da ansiedade.

20g de folhas de erva-de-são-joão
500ml de água

Coloque a água em um recipiente junto das folhas de erva-de-são-joão e deixe fervendo por um média de 10min em temperatura de fogo baixo e com a tampa da panela. A partir disso, apague o fogo e deixe a infusão repousando até que fique em temperatura morna.

Coe e tome uma xícara da infusão ao dia. Em situação de crise de ansiedade, a recomendação é consumir entre 2 a 3 xícaras da infusão em questão, todos os dias.

Smoothie de banana

Uma outra medicação natural para tratar a ansiedade é o smoothie de banana, em virtude de que esta mistura é composta por cereais e banana que são elementos cheios de vitaminas do complexo B, imprescindíveis para que o cérebro e saúde da mente estejam funcionando de forma adequada, auxiliando também ao tratamento do estresse e ansiedade.

1 pote do iogurte de categoria natural
1 banana madura
1 colher com cereais da categoria integral

Bata todos os elementos no aparelho liquidificador e consuma. A recomendação é ingerir o smoothie, diariamente, pelo período matutino.

É sempre bom lembrar que os exercícios regulares são um dos melhores aliados para combater a ansiedade e os estados emotivos que produzem o estresse e a tensão muscular. Procure praticar cerca de 150 minutos por semana, ou seja, 50 minutos, três vezes por semana.

Tente ter momentos de lazer pois ajudam a manter o corpo e a mente equilibrados. Tenha em mente que um dos pontos mais importantes é você reconhecer que está passando por um problema e que pode ser solucionado!

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.