Banho de Brilho: Natural, Tonalizante, Passo a Passo!

Conheça esse tratamento super eficaz para deixar os fios com uma cor incrível!

0 198

A partir do momento em que o cabelo tingido começa a perder a cor, a dúvida mais comum entre as mulheres é perguntar se vale realmente a pena passar por algum processo químico de tintura permanente ou banho de brilho para retocar a coloração.

Nesse artigo falaremos sobre o banho de cor ou de brilho, uma alternativa viável que não agride o cabelo e atua como um tratamento intermediário até que seja necessário tingir novamente as raízes.

Benefícios do banho de brilho

Podemos classificar esse tratamento capilar como sendo um dos mais eficazes para deixar os fios com uma cor vibrante sem a adição de tanta química. Entre alguns dos benefícios, estão:

  • Iluminar um cabelo sem brilho;
  • Mudar a nuance do cabelo sem enxaguar;
  • Proteção dos fios. Ele não danifica o cabelo como tinta porque não contém amônia;
  • Não é permanente;
  • Permite que você faça uma mudança sem precisar de algo muito drástico, como ir do castanho para o loiro ou fazer mechas;
  • Ele desaparece gradualmente, então você não vê raízes;
  • Dura aproximadamente 28 lavagens, por isso, se não gostar do resultado, pode voltar rapidamente à sua cor original;
  • Tem um preço acessível, podendo ser aplicado em casa;
  • Existem banhos de cor orgânica, para os amantes do natural;
  • É fácil de manter e não precisa de cuidados especiais, como produtos para cabelos tingidos;
  • Alguns acrescentam propriedades, como fechar as cutículas ou dar força ao cabelo

Banho de brilho natural

Um banho de brilho – também chamado de banho de luz – não é especificamente para aqueles que têm cabelos tingidos, pois também existem tratamentos especiais para cabelos naturais.

O método ajuda a dar luminosidade aos fios opacos, a reacender a cor natural e a combater reflexos indesejados causados ​​pelo sol. Um cabelo natural precisa ter uma aparência saudável e brilhante. O tratamento ajuda a recuperar a beleza que os fios, com o passar do tempo, perderam.

O brilho é o reflexo da luz na superfície do cabelo, e quanto mais suave a região, maior a luminosidade transmitida. Para garantir o efeito, é necessário manter a fibra capilar hidratada e bem nutrida.

Se a intenção é mesmo alcançar a hidratação e o efeito desejado, é necessário reparar as pontas com silicone e também dar um banho de brilho.

Entenda como o banho de luz age nos cabelos

Esse método forma uma camada por cima dos fios e intensifica a cor, cobrindo a fibra capilar, que é afetada com os pigmentos das colorações permanentes que penetram nas escamas.

Embora as versões caseiras do banho sejam muito populares, para garantir um bom resultado, o ideal é utilizar produtos que melhorem a cor e o brilho. Eles podem ser encontrados nas farmácias e em estabelecimentos de estética.

O banho com brilho não usa oxidantes. A fórmula não agride os fios de cabelo, mas contém pigmentos e ingredientes ativos responsáveis ​​por selar a fibra capilar. Para quem não encontra a versão incolor do produto, é recomendável que se verifique atentamente o tom indicado na caixa.

Um conselho importante para aquelas que pretendem usar o produto pela primeira vez é comprar um banho de luz em um too mais clara que o cabelo, para evitar que se corra o risco do escurecimento dos fios, além de não se obter um resultado perfeito.

Para quem tingiu o cabelo, é necessário observar as nuances para evitar reflexos indesejados.

Algumas características do banho de luz:

  • O pH ácido ajuda a equilibrar e estabilizar os níveis naturais do cabelo;
  • Fornece pigmentos para as fibras capilares. Isso melhora a cor, o brilho e gera uma aparência saudável e natural;
  • Não é um método para clarear o tom, mas para realçar o cabelo opaco, enfraquecido ou com falhas de cor. Seu efeito de iluminação se dá porque nutre o cabelo e o brilho gera um efeito de luminosidade.

Como fazer um banho de luz

Não há necessidade de ir até o salão de beleza para fazer procedimento como este. Com os produtos de coloração certos, é possível conseguir ótimos resultados sem gastar muito. Analisamos passo a passo como fazer isso.

O que será necessário:

  • Um tonalizante “leve” (verifique os produtos que são apropriados para esse tipo de tratamento);
  • Água oxigenada de 10 volumes;
  • Um shampoo de uso diário.

Passo a passo:

  1. Em um vasilhame, adicione o tonalizante, a água oxigenada e uma medida de shampoo e misture;
  2. Coloque a preparação no cabelo úmido sem medo;
  3. Depois de aplicar a mistura uniformemente, coloque uma touca de banho, deixando agir por aproximadamente 15 ou 20 minutos, mas não mais;
  4. Para finalizar o processo, lave os fios normalmente, como tem costume.

Banho de brilho com tonalizante

O banho de brilho com tonalizante não difere em muito dos outros métodos. Este é, talvez, um dos queridinhos das mulheres. O motivo? Os ativos usados no produto servem apenas para que sejam realçados o brilho e também a cor dos fios.

Em sua formulação não se encontra amônia e o percentual de água oxigenada é muito baixo – encontrado nos cremes reveladores –, o que causa poucos danos às madeixas. É o que os cabeleireiros mais indicam para quem apenas deseja dar um toque de brilho e vivacidade aos cabelos.

Existem marcas nacionais muito boas, tal como a Natucor, que disponibilizam no mercado alguns tonalizantes sem chumbo, água oxigena e amônia. Geralmente eles duram em torno de 27 a 29 lavagens. Isso quer dizer que, dependendo de como é o seu procedimento de lavagens semanais, pode durar no cabelo por até quase 2 meses.

No entanto, com relação aos fios brancos, existe um “porém”. O banho de brilho com tonalizante não cobre 100% dos fios. Certas marcas afirmam nas embalagens uma cobertura de até 80%.

Se quiser que o cabelo tenha um efeito de luzes, é recomendado que se use um tonalizante com o tom mais claro que os fios naturais ou da cor que estão no momento.

Deve-se ressaltar que nenhum tonalizante clareia os cabelos pois contém baixos percentuais de água oxigenada. Ele serve somente para modificar o tom, dar intensidade a cor e ressaltar o brilho.

Esses produtos não são capazes de alterar as estruturas capilares, como a tinta permanente. Por isso, podem ser usados com outros tipos de tratamentos com química, tal como a escova progressiva.

Os tonalizantes de até um tempo atrás desbotavam mais rapidamente, reduzindo o tempo de manutenção em até dez dias a menos. No entanto, com as novas formulações, já é possível se ter uma aplicação mensal sem problemas.

A diferença entre o tonalizante e a tintura acontece quando os produtos entram em contato com os cabelos. O primeiro age de maneira superficial, não altera a estrutura natural dos fios. Por isso não tem o poder de clarear, nem resseca ou quebra após ser aplicado.

Já as tinturas contêm um alto percentual de amônia e também de água oxigenada, o que faz abrir as escamas dos cabelos. É isso que possibilita a alteração da cor e os danos causados nas madeixas.

 

 

 

Dicas valiosas para manter a eficácia do procedimento

  • A cor dos fios será intensificada e terá mais brilho se o tom for o mais próximo possível do produto usado, ou no máximo um tom abaixo;
  • Para as loiras que desejam eliminar aquele aspecto de “amarelo ovo” dos cabelos, é recomendado que os tonalizantes sejam de cor prata ou, então, acinzentados;
  • Para cabelos brancos, os tons mais claros darão um efeito bem mais “iluminado” e ainda cobrirão com mais eficácia a falta de pigmentação dos fios;
  • Para os cabelos obterem mais brilho e cor intensa, basta utilizar um tonalizante após o procedimento da tintura. É possível usar também após o banho com brilho, caso o resultado não tenha sido como o esperado;
  • Os tonalizantes incolores já podem ser encontrados nas casas especializadas. Eles são perfeitos para os cabelos virgens, para quem não quer alterar a cor dos fios e para as loiras.

 

 

Como fazer banho de brilho com tonalizante

O que será necessário:

  • Luvas de plástico ou látex para proteger as mãos da tinta;
  • 01 tonalizante que tenha a cor mais próxima dos seus fios ou um tom mais escuro;
  • 03 a 04 colheres de sopa de creme branco hidratante;
  • Metade do tubo de creme revelador que acompanha o tonalizante;
  • Óleo de Argan (2 gotas) ou vitamina A (1 ampola).

Se você não quiser fazer uso da água oxigenada, basta optar pelos tonalizantes que são isentos de amônia e água oxigenada.

Obs: Tome cuidado para o tom não ser mais claro do que o seu cabelo, caso contrário, irá manchá-lo. Um tubo dura comumente por 2 aplicações, mas se seu cabelo for grande ou volumoso, a receita poderá render de forma diferente. Caso necessário, diminua ou aumente a quantidade de ingredientes.

Passo a passo:

  1. Em um vasilhame de plástico, misture bem os ingredientes descritos acima até que formem um “creme” homogêneo;
  2. Abuse do creme hidratante passando em todo o contorno do rosto, incluindo as orelhas, para que o tonalizante não manche a pele;
  3. Retire os resíduos com um shampoo de sua preferência;
  4. Em seguida, seque os fios com uma toalha para que não fique com excesso de água;
  5. Para que o trabalho fique mais fácil, divida o cabelo em partes iguais, aproximadamente 4;
  6. Aplique a pasta nos fios, a começar pelas suas pontas;
  7. Deixe o banho de brilho agindo por aproximadamente 30 minutos;
  8. Lave bem os cabelos, de preferência com água gelada/fria, aplicando o condicionador de sua escolha logo em seguida.

Banho de brilho com tinta preta

O cabelo preto tem maiores problemas relacionados à opacidade. No entanto, quando é brilhante e saudável, rouba todos os olhares. Quer seja usado naturalmente ou as mechas sejam tingidas, as morenas sempre arrasam com as madeixas bem tratadas.

O tom escuro, apesar de controverso para algumas mulheres, é tão intenso que pode dar muita luz para refletir o sol. Para manter a cor sempre incrível, aprenda a cuidar das madeixas adicionando os hábitos corretos à sua rotina capilar.

O banho com brilho ajuda o cabelo a ter mais proteção quando exposto ao sol

Produtos usados nesse tipo de tratamento que contenham filtro solar ajudam a proteger qualquer cor de cabelo, especialmente o preto. Isso ocorre porque o sol pode deixar as mechas avermelhadas escuras e pode manchá-las quando estão desprotegidas.

       

Além disso, naturalmente, o cabelo preto é geralmente ressecado com a exposição aos raios ultravioletas. O conselho para evitar isso é usar um bom shampoo e cremes que protejam os fios desde as extremidades dos fios até as suas raízes.

A periodicidade para o tratamento do banho de brilho para cabelos pretos é de 15 dias

A cor escura geralmente é mais fácil de manter, ao contrário dos tons loiros e dos ruivos, que precisam de retoques com mais frequência. No entanto, para evitar a aparência seca e opaca, o conselho é apostar em banhos de brilho quinzenalmente.

Essa técnica pode ser feita em casa com uma tintura que envolverá a superfície do cabelo e renovará o brilho das mechas. Outra forma de aplicar o banho com brilho no cabelo preto é com máscaras capilares escuras, contendo pigmentos para manter a cor mais intensa.

Diminuir a frequência do uso de dispositivos estilizadores é importante

Mulheres com cabelos pretos que frequentemente usam pranchas, secadores e modeladores, devem tentar sempre aplicar produtos que contenham protetor térmico em suas formulações.

Assim, quando forem usar esses aparelhos, manterão suas madeixas pretas, bonitas e saudáveis. Sem isso, essas altas temperaturas podem secar as mechas, deixando-as quebradiças e com pontas duplas.

Use shampoo e condicionador para cabelos pretos ou tingidos

Aqueles que usam uma tinta preta no banho de brilho devem usar um shampoo e um condicionador especiais para essa cor de cabelo ou, pelo menos, para cabelos tingidos.

Outro conselho é investir em produtos que contenham queratina e colágeno, ingredientes que ajudam a dar movimento e suavidade às mechas.

Umedecimento é um tratamento que dá mais luminosidade aos fios

Umidificação (ou umedecimento) é um sucesso entre aqueles obcecados com o cuidado do cabelo, pois traz mais maciez e brilho, juntamente com o efeito do banho de luz.

A técnica é semelhante a uma hidratação, só que em vez de investir em cremes e máscaras, é feita com óleos capilares aplicados em todo o cabelo, desde as raízes até as pontas.

Tanto para aquelas em que os cabelos são pretos naturalmente quanto para quem tingiu, a umidificação é muito agradável, pois os óleos capilares atuam nos fios e dão mais vida às mechas. O conselho para não deixar as madeixas com aspecto oleoso é remover todo o produto com água gelada/fria.

Lave o cabelo sempre com água morna ou fria

O melhor conselho e o mais prático para quem tem cabelo preto e faz uso constante dos benefícios do banho de brilho é lavá-lo com água morna ou fria.

A água quente estimula o excesso de gordura no couro cabeludo, além de deixar as cutículas abertas e expostas a fatores externos, como o vento e a poluição. Enquanto isso, a água fria vai selar as pontas, além de equilibrar a oleosidade do cabelo e aumentar o brilho dos fios.

Banho de brilho com tinta vermelha

Os fios avermelhados são os que desbotam mais rápido, mais que os loiros. Por isso precisam, quinzenalmente, de um bom banho de luz para aumentar a intensidade da cor e o brilho.

Esse procedimento não estraga os fios, não danifica e ajuda bastante na manutenção da cor. Isso é bem importante para um cabelo que “perde o tom” tão facilmente, não é? Além disso, é barato, fácil e simples de fazer.

Como fazer banho de brilho com tinta vermelha

Esse banho com brilho é bastante simples, podendo ser feito em casa sem medo.

Muitas receitas não usam a emulsão reveladora quando é usado o tonalizante, mas geralmente é recomendado, pois ela faz  a oxidação e ajuda na revelação do pigmento de cor. Mas, se não quiser usar, não tem problema, apesar de o resultado ficar bem mais aparente com ela.

O que será necessário:

  • 1/3 da bisnaga da tintura do tom avermelhado que você usa para pintar o cabelo;
  • 2 colheres (das de chá) de emulsão reveladora 9 ou 13 volumes;
  • 2 colheres (das de chá) de creme branco (qualquer um).

Passo a passo

  1. Misture tudo o que foi citado acima em um vasilhame até ficar bastante uniforme;
  2. Após lavar os fios com shampoo, sem aplicar o condicionador, enxague bem com água quente para abrir a cutícula e facilitar a penetração dos ativos;
  3. Retire o excesso de umidade dos fios e aplique a pasta em todo o cabelo;
  4. Deixe agindo por aproximadamente 30 minutos e enxágue em seguida.

O resultado fica muito bonito e a cor fica bem viva. É possível, se quiser, acrescentar umas três gotinhas de óleo de tratamento, como o de argan ou macadâmia, por exemplo, para deixar o cabelo com ainda mais brilho.

O ideal é usar o tonalizante na mesma cor com que você pinta o cabelo, para evitar que ele escureça. Pinta com tinta? Não tem problema. Escolha um tonalizante com a mesma numeração.

Dicas para fazer um tratamento perfeito para o brilho dos cabelos

Antes do banho de brilho, corrija a raiz do cabelo

Nenhum banho de brilho será perfeito se a raiz dos fios já estiver perdendo cor. Idealmente, é preciso retocar antes de realizar o tratamento.

Em geral, esses procedimentos que proporcionam vivacidade aos fios cumprem a função de formar uma película protetora sobre os cabelos que, por sua vez, é capaz de corrigir imperfeições.

Escolha a tonalidade certa

Se você preferir tratamentos de brilho com tintura, é imprescindível escolher uma tonalidade certa para o seu cabelo.

O banho de cor mais recomendado é o incolor, podendo ser utilizado em todo o fio. Mas se você não tiver acesso a este tipo de produto, use um com o tom semelhante à sua cor de cabelo.

Use um creme para proteger a pele

Enquanto o banho de brilho atua, pode ser que manche a pele. Portanto, é recomendável que você proteja as regiões mais próximas do cabelo – testa, têmpora, orelhas, pescoço – com um hidratante ou com vaselina.

Faça um teste de alergia

Este é um bom conselho, especialmente para aquelas que nunca tingiram o cabelo e não sabem se terão uma reação alérgica aos produtos.

Segundo os dermatologistas, o recomendado é que “não se utilize o produto caso haja irritação, feridas ou coceira no couro cabeludo, ou se a pessoa for alérgica aos componentes da fórmula”.

Se está na dúvida, consulte um especialista

Se você tem cabelos virgens ou tingiu uma cor semelhante ao seu tom natural, não terá tantos problemas. No entanto, se o tom natural do seu cabelo é muito divergente da cor que você está usando e, portanto, você está na dúvida sobre o tom que deverá usar no seu banho de brilho, o ideal é procurar um profissional antes do tratamento.

Ele poderá avaliar e indicar as melhores opções para o seu caso. Isso porque a força de pigmentação do produto pode não ser muito parecida com a cor do cabelo real.

Aposte em produtos que tenham hidratantes

Independentemente do tipo de tratamento de brilho que você escolher usar, é essencial que exista um hidrante entre os produtos que farão parte do procedimento para um resultado plenamente satisfatório.

Não abra mão de uma boa máscara hidratante, vitaminas em ampolas, óleos essenciais e Bepantol líquido para aumentar o potencial da mistura.

Considerações finais

Agora que você já conhece os benefícios e como proceder em cada tipo de tratamento com banho de brilho, pedimos que compartilhe esse artigo em suas redes sociais. Assim, mais e mais pessoas conhecerão o método e poderão manter seus cabelos cheios de brilho e saudáveis!

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.