Bambuterapia: Benefícios e Antes e Depois!

Muitas são as vantagens da bambuterapia, modalidade que ganha cada vez mais adeptos no mundo todo.

0 72

A bambuterapia, ou bamboo massage, é um procedimento ainda novo, mas que já caiu no gosto de milhares de pessoas no mundo todo, e as brasileiras não ficam para trás.

Massagens são um dos serviços mais procurados nos salões de beleza e clínicas de estética espalhadas pelos quatro cantos do país.

Esse tipo de massagem vem mostrando resultados muito satisfatórios quando comparados com os obtidos com as outras técnicas de massagem utilizadas, fazendo com que sua popularidade siga aumentando a cada dia.

Se você nunca ouviu falar em massagem com bambu, ou sabe que existe, mas não imagina como funciona, você está no lugar certo.

Nas próximas linhas vamos explicar para você o que é a bambuterapia, como funciona, quais os seus benefícios, contraindicações e outras informações que vão te ajudar a entender o motivo do sucesso dessa técnica. Boa leitura!

O que é bambuterapia?

Por mais que possa parecer apenas mais uma modinha passageira do mundo da estética, a técnica de massagem conhecida como bambuterapia tem mostrado por meio de estudos sérios que se trata de um recurso de extremo valor.

A bambuterapia é classificada como uma terapia alternativa natural que acaba mesclando vários tipos de massagem durante uma mesma sessão.

Entre as técnicas de massagem que se misturando e dando origem à bambuterapia podemos destacar o relaxamento, a modelagem e a drenagem linfática.

Para quem a bambuterapia é indicada?

Esse tipo de massagem é procurado na grade maioria das vezes pelo público feminino que frequenta as clínicas e salões de beleza por todo o Brasil.

Apesar dessa preferência, a massagem pode ser utilizada tanto por mulheres quanto pelo público masculino.

Os movimentos e materiais utilizados na massagem com bambu são perfeitamente utilizados em ambos os sexos, o que aumenta muito a quantidade de homens que decidem experimentar o procedimento e acabam se tornando clientes assíduos dos estabelecimentos que oferecem esse serviço.

Por isso a bamboo massage se torna cada vez mais popular entre homens e mulheres que procuram tanto os benefícios estéticos quanto as propriedades relaxantes que esse tipo de massagem consegue proporcionar para quem opta pela aplicação dessa técnica.

A bambuterapia é indicada tanto para mulheres quanto para homens.

Quando surgiu a bambuterapia?

A bambuterapia, também conhecida como bamboo massage é uma técnica relativamente nova, e mesmo tendo sido criada na França, já faz parte da rotina de muitas brasileiras que procuram procedimentos que misturem relaxamento para seus dias cada vez mais corridos e resultados positivos para sua saúde e autoestima.

O seu criador, também conhecido como o pai dessa técnica é o terapeuta Gil Amsallem, que em 2003 estava à procura de acessórios que pudessem auxiliar nas suas massagens.

A ideia surgiu após Amsallem observar os rolos tradicionais utilizados no preparo de massas e pães, e decidiu utilizar o bambu em suas massagens.

Terapeuta corporal desde 1982, Gil Amsallem conta que utiliza também madeiras como oliveira e nogueira, mas que o bambu é a preferida por diversos motivos.

As fibras do bambu são leves e antibacterianas, além de possuir uma grande variedade de diâmetros e espessuras. Outro ponto que faz com que o bambu seja mais utilizado nessa técnica é o fato de ser uma madeira que possui textura extremamente leve e macia.

Na cultura chinesa, o bambu é uma planta associada normalmente a boas energias, sorte, prosperidade e fortuna e longevidade.

O terapeuta utiliza em suas massagens medidas variadas de varas de bambu, que variam entre 15 e 40cm de comprimento com 0,5 até 3cm de espessura, utilizadas em regiões específicas do corpo.

Existem registros de terapeutas tailandeses e chineses que também utilizam hastes pequenas de bambu para massagear principalmente no rosto e nos pés, conhecidos como pontos de reflexo.

Ainda assim, a massagem com bambu como a realizada por Gil é considerada sua criação, sendo ensinada por ele para um grande número de profissionais em países como Itália, Grécia, Marrocos, Tunísia, para citar alguns.

Como é feita a bambuterapia?

A massagem é feita com canas de bambu que são utilizadas em todas as partes do corpo, inclusive pés, mãos e rosto.

Essas canas de bambu possuem dimensões variadas, onde cada uma dessas dimensões é ideal para conseguir resultados específicos.

As canas mais estreitas e menores são mais utilizadas quando o objetivo da massagem é exercer pressão mais localizada, podendo ser utilizadas também em áreas mais específicas do corpo.

Quando o objetivo da bambuterapia é apenas o relaxamento e a diminuição da tensão muscular, são utilizadas canas de bambu mais largas, massageando áreas maiores.

A técnica da bambuterapia é feita com os bambus sendo aplicados sempre com firmeza no corpo do cliente com movimentos suaves, fazendo com que os bambus escorreguem pelo corpo de maneira suave, massageando todos os relevos da sua anatomia.

O profissional, normalmente um terapeuta, inicia a massagem pela parte de trás do corpo, geralmente começando pelas costas, passando depois para a parte frontal, realizando a massagem no rosto, na barriga e nas pernas.

Os movimentos que o terapeuta aplica são muito relaxantes.

A grande maioria dos terapeutas que realizam a bamboo massage também opta pela aplicação de óleos naturais essenciais para facilitar o movimento do bambu pelo corpo.

Esses óleos são normalmente utilizados em temperaturas mornas, para que a pele do cliente não sofra nenhum tipo de lesão decorrente de temperaturas mais altas.

O objetivo desse procedimento é fazer com que o bambu exerça pressão em pontos importantes do organismo como se fosse um prolongamento dos dedos do terapeuta, estimulando-o para que esses pontos funcionem melhor.

Para potencializar os resultados da bambuterapia é comum que o ambiente onde é realizada a massagem seja para oferecer ao cliente um local, tranquilo, com música relaxante, aromatizado e como uma iluminação suave.

Esse relaxamento é cada vez mais importante nesses tempos onde todos somos bombardeados por informação o tempo todo, que acabam nos deixando atordoados diariamente.

Quando comparada a massagem convencional, realizada apenas com as mãos, a massagem com canas de bambu traz vários benefícios para quem escolhe esse tipo de massagem.

Quais os benefícios da bambuterapia?

A bambuterapia faz com que a pressão exercida nas partes do corpo influencie diretamente a dinâmica dos fluidos corporais, trazendo benefícios ao organismo como:

Bambuterapia relaxante

O corpo humano utiliza um sistema instintivo que tem como objetivo nos manter sempre preparados para enfrentar situações difíceis, principalmente quando essas se apresentam como situações de fuga e perigo.

Em um único dia nosso corpo reconhece diversas situações como sendo potencialmente perigosas, fazendo com que durante grande parte do tempo o corpo esteja em estado de grande tensão.

Essa proteção instintiva ocorre em situações consideradas corriqueiras para nós, como problemas pessoais, dificuldades no trabalho, problemas financeiros, uma etapa de uma obra que não foi concluída no prazo, uma discussão no trânsito, apenas para citar algumas.

Ao se deparar com essas situações é comum que o nosso corpo apresente grande tensão muscular, bem como dores localizadas em várias regiões do corpo.

Quando o corpo recebe uma massagem, independente da técnica utilizada, os músculos que estavam tensos são manipulados para fazer com que esses músculos se soltem, reduzindo assim a tensão muscular.

Além de reduzir a tensão muscular, a massagem, quando aplicada corretamente, também relaxa o sistema nervoso, melhora o funcionamento do intestino e melhora a amplitude dos movimentos das articulações.

Podemos dizer com tranquilidade que algumas sessões de bambuterapia, ou outra técnica de massagem, podem ajudar muito a melhorar a nossa saúde como um todo.

O procedimento é ótimo para aliviar dores musculares.

Bambuterapia corporal

Além de promover o relaxamento do corpo das tensões do dia a dia, a bamboo massage também é uma técnica excelente para quem procura por um procedimento estético que apresente bons resultados.

Essa massagem ajuda o organismo a melhorar a circulação sanguínea, já que os movimentos da massagem aumentam a temperatura corporal fazendo com que ocorra a dilatação dos vasos, melhorando a oxigenação do sangue em mais de 10%.

As dores que surgem ao longo do dia, causadas pela formação de nódulos também tendem a diminuir após uma sessão de bamboo massage.

A bamboo massage também é indicada para eliminar toxinas do organismo, auxiliar no combate a gordura localizada, a redução de medidas, combater a flacidez e reduzir a celulite.

       

Quais os benefícios da bambuterapia facial?

A utilização das hastes de bambu na massagem facial é capaz de trazer benefícios muito interessantes quando o processo é executado corretamente.

Os principais benefícios da aplicação dessa técnica são principalmente o rejuvenescimento e a revitalização da pele do rosto, ocasionados pela melhor oxigenação e nutrição celular.

Como saber se as hastes de bambu estão próprias para uso?

O acesso às hastes de bambu hoje é muito fácil já que os kits de bambuterapia são encontrados em várias lojas de produtos estéticos.

Para garantir que as hastes de bambu estejam em boas condições de uso é necessário que você verifique o material antes de iniciar uma sessão

Observe os seguintes pontos:

  • Se a superfície da peça está regular, lixados e sem farpas ou ranhuras;
  • Se as peças não são envernizadas ou impermeabilizadas;
  • Se as hastes são armazenadas em locais bem ventilados, preferencialmente em embalagem de tecido ou juta;
  • Caso as hastes estejam mofadas, peça para o profissional substitui-las por peças novas;
  • Se as hastes são sempre higienizadas com álcool antes e depois do uso.

Caso todos esses pontos estejam corretos, você pode dar início as sessões e se beneficiar de tudo que a bamboo massage traz para você.

Qualquer pessoa pode aplicar a massagem com bambu?

Definitivamente a resposta para essa pergunta é não.

Da mesma forma que as outras técnicas de massagem e qualquer outro procedimento estético ou terapêutico, a aplicação dessas técnicas por pessoas despreparadas pode trazer problemas.

Quando uma pessoa que não tem o conhecimento necessário realiza qualquer tipo de massagem é possível que os clientes acabem saindo com novas dores e lesões, em vez de aproveitar o relaxamento e os demais benefícios de uma massagem.

Se você tem muita vontade de aprender a fazer a bamboo massage, procure opões de cursos que te darão o conhecimento e as habilidades necessárias para garantir um bom serviço para seus clientes.

Qual o preço médio?

Para ter uma referência de preços de uma sessão de bambuterapia é preciso analisar alguns fatores que são determinantes para a formação do preço de cada sessão do procedimento.

É necessário, primeiramente, conhecer a região onde a clínica ou salão está instalada. A localização da clínica influencia diretamente no preço da sessão, ou seja, em bairros mais nobres é muito provável que você encontre os preços mais altos.

Em uma pesquisa encontramos preços que oscilam entre os R$ 90 e os R$ 230, em diversas cidades e bairros do Brasil.

Outra importante medida que precisa ser tomada antes de iniciar as sessões é conhecer as credenciais do profissional que irá realizar o procedimento. Assim como outras técnicas de massagem, a bambuterapia só deve ser realizada por pessoas que tenham capacitação para o trabalho.

Uma sessão de bambuterapia geralmente varia entre R$ 90 e R$ 230.

Isso pode ser feito rapidamente com uma busca pelo nome do profissional nas redes sociais, onde você pode encontrar opiniões sobre o trabalho realizado por essa pessoa.

Existem também diversos sites na internet onde é possível encontrar pacotes com várias sessões de massagem, ou até mesmo opções que coloquem no mesmo pacote vários procedimentos estéticos além da massagem.

Vale a pena gastar alguns minutos pesquisando as alternativas disponíveis para conseguir economizar um pouco e garantir mais sessões no futuro.

Depois de quantas sessões aparecem os resultados?

O tempo necessário para que comecem a surgir os resultados da bambuterapia vai depender tanto do objetivo da realização do procedimento quanto do organismo de cada pessoa.

Geralmente estima-se um período entre 10 e 15 semanas dependendo da necessidade de cada paciente, realizando 1 ou 2 sessões semanais para que se possa obter os melhores resultados.

Para ajudar no processo, é sempre recomendado o uso de cosméticos específicos, sempre de acordo com cada tipo de pele.

Após esse período de mais ou menos 30 sessões, é marcado um retorno a cada 2 meses para que seja analisado o efeito residual do procedimento, mesmo que este tenha sido interrompido.

Qual é a diferença entre bambuterapia e drenagem linfática?

Mesmo sendo técnicas muito parecidas e que podem trazer benefícios idênticos, essas duas técnicas possuem características que diferenciam muito bem uma da outra.

A drenagem linfática é um tipo de massagem que atua mais especificamente eliminando resíduos metabólicos e toxinas do organismo através do estímulo aos gânglios linfáticos.

Como principais benefícios da drenagem linfática é possível destacar a redução do inchaço que ocorre durante a gestação e também em períodos pré e pós-operatórios, a redução de medidas, diminuir a retenção de líquidos.

Talvez a principal diferença entre a bambuterapia e a drenagem linfática seja referente a redução de medidas proporcionada por ambas as técnicas.

Enquanto essa redução de medidas proporcionada pela bamboo massage é diretamente relacionada a gordura localizada, na drenagem linfática a redução de medidas é ligada a eliminação de líquidos presentes no organismo.

Mesmo com essa diferença que define muito bem cada técnica, em ambas as opções é possível conseguir bons resultados na redução de medidas.

Antes e depois

Depois de algumas sessões de bambuterapia já é possível ver os seus resultados.

Confira alguns desses resultados.

Redução de medidas e gordura localizada.
Mais circulação nas pernas e, por consequência, diminuição dos vasos e varizes.
Corpo mais modelado.
Diminuição da celulite.
Corpo com modelagem mais harmônica e redução de medidas.

Contraindicações

Assim como outros tipos de massagem, a bambuterapia é contraindicada para pessoas em certas condições de saúde, como:

  • Trombose;
  • Câncer;
  • Diabetes;
  • Infecções.

Mulheres em período gestacional também devem evitar esse procedimento, pois os movimentos realizados podem acabar trazendo complicações para a gestação.

Por isso é importante procurar um médico sempre antes de iniciar as sessões de massagem, para evitar qualquer tipo de problema que possa surgir em decorrência da aplicação da bamboo massage.

Considerações finais

Como você pôde perceber, a massagem com bambu fica cada vez mais conhecida entre o público que frequenta os salões e clínicas de estética.

A técnica criada em 2003 pelo terapeuta corporal Gil Amsallem faz com que as hastes de bambu funcionem como uma extensão dos dedos do terapeuta que aplica a massagem, podendo tanto atingir áreas maiores do corpo, como as costas até áreas mais específicas como pés e rosto.

Para isso são usadas hastes de vários tamanhos, sempre de acordo com o objetivo da realização da massagem.

Essa técnica de massagem traz vários benefícios para a saúde de quem opta por ela, onde é possível destacar a queima de gorduras, a redução da tensão muscular, a redução de medidas, a retenção de líquidos, e dores decorrentes de estresse e outras situações do dia a dia.

As contraindicações para esse tipo de massagem não são das mais graves, mas é preciso que pessoas portadoras de doenças como diabetes, câncer e trombose evitem realizar esse e outros tipos de massagem.

Mulheres em período de gestação também não devem realizar o procedimento, pois podem surgir complicações.

Fora essas condições específicas, qualquer pessoa pode se utilizar da massagem de bambu tanto para relaxamento quanto para efeitos estéticos.

Se você ficou com vontade de experimentar essa técnica, pesquise bem para encontrar o melhor profissional e desfrutar de todos os benefícios da bamboo massage.

Recomendados Para Você:

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.