Coaching – um processo eficaz para momentos de mudanças

é como receber orientações para seguir um caminho com mais força e confiança

Coaching – um processo eficaz para momentos de mudanças

Mais do que ensinar, o coaching ajuda o individuo a aprender.
Aprender sobre si mesmo, sua a sua vida e sobre como mudar e alcançar o se pretende e necessita.
Mesmo num cenário assustador como o atual, é uma poderosa ferramenta de transformação pessoal e profissional.

 

É um método utilizado largamente mundo afora, tanto no contexto profissional como no pessoal.
 
O ser humano tem uma força interna que o capacita a realizar obras extraordinárias quando essas forças são descobertas e ativadas. Visto o que muitos fazem mesmo neste cenário de desespero.
Alguns não sabem que tem as forças, desconhecem, mas as usam mesmo assim quando a vida nos cobra. E o melhor é saber que elas existem e que podemos utilizar quando precisamos e queremos. Isto da segurança e estabilidade continuamente na jornada na vida.
 
O Coaching trabalha para liberar este potencial e despertar o melhor que existe nas pessoas.
Este processo promove o desenvolvimento e a potencialização das competências pessoas. Faz o indivíduo sair da sua zona de conforto, do medo, da incerteza, da fuga e pode fazer algo para chegar aonde quer chegar.
 

Passos no processo de Coaching

1. Estabelecer o estado atual, ou seja, todos os detalhes da situação atual
2. Estabelecer detalhadamente para onde quer chegar – metas e objetivos
3. Elaboração de um plano de ação eficaz para si mesmo
 

Entenda o Coaching

 
Surgiu na era medieval, com o cocheiro, quem conduzia o coche (carruagem) de um ponto a outro. Esse homem se especializou e passou também a domar e treinar cavalos para puxar seus coches.
Em de 1600, com a popularização dos festivais e competições, viu-se a necessidade das competições, também terem um treinador, o Coach em inglês.
 
Com o passar o tempo, se percebeu os benefícios de homens de negócios também terem seus coachs como um personal trainer de desempenho profissional.
Assim o Coaching como uma metodologia de treinamento, nasceu nos Estados Unidos em 1990, com ferramentas para executivos e pessoas em busca de mudanças e melhoras na carreira ou na vida pessoal.
 
Coaching é uma metodologia, um processo. Não dá conselhos, não faz julgamentos, respeita crenças e valores de cada um, não tenta entender o passado e coloca um foco no futuro.
 
Coaching de vida é pensar à frente, cumprindo metas e alcançando objetivos. Traz bons resultados para quem precisa de ajuda. O foco é trazer uma vida melhor para o cliente.
 
Principais tipos de Coaching: de Vida, de Carreira, Executivo, Liderança, Organizacional e Bem Estar.

Bem Estar – Preparo e equilíbrio emocional

O maior problema da pandemia, foi o despreparo emocional e pessoal do ser humano. Isso se fez visível na incapacidade da maioria em lidar com um vírus que veio com força para ficar um longo tempo, trazendo mudanças emergentes, urgentes e necessárias.
 
Como eu fui capaz de conviver com o inesperado?
Comigo mesmo e com os outros?
Com minha vida, minhas vulnerabilidades e minhas forças?
O que mais vingou? Solidão?
Isolamento, saúde, mudanças no meu estilo de vida, na família, no social, na realidade abalada por desmoronamentos de processos arraigados e crenças desfeitas?
Como ficou minha capacidade de me equilibrar na corda bamba da vida incerta e instável? Como está minha visão do futuro? Como estou lidando com o medo e as emoções? O financeiro abalado?
 
Essas e outras perguntas e processos que perderam a estrutura repentinamente, precisam ser revistos, encarados e respondidos com certa urgência para poder continuar na jornada da sua vida.
Andando firme, com coragem, esperança e com a verdadeira resiliência possível.
 
É necessário olhar par ao futuro a partir deste presente, sem conselhos, sem medos. Com autoestima e autoconfiança. Largar ou melhorar fragilidades.
 
O Coaching tem ferramentas cientificamente comprovadas para te ajudar a alavancar sua vida pessoal, profissional e de careira com o devido bem estar necessário neste novo momento de grandes desafios e reviravoltas.
 
Um bom Consultor de Coaching pode ajudar a mudar e melhorar o rumo da sua história atual com bem senso e equilíbrio emocional.

 

Coaching e Inteligência Emocional

Bom estress = Eustress
Estress negativo = Distress
 
É preciso estimular habilidades que desenvolvam a inteligência emocional. Como criamos os significados diante dos stress e seus níveis.
 
Tudo na vida exige vontade e desejo de mudança. Ninguém pode fazer isso pelo outro. Tentamos ajudar, aconselhar, guiar, mas sem muito resultado preciso.
 
Neurossemântica é a ciência, apoiada na neurociência, que se refere a significados e significância. E sobre como criamos os significados diante dos eventos da vida. Somo criadores de significados e podemos aprender a mudá-los.
Podemos ter significados que nos empoderem ou que são tóxicos e nos impedem de viver uma vida mais plena.
 
Para ser uma pessoa autorrealizada, não basta simplesmente realizar, é preciso fazê-lo com um alto nível de significado. Autorrealização começa no nível cognitivo.
 
Para isso o Coaching que não é mágico e sim, um procedimento que utiliza técnicas validadas e cientificamente comprovadas.
Com tais técnicas as pessoas trabalham a construção consciente de novos hábitos, ajuda pessoas e profissionais a escapar das armadilhas paralisantes do mundo mental. Isso as levará a sair do corpo das ideias e a entrarem em ação para transformar sonhos em realidades.
 
O processo de Coaching trabalha em uma realidade 360 graus. Nesta abordagem, os pontos cegos podem ser facilmente identificados, evidenciando-se as mudanças individuais e coletivas que precisam ser feitas para que melhores resultados apareçam.
 
Daí entra o dar novo significado e sentido na vida pessoal. Ter uma busca por soluções, ao invés de lamentar o problema para o alcance de resultados positivos.
 
Há um trabalho consciente de mudanças e um pilar fundamental para os resultados, é o comprometimento com o processo.

Reencontrar o sentido da vida

Durante e após mudanças drásticas, o sentido da vida se perde e há o surgimento de desanimo, medo, ansiedade, conflitos, falta de esperança e infelicidade.
 
É mais do que hora de reencontrar seu próprio rumo e dar um novo sentido a sua existência com força de vontade, autoconhecimento, auto responsabilidade, significado e propósito.
 
Para sermos bem-sucedidos, é importante buscar a auto realização em todas as esferas da existência. Isso é um aprendizado e precisa de coragem para aprender o novo e manter bons resultados contínuos.
 
É momento de enxergar o que nos está faltando para acertar no que queremos. Uma vida com qualidade diz respeito a uma vida com sentido e propósito.
 
Reconstruir a qualidade de vida precisa olhar para o todo e todas as esferas da saúde física, mental, emocional, social e espiritual.
 
Para isso, o Coaching ajuda a visitar estes estados com autoconsciência e a autodescoberta para recriar sua forma pessoal e viver com integridade e destemor.
 
A qualidade de nosso desenvolvimento depende da qualidade dos significados que criamos.
 
O ser humano precisa entender que o gerenciamento de seus pensamentos, emoções, atitudes, habilidades e relacionamentos é de sua autorresponsabilidade para adquirir resultados desejados.
 
Não se conhecer, não saber para onde estamos indo, como estamos indo, por si só, são gatilhos de estresse e ansiedade.

 

Marli Medeiros
life coaching e  yoguini

marlicmedeiros@gmail.com

Comentario (0)
Adicionar Comentário