5 Dicas para ter uma boa noite de sono

0

Depois de um dia cansativo, tudo o que qualquer pessoa deseja é deitar na cama para descansar e, claro, revigorar as forças para o dia seguinte. Porém, nem todos conseguem dormir tão facilmente ou manter uma noite de sono sem interrupções até o amanhecer.

A insônia é muito comum na terceira idade e ocorre por fatores distintos como psicossociais, doenças clínicas e crônicas como insuficiência cardíaca ou diabetes e uso de medicamentos para tratar problemas de saúde. Mas, embora algumas pessoas invistam na automedicação para estimular o sono, a prática não é indicada pelos médicos. A recomendação é adotar algumas medidas para ter um sono mais saudável diariamente.

Dicas para adormecer com qualidade:

1) Fique atento às bebidas ingeridas: evite consumir bebidas alcoólicas ou bebidas que contenha cafeína como café e chá por, pelo menos, quatro horas que antecedem o momento de deitar. Eles não são indicados porque a cafeína possui um efeito estimulante, fazendo com que o sono diminua. No caso das bebidas alcoólicas elas podem causar desconforto gástrico e aumento da diurese, aumentando a vontade de ir ao banheiro durante a madrugada.

       

2) Tenha horários regrados: ir para a cama e acordar todos os dias no mesmo horário é importante para evitar oscilações no sono. Para quem gosta de acordar mais tarde nos fins de semana, a dica é passar de 30 minutos a uma hora a mais para não desregular o sono.

3) Deixe o ambiente agradável: normalmente, no período da noite, a temperatura do corpo reduz. Portanto, o clima do ambiente deve estar agradável, nem muito frio para causar incômodos durante a noite e nem muito quente. Desligue televisores, computadores, celulares e demais aparelhos eletrônicos que podem provocar uma interrupção da noite de sono.

4) Evite comer antes de dormir: as refeições devem ser realizadas até três horas antes de deitar para que a digestão seja feita por completa. Os alimentos não podem ser de difícil absorção porque agravam em um aumento do fluxo de sangue no estômago e pode causar refluxo. Deve-se optar por alimentos mais leves, fáceis de serem digeridos e em pequenas quantidades porque no período noturno, durante o sono, o metabolismo atua de com uma menor velocidade.

5) Desligue a memória: se não conseguir dormir em 30 minutos, levante-se da cama e coloque uma música relaxante e suave para ajudar a dormir ou leia algumas páginas de um bom livro, pois faz com que você se desligue de problemas que te deixam estressado e afetam na qualidade do sono.

 

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.