5 Dicas para planejar sua viagem sem erros

1 950

Um bom planejamento é essencial para evitar frustrações durante o roteiro.

Passagens compradas, hotel reservado, roteiro de viagem finalizado, malas prontas e pé na estrada… Está é uma medida tomada por muitas pessoas que pretendem aproveitar alguns dias de lazer em um uma cidade brasileira ou fora do país. Mas ao contrário do que imaginam, para que a tão sonhada viagem não se torne um verdadeiro pesadelo, alguns cuidados são indispensáveis mesmo para os viajantes mais experientes.

Um bom planejamento é o pontapé inicial para quem pretende viajar sozinho ou acompanhado. Neste caso, quanto mais cedo o destino for programada melhor. Isso evita que ocorra um acúmulo de despesas em passagens com preços exacerbados – principalmente em temporadas de férias e final de ano – além, é claro, de prevenir algum aborrecimento com o roteiro.

Em casos de viagens internacionais as cautelas são ainda maiores. O ideal é certificar-se se está com todos os documentos em dia, o que inclui passaporte e visto, e realizar a troca de dinheiro com antecedência. Não menos importante, é preciso informar-se sobre qual a melhor maneira de ir do aeroporto até o lugar onde ficou hospedado.

Veja alguns errinhos para evitar antes de arrumar as malas:

1. Evite muitas bagagens: o recomendado é verificar a quantidade de dias que pretende ficar no lugar e, diante disso, planejar a quantidade de peças e outros acessórios para colocar na bagagem. Tenha sempre em mente que o ideal é ter pelo menos algumas “peças chaves” na mala como roupas formais para o caso de algum evento que necessite de mais requinte. Lembrando que, quanto mais bagagens levar, maiores são os danos causados no bolso por conta do excesso de peso.

Leia Também:

       

2. Verifique o custo do seu plano da empresa de telefonia móvel: um erro comum é usar o mesmo plano de telefone sem antes consultar o valor no exterior. Para evitar contas salgadas na volta para casa, uma alternativa é trocar a roaming (habilitação da linha em outra região), por um chip no destino de viagem. A maioria dos países utiliza a tecnologia GSM que permite a utilização de outras operadoras apenas com a troca do chip a fim de facilitar a utilização de pacotes de planos e internet pré-paga por preços mais acessíveis. No entanto é necessário desbloquear o aparelho antes no Brasil.

3. Não realize saques com o cartão de crédito: embora ele seja um grande aliado das viagens, realizar saques com cartão de crédito podem comprometer o orçamento ao término da viagem. Isto porque as taxas de operação e de câmbio costumam ser bem elevadas.

4. Tenha cautela com as listas dos apartamentos: tudo o que diz respeito em relação às condições do local ficam descritos em listas dentro do quarto. Para que não haja algum mal entendido na devolução do imóvel, é necessário revisar se todos os itens estão nas condições relatadas no documento.

5. Faça uma cópia dos documentos, passaportes e dos cartões de crédito ou débito: em caso de perda ou roubo dos mesmos, as cópias podem auxiliar no processo de recuperação dos documentos junto com o consulado brasileiro, especialmente em casos de perda do passaporte, já que com as informações em mãos fica mais simples o processo de cancelamento e retirada de um novo.

Aproveite as dicas e compartilhe com seus amigos.

 

COMENTE COM OS AMIGOS DO SITE:
Use a caixa de comentários abaixo para trocar idéias com os leitores do site. Muitas pessoas podem interagir com você.

Recomendados Para Você:

       
1 comentário
  1. […] 5 dicas para planejar sua viagem sem erros […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.