VAI VIAJAR? Visite um cirurgião vascular!

0 1.205

Ao planejar uma viagem, todos se lembram de comprar passagens, reservar hotel, checar passaportes e vistos. Porém, nem todas as pessoas procuram um cirurgião vascular antes.

Pode ser novidade para muitos, mas durante uma viagem longa (com duração igual ou superior a 3 horas), principalmente de avião, a circulação dos membros inferiores fica comprometida devido, principalmente, à posição das pernas. Esse comprometimento pode causar inchaço, petéquias (manchas vermelhas) e, em casos mais graves, trombose.

Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, dados mostram que mais de 500 pessoas falecem por ano dentro de aviões por trombose. “Com certeza mais pessoas morrem após o voo, quando estão em casa ou no hotel, devido a esta temível complicação, sendo considerado um ‘mal súbito’. Para se ter ideia, esse número é muito maior do que a quantidade de mortes causadas por acidentes aéreos noticiados com alarde pela imprensa”, alerta.

Importante: 25% das pessoas com trombose declaram ter viajado de avião recentemente.

No entanto, é possível prevenir essas complicações e aproveitar a viagem sem correr riscos.

Algumas dicas são bem simples. Confira abaixo.

  • Tomar bastante líquido: a hidratação deixa o sangue mais fluído e dificulta a formação de coágulo. É importante lembrar que o ar condicionado das aeronaves desidrata consideravelmente.
  • Levantar e andar uma vez a cada hora: as panturrilhas são o coração das pernas e o ato de caminhar ajuda no retorno do sangue ao coração.
  • Movimentar os pés para cima e para baixo: este exercício contrai as panturrilhas e auxilia na circulação.
  • Não consumir bebidas alcoólicas: o álcool ingerido será eliminado pelo corpo através da urina e isso auxilia na desidratação, deixando o sangue menos fluído e propiciando a formação de coágulos.
  • Utilizar meia elástica de compressão: ela irá comprimir as pernas e auxiliar o retorno do sangue para o coração.

“O dia da viagem é para descansar e não para trabalhar até o último minuto. Lembre-se que dentro das aeronaves o ar tem 8% menos oxigênio que o normal. Então, previna-se e cuide da sua saúde para que você consiga aproveitar cada minuto das suas férias”, indica o Dr. Daniel Benitti.

 

Autor: Dr Daniel Benitti cirurgião vascular, SP

www.ocirugiaovascular.com.br

Daniel Benitti

       

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.