Osteoporose: como ocorre? qual o tratamento?

0

Osteoporose: como ocorre? qual o tratamento?

Conheça tudo sobre a osteoporose e veja como se prevenir ou como funciona o tratamento se você já a possui.

A chegada da terceira idade, infelizmente requer muitos cuidados com nosso corpo piois infelizmente algumas doenças acabam ocorrendo apenas nessa idade. Uma delas é a osteoporose, sobre a qual falaremos hoje.

 

Indo direto ao assunto, a Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa óssea, com o desenvolvimento de ossos ocos,porosos, finos e de extrema sensibilidade, tornando-os mais sujeitos a fraturas. Duas são as formas clássicas de Osteoporose: a fisiológica ou primária e outra, secundária, geralmente causada por outras doenças.

Existem duas formas de classificarmos a osteoporose, que são:

  • Tipo I : de alta reabsorção óssea, decorrente de uma atividade osteoclástica acelerada – a osteoporose pós menopausa, geralmente apresentada por mulheres mais jovens, a partir dos 50 anos.
  • Tipo II : de reabsorção óssea normal ou ligeiramente aumentada, associada a uma atividade osteoblástica diminuída, com formação óssea diminuída – a osteoporose senil ou de involução, mais frequente nas mulheres mais idosas, a partir dos 70 anos, e também no homem.

Por que ela ocorre?

São várias razões, as principais que podem ser citadas são:

Mau funcionamento do organismo: pode ocorrer do seu organismo não estar realizando um processo correto de reabsorção óssea;

Deficiência de cálcio: o cálcio é um mineral essencial para a formação do osso. Pessoas que não ingerem a quantidade diária recomendada de cálcio têm maiores chances de desenvolver a osteoporose, pois o corpo não está recebendo a matéria necessária para o seu bom funcionamento;

Tabagismo e Alcool: infelizmente, a presença desses compostos no organismo, baixa a calcificação dos ossos e a imunidade do corpo, podendo acarretar esse tipo de doença

Sedentarismo: a falta de exercício, ajuda a fazer com que seus ossos não estejam fortificados, por isso qualquer impacto acaba sendo um grande problema. A prática de exercíos coibe não só essa doença como várias outras.

Histórico familiar: A osteoporose não é uma doença hereditária, entretanto um dos fatores genéticos que determina a boa absorção de vitamina D pelo organismo é transmitido de pai para filho e pode determinar o desenvolvimento da doença

Veja também

Quais os sintomas da osteoporose?

A osteoporose é uma doença de progresso lento e raramente apresenta sintomas.Ela normalmente é descoberta quando ocorrem fraturas ósseas que demoram muito a se curarem, é aí que o médico começa a verificar que algo está errado e pede alguns exames para diagnosticar o problema.

Existe tratamento?

É importante que a osteoporose seja diagnosticada precocemente. Cada caso deve ser avaliado de forma criteriosa e o tratamento válido deve envolver o acompanhamento de profissionais como fisioterapeuta, nutricionista e médico com o objetivo de deter a fragilidade e, quando possível, recompor a massa óssea. os profissionais irão receitar medicamentos específicos que aumentem a absorção do cálcio e sua deposição nos ossos, suplementação de cálcio, vitamina D ou suplementos como o goji berry.

Na osteoporose instalada é importante que sejam adotadas medidas simples para se evitar quedas tais como retirar tapetes, disposição adequada de móveis, evitar o uso indiscriminado de tranquilizantes.

Conclusão

Bom caros leitores e leitoras, espero que tenham gostado das dicas e que consigam com sucesso se cuidar dessa doença.

Se você tem dúvidas ou sugestões de novos artigos, pode deixar nos comentários!

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.