O seu sono é bom?

Mais sobre a qualidade do sono x a qualidade de vida

0 1.065

Você dorme, dorme, dorme e acorda cansado? Acha que o dia deveria ter 30 horas para cumprir com todas as suas obrigações? Não sabe de onde vem tanta indisposição durante o dia? É! Você precisa saber mais sobre o sono.

Sabe aquele exame onde são colocados vários fios na cabeça? Eletroencefalografia! Esse aparelhinho foi utilizado para verificação dessas atividades durante todo o dia e padrões foram surgindo a partir daí. Logo a definição do sono começou a ser concretizada.

O QUE É SONO

Podemos conceituar sono simplesmente dizendo ser “um período que o organismo diminui drasticamente suas atividades, porém continua trabalhando para a reposição e manutenção do organismo”.

Sono é muito mais que dormir pra relaxar ou descansar.

E olha que curioso: os golfinhos têm o sono assimétrico onde cada parte do cérebro dorme separadamente mantendo o estado de vigília sempre ativo. Doido isso, ein?

Animais de grande porte, como elefantes e cavalos, dormem em pé para evitar predadores.

As lontras dormem de mãos dadas para não correrem o risco de se perderem. Que engraçado, né?

Nós humanos dormimos em ciclos e geralmente um bom sono é composto por 4 ciclos por noite.

FASES DO SONO

Cada ciclo contém 4 fases com duração de cerca de 90 minutos cada. Vamos ver quais?

fase 1 ADORMECIMENTO

Parece uma cochilada. Um estado misto entre acordado e dormindo. É o sono leve, onde o movimento dos olhos e do corpo desacelera. O cérebro produz ondas irregulares e rápidas (espasmos) que podem provocar as famosas pescadas. Pessoas com insônia não conseguem passar desta fase.

fase 2 

A temperatura, os ritmos cardíacos e respiratórios diminuem, o movimento dos olhos pára e as ondas cerebrais são mais lentas. 50% do tempo que estamos dormindo é gasto nesta fase.

fase 3 

Começo do sono profundo. As ondas cerebrais diminuem o ritmo. Sabe quando a pessoa está naquela parte gostosa, difícil de acordar e quando acorda fica desnorteado? Pois é! É esta fase.

fase 4 

Fase do sono muito profundo, que dura cerca de 40 minutos. Se ocorrer de forma curta, de certo modo não será bom, pois no outro dia o indivíduo não se sentirá revigorado.

Nesta fase o corpo repõe sua energia e libera os hormônios relacionados ao crescimento e trabalha na recuperação dos órgãos e células.

fase REM 

Fase caracterizada por um movimento rápido ocular e atividade cerebral semelhante à de uma pessoa acordada. A maioria dos músculos são desativados (característica chamada de atonia). Geralmente os olhos e a face ainda se movimentam.

Geralmente há contração muscular, o que causa “chutinhos” com as pernas.

Os homens podem ter ereção peniana até 4 vezes por noite, não por libido, mas porque durante o REM as paredes das veias e artérias ficam mais espessas, mais largas e há uma maior circulação sanguínea na região da genitália.

É nesta fase também onde ocorrem os sonhos. E sonhamos mais de 1 vez por noite, só que, ao acordarmos, nos esquecemos. Por isso algumas pessoas gostam de ter um caderninho dos sonhos bem ao lado da cama.

PRA QUÊ SERVE?

Você sabia que dormir é um fator primordial para a qualidade de vida? E que é um dos principais critérios quando falamos de longevidade?

Pois é, passamos grande parte da vida exercendo essa atividade. Mas não pense que é um tempo perdido, muito pelo contrário, o nosso funcionamento é todo reflexo da nossa noite de sono, logo, estamos dependentes mentalmente e fisicamente dele.

Essas são algumas funções do sono em um modo geral:

  • Repor as energias, recuperando o organismo do gasto energético diário.
  • Controle e manutenção das substâncias químicas que regulam o cérebro e também os hormônios e secreções que mantém o equilíbrio geral do organismo.
  • Consolidação da memória,
  • Regulação da temperatura corporal.
  • GH que é o hormônio responsável pelo crescimento, tem seu pico durante o sono
  • A melatonina (hormônio do sono) e prolactina (hormônio do leite humano) também possuem um aumento da produção durante o sono.

Inibição

Quando passamos uma noite em claro, nossa coordenação motora e o raciocínio ficam tão alterados que é semelhante a uma noite de bebedeira. Isto acontece pois há uma desaceleração das funções cerebrais, acarretando problemas de memória e até dores. E isso é em apenas um dia.

Um estudo realizado na Universidade de Chicago – EUA mostrou que se formos impedidos de dormir mais de quatro horas por dia, durante uma semana, o nosso organismo funcionaria semelhante a uma pessoa de 60 anos de idade, com níveis de insulina comparados a de um diabético.

Diante disso a inibição do sono pode acarretar problemas de memória, de temperatura corporal, peso, maior apetite, estresse, irritação, ansiedade, alucinação. Se semelhante ao experimento mostrado anteriormente, prolongarmos esse período de 11 a 12 dias sem dormir, podem chegar a quadros de alucinação, coma ou morte, por falência cardio respiratória ou renal.

Muitas vezes a inibição é causada por distúrbios que não são notados pelas pessoas. Mantenha seus exames em dia, não poupe informações ara o seu médico e sempre verifique como anda a qualidade de seu sono e o nível de seu bem estar durante o dia.

A individualidade

Um valor sempre vem em nossa mente, que é a média horas de sono por dia. Segundo a Fundação Nacional do Sono cada idade tem uma necessidade de sono, mas a média é de 8 horas de sono por dia.

O problema desse dado é que as pessoas pensam que TODOS os indivíduos devem seguir exatamente essa média, ignorando a individualidade de cada organismo. E aí que vem o problema, pois cada pessoa possui um metabolismo diferente e funciona de forma diferente.

Falando em dar uma cochilada, vamos falar umas dicas para uma boa noite de sono. Preparados?

Dicas

Falamos sobre a importância do sono e quais os seus perigos, mas quais são as dicas para uma noite bem-dormida?

  • O adequado é preparar o ambiente para dormir. Algumas pessoas oram, outras aprontam uma iluminação adequada, leem um livro, não importa. O importante é deixar o local propício e adequado para você.
  • Evite comidas pesadas (nada de devorar um super sanduíche com bacon e tudo), seja fitness e opte por uma saladinha, uma fruta.
  • Fazer exercício físico pode contribuir para uma boa noite de sono, mas encerrados no minimo uma hora antes de dormir.
  • Algumas pessoas dizem que ingerir bebida alcoólica ajuda a dormir, na verdade pode causar alguma sonolência, porém o sono não é de boa qualidade, pois ele não atinge a fase do REM, o que prejudica a reposição de energia do organismo.

logo linc

Conteúdo cedido pela LinCare

www.lincare.com.br

Leia também:

MELATONINA: COMO FUNCIONA E COMO USAR O HORMÔNIO DO SONO?

5 Dicas para ter uma boa noite de sono

       

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.