O público idoso na internet: Conheça mais sobre eles – Infográfico

0 1.567

Temos um projeto com o público idoso na internet que começou em 2012. No início era uma fanpage no Facebook, com público altamente segmentado, e com o principal objetivo de levar boa informação para eles.

Sempre tivemos muito cuidado com as mensagens, tanto na parte textual como imagens. O trabalho de redação é feito com muito carinho e atenção, além de responder a todas as mensagens inbox e e-mails enviados.

[ Confira o infográfico logo abaixo nessa página ]

Com o tempo, a fanpage cresceu e precisamos ter um website (esse que você está agora). Algumas marcas se aproximaram de nós, mas não aceitamos parcerias de todas elas. Apenas aquelas que respeitam o idoso e fazem algo positivo e visando melhorias. Após passar por um processo bem seletivo, apoiamos marcas como Santander, Danone/Support, Pfizer, Telehelp, instituições públicas (Min. Turismo) e Associações, além de parcerias super importantes, como o apoio que damos ao Circuito Maior Idade, que acontece em São Paulo através da Via Gutenberg.

Quem quisesse “conversar” ou alcançar, de maneira segmentada, o público idoso na internet, estava entrando em contato conosco.

DECIDIMOS FAZER UMA RÁPIDA PESQUISA

Atualmente, contamos com uma base de mais de 400 mil pessoas na fanpage, além do website atualizado semanalmente com diversos textos. Para melhorarmos nosso conteúdo e ter uma melhor conversação com nosso público, estamos planejando alguns novos projetos fora do Facebook. O inicio de tudo foi fazer uma pesquisa em nossa fanpage em Maio de 2014.

Sabíamos que aquela não era uma pesquisa orientada por um instituto, mas sim um simples post que levava para um questionário via Google Docs, divulgada apenas no nosso Facebook. Mesmo assim, isso não tira o valor do resultado, que nos chamou muita atenção e abriu para novas idéias.

 

Essa foi a publicação que fizemos em nossa fanpage. Patrocinamos pra ela aparecer apenas para as pessoas de 55+:

 

Queremos compartilhar essa informação sobre o idoso na internet, pois algo assim não pode ficar guardado. Então, vamos ao que interessa. Veja o infográfico:

publico-idoso-na-internet

 

Resumo geral e destaques

Pesquisa realizada com público 55+ em nossa fanpage, representando 61% de 410 mil pessoas. O post com a pesquisa também foi patrocinado para pessoas 55+ que não estavam conectadas. Tivemos 2.520 cliques pra pesquisa e 854 respostas.

• 50,82% correspondia à faixa etária de 61-70 anos e tinha 0,59% de 81-90, onde 45,8% é casado ou está com um companheiro(a);
• 59,7% possui bom nível educacional, mas 72,46% não exerce nenhuma atividade de trabalho;
• O maior problema de saúde apontado é de visão, seguindo por deficiência auditiva. E as mulheres de 61-70 anos são as que buscam mais a prática de atividade física;
• Na hora de acessar a internet, ficamos surpresos com a frequência de acesso, pois 45,1% apontou 3 horas ou mais de uso, a preferência é pelas grandes telas, como desktop ou notebook, mas existe um bom número de usuários de smartphones. A curiosidade é que 32,6% das pessoas que usam smartphone declararam não ter conhecimento suficiente e precisam de ajuda de outras pessoas.
• Nos hábitos mais frequentes enquanto navegam, não é nenhuma surpresa. Em destaque o acesso a redes sociais, buscas pelo Google e acesso de e-mails.
• Já no acesso a redes sociais, o que eles mais buscam é conectar com familiares e dicas de saúde.
• Mas as reais preocupações do dia a dia são: saúde em primeiro lugar, seguindo por família, segurança e dinheiro.

 

Pra complementar esse infográfico sobre o idoso na internet, podemos trazer alguns pontos de institutos de pesquisa:

• NetView (Nielsen IBOPE/2013):
– De Janeiro de 2012 a Janeiro de 2013, crescimento de 8,3% do público idoso na internet. De 2011 a 2012 foi de 39,3%
– A maioria dos idosos acessam a internet em casa;
– O grupo de 55-64 anos representa 8,1% dos 46,7 milhões de usuários domiciliares.

• Target Group Index (IBOPE/2013):
– 52% das pessoas entre 65 e 75 anos afirmam que se confundem com os computadores, mas nessa mesma porcentagem, 28% afirma que já sabe atualizar as configurações da máquina por conta própria.

• comScore (2013):
– 84,2% dos internautas brasileiros acima de 55 anos tem conta no Facebook;
– Tempo gasto em média no Facebook é de 19 minutos por dia, totalizando 586 minutos no mês.

• IBGE:
– De 2005 a 2011 aumentou em 222,3% o número de brasileiros com 50 anos ou mais que acessam a internet.

 

Use o espaço abaixo para comentar sobre as informações aqui apresentadas sobre o idoso na internet.

       

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.