Chá para Ansiedade: Acabe com a Ansiedade e Durma Melhor

0 4.809

Antes de mais nada, é preciso entender o que é realmente a ansiedade. Afinal, sempre em algum momento sentimos ansiosos por algo, mas é preciso saber quando se torna realmente um problema. Você sabia que existe chá para ansiedade?

A ansiedade é definida como uma sensação de medo iminente sem um motivo real imediato, durante mais de 6 meses e interferindo na vida cotidiana do indivíduo. Pode apresentar sintomas emocionais, somáticos, cognitivos e comportamentais.

Talvez você se pergunte por que algumas pessoas são ansiosas e outras não. Mas é interessante saber que todas as pessoas têm em si o potencial para desenvolver a ansiedade. Entretanto, nem todos sofrem porque fatores diferentes são necessários para desenvolver a ansiedade.

A ansiedade pode ser provocada pelo estresse e algumas pessoas são mais suscetíveis do que outras para desenvolvê-la e os fatores do ambiente representam também um papel importante. Alguns ambientes (familiares, sociais, profissionais) são mais propensos a provocar a ansiedade do que outros.

Diz-se de uma ansiedade a nível médico quando este sentimento de medo, torna-se frequente e intenso. A ansiedade torna-se patológica, a partir do momento que seu grau é desmedido em relação à situação, às circunstâncias exteriores e onde a pessoa não controla mais sua angústia.

Vale ressaltar que a ansiedade pode começar na infância ou adolescência, e continuar durante a vida adulta e pode aparecer somente na idade adulta.

Possíveis acontecimentos que podem desencadear a ansiedade

  • Sobrecarga de trabalho;
  • Divórcio;
  • Morte de um ente querido;
  • Assalto;
  • Agressão;
  • Perda de emprego.

Algumas pessoas conseguem lidar melhor com a ansiedade do que outras. Caso você apresente alguma dificuldade, não hesite em procurar ajuda. Isso previne consequências mais sérias.

Sintomas da ansiedade

Os sintomas apresentados são reais. Náuseas, o cansaço, a taquicardia, dores abdominais ou perda de peso são alguns dos sintomas.

Podem apresentar também:

  • Pessimismo contínuo;
  • Tensão e medo exagerados;
  • Vícios, como por exemplo, roer unhas;
  • Tonturas;
  • Suor frio;
  • Pavor de humilhações públicas.

A ansiedade pode provocar problemas do sono ou de concentração e, em casos mais sérios, pode levar a pensamentos paranoicos.

Uma das queixas mais comuns é em relação à dificuldade para dormir pois não conseguem relaxar, não conseguem se livrar dos pensamentos negativos e a impressão é que eles se intensificam neste período.

Sem conseguir ter uma noite tranquila, essas pessoas acordam geralmente muito cansadas e bem mais propensas a apresentar sintomas relacionados à ansiedade. Por isso, é importante recorrer a chá para ansiedade, para curá-la e dormir melhor.

O que fazer para acabar com a ansiedade e dormir melhor

Os tratamentos mais procurados são a psicoterapia associada ao uso de medicamentos, mas atualmente é provado que o consumo de um chá para ansiedade traz efeitos bastante satisfatórios para quem procura reduzir o nível de ansiedade bem como uma melhor qualidade de sono.

Um dos grandes benefícios desses chás é que são totalmente naturais e praticamente não apresentam nenhum efeito colateral.

Chá para ansiedade: Veja como combater a ansiedade de forma natural

A ansiedade pode ser amenizada e até mesmo curada através de vários tratamentos e dependendo da gravidade, é recomendado consultar um médico para tomar as medidas necessárias. Mas em outros casos, as pessoas têm recorrido a tratamentos mais naturais e que não agridem muito a saúde.

A vantagens desses tratamentos naturais e aqui falamos dos chás para ansiedade é que eles não agem somente na ansiedade em si, mas em muitas outras disfunções do organismo.

E para ficar calmo e reencontrar a serenidade, algumas plantas são muito eficazes. A natureza coloca à nossa disposição numerosas ervas e plantas medicinais com propriedades calmantes, relaxantes e sedativas, ideais para aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade.

Um chá para ansiedade muito recomendado é o chá de camomila. Além de seus efeitos ansiolíticos e sedativos, ele age também no sistema digestivo e é um ótimo anti-inflamatório.

O ideal é consumir o chá de camomila um pouco antes de ir par cama e você vai conseguir relaxar e vai ajudar bastante na redução de sua ansiedade.

Entretanto, o chá de camomila não é recomendado para pessoa asmáticas que tenham alergia ao pólen. Por precaução, deve ser evitado em mulheres grávidas.

Outro chá para ansiedade muito usado é o de valeriana. Ele combate os problemas do sono, mas também a ansiedade e a agitação. Muitos estudos comprovam seus reais efeitos benéficos sobre o sono, a irritabilidade e o nervosismo. O ideal é tomar o chá de valeriana meia hora antes de se deitar.

Também é desaconselhado em gestantes e, de preferência, não deve ser consumido com álcool nem com outros medicamentos ansiolíticos pois pode ocasionar sonolência.

Mais variedades de chá para ansiedade

O chá de maracujá é um excelente relaxante e pode ser ingerido diariamente e o melhor é adoçá-lo com mel, basta bater no liquidificador e tentar beber, pelo menos, 6 copos por dia.

O chá de melissa ou também chamado de erva-cidreira é calmante, relaxando o corpo e principalmente a mente antes de dormir. Mas caso se sinta mais ansioso, pode tomar 4 xícaras ao dia.

Outro chá para ansiedade bastante apreciado é o chá de tília porque induz ao sono, mas não deve ser tomado em excesso.

O chá de hortelã, além de ter um sabor muito agradável é bem calmante, possibilitando um sono mais tranquilo.

Muitas pessoas não conhecem bem suas propriedades, mas o chá de alecrim é um poderoso calmante e por ser muito eficaz no combate à ansiedade, torna o sono bem melhor.

Um chá menos conhecido e talvez você nunca tenha ouvido falar é o chá de Lúcia-lima. Ajuda a combater o estresse e a ansiedade, mas também melhora muito os estados de insônia. Se quiser, pode combinar com a valeriana e a camomila.

Todos estes chás ajudam a reduzir a ansiedade e consequentemente agem diretamente no sono, mas mesmo sendo naturais, o mais recomendado é consultar seu médico para verificar se existe alguma contraindicação. Dessa forma, você trará mais segurança para a sua saúde.

A maioria deles é feito à base de infusão pois assim preserva mais suas propriedades e os efeitos são melhores.

Caso você faça uso de alguns desses chás e não perceber nenhuma melhora, o ideal é consultar o médico que lhe indicará o tratamento mais adequado.

O que mais pode ajudar

Além de todos esses chás, é muito importante mudar certos hábitos e adotar um novo estilo de vida assim como uma alimentação correta.

É aconselhado a algumas pessoas que estejam sofrendo de ansiedade, compartilhar seus sentimentos com outras pessoas. É muito importante que os outros lhe compreendam e lhe ajudem a superar esses medos e angústias. E procure ficar sozinho porque quando estamos sozinhos, a tendência é ficar pensando nas preocupações que estão nos deixando ansiosos.

Algumas técnicas de relaxamento como a ioga e a meditação podem ser muito eficazes pois ajudam a liberar todas as tensões e regularizar os níveis de hormônios responsáveis pela ansiedade.

Em regra geral, alimentar-se bem permite fornecer ao cérebro tudo o que ele necessita, principalmente as vitaminas A B e C. Procure evitar alguns alimentos e bebidas que podem levar à insônia ou agitação, tais como o café e o álcool.

É sempre bom lembrar que os exercícios regulares são um dos melhores aliados para combater a ansiedade e os estados emotivos que produzem o estresse e a tensão muscular. Procure praticar cerca de 150 minutos por semana, ou seja, 50 minutos, três vezes por semana.

Tente ter momentos de lazer pois ajudam a manter o corpo e a mente equilibrados. Tenha em mente que um dos pontos mais importantes é você reconhecer que está passando por um problema e que pode ser solucionado!

       

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.